sábado, 14 de fevereiro de 2009

As surpresas da semana

1 - Atreva-se a mudar para o vegetarianismo e seja feliz!

2 - Para quem gosta de ler: Estante de Livros.

3 - Sou apaixonada pelas lareiras/recuperadores Focus, nomeadamente a Gyrofocus (criado em 1968 e que já esteve em exposição em vários museus do mundo), e gostei de saber que já se encontram à venda em Portugal.

4 - Tralhas de vários países - Turismo Europeu (Oficiais).

5 - Passatempo Criativo ARTEH® de Fevereiro: ganhe uma 1 Noite de Alojamento em Quarto Duplo em Regime de Alojamento e Pequeno-Almoço, no hotel M´AR De Ar Aqueduto (Évora).

6 - Quercus lança novo projecto na área da eficiência energética; Ecobrigadas vão percorrer todo o país.

7 - Crie um postal muito engraçado do Dia dos Namorados personalizado (ou outro dia!).

8 - O Paulo vai descobrindo e partilhando no seu blogue, algumas casas magníficas mas em ruínas...

9 - O meu mais que tudo está lá... A primeira vez que vai a Austrália e aterra mesmo no meio de uma grave tragédia. Volta depressa and take care!!

10 - Quando eu tiver um portátil, também quero uma para mim: Skins para portáteis.

11 - Gosto muito: Símbolos para Cozinha em vinil autocolante decorativo, da Definição em vinil autocolante decorativo , do Frigorífico Malhado em vinil autocolante e do Our Time Will Come.

12 - Todos os meses, no Palácio da Foz - Restauradores (Lisboa), há concertos de música com entrada livre. Para aproveitar!

13 - Lavores com a marca portuguesa Coats: Corações em tricô, os Cachecóis e estolas, os Modelos infantis, os Ponchos, os Acessórios de moda e Roupa e acessórios para crianças.

14 - Koala encontrado em pânico no meio de área já queimada pelos incêndios.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A DAY AT THE CIRCUS
Exposição Fotográfica
Estelle Dougier

Inauguração: sábado, 14 de Fevereiro pelas 19h00
Patente ao público até 13 de Março, de terça a sábado, das 13h30 às 18h00
Colorida Galeria de Arte
Rua Costa do Castelo, 63 (Lisboa)
Entrada pela Escadinhas do Marques de Ponte de Lima 1A
Tel. 211 512 142
www.colorida.pt

"O Circo é um universo mágico, um mundo à parte, um corpo celeste cheio de prodígios, de lantejoulas, e singularidades e de de perigo. O Circo é decoração, são artistas, são os incríveis efeitos , música, luzes, risos e gritos. O Circo é um parêntesis encantado, distante de uma realidade repressiva. Um salto para fora do tempo. "Um agitar da vida", sem meias medidas, sem pretensão. O Circo é um inesperado regresso à infância. Uma memória que cheira a algodão doce e maçãs do amor. O Circo é uma linguagem. Uma intimidade saltimbanca. O Circo é uma "montanha alada". Uma poética figura. O Circo é uma revelação. E acima de tudo, o Circo é uma paixão. Bem vindos ao Circo da fotógrafa francesa Estelle Dougier!

Estelle Dougier nasceu em 1971 em Paris. Após ter frequentado aulas na Ecole Spéos em Paris, e no International Center of Photography em Nova York, decidiu dedicar-se à sua paixão: a fotografia. Seus principais temas são a vida noturna, shows e a infância. Estelle utiliza câmaras equipadas com os tradicionais filmes e trabalha principalmente em médio formato a cores."

In site Institut Franco-Portugais

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Passatempo Henriqueta, a Tartaruga de Darwin

Responda a uma questão e ganhe 10 livros Henriqueta, a Tarturuga de Darwin.
O passatempo decorre até dia 1 de Março 2009.
Para participar: link.

In site Sapo Família
Férias Alentejanas
Namorar no Alentejo!
www.feriasalentejanas.com

Clube de Campo, Beja
1 noite de alojamento e Pequeno-Almoço
Cocktail de Boas-vindas, Espumante e fruta no quarto
1 Jantar Romântico com bebidas
Preço por pessoa: € 95,00

Estalagem de São Domingos, Mértola
2 noites de Alojamento e Pequeno-almoço em quarto duplo
1 Jantar romântico com bebidas
Welcome Drink, Flores e Roupão no quarto
Preço por pessoa: € 112,50

Para mais informações: +351 21 362 22 65
E-mail: reservas@feriasalentejanas.com

In Newsletter Férias Alentejanas #71

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A Leishmaniose

"A Leishmaniose canina é uma doença incontornável no panorama das doenças que afectam os cães na zona da bacia do Mondego, sendo endémica nesta região. Afecta geralmente cães com mais de um ano de idade. Além disso é uma zoonose, ou seja, é transmissível ao homem, principalmente às pessoas imunodeficientes.
O agente responsável por esta doença é a Leishmania, um protozoário que é transmitido normalmente entre o animal infectado e o são por um mosquito que é conhecido por mosca de areia, apesar de não ser mosca nenhuma, mas sim um mosquito muito pequenino que se chama Phlebotomus perniciosus, pelo nome, um mau mosquito.
O simples contacto entre um animal infectado e um são não transmite a doença, a não ser que se misture o sangue dos dois animais, que é o que o mosquito faz. Este mosquito reproduz-se em solos húmidos contendo matéria orgânica e durante os meses quentes do ano. A sua actividade normalmente restringe-se a um raio de cerca de 1Km da zona de reprodução e ataca os nossos animais ao crepúsculo, que segundo a wikipédia, naqueles instantes em que o céu próximo ao horizonte no poente ou no nascente toma uma cor gradiente, entre o azul do dia e o escuro da noite.
A Leishmania ao entrar no corpo do cão através da picada do mosquito e ser fagocitado pelos glóbulos brancos, vai-se multiplicar dentro deles e destruí-los provocando no animal a doença. O período de incubação pode ir de 3 meses a muitos anos.
Os sintomas observados num cão afectado pela Leishmaniose são vários e que podem aparecer isolados ou em conjunto: desde a simples descamação da pele (caspa), Peladas à volta dos olhos que se estendem ao nariz e às orelhas, Feridas que demoram a cicatrizar principalmente nos membros, Conjuntivite, Unhas muito crescidas, apesar de o animal passear em terreno que normalmente desgasta as unhas, Hipertrofia dos gânglios linfáticos, Sangramento pelo nariz,
Artrite em vários membros, Falta de apetite, Emagrecimento progressivo, Animais que passam a beber muito mais água que o normal (quando já há insuficiência renal), Diarreia e Anemia.
O diagnóstico da doença normalmente é feito através de análises do sangue. Existem uns testes rápidos semelhantes aos testes da gravidez, mas que depois deverão ser confirmados através de uma análise laboratorial mais precisa.
A doença no cão não tem cura, mas tem controlo se o animal ainda não tiver lesões irreversíveis de órgãos importantes como os rins e o fígado. Mas mesmo depois de controlada a doença o animal deverá periodicamente efectuar análises, e além disso há uma medicação que será feita em toda a sua vida restante.
O tratamento é feito ou através de injecções subcutâneas diárias de Glucantime durante um mês ou pela administração do Milteforam através da comida também diariamente por um mês. Ao mesmo tempo o seu amigo de quatro patas deverá receber todos os dias comprimidos de allopurinol (que em medicina humana servem para tratar a gota mas também impede a Leishmania de se multiplicar nos cães), por toda a vida em maior ou menor dose consoante o estado da doença.
Não existe uma prevenção cem por cento eficaz contra a Leishmaniose visto ainda não haver uma vacina na Europa para esta doença.
O que se deve fazer é aplicar um repelente de mosquitos no animal como a coleira Scalibor que apresenta uma duração de 6 meses e as pipetas mensais de Pulvex e Advantix. Os animais afectados devem também usar um repelente para evitar a sua reinfecção e também que infectem os outros.
Aconselhamos o despiste anual da Leishmaniose ao seu companheiro canino quando ele vai fazer as suas vacinas anuais, porque a chave para o combate da doença está no seu diagnóstico precoce, mesmo antes de apresentar sintomas, para poder ser controlada, porque senão será tarde demais para um amigo que nos dá muitas alegrias.
Por fim, depois de todo esse quadro negro posso vos dizer que temos muitos pacientes que têm a Leishmaniose controlada e boa qualidade de vida, apesar de sua provecta idade, como é o caso do Lord, um pastor alemão em que ele e o dono são os melhores amigos."

Sal
Pelos Animais
In blogue
VetCondeixa

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Passatempo O Visitante

Responda a duas perguntas e ganhe convites duplos para a antestreia do filme O Visitante, dia 17 de Fevereiro, pelas 21h45, nos Cinemas Medeia King (Lisboa) ou Cinemas UCI Arrábida Shopping (Porto).
O passatempo termina dia 15 Fevereiro 2009.
Para participar: link.

In blogue Ante-Cinema
Espécies invasoras são ameaça ambiental e económica

"Impacto. São 10 822 as espécies animais e vegetais invasoras na Europa. Extinguem as espécies autóctones, põem em risco a saúde humana e causam prejuízos à economia. Estima-se que custem 12 mil milhões de euros por ano ao continente europeu

A alga Caulerpa taxifolia fugiu do Museu Oceanográfico do Mónaco, o lagostim vermelho da Luisiana foi introduzida intencionalmente nos rios para consumo humano, a tartaruga-da-florida foi importada para aquários domésticos e o periquito-de-colar fugiu acidentalmente das gaiolas. Estas espécies estão classificadas entre as 10 822 variedades invasoras na Europa. Ameaçam a biodervisidade característica de cada país e do Continente, colocam em risco a saúde humana, interferem nas actividades económicas e causam prejuízos na ordem de 12 mil milhões de euros à Europa.
A carne dos peixes que se alimentam da Caulerpa torna-se imprópria para o consumo humano; o lagostim vermelho (Procambarus clarkii) levou a extinção do lagostim de patas brancas, natural dos rios do Norte de Portugal e reduz a produção de arroz; as espécies consumidas pela tartaruga-da-florida (Trachemys scripta) vão das cobras aos vegetais e assim são eliminadas variedades autóctones - sendo que desde 1999 a sua importação é proibida. A perca-sol (Lepomis gibbosus), introduzida para a pesca desportiva, tem dizimado populações de peixes autóctones; o periquito-de-colar (Psittacula krameri) compete pela comida com espécies locais; e o mexilhão-zebra (Dreissena polympha) recobre todas as superfícies disponíveis, o que acaba com outras espécies e obstrui a passagem da água. "As espécies invasoras trazem prejuízos à saúde humana, à economia e à sobrevivência de diversas espécies autóctones. Não se trata de um problema local, português, mas sim europeu, pois não existem fronteiras geográficas para barrar estas espécies", alerta Mário Silva, do Departamento de Conservação do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
O biólogo Luís Gordinho mapeou a introdução de aves exóticas em Portugal na década de 90 e identificou 350 mil aves, a maioria da África e da Ásia, importadas em 1999. "As aves, e outras espécies invasoras, quando fogem do cativeiro ou são libertadas - caso das tartarugas quando crescem e se tornam inviáveis de manter em casa -, se encontram condições alimentares e de reprodução acabam por naturalizar-se. A competição por alimento e habitat e a predação de outras espécies põe em risco a biodiversidade", explica o biólogo.
O alerta precoce permitiu que a Câmara de Águeda limpasse a pateira de Fermentelos do jacinto-de -água a tempo de evitar a cobertura da sua superfície. "Esta planta aquática cobriu 70 quilómetros do rio Guadiana, na Espanha, em 2005. Ela não permite a oxigenação e os peixes morrem. As suas sementes são minúsculas e podem ficar em estado de dormência por 20 anos. Se uma espécie está na Espanha é certo que chegará a Portugal, daí a importância da monitoração", assinala a engenheira florestal Ana Zúquete, do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
Acções concretas - como o controlo e a erradicação da acácia, desenvolvida pelo ICNB em parceria com universidades e ONG - precisam de ser tomadas em relação a outras espécies, na opinião do biólogo Luís Gordinho. "Variedades animais e vegetais identificadas e estudadas, se confirmados os danos para o ambiente e a comunidade, precisam de ser controladas de imediato. O bico-de-lacre (Estrilda estrild) naturalizou-se na década de 70 e já não é possível erradicá-lo. As medidas devem ser implantadas enquanto as espécies ainda podem ser eliminadas."
O alto custo dos projectos de pesquisa é uma das dificuldades do Instituto. "Custa dinheiro fazer pesquisa, exige tempo e uma equipa qualificada. Sem pesquisa fica difícil monitorar as espécies invasoras e analisar o seu real impacto", comenta Ana Zúquete. Luís Gordinho concorda com a engenheira florestal: "É preciso ciência para inventariar as espécies existentes e mensurar os danos ambientais, humanos e económicos. Há problemas que podem decorrer dos invasores e não são identificados pela ausência de observação continuada."
Isadora Ataíde

In DN Online

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Passatempo Coraline e a Porta Secreta

Responda a uma questão e ganhe convites duplos para a antestreia do filme Coraline e a Porta Secreta, dia 17 de Fevereiro, pelas 19h, no Cinema Alvaláxia (Lisboa) ou Cinema Zon Lusomundo Dolce Vita Porto.
O passatempo decorre entre 9 e 16 de Fevereiro 2009.
Para participar: link.

In site Myguide.Pt
Bolo de Pêra e Erva Doce

Ingredientes
320g de açúcar amarelo
6 ovos (à temperatura ambiente)
400g de farinha para bolos (já com fermento)
10 colheres sopa de leite
200g de margarina vegetal (mais saudável!)
1 colher de café de essência de Baunilha
1 colher de café de Erva Doce
Geleia de Marmelo (geleia de frutas ou Mel)
3 Pêras

Preparação
Pré-aquecer o forno (ligar o forno 10-15 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Bater a margarina com o açúcar durante 10 minutos.
Seguidamente, sem parar de bater e por esta ordem, juntar as gemas, o leite, a essência de baunilha, a erva doce e a farinha (que deverá ser peneirada - passada por um passador).
Por último, envolver cuidadosamente as claras em castelo, com uma colher-de-pau (sem bater).
Deitar o preparado numa forma (redonda e sem buraco) untada com manteiga e polvilhada de farinha.
Por cima da massa, colocar as pêras descascadas e cortadas em fatias, até toda a massa estar coberta.
Levar ao forno, mais ou menos, durante uma hora (180º - 200ºC), mas faça o teste do palito para ver se está cozido.
Depois de desenformar o bolo (e quando ainda está quente), deverá untar, a parte de cima, com a geleia de Marmelo (geleia de frutas ou mel).

Fica um bolo delicioso, muito aromático e com uma profusão de sabores!
Espero que gostem.
Maria Lua

domingo, 8 de fevereiro de 2009

As imagens da semana

Uma semana um pouco estranha, com um Inverno doloroso!
Uma ida ao Cristo Rei para a Heather e o Alex observarem Lisboa do melhor local que conheço, com direito a arco-irís (se ampliarem a fotografia, notarão um colorido entre a cruz).
Uma fotografia da janela do meu quarto, num raro dia em o azul do céu decidiu aparecer.
E algumas imagens do aniversário da minha melhor amiga: no qual tive direito a um prato criado especialmente para mim (nós, vegetarianos, temos muita qualidade e muitos bons amigos também! Tenho quase a certeza que o restaurante passará a fazer este prato vegetariano para os clientes mais vezes!).
Uma família não de sangue, mas de afecto/coração é uma dádiva!
Obrigado minha querida amiga Elsa, pela tua amizade e família.
Um jantar magnífico! E para o ano, na casa nova!!!













Quero ser teu amigo
para todo o sempre, sem rupturas nem discórdias.
Quando as montanhas forem arrasadas;
E os rios estiverem completamente secos;
Quando trovejar e relampejar no Inverno;
Quando chover e nevar no Verão;
Quando o céu e a terra se fundirem -
Só então me separarei de ti.

Juramento Chinês de Amizade (Séc. I da nossa Era)