sábado, 3 de dezembro de 2011

As surpresas da semana

1 - Celebram-se 10 anos da declaração do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade (Paisagem Cultural, Evolutiva e Viva). Regressamos à mais antiga região vitícola regulamentada do mundo, para passearmos entre a união da natureza monumental com o engenho humano, numa fotogaleria colectiva que reúne trabalhos de fotógrafos do PÚBLICO.

2 - A CP está à procura de "entidades públicas ou privadas" que possam ser suas parceiras na exploração do comboio histórico do Douro, para minimizar os prejuízos que tem tido naquele serviço e que a empresa diz não poder mais suportar.

3 - Passatempo: saber viver/KNOT. Ganhe 30 perfumes Purity (participa até 20 de Dezembro 2011).

4 - A nova igreja de São Francisco Xavier, projetada pelo arquiteto Troufa Real, no Restelo, Patriarcado de Lisboa, abre hoje as suas portas, após anos de trabalho, que a paróquia classifica como “via-sacra”, e também polémicas.

5 - A campanha nacional “Natal em Reguengos” vai distribuir através dos meios de comunicação social cerca de 350 mil vouchers com descontos até 700 euros na aquisição de vinhos e azeites na CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e nos alojamentos e restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz que aderiram à iniciativa.

6 - Passatempo Carlsberg: prémio a atribuir por Timezone são 6 garrafas Edição Especial Carlsberg 2011/2012, 6 Pacotes de Passas de Uvas, 1 Relógio ajustado à Timezone, 1 Máquina Polaroid para registar os momentos de Celebração na sua Festa de Passagem de Ano. O Prémio Final 25 Garrafas Edição Especial Carlsberg 2011/2012, 25 Pacotes de passas de Uvas, 1 Máquina Polaroid (participa até 19 Dezembro 2011).

7 - Populações de anfíbios em declínio

8 - Duplo CD celebra candidatura do Fado com 43 nomes

9 - Passatempo: a Gillette Portugal oferece 15 packs de produtos Stop Homem Lixa, às frases mais criativas que completem o jogo (participa até 16 Janeiro 2012).

10 - Etiqueta de eficiência energética reformulada para frigoríficos, máquinas de lavar e televisores

11 - O Banco Alimentar contra a fome angariou mais de 2950 toneladas de alimentos durante a campanha realizada em 1615 superfícies comerciais do país, sábado e domingo, com resultados próximos dos obtidos em 2010 (3265 toneladas).

12 - Passatempo: o Eurotel Altura e o Escape by Expresso oferecem um programa completo de reveillon para duas pessoas e ainda um programa Welness, Relax, Romântico ou Celebration para duas pessoas, a usufruir a partir de Fevereiro de 2012 (participa até 19 Dezembro 2011).

13 - Vamos Salvar o Castanheiro de Guilhafonso

14 - Centros de mesa lindos e muito refrescantes (simplicidade em primeiro lugar!)

15 - Passatempo: a participação mais original recebe 1 Kit Animal Solidário, 3 embalagens de BARF, 1 embalagem de biscoitos Naturea e 1 coleira Upcountry (no caso do animal de estimação do grande vencedor ser um gato, o prémio será ajustado). Participa até 16 Dezembro 2011.

16 - Vídeo: Duo Artemiev

17 - Estes cãezinhos, de raça Beagles, foram colocados em liberdade após largos anos a serem usados em experiências laboratoriais. Os animais foram resgatados por uma entidade chamada “Beagle Freedom Project”, que também promove a adopção dos cães. Neste vídeo é extremamente comovente ver a reacção destes animais quando deparados pela primeira vez com o mundo exterior. Uma história comovente, mas com um final feliz.

18 - A Companhia das Sandes está a promover até 11 de Dezembro 2011, uma campanha para os fãs da marca no Facebook, oferecendo 15 mil sandes grátis. Pede a tua!

19 - A Loja Natural tem um conjunto de posteres decorativos temáticos que mostram conjuntos de espécies conhecidas da fauna e da flora da Europa e que ficam lindos emoldurados.

20 - "Plantas Invasoras em Portugal – fichas para identificação e controlo" - os interessados poderão descarregar gratuitamente este livro de autoria de Hélia Marchante, Elizabete Marchante e Helena Freitas da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Universidade de Coimbra na plataforma Pluridoc.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tom Waits

Waltzing Matilda (live 1977)

Gosto muito, muito do Tom!

Dahl

Ingredientes para 2 pessoas

150g de lentilhas secas sem casca (vendem-se em pacotes já descascadas)
sal q.b.
1 dente de alho
1 colher de chá de curcuma (açafrão das indias)
50g de coco ralado
100ml de água

Preparação
Comece por fazer o leite de coco. Ao coco ralado junte a água a ferver e deixe um pouco em infusão. Depois, com a varinha mágica ou num copo misturador, bata muito bem a água com o coco até obter uma mistura cremosa, Com um passador de rede coe muito bem a mistura. Reserve o líquido e deite fora a polpa de coco. (O líquido resultante é o leite de coco caseiro que poderá usar da mesma maneira que o leite de coco que se compra em frascos ou latas.)
Entretanto leve as lentilhas a cozer em água temperada de sal e com o dente de alho até ficarem macias. Poderá, durante a cozedura ter necessidade de juntar mais água. Assim que as lentilhas estiverem cozinhadas escorra-as e volte a colocá-las na panela. Junte o açafrão e um pouco do leite de coco que preparou anteriormente e triture tudo.
Leve novamente ao lume, deixando apurar e se necessário juntando um pouco mais de leite de coco. O dalh deve ficar com a consistência grossa de um puré.
Sirva com arroz basmati cozido.

in As Minhas Receitas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como Fazer Grinaldas/Coroas

Grinalda/Coroa de Livros ou Revistas Antigas
How to Make a Door Wreath from Antique Books
www.youtube.com/watch?v=HnfjBxNIfcY

Grinalda/Coroa de Rolhas de Cortiça
How To Make A Cork Wreath
http://vimeo.com/13515890

Grinalda/Coroa de Natal com Fotografias
www.youtube.com/watch?v=9zdzDenF5RQ

Os Estudiosos e os Poetas

A diferença que há entre os estudiosos e os poetas
É que aqueles passam a vida inteira com o nariz num assunto
A ver se conseguem decifrá-lo, e estes
Abrem o livro, lêem três páginas, farejam as restantes
(nem sequer todas) e sabem logo do assunto
o que os outros não conseguiram saber.
Por isso é que
os estudiosos têm raiva dos poetas,
capazes de ler tudo sem ter lido nada
(e eles não leram nada tendo lido tudo).
O mal está em haver poetas que abusam do analfabetismo,
E desacreditam a gaya Scienza.

Jorge de Sena

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tony Bennett duet with John Legend

Sing You Sinners

Gosto muito!

Olhos piscam menos cinco vezes por minuto frente ao computador

A utilização intensiva de computadores é um tema que começa a preocupar as sociedades mais desenvolvidas e os especialistas alertam para os sucessivos malefícios oculares causados pelo cansaço. Passar horas a fio perante um ecrã de computador diminui a frequência do piscar de olhos, em média, menos de cinco vezes por minuto – aumentando os sintomas do olho seco e da fadiga ocular, levando dores de cabeça, visão turva, sensibilidade à luz e contribui para que os olhos fiquem secos e irritados.
Segundo explicou ao jornal «Ciência Hoje», o oftalmologista Castro Neves, “os olhos estão preparados para ver ao longe e quando focam um objecto a curta distância o esforço é maior, levando a mais concentração e, consequentemente, a um maior cansaço ocular”.
Quando o olho foca um objecto que se encontra perto, faz ajustes imperceptíveis e incontroláveis para conseguir fazê-lo, como, por exemplo, quando usamos o zoom numa câmara digital. Esses ajustes são chamados de microflutuações da acomodação visual e são realizados através das contracções de um músculo no olho. No entanto, tal como todos os músculos, o esforço contínuo leva a um stresse das funções oculares e ao cansaço e, por conseguinte, os olhos são incapazes de focar correctamente, levando assim à fadiga ocular.
O também coordenador da unidade de Oftalmologia do hospitalcuf Porto avançou que “as pessoas que trabalham frente ao computador devem pestanejar frequentemente para proporcionar um certo descanso aos olhos", na medida em que os humedece e limpa – fomentando "a distribuição frequente do fluido lacrimal e evitando ardências e secura ocular”.
A fadiga visual, também designada como Síndrome Visual do Utilizador de Computador ou CVS (Computer Vision Syndrome), atinge entre 70 e 90 por cento daqueles que trabalham com materiais informáticos.

Recomendações
A quem tem necessariamente de passar muito tempo a trabalhar no computador, o médico recomenda que “desvie o olhar de hora a hora e o fixe no horizonte durante alguns minutos”. Castro Neves alerta também para o facto de ser “preciso regular o brilho e contraste do monitor e evitar o reflexo das luzes ambientais no mesmo”.
Além destes conselhos, o oftalmologista conclui que, “de uma forma geral, proteger os olhos da luz solar, fazer um ‘check-up’ à visão, evitar estar muitas horas a olhar fixamente para o computador, pestanejar várias vezes, desviar o olhar e manter uma dieta rica em fruta e legumes podem conduzir a uma boa saúde ocular”.
O olho é o órgão sensorial que permite ver e reagir ao ambiente, e aquele de que temos mais recordações mentais. Para manter os olhos saudáveis, basta cuidá-los através de alguns gestos.
A frequência com que os olhos devem ser examinados difere com a idade e doenças associadas. Castro Neves refere que “os adultos saudáveis devem fazer pelo menos um exame oftalmológico entre os 20 e os 40 anos. Antes da entrada para a escola, é importante que as crianças façam despiste e descoberta de alguns problemas oculares. Após os 40 anos, o exame ocular deve ser realizado de dois em dois anos em pessoas saudáveis”.

Dicas para a redução dos sintomas de CVS
O monitor deve ficar 10 a 20 graus abaixo do nível dos olhos, a distância entre a tela e os olhos deve ser de 60 centímetros, o ecrã não deve estar em frente a uma janela, pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas porque forma sombras e reflexos que causam desconforto, deve evitar-se o excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual, é importante regular a tela com o máximo de contraste e não de luminosidade e mantê-la limpa, a cada hora, deve-se descansar cinco a dez minutos do computador e piscar voluntariamente os olhos.

Marlene Moura
in Ciência Hoje

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cerveja artesanal da Invicta: Sovina

Os Três Cervejeiros, Lda
Rua Oliveira Monteiro, Nº545
4050-444 Porto
Tlm: +351 919342567
Tlm: +351 964021106
Tlm: +351 965882159
Telef: +351 22 600 6936
E-mail e MSN: info@cervejartesanal.com
www.cervejartesanal.com

Apreciadores de cerveja, fixem esta marca: a Sovina é uma cerveja artesanal feita no Porto pela empresa Os Três Cervejeiros. Diz quem sabe que tem um sabor mais genuíno que uma marca industrial por não ter nem corantes nem conservantes.
São três os sabores disponíveis - Amber, India Pale Ale e Munich Helles - à venda em diversos locais da Invicta como a Casa Agrícola, a Cervejaria All Beer, Era uma vez no Porto, o Grande Hotel de Paris, Pensão Favorita e Rota do Chá. Para o resto do país, as encomendas fazem-se no site.

in Lifecooler

EDP adia 2 barragens e ONGA pedem ao Governo revogação do Plano Nacional de Barragens

Perante o adiamento das barragens de Fridão e Alvito, associações apelam ao Governo que revogue as garantias de potência para novas barragens, não só pelo património e ambiente, mas para evitar a escalada do défice

A EDP anunciou nos últimos dias o adiamento da barragem de Fridão e a suspensão da barragem do Alvito, alegadamente para encontrar "soluções de optimização".
As associações signatárias congratulam-se com este adiamento da sentença de destruição de mais dois rios, e reiteram que o modelo de negócio subjacente ao Programa Nacional de Barragens é altamente lesivo para o País e os cidadãos, e devia ser abandonado enquanto é tempo.
A decisão da EDP terá sido causada por um combinação de vários factores:
- Desadequação técnico-económica dos projectos — algo que temos vindo a denunciar há quatro anos relativamente ao conjunto do Programa Nacional de Barragens;
- Redução das garantias de equilíbrio financeiro das concessões, pois o negócio estava assente num regime de "garantia de potência" que poderá ser inviabilizado pelas restrições impostas pela missão internacional FMI/CE/BCE (vulgo troika);
- Dificuldades em conseguir o financiamento necessário, pela combinação da conjuntura económica desfavorável e de dúvidas dos investidores sobre a bondade do investimento em novas grandes barragens. Lembremos que a Estratégia Europeia para a Energia aponta exactamente no sentido oposto: investimento prioritário na eficiência energética e em soluções custo-eficazes, e não em nova produção de alto custo.
Estes adiamentos demonstram que o "financiamento garantido a juro de 3,5%", que a EDP afirmava ter para todo o programa de barragens, não existe. A EDP anda agora a emitir obrigações a 6%. Se as outras concessionárias sofrerem de dificuldades semelhantes, o que se afigura provável, o custo do programa de barragens para os cidadãos irá escalar dos antes estimados 16 000 M€ para mais de 20 000 M€ — um brutal encargo de pelo menos 2 000 € por cidadão português.
Apelamos ao Governo para que revogue definitivamente o esquema das garantias de potência para novas centrais (que apenas beneficia as grandes empresas eléctricas, de construção e a banca), cancele o programa de barragens, e construa uma política energética séria, com benefícios para a generalidade das empresas e as famílias, na linha da Estratégia Europeia para a Energia.
O sector da construção e obras públicas não pode continuar a sobreviver à custa de obras faraónicas. As associações signatárias defendem que deve haver investimento público, sim, mas em sectores com elevado retorno social e ambiental, designadamente:
- Uso eficiente da energia: na indústria, na habitação e nos edifícios de serviços, incluindo os do próprio Estado. Esta opção gerará poupanças essenciais para o País a curto e médio prazo;
- Requalificação urbana, dos centros históricos e não só, atraindo habitantes para o centro das cidades e melhorando o desempenho energético dos edifícios;
- Transporte público ferroviário, com tipologia adequadas à função (transporte urbano, suburbano e longo curso de passageiros, ferrovia turística, rede coerente de transporte de mercadorias);
- Projectos inovadores que contribuam para o desenvolvimento local no interior do País, assentes nos nossos valores únicos: paisagem, gastronomia, património natural e cultural.

Contactos: João Joanaz de Melo (GEOTA) 962853066
Alexandra Cunha (LPN) 962555685
Melissa Shinn (Quercus) 917474474

GEOTA, LPN, Quercus, FAPAS, COAGRET, MCLT
19 Novembro 2011

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Parabéns Fado!

Fado: "Património Imaterial da Humanidade"
Fado: "Intangible Heritage of Humanity"
www.youtube.com/watch?v=5JJktDWWOLs

Ninguém fica indiferente a este lamento de saudade:

Amália Rodrigues - Estranha forma de vida (1965)

Amália Rodrigues - "Gaivota" Live

Amália Rodrigues - Povo Que Lavas No Rio (60's)

Alguns pacientes em estado vegetativo estão conscientes

Estudo revela respostas com EEG

Um estudo recentemente publicado na revista «The Lancet», realizado através de electroencefalograma (EEG), revelou que alguns pacientes em estado vegetativo supostamente permanente, estavam conscientes.
Os autores do estudo, investigadores da University of Western Ontario, afirmaram que a técnica poderia ser desenvolvida como uma forma portátil e mais barata de ajudar os médicos a fazerem diagnósticos mais precisos e estabelecer contacto com os pacientes imóveis, mas conscientes.
O estado vegetativo persistente ou permanente é definido como um estado de "vigília sem percepção consciente de si e do meio". Já num estado de coma, ao contrário, o paciente carece de consciência e de vigilância.
A equipa, a qual pertencem os responsáveis do estudo Adrian Owen e Damian Cruse, fez um teste com 16 pacientes com danos cerebrais em estado vegetativo e 12 indivíduos de controlo saudáveis. O electroencefalograma consiste na colocação de sensores no couro cabeludo para registrar os sinais eléctricos que resultam da actividade de células cerebrais.
O artigo assinala que três dos 16 pacientes demonstraram uma clara resposta ao EEG quando lhes foi pedido que imaginassem movimentos com os dedos da mão e do pé direito. Sinais eléctricos no topo do couro cabeludo mostraram combinar com os dos controlos quando se pediu aos pacientes para executar actividades motoras, mesmo sem se mexerem.
Contudo, os investigadores sublinham que não se podem tirar conclusões precipitadas e destacaram que compreender o comando e o processamento no cérebro é complexo e exige atenção contínua.

in Ciência Hoje

domingo, 27 de novembro de 2011

As imagens da semana


Quando o amor morrer dentro de ti,
Caminha para o alto onde haja espaço,
E com o silêncio outrora pressentido
Molda em duas colunas os teus braços
Relembra a confusão dos pensamentos,
E neles ateia o fogo adormecido
Que uma vez, sonho de amor, teu peito ferido
Espalhou generoso aos quatro ventos.
Aos que passarem dá-lhes o abrigo
E o nocturno calor que se debruça
Sobre as faces brilhantes de soluços.
E se ninguém vier, ergue o sudário
Que mil saudosas lágrimas velaram;
Desfralda na tua alma o inventário
Do templo onde a vida ora de bruços,
A Deus e aos sonhos que gelaram.

Ruy Cinatti (1915-1988)