segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alguns pacientes em estado vegetativo estão conscientes

Estudo revela respostas com EEG

Um estudo recentemente publicado na revista «The Lancet», realizado através de electroencefalograma (EEG), revelou que alguns pacientes em estado vegetativo supostamente permanente, estavam conscientes.
Os autores do estudo, investigadores da University of Western Ontario, afirmaram que a técnica poderia ser desenvolvida como uma forma portátil e mais barata de ajudar os médicos a fazerem diagnósticos mais precisos e estabelecer contacto com os pacientes imóveis, mas conscientes.
O estado vegetativo persistente ou permanente é definido como um estado de "vigília sem percepção consciente de si e do meio". Já num estado de coma, ao contrário, o paciente carece de consciência e de vigilância.
A equipa, a qual pertencem os responsáveis do estudo Adrian Owen e Damian Cruse, fez um teste com 16 pacientes com danos cerebrais em estado vegetativo e 12 indivíduos de controlo saudáveis. O electroencefalograma consiste na colocação de sensores no couro cabeludo para registrar os sinais eléctricos que resultam da actividade de células cerebrais.
O artigo assinala que três dos 16 pacientes demonstraram uma clara resposta ao EEG quando lhes foi pedido que imaginassem movimentos com os dedos da mão e do pé direito. Sinais eléctricos no topo do couro cabeludo mostraram combinar com os dos controlos quando se pediu aos pacientes para executar actividades motoras, mesmo sem se mexerem.
Contudo, os investigadores sublinham que não se podem tirar conclusões precipitadas e destacaram que compreender o comando e o processamento no cérebro é complexo e exige atenção contínua.

in Ciência Hoje

Sem comentários: