sábado, 23 de junho de 2012

As surpresas da semana

1 - Arrábida esventrada - Onze pedreiras, quais 'crateras lunares', espalham-se pelo Parque Natural da Arrábida. Veja as fotos.

2 - Cortiça: 2/3 das exportações mundiais são nossas. Portugal vendeu 169 mil toneladas equivalentes a 806 milhões de euros

3 - Promoção: O Sea Life Porto oferece entrada gratuita no seu espaço de lazer a todas as crianças enquanto seleção nacional jogar no Euro 2012. Para beneficiarem da oferta, as crianças deverão ser acompanhadas por um adulto.

4 - Selecção portuguesa de atletismo de Síndrome de Down vence mundial

5 - Muitos desempregados trocavam a cidade por um trabalho no campo

6 - Desconto: a Pescanova oferece vales de 3 euros de desconto para o Bacalhau - Supremas de Bacalhau e Bacalhau desfiado.

7 - A sobrepesca está a deixar o mar sem peixe. Este verão, as Semanas Europeias do Peixe são uma oportunidade para dizer aos políticos para, “acabar com a sobrepesca ou a pesca acabará”. Os políticos são responsáveis por tomarem decisões que acabem com a sobrepesca e os cidadãos têm a responsabilidade de os encorajar e apoiar nestas decisões. As Semanas Europeias da Pesca são uma oportunidade para você fazer ouvir a sua voz. Veja o que pode também fazer.

8 - A tendência de anchoring ou ancoragem diz respeito a um voltar atrás, às nossas raízes profundas e espirituais, para desta forma trazermos a espiritualidade de volta às nossas vidas e ao nosso dia-a-dia, preparando-nos para o futuro.

9 - Passatempo: a Strazzera oferece 40 convites duplos para a Feira Internacional do Artesanato, na FIL no Parque das Nações, de 30 Junho a 8 de Julho (participa até 28 Junho 2012).

10 - Artista britânico constrói peça de cortiça no Kew Garden

11 - Inovador tecido em cortiça DYN CORK vence prémio do CITEVE na categoria Têxteis Técnicos

12 - Desconto: Voucher de desconto de 25% em vernizes, da Perfumaria Douglas (para imprimir).

13 - Vinte anos depois de conquistar os amantes dos acertos de contas e intrigas no mundo dos poços de petróleo do Texas, "Dallas" e a família Ewing regressaram esta semana às televisões norte-americanas com os inesquecíveis J.R., Bobby e Sue Ellen.

14 - ET faz 30 anos

15 - Desconto: Vales de desconto para produtos Gillette

16 - Tal como a grafalogia revela muito de nós, a forma como digitamos no teclado também é única. A Universidade do Minho (UMinho) e a Critical Software desenvolveram uma tecnologia que distingue os ritmos unipessoais na utilização de teclados, podendo vir a assegurar uma maior segurança dos cidadãos e instituições a nível nacional e internacional.

17 - Um grupo de cientistas norte-americanos apresentou, recentemente, um intestino artificial cujo objetivo é testar fármacos sem a necessidade de recorrer a experiências em animais. A equipa de Donald Ingber, da Universidade de Harvard, traz, assim, uma alternativa tecnológica a estes testes que enfrentam sérias questões éticas e nem sempre produzem resultados possíveis de transpor para os seres humanos.

18 - Promoção: No âmbito das comemorações do nono aniversário da Leroy Merlin, a marca irá lançar uma campanha de promoções. Desta forma, a partir de hoje e até 23 de julho, existirão diariamente produtos com desconto, assim como a oportunidade de ganhar vales de compras de 150 euros. São ao todo 100 prémios no valor de mais 10 mil euros que a Leroy Merlin tem para oferecer em loja e em loja online. Ver Folheto

19 - A Assírio e Alvim publicou toda a poesia de Daniel Faria, numa obra que vai dar a conhecer ao público 13 poemas inéditos e que integra o "Plano Nacional de Leitura: Ensino Secundário — sugestões para leitura autónoma".

20 - Joana Vasconcelos: O voo da valquíria. Exposição em Versalhes, Paris

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Alentejo Dá-lhe Tudo

Tel.: 284 313 540
Mail: geral@turismodoalentejo-ert.pt
http://campanha.visitalentejo.pt

Vouchers (válidos até 31.12.2012) - http://campanha.visitalentejo.pt/voucher.html
  • O voucher do alojamento corresponde à oferta de uma noite numa estadia de três noites, ou seja, o cliente que dorme três noites paga duas, num alojamento aderente.
  • O voucher do restaurante equivale a que por cada duas refeições de adulto servidas (entenda-se aqui refeições como doses), o restaurante aderente oferece um menu infantil, ou prato equivalente, a uma criança, desde que esta tenha oito ou menos anos de idade.
  • O voucher da animação equivale a um vale desconto de 20% na compra de um programa de animação numa empresa aderente.
  • O voucher do enoturismo equivale a um vale de desconto de 20% nos programas a decorrer e na compra de produtos nos enoturismos aderentes.
  • O voucher de parques temáticos equivale a um vale de desconto de 50% nas entradas nos parques temáticos aderentes.
  • O voucher em loja de artesanato/gourmet equivale a um vale de desconto de 20% na compra de produtos nas lojas aderentes.

Regulamento da Campanha “O Alentejo Dá-lhe Tudo”:
  • Os vouchers serão distribuídos pela própria Entidade Regional de Turismo do Alentejo, em certames promocionais, por parcerias feitas pela ERT, pelos próprios promotores, através de encartes nos meios de imprensa e através do download no próprio micro-site.
  • Se o cliente proceder a uma reserva deverá informar a empresa aderente que possui o voucher.
  • Para usufruir da oferta o cliente terá de apresentar o voucher à empresa aderente
  • Estes benefícios poderão ser utilizados durante todo o ano de 2012, até ao dia 31 Dezembro.
  • Todas as ofertas estão sujeitas a disponibilidade da empresa aderente.
  • Os descontos e ofertas da campanha não são acumuláveis com outras promoções e ou ofertas em vigor.
  • Cada unidade colocará condições específicas (excepções) no site da campanha.
  • A listagem de aderentes da campanha estará sempre actualizada em www.visitalentejo.pt

in Turismo do Alentejo

Alentejo

http://www.visitalentejo.pt

Venha ao Alentejo - http://www.youtube.com/watch?v=_OWlUXcv1IE

Conheça
No Alentejo viaja-se naturalmente com e pela História. A abundância e a qualidade do Património que a exprime tornam simples a sua descoberta, mas quem visita a região pela primeira vez pode sentir alguns problemas de escolha. Se é o seu caso, não hesite: opte pelas nossas sugestões e verá que a magia do Alentejo se encontra, com um infinito prazer, em todos os lugares.

Experimente
É o espaço aberto que parece não ter fim. São as cores e os cheiros que brotam da terra. É a inconfundível traça da arquitectura rural, presente nos "montes” das grandes herdades, no casario mais antigo das cidades, vilas e aldeias ou nas ermidas que pintam de branco o alto dos cabeços. É o que se lê nas formas de ser e de fazer, nas artes que se conservam e se renovam, na tradição que se mantém e se recria, no "cante” que, com alma e coração, só os alentejanos sabem cantar.
Mas a ruralidade do Alentejo do séc. XXI não se esgota nas "coisas do campo”. Pelas vicissitudes, nem sempre positivas, da sua história, esta Região preservou o que hoje lhe confere um valor cheio de futuro: a pequena dimensão e a qualidade dos ambientes urbanos, a escala humana, o silêncio, a paz, a liberdade, o ar limpo que se respira. E o tempo. Uma forma tão peculiar de entender o tempo, que nos faz sentir na pele que, afinal, é possível vivê-lo neste mundo vertiginoso, deixando-o ser exactamente o que é: o mais precioso dos nossos bens.

Viva
O Alentejo tem uma clara vocação para o Turismo Activo e de Natureza. A beleza da paisagem convida aos passeios a pé, em btt e a cavalo, e as estradas municipais, apesar da ausência de ciclovias, são excelentes para cicloturismo. Nos rios, nas albufeiras e na costa são possíveis múltiplas actividades naúticas. As praias são de eleição. E o céu, com este fantástico clima, é ideal para o paraquedismo, o parapentismo, os passeios em ultra-leve e o balonismo.

Saboreie
No Alentejo come-se e bebe-se muito bem. Comer, beber e petiscar são rituais, formas de conviver, de receber, de celebrar. Costuma dizer-se que na casa de um verdadeiro alentejano, tenha muito ou tenha pouco, a mesa está sempre posta. É verdade. E esta realidade confere um sabor muito especial à descoberta da gastronomia e dos vinhos. São produtos de reconhecida valia turística, mas não foi o Turismo quem os criou para consumo externo: fazem parte – e uma parte feliz – do quotidiano mais autêntico da Região. Neste quadro, o nosso convite só pode ser um: seja Alentejano por uns dias!

in Turismo do Alentejo

quinta-feira, 21 de junho de 2012

21 Junho - Solstício de Verão

Primeiros dias de Verão vão trazer o calor

O Verão 2012 estreia-se esta quinta-feira, com o solstício a ocorrer logo aos primeiros minutos de 21 de Junho (0h09). E, de acordo com as informações disponibilizadas no site do Instituto de Meteorologia, o tempo quente a condizer chega a partir de sábado.
Segundo o Instituto de Meteorologia, até sexta-feira os termómetros não deverão ultrapassar os 20 graus de temperatura máxima pelo Porto e 23 em Lisboa (Faro fica quente um pouco mais cedo: o primeiro dia de Verão poderá marcar 28 graus).
O tempo quente chega com o fim-de-semana, invadindo o país de sul para norte. No sábado, 23 de Junho, Faro marcará 30º; Lisboa, 25º; e Porto, 21º. Ao longo da semana que se inicia a 25 de Junho, são esperadas temperaturas de 38º para Faro e 37º para Lisboa — Évora e Beja deverão mesmo atingir os 40º. Pelo Porto, as temperaturas manter-se-ão mais amenas, entre os 24 e os 28 graus.
O IM recomenda que nestes dias haja cuidados na exposição ao sol e ao calor, particularmente aos grupos populacionais mais vulneráveis, idosos e crianças.

in Fugas

Museu da Cerveja

Terreiro do Paço, Ala Nascente, 62
Lisboa
Tel. 919 442 237
Horário: todos os dias, 9h00-02h00
Informações: info@museudacerveja.com.pt
http://www.museudacerveja.pt

Com morada no n.º 62 da Ala Nascente, o novo Museu da Cerveja é composto por um Núcleo Museológico e um espaço de Cervejaria. Espaço transnacional, o núcleo museológico, situado no primeiro piso, coloca em exposição o conhecimento sobre a cultura cervejeira, a sua origem, evolução, história de consumo, ciclo de produção, proveniências Lusófonas (Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Guiné Bissau). No piso térreo, a zona de Cervejaria reconstitui o ambiente das antigas cervejarias e alia o melhor desta bebida à gastronomia, expressa em pratos como os tradicionais bifes lisboetas, o marisco e os típicos petiscos portugueses. Com uma ampla esplanada de 300 lugares, a juntar à capacidade interior de 240 lugares, o espaço está em funcionamento todos os dias da semana, das 9:00 às 02:00 das manhã.

in MyGuide.pt

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Oreo comemora centenário junto dos consumidores

Na compra de 1 Oreo duplo creme + 1 Oreo de qualquer produto da gama Oreo
Até 15 Julho 2012
http://www.oreo-100anos.com

As bolachas Oreo completaram um século de existência e decidiram dar o presente aos apreciadores. Até 15 de julho, todos os consumidores da marca poderão habilitarem-se a ganhar uma semana de férias para toda a família no Algarve e ainda descontos nos parques de diversão do País.
Para participar basta comprar qualquer gama das bolachas Oreo e enviar uma mensagem para o passatempo com os três últimos dígitos do talão de compra e fica automaticamente habilitado a ganhar uma semana de férias no hotel Vila Galé Atlântico, em Albufeira, para quatro pessoas, pensão completa e ainda a oferta de uma viatura de aluguer e 100 litros de combustível.
Todos os participantes serão ainda premiados com descontos até 50 por cento em diversos parques de diversão do País.
Paralelamente a esta celebração, marca em parceria com a Hertz está a oferecer, a todas as crianças que se apresentem nas estações da empresa, pack infantis compostos por um livro para colorir, uma caixa de lápis de cor e ainda uma saqueta de bolachas Oreo.

in Briefing

Santos Populares

Os três santos festejados em junho com tanto estrondo de bailes, ceias sardinhadas e fogueiras foram três testemunhas de Jesus Cristo, muito diferentes uns dos outros: um frade do século XIII que assombrou o mundo com a sua sabedoria; um profeta publicamente elogiado por Jesus, que pagou com a vida o seu testemunho acerca da Verdade e um pescador, apóstolo de Jesus, cheio de audácias, de cobardias e de fé a quem Jesus fez seu representante; este selou também com a vida a autenticidade da sua fé. Tanta austeridade contrasta com a forma ruidosa como são celebrados por todo o país.

Santo António de Lisboa - A vida de Santo António comporta duas etapas: nascimento e formação em Portugal; desenvolvimento e ação em França e na Itália e morte na Itália. «O santo de todo o mundo» teve nasceu em Lisboa entre 1190 e 1195. Estudou na escola catedralícia e foi admitido à vida religiosa no Mosteiro de S. Vicente de Fora, dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Foi para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde desenvolveu e terminou estudos de Filosofia, Teologia e Sagrada Escritura. Foi ordenado sacerdote no Mosteiro de Santa Cruz, em 1219 ou 1220. Cerca de Cerca 122 instalaram-se em de Santo Antão dos Olivais em Coimbra, alguns frades franciscanos. Rapidamente o jovem clérigo agostiniano se sentiu atraído pela vida simples daquela Ordem de mendicantes. Encontrou-se ali com os cinco frades que depois veneraria como mártires, os Mártires de Marrocos. Movido pelo seu exemplo transitou para a Ordem dos Frades Menores. Adotou o nome de frei António. Partiu para Marrocos, grave doença o fez regressar. Impelido por uma tempestade o barco aportou na Sicília. E assim se iniciou a última fase da sua vida. Dela há a reter, sobretudo, uma prodigiosa atividade como pregador contra as heresias em França e na Itália. S. Francisco mandou-o para Bolonha, ensinar. Papa Gregório IX apelidou-o de “Arca do Testamento”. Em 1229-1231 estabeleceu-se em Pádua como pregador. Em Rimini deu-se o célebre milagre da pregação aos peixes. Fisicamente consumido morreu em Arcella a 13 de junho de 1231. Tinha 39 anos. Foi canonizado onze meses depois da morte e proclamado Doutor da Igreja.

São João Baptista, profeta, precursor de cristo, mártir - João Baptista acompanha Jesus (precede-O), desde a Anunciação. Ao nascimento de João estão associados dois dos mais emblemáticos hinos bíblicos: o Magnificat e o Benedictus, um pela boca de Maria, outro pela de Zacarias. Por sua vez Isabel, mãe de João, reconhece em Maria a Mãe do seu Senhor. João surge como o último profeta do Antigo Testamento e o Precursor do Novo. Na orla do rio Jordão João atinge o clímax da sua missão de precursor quando apresenta publicamente Jesus como o Ungido do Pai, apontando-o como «o Cordeiro de Deus, que vai tirar o pecado do mundo» (Jo 1,29). Definiu-se a si mesmo como uma voz, a voz do que clama no deserto: “endireitai os caminhos do Senhor”. Morreu mártir em defesa da Lei de Deus, porque ousou dizer ao rei adúltero: não te é lícito viver com a mulher de teu irmão (Mt 6,18). Além de ser é o único santo publicamente elogiado por Cristo (Lc 7,28), S. João Baptista é também o único de quem se comemoram as datas do nascimento e da morte.

São Pedro, apóstolo e mártir - O nome de Pedro é mencionado logo nos primeiros chamamentos de Jesus (Mt 4,18-19. Jo 1,41-42) e ele vem sempre em primeiro lugar nos elencos dos apóstolos. Em Pedro todos nos podemos rever. Ele é capaz de rasgos audaciosos, como das piores pusilanimidades, como quando declara por três vezes nunca ter visto Jesus. Apesar disso, ele reconhece a sua cobardia, entrega-se à misericórdia de Deus, nela confia (ao contrário de Judas) e «chora amargamente». É Pedro quem, como nenhum outro, confessa abertamente a divindade de Cristo (Mt 16,16). É no nome de Pedro que se cimenta entre o pequeno núcleo cristão inicial a fé na ressurreição, expressa num conciso “credo”: «Na verdade o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão». É a ele que Jesus entrega «as chaves do reino dos Céus»; é a ele que Jesus faz «pescador de homens», é ele que Jesus confirma como alicerce – sobre ti, Rochedo-Pedro, de Deus, edifico a minha Igreja. A tradição transmite que Pedro sofreu o martírio em Roma, sob o império de Nero, por volta dos anos 64/67.

Alberto Júlio Silva, autor da obra ‘Os Nossos Santos e Beatos’
in Agência Ecclesia

terça-feira, 19 de junho de 2012

Cabelos coloridos... com giz

Já aqui falamos várias vezes sobre cabelos pintados e madeixas coloridas como uma das tendências desta estação. Muitas pessoas querem experimentar esta tendência mas não têm coragem de pintar o cabelo com medo de o danificar ou com receio de que fique mal feito. Como para todos os problemas existe uma solução alternativa, a blogger Caroline criou uma opção prática e temporária para conseguir este estilo.
O material necessário é basicamente lápis pastel ou giz pastel, aquele material usado nas pinturas a óleo e uma escova. O melhor de tudo é que tudo isto sai com a lavagem, por isso quando se cansarem é só tomarem um duche.


Passo 1: Pegar numa mecha fina de cabelo e enrolar. Pegar no giz pastel e começar a esfregar na mecha de cabelo, até que a cor e agarre aos cabelos. Com a mecha enrolada, forma-se uma textura para o pastel, então ele solta a tinta mais rápido. Quanto mais rápido o processo, menores os "danos" causados às cutículas dos cabelos.
Passo 2: Com uma escova de cabelo, escovar o excesso de pó que ficou do pastel.
Passo 3: Para fazer o efeito dip dye escolher um cor escura e outra clara, como um roxo e uma rosa e usar primeiro uma cor escura.
Passo 4: Finalizar o efeito com a cor clara.

in Backstagepass

Finalmente... Promoções & "Saldos"

Apesar de ainda estarmos a meio de Junho, muitas lojas já se encontram com promoções até 50%. A Blanco, a Mango, a H&M e a Lanidor são só alguns exemplos de lojas que já se encontram com promoções de 50% na coleção de Verão 2012. Sabemos também que algumas lojas do grupo Inditex, como a Zara, por exemplo, entrarão em promoções esta sexta-feira, dia 22. Estas promoções chegaram mais cedo do que o habitual principalmente devido à crise e à diminuição de afluência às lojas.
A pensar na confusão que é comprar quando já há promoções e saldos, preparamos uma lista dos dez mandamentos que devem seguir sempre que vão às compras nesta altura.
  • Vestir roupa confortável - Durante uma ida às compras vão experimentar muita roupa e andar de uma lado para o outro o dia todo por isso devem ter sempre roupa prática. Assim sendo o ideal é usar um vestido ou uma saia para que possam experimentar calças sem ter a necessidade de despir e vestir calças o dia todo, basta vestir por baixo da saia. Os sapatos também são extremamente importantes no dia de ir aos saldos: calcem uns que sejam fáceis de pôr e tirar.  
  • Fazer compras na melhor altura do dia - É melhor fazer as compras de manhã, especialmente durante a semana, pois é a altura em que os centros comerciais estão mais vazios e quanto menos pessoas melhor, pois assim a guerra por certas peças também será menor.
  • Vasculhar as lojas - Na altura dos saldos as lojas estão uma perfeita confusão, por isso devem estar atentas pois podem encontrar um ótimo top na zona das calças e por aí adiante. E mesmo quando aquelas pilhas de roupa parecem intermináveis há sempre que procurar porque ali pode estar escondida a peça que estão mesmo à procura.
  • Fazer as escolhas certas - Não comprem apenas porque é barato, comprem o que precisam primeiro e tenham em consideração o que já têm no vosso armário quando forem fazer uma compra para evitarem comprar coisas desnecessárias.
  • Procurar a qualidade - Nesta altura que as lojas têm os seus artigos a um preço reduzido procurem por peças de boa qualidade em lojas mais caras. Mesmo que o preço fique ao que costumam gastar nas lojas normais, estas peças são um excelente investimento e serão peças que vão poder usar vezes sem conta. Os artigos mais importantes para investir neste caso são sapatos, casacos e calças de ganga.
  • Experimentar sempre - Só porque é altura de saldos não pensem que se escapam a ter de experimentar antes de comprar, especialmente se a loja não aceitar devoluções nas peças em saldo. Muitas vezes achamos que estamos a comprar um básico e que por isso não há necessidade de experimentar e depois chegamos a casa e sentimo-nos desiludidas com a compra que fizemos. Para que isso não aconteça, experimentem sempre antes.
  • Esperar pela altura certa - Às vezes temos de esperar pelas segundas ou terceiras baixas nos saldos para conseguir peças a um preço ainda mais baixo, ou para comprar aquela peça com um preço mais exorbitante a um preço mais acessível.
  • Levar dinheiro - É preferível levar a quantia que querem gastar em dinheiro do que nos cartões, pois assim têm sempre mais noção do quanto já gastaram e quanto ainda têm para gastar. Estabeleçam um orçamento e não ultrapassem esse limite.
  • Pensar adiantadamente - Se vão ter um casamento ou um evento especial para o qual precisam de um vestido ou alguma peça em particular, aproveitem os preços baixos para fazer o investimento adiantado.
  • Ter atenção aos tamanhos - Não comprem roupa ou sapatos que sejam um número mais pequeno ou maior do que o vosso só porque é uma verdadeira pechincha. É óbvio que podem sempre levar a uma costureira para fazer alterações, mas pensem se no fim das contas a peça que compraram não acaba por sair mais cara do que o preço original.

in Backstagepass

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vá ao Badoca Safari Park com o Pingo Doce

Por cada talão de compras no valor igual ou superior a 25 euros
De Junho a Setembro 2012, sendo válida até Outubro do mesmo ano


A pensar na diversão de grandes e pequenos, o Pingo Doce oferece-lhe um bilhete de criança (dos 4 aos 10 anos) para o Badoca Safari Park, por cada talão de compras no valor igual ou superior a 25€ e decorre nos meses de Junho a Setembro de 2012, sendo válida até Outubro do mesmo ano.
Os bilhetes de criança, no valor de 14,50€, são oferecidos aos clientes no acto de compra nas Lojas Pingo Doce abaixo referidas*, sendo entregues posteriormente no Badoca Safari Park na aquisição de um bilhete de adulto (no valor de 16,50€).
Localizado em Vila Nova de Santo André, o Badoca Safari Park dispõe de uma área de 90 hectares, que convida a passar um dia diferente no meio da natureza. Além de um safari, que proporciona o contacto directo com cerca de 600 espécies animais, oferece ainda um show de aves de rapina e várias infra-estruturas lúdicas e pedagógicas a descida emocionante do Rafting Africano, a apresentação de Aves de Rapina, a sessão Alimentar dos lémures e a grande ilha dos Primatas.

*Esta oferta é válida nas lojas Pingo Doce dos distritos de Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Vila Real.

in Pingo Doce

Corvos reconhecem vozes humanas familiares

Estudo: http://www.springerlink.com/content/q3746671w4km2074/?MUD=MP

Um estudo revelou que os corvos, tal como os cães ou os gatos, são capazes de distinguir vozes humanas e sons de outras aves que lhes sejam familiares. Esta pode ser a chave para a sobrevivência da espécie em meios urbanos.
A capacidade dos corvos em reconhecerem sons que lhes são familiares permitem-lhes usar as características vocais dos seus vizinhos, quer sejam humanos ou pássaros, para encontrarem comida ou serem alertados para potenciais ameaças.
A principal autora do estudo, Claudia Wascher, da Universidade de Vienna, explicou à BBC que, embora esteja comprovado que os corvos são “muito inteligentes”, a maioria dos estudos foca-se na sua habilidade de reconhecer e comunicar dentro da própria espécie.

Corvos reagem mais a vozes humanas desconhecidas
A equipa de investigadores usou gravações de vozes humanas e de gralhas para perceber a resposta de oito corvos. Cinco das vozes pertenciam às pessoas que alimentavam regularmente os animais e outras cinco a desconhecidos dos corvos.
No caso das vozes desconhecidas, a resposta dos pássaros foi muito mais positiva: os corvos olhavam para cima e voltavam-se para a coluna de onde provinha o som.
“Uma vez que os humanos podem representar uma séria ameaça para os corvos, é importante que, se ouvirem algum estranho, se mantenham alerta”, referiu Wascher.

Aves escolhem indivíduos de outras espécies para formar equipa
O procedimento foi repetido, agora com o piar de gralhas que partilhavam o mesmo espaço que os corvos e o som de outros exemplares da mesma espécie com os quais os corvos nunca tinham mantido contacto.
Desta vez, o resultado foi o oposto: os sons mais familiares foram os que chamaram mais a atenção dos corvos. O comportamento pode explicar que os corvos “escolhem determinados indivíduos fora da espécie para formar uniões”.
Mesmo dentro da própria espécie, os investigadores já tinham conhecimento que os corvos são seletivos quando precisam de reunir um grupo de forma a resolver determinada tarefa. “Eles evitam certos indivíduos e escolhem trabalhar com outros”, reforça a cientista da universidade austríaca. Os resultados mostram que, provavelmente, as aves fazem o mesmo com outras espécies.

in Boas Notícias

domingo, 17 de junho de 2012

As imagens da semana


Conta-me como foi, diz-me onde e quando me encontraste,
Diz-me se foi para sempre,
ou apenas durante um tempo em que sonhaste...

José Gabriel Duarte