sábado, 12 de março de 2011

As surpresas da semana

1 - Quem Me Dera Ter Raízes...

2 - Japão. Sismo violento não poupou um dos países mais bem preparados.

3 - Passatempo: a Saber Viver oferece 10 kits de construção Lego Technic (participa até 23 Março 2011).

4 - Um livro imperdível: A Contradição Humana.

5 - Bailarinos de Cuba pedem asilo político no Canadá.

6 - Passatempo: participa e podes ganhar uma máquina X-Press da SuperBock e um Barril de 5 litros, a levantar no Dia do Pai no Chili's.

7 - Tendências para a primavera/verão 2011.

8 - DGV confirma utilização de cães do canil de Évora como cobaias.

9 - Passatempo Ultimate Beauty/Andrea Valomo: ganhe 15 conjuntos para o cuidado da pele da Linea Per DUE (participa até 31 Março 2011).

10 - A tomada de posse de Cavaco Silva em imagens. Hoje, 9 de março, começou oficialmente o segundo mandato de Aníbal Cavaco Silva como Presidente da República, um momento acompanhado por diversas figuras públicas.

11 - A oração cristã não é uma viagem ao fundo de si mesmo. Não é um movimento introspetivo. Não é uma diagnose dos nossos pensamentos e moções externas ou íntimas. A oração cristã é ser e estar diante de Deus, colocar-se por inteiro e continuamente diante da sua presença, com uma atenção vigilante Àquele que nos convida a um diálogo sem cesuras. Não é oferecer a Deus alguns pensamentos, mas entregar-lhe todos os pensamentos, tudo o que somos e experimentamos.

12 - Passatempo: a Hyundai oferece um blusão para ti e para o teu pai, e ainda uma volta no Hyundai i10 para ver The Gift (participa até 16 Março 2011).

13 - Adriana Calcanhotto regressa em 2011 com um surpreendente álbum de originais. “O Micróbio do Samba” terá edição digital em Portugal através da Universal Music, no próximo dia 21 de Março.

14 - O estudo recentemente editado em que o investigador da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) Richard Hoover afirma ter encontrado provas da existência de vida fora da Terra, em fósseis de bactérias encontrados num fragmento de meteorito, está a ser desvalorizado pela maior parte da comunidade científica.

15 - Passatempo: a Zippy oferece prémios diários e um grande prémio final (participa até 17 Março 2011).

16 - Uma unidade da rede Pousadas de Portugal, inserida num edifício histórico do Terreiro do Paço, deverá abrir ao público o mais tardar daqui a três anos, prevê a administração do grupo Pestana.

17 - Câmara do Porto assume “falha” na venda de jardim na Prelada para estacionamento.

18 - Passatempo: a Cabra Palhais oferece uma bimby e ainda 10 maravilhosos jantares de queijo e Grão Vasco Alentejo (participa até 4 Abril 2011).

19 - Os Homens da Luta vão a Düsseldorf, na Alemanha, cantar “contra a reacção”. O “povo” que assistiu de casa ao Festival RTP da Canção escolheu Luta é alegria para representar Portugal na primeira semifinal do Festival da Eurovisão, a 10 de Maio. Os votos por telefone contrariaram o júri e quem estava no Teatro Camões.

20 - Portugal fechou com chave de ouro a sua participação nos 31.ºs Campeonatos Europeus de Atletismo em pista coberta, que ontem terminaram em Paris, graças ao triunfo de Francis Obikwelu na final de 60m e à medalha de prata de Naide Gomes numa final do salto em comprimento muito melhor do que sugerira a sua qualificação da véspera.

21 - Passatempo “Pai, leva-me ao Douro!”(destinado a crianças até 12 anos): podes ganhar um fim-de-semana de 2 Noites no Douro, para ti e tua família (participa até 31 Março 2011).

sexta-feira, 11 de março de 2011

Lançamento de livro
Rimar e Cantarolar
de Maria Conceição Vicente e ilustrações de
Rute Reimão
Editora Trinta Por Uma Linha
12 de Março, 15h30
Biblioteca Municipal Manuel Alegre - Águeda
www.trintaporumalinha.com
clique na imagem para ampliar
Quem tem televisão grátis vai ter de pagar para continuar a ver
Apagão analógico será a 26 de Abril de 2012

http://tdt.telecom.pt

Quem recebe apenas os quatro canais televisivos em sinal aberto vai ter de comprar um televisor novo ou um descodificador até 26 de Abril de 2012, data escolhida por Portugal para o “apagão” analógico.
Esta obrigatoriedade não se aplica a quem já recebe televisão por subscrição (cabo, fibra óptica, satélite ou IPTV) e a quem comprou nos últimos dois anos um televisor novo com MPEG4, o sistema utilizado pela Televisão Digital Terrestre (TDT) portuguesa, diferente, por exemplo, do espanhol (MPEG2).
Cerca de um terço” das habitações portuguesas recebe televisão por antena, o que “não chega a 1,5 milhões de lares”, disse fonte da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). Em 2008, segundo dados do Observatório da Comunicação (Obercom), 56,3 por cento da população portuguesa utilizava exclusivamente a recepção televisiva terrestre.
Os descodificadores de sinal para os televisores já estão à venda, a preços que variam entre 35 e 215 euros, segundo um teste comparativo divulgado na edição de Março da Proteste. Contudo, os equipamentos mais baratos estão em final de comercialização e apenas descodificam o serviço de televisão e incluem leitor multimédia USD (para fotos e vídeos), não permitindo outras funções, como pausa da emissão e gravação de programas para USB.
Estas funções só estão disponíveis em caixas descodificadoras que custam pelo menos 50 euros e que, nalguns modelos, não incluem leitor multimédia. O custo da compra dos descodificadores (um por televisor) terá de ser suportado na totalidade pelo proprietário do televisor, excepto em casos especiais em que haverá direito a reembolso de “50 por cento”, disse a Anacom.
As comparticipações destinam-se às pessoas com grau de deficiência de pelo menos 60 por cento, beneficiários do Rendimento Social de Inserção e reformados e pensionistas com pensões inferiores a 500 euros, acrescentou. A fonte sublinhou que, contudo, será comparticipada a compra de apenas um descodificador por lar, sendo abrangidos somente os equipamentos mais simples, que não permitem pausa e gravação.

Antenas substituídas
Segundo a mesma fonte, “não há dados muito precisos sobre o número de antenas que terão de ser substituídas”, mas a Anacom estima que serão poucas as que não estarão aptas a receber o sinal digital. “Pode acontecer é que tenham de reorientar as antenas”, referiu, afirmando que não estão previstas comparticipações dos custos destes serviços e das substituições de antenas.
O que fazer face à introdução da TDT é uma das questões a que Sérgio Denicoli, doutorando na Universidade do Minho, pretende dar resposta no livro “TV Digital – Sistemas, Conceitos e Tecnologias”, que acaba de ser lançado.
É um livro que procura explicar de uma forma simples o que é a televisão digital, o que é que ela vai mudar na vida das pessoas e o que vai ser preciso para que se possa assistir à televisão digital terrestre”, disse o autor.

in Ciência Hoje (2011-03-07)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Prémio D. Leonor Lopes Fernandes Vieira Lopes - 2ª edição (2011-2012)
Fundação João Lopes Fernandes
Herdade do Leitões
7425-014 Montargil - Portugal
Tel/Fax: 00351 242 90 80 06
E-mail: fundacaojlf@mail.telepac.pt
http://fundacaojlf.no.sapo.pt/index.htm

O Prémio pretende homenagear a memória de D. Leonor Lopes Fernandes Vieira Lopes, filha de João Lopes Fernandes, subericultora e promotora da preservação da obra de seu pai.
Poderão candidatar-se os autores de trabalhos inéditos e de aplicação prática na área da subericultura, realizados por jovens agricultores e também por estudantes ou licenciados na área da subericultura, da silvicultura ou da agro-pecuária, nacionais ou estrangeiros.
São excluídas teses de doutoramento, mestrado ou equiparadas e trabalhos de investigação realizados por meios não aplicáveis à prática suberícola e ou agrícola corrente.
O Prémio tem o valor de 4.500,00 € (quatro mil e quinhentos euros).
Os trabalhos terão de ser enviados até 31 de Janeiro de 2012 para a Fundação João Lopes Fernandes.
O anúncio da decisão do Júri será no dia 26 de Junho de 2012.
A entrega do Prémio será realizada no dia 8 de Julho de 2012 na Herdade dos Leitões.

in Fundação João Lopes Fernandes
Ano do Morcego 2011-2012
www.wix.com/anodomorcego/icnb

No âmbito das comemorações do Ano do Morcego que se comemora em 2011 e 2012, O Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) lançou um site dedicado ao tema. Este site será actualizado com novas informações que permitam aos cidadãos, de diferentes públicos-alvo, conhecer, compreender a importância e ter uma relação mais amistosa com estes animais – os morcegos - verdadeira “guarda avançada” contra insectos vectores de doenças e outros que influenciam negativamente a agricultura e a pecuária.

Ano do Morcego começa hoje para aproximar as pessoas a estes mamíferos “extraordinários”

Começa hoje numa gruta do Alviela o Ano do Morcego 2011-2012, iniciativa das Nações Unidas que, espera o secretário de Estado do Ambiente, aproximará as pessoas a estes mamíferos “extraordinários”.
O lançamento oficial do Ano do Morcego decorre esta tarde na Lapa da Canada, em Nascentes do Alviela, Alcanena, com uma visita ao abrigo dos morcegos. Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente, é um dos participantes.
Tenho esperança de que este Ano do Morcego ajude a aproximar as pessoas” destes mamíferos ainda “incompreendidos e mal-amados”, considerados “feios”. Acontece que os morcegos “são extraordinários, um produto magnífico da evolução”, lembrou. Humberto Rosa salientou o papel que os morcegos têm nos ecossistemas, nomeadamente o controlo de pragas de insectos e a distribuição de sementes.
A iniciativa – do Programa das Nações Unidas para o Ambiente e do Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus – deverá mostrar “como são fantásticos” os morcegos, principalmente, às “pessoas que nunca os viram ou se viram que pensam que são todos iguais”.
Actualmente existem em Portugal 27 espécies de morcegos, três das quais ameaçadas (Morcego-de-ferradura-mediterrânico, o Morcego-de-ferradura-mourisco e o Morcego-rato-pequeno).
Na opinião do secretário de Estado do Ambiente, o país deve continuar a “acompanhar e controlar as ameaças aos morcegos, nomeadamente a destruição dos habitats”, a “conservar o interior das grutas” e a “monitorizar os impactos dos parques eólicos na mortalidade dos morcegos. “Esta é a linha que devemos manter”.
A comunidade científica mundial conhece actualmente 1200 espécies de morcegos – que totalizam cerca de um quinto de todos os mamíferos -, metade das quais está ameaçada de extinção.

Helena Geraldes (2.03.2011)
in Ecosfera

quarta-feira, 9 de março de 2011

Sons

Márcia - Pra quem quer

Portuguesa e muito, muito bom!
Agricultura Biológica contribui para mitigar as alterações climáticas

Uma mudança mundial para a AB poderia reduzir 11% das emissões globais de gases que contribuem para o efeito de estufa. Aumentar os níveis de carbono no solo tornaria também a agricultura mundial mais resistente aos extremos climáticos como a seca e as inundações, conduzindo a uma maior segurança alimentar.
Um relatório recente da Soil Association revela que em média a AB produz níveis de carbono no solo 28% superiores aos da agricultura convencional, na Europa do Norte, e 20% superiores para todos os países que foram alvo deste estudo (na Europa, América do Norte e Australásia).
Para o Reino Unido (RU), tal representa uma taxa de fixação de carbono de aproximadamente 560 kg C / ano (2ton CO2/ano) por hectare de terra cultivada convertida à AB no RU, durante pelo menos 20 anos. Ou seja, 64 milhões de toneladas de carbono ao longo de 20 anos, em toda a terra cultivada no RU, ou 3,2 ton C/ano. O equivalente a retirar quase 1 milhão de automóveis das estradas! A adopção generalizada das práticas da AB no RU reduziria 23% das emissões agrícolas do RU meramente através da fixação de carbono.
Mais informação em Soil Association

in Agrobio

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

É esta vida um mar; e n'este mar
Qual é o astro que nos alumia?
Que norte, estrella ou bussola nos guia?
Um olhar de mulher! um terno olhar!

João de Deus (in Ramo de Flores)
Petição à Assembleia da República para rever a Lei de Meios para a Região Autónoma da Madeira, com o objectivo das verbas ao abrigo desta Lei não servirem para a destruição da baía do Funchal
http://www.vivamadeira.com/peticoes/component/content/article/39-activas/165-leidemeios.html

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República Portuguesa

Na sequência das cheias catastróficas de 20 de Fevereiro de 2010, o Governo Regional da Madeira criou um depósito provisório com os materiais removidos das três ribeiras que desaguam na baía do Funchal, a sul da Avenida do Mar. Este depósito provisório manteve-se durante todo o Verão e foi aumentado com novos despejos resultantes das cheias de 21 de Outubro, 25 de Novembro e 20 de Dezembro de 2010, e de 20 de Janeiro de 2011. O que era um depósito provisório tornou-se num aterro permanente, tendo o Governo Regional da Madeira, a 15 de Fevereiro de 2011, anunciado a intenção de construir no local do aterro um cais de acostagem de navios de cruzeiro e uma marina com valor estimado de 40 milhões de euros provenientes das verbas da Lei de Meios.

Considerando que se trata de uma obra nova e não de uma reconstrução;
Considerando que a intervenção prevista pelo Governo Regional da Madeira destrói em definitivo a praia junto à Avenida do Mar;
Considerando que o projecto em causa poderá tornar ainda mais problemático o escoamento das ribeiras de Santa Luzia e João Gomes em momentos de cheia;
Considerando que um cais em mar aberto terá grandes restrições de operacionalidade nos meses de Outono e Inverno, que são os que revelam maior frequência de navios de cruzeiro;
Considerando que as intervenções propostas descaracterizam a baía do Funchal, ameaçando a sua qualidade como destino turístico e para usufruto dos residentes;
Considerando que as verbas da Lei de Meios devem ser prioritariamente utilizadas na requalificação urbana e na segurança das populações;

Os cidadãos abaixo assinados rejeitam a possibilidade do dinheiro da Lei de Meios ser gasto pelo Governo Regional da Madeira na construção de novas estruturas portuárias, solicitando à Assembleia da República que reanalise a referida Lei com o objectivo dos dinheiros da solidariedade nacional serem utilizados somente na reconstrução das estruturas danificadas pela aluvião de 20 de Fevereiro de 2010.

in VivaMadeira

segunda-feira, 7 de março de 2011

Sons

Música para bebés
Faça o download grátis da música O.K. Todas as semanas temos uma nova.

in SAPO Família
Recenseadores começam hoje a distribuir os inquéritos
Quem fugir aos Censos arrisca multas de 250 a 3740 euros


A partir de hoje, os recenseadores vão começar a bater à porta dos portugueses para entregar os questionários dos Censos 2011. O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a investir três milhões de euros numa campanha de sensibilização para garantir o sucesso daquela que é a maior operação estatística nacional. Mas a resposta ao recenseamento geral da população e da habitação é obrigatória por lei e quem faltar a este dever ou prestar informações inexactas arrisca-se a uma multa até 3740 euros.

De acordo com o que está fixado na lei, quem deixar de fornecer informações para os Censos no prazo devido, quem fornecer "informações inexactas, insuficientes ou susceptíveis de induzir em erro" ou se opuser "às diligências das pessoas envolvidas nos trabalhos de recolha de dados" incorre numa contra-ordenação, que é punível com coima de 250 a 3740,98 euros. Caso a infracção se deva a negligência, a multa é reduzida para metade. Além disso, se houver um pagamento voluntário da coima, apenas se tem de pagar o valor mínimo. De acordo com a lei, o dinheiro da multa reverte em 40 por cento para as autoridades estatísticas e em 60 por cento para o Estado.
Pior mesmo só a moldura penal para quem viole o segredo estatístico a que estão sujeitas todas as pessoas que trabalham para os Censos. Quem divulgar dados individuais do recenseamento pode ser punido civil e criminalmente, arriscando uma pena de prisão até um ano ou, no caso de ser funcionário do INE, até três anos.
De acordo com o instituto, nunca houve registos de violação do segredo estatístico e a actuação do INE quanto à falta de resposta aos inquéritos tem sido branda. "Até à data, apesar de ter enquadramento legal para o fazer, o INE nunca teve necessidade de aplicar coimas aos cidadãos, uma vez que sempre recebeu da população a colaboração indispensável", esclarece a responsável de comunicação, Manuela Martins. "Não antecipamos que seja numa operação com a importância dos Censos que essa colaboração vá falhar", conclui.

Campanha de três milhões
É para garantir uma taxa óptima de respostas que o INE está a investir três milhões de euros numa campanha multimédia de comunicação. Em relação a 2001, o investimento reduziu-se em 30 por cento, graças, em parte, à reutilização da campanha dos últimos Censos, que foi adaptada à nova operação.
Em 2001, a taxa de cobertura líquida foi de 100,7 por cento, o que significa que foram recenseadas mais 0,7 por cento das pessoas residentes do que deviam ter sido. Isto decorre de ter havido pessoas que responderam aos inquéritos e não o deveriam ter feito, como, por exemplo, os proprietários de uma segunda habitação.
A distribuição dos questionários pelos 18 mil recenseadores envolvidos decorre até dia 20 de Março e todo o trabalho é realizado em estreita articulação com as câmaras municipais e as juntas de freguesia, bem como com as forças policiais (ver caixa).
As grandes novidades este ano são a possibilidade de resposta pela Internet e a georreferenciação dos edifícios. Pela primeira vez, o INE vai reunir as coordenadas geográficas de cada edifício que vai ser recenseado, o que permitirá ter informação a uma escala 20 vezes mais pormenorizada do que a actual.
Além disso, o recenseamento geral da população e da habitação vai ter dados novos, como a população sem-abrigo, o impacto das migrações na estrutura etária do país, se há mais crianças nascidas fora do casamento do que dentro, os casamentos e uniões de facto entre pessoas do mesmo sexo, se o edifício onde vive tem ar condicionado e que tipo de fonte energética é usada para o aquecimento.

Por Ana Rita Faria (7.03.2011)
in
Público

domingo, 6 de março de 2011

As imagens da semana


No mais fundo de ti
Eu sei que te traí, mãe.

Tudo porque já não sou
O menino adormecido
No fundo dos teus olhos.

Tudo porque ignoras
Que há leitos onde o frio não se demora
E noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
São duras, mãe,
E o nosso amor é infeliz.
Tudo porque perdi as rosas brancas
Que apertava junto ao coração
No retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
Talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
Que todo o meu corpo cresceu,
E até o meu coração
Ficou enorme, mãe!

Olha - queres ouvir-me? –
Às vezes ainda sou o menino
Que adormeceu nos teus olhos;

Ainda aperto contra o coração
Rosas tão brancas
Como as que tens na moldura;

Ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
No meio do laranjal
...

Mas - tu sabes - a noite é enorme,
E todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
Dei às aves os meus olhos a beber.

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

Eugénio de Andrade (Poema à Mãe)