sábado, 27 de março de 2010

As surpresas da semana

1 - Protecção a mais afecta o cérebro das crianças. Os efeitos de um pai demasiado protector são semelhantes aos de um pai negligente: menos massa cinzenta.

2 - Vivam, Apenas...

3 - Em 20 ou 30 segundos, o Saldo Positivo dá-lhe ideias rápidas para o ajudar a poupar dinheiro. E a divertir-se ao mesmo tempo.

4 - Passatempo Myguide: Fim-de-semana no Choupana Hills Resort & Spa na Madeira (participe até 9 de Abril 2010).

5 - A poesia ainda é possível?

6 - Nespresso Low Cost.

7 - A Livraria Bertrand Online oferece um Voucher 3€ para utilizar na compra de 2666 (até 2 de Maio 2010).

8 - Existem 4 maneiras de ajudar a Pedigree Missão Adopção. Escolha a que mais lhe convém e ajude. Em tudo o que fizer, estará a salvar a vidas destes cães.

9 - O site da Brise proporciona o download de um vale de 1 euro de desconto, na compra de uma unidade de Brise Sense&Spray.

10 - O Expresso lança a 20 de Março uma colecção para os mais novos aprenderem a ouvir e saberem mais sobre os maiores compositores de sempre.

11 - Receitas económicas a experimentar: 4 por 6 - Batatas recheadas com espinafres e Bolo de Banana.

12 - Semana Santa em Braga: Tradição e solenidade.

13 - Um compositor norte-americano criou um vídeo no YouTube a partir de 185 interpretações do tema "Lux Aurumque". Eric Whitacre apelou a que lhe enviassem vídeos de todo o mundo e o resultado é um coro virtual impressionante. Whitacre fez o pedido através do próprio YouTube, do seu blogue e das redes sociais. Depois, juntou os melhores, fez uma composição de imagens e de som e colocou as imagens num cenário 3D com ele como maestro no centro.

14 - Prémio Design da Gillete Venus 2010: o fato de banho vencedor ganha um prémio monetário de 2000 euros e o vencedor online uma viagem para 2 a Barcelona (envia o teu design até 30 Junho 2010).

15 - Loulé Abate Alameda de Tílias no Dia da Árvore.

16 - A People's Phone dá-te a oportunidade de ter até €20 de desconto imediato em produtos e serviços de telecomunicações, bastando para isso apresentar o vale que podes imprimir (até 12 Abril 2010).

sexta-feira, 26 de março de 2010

Hora do Planeta 2010
A 27 de Março de 2010, entre as 20H30 e as 21H30.
APAGUE AS LUZES PELO PLANETA!
Para mais informações contacte, por favor:
Ângela Morgado
WWF Mediterrâneo Portugal
amorgado@wwfmedpo.org
www.wwf.pt

"Apagar as luzes por uma hora - a Hora do Planeta - é não só contribuir para a preservação do nosso Planeta, como fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas.
Pelo segundo ano consecutivo, Portugal adere à Hora do Planeta e os resultados têm sido além das expectativas!
Já temos confirmadas oficialmente as cidades de Lisboa, Faro, Loulé, Águeda, Aveiro e Vila Nova de Famalicão. E todos os dias várias cidades e vilas do país procuram saber como aderir a este movimento que este ano já está a ultrapassar os números atingidos em 2009.
Monumentos nacionais (como: Cristo-Rei, Castelo de São Jorge, Museu da Electricidade e Padrão das Descobertas em Lisboa; Arco e Muralhas da Cidade de Faro; Biblioteca Manuel Alegre, em Águeda; ou o Mosteiro do Landim, em Vila Nova de Famalicão) engrossam a lista de mais de 70 monumentos que em todo o mundo irão ficar às escuras em nome desta mensagem poderosa da WWF e da Hora do Planeta: ajudar a manter o nosso Planeta Vivo!
O Planeta conta consigo e com milhares de empresas e organizações nesta luta para marcar a diferença e fundamentar uma mudança real!
As expectativas para a HP2009, eram elevadas, mas foram superadas em todo o mundo de forma estrondosa!
Durante uma hora mais de 4 mil cidades, das quais 11 cidades portuguesas, em 88 países, 21 mil empresas e o estrondoso número de 1 200 milhões e pessoas em todo o mundo deram o seu voto ao Planeta.
A Hora do Planeta em 2009, alargava sua mensagem a Copenhaga, onde decorreu a Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - de onde deveria sair um novo acordo climático.
Os olhos estavam postos na cidade dinamarquesa, nos líderes mundiais e num Acordo Climático que fosse ambicioso, justo e realmente eficaz. Os países mais desenvolvidos, de quem se esperava um progresso em acções sustentáveis, minaram este objectivo.
E esta atitude vai ter repercurssões no futuro de todos nós!
Mas não é com críticas que mudaremos a situação. É com acções! E acções construtivas e em forma de celebração. Uma celebração por um Planeta Vivo!
Una-se à Hora do Planeta 2010 e marque a diferença!

Contra o aquecimento global, uma acção global.
Não lhe estamos a pedir muito: é só mexer um dedo e... Desligar a luz!"

In WWF Portugal

quinta-feira, 25 de março de 2010

Palestra sobre Plantas Invasoras
16 de Abril 2010, às 15h
Sala da Assembleia Municipal de Loulé
Associação ÁRVORES DE PORTUGAL
E-mail: arvoresdeportugal@gmail.com
www.arvoresdeportugal.net
Entrada Livre

clicar na imagem para ampliar

"Caros amigos das árvores,

O problema das espécies invasoras, embora muito desconhecido entre a maioria das pessoas, está a tornar-se extremamente grave e ameaça seriamente o equilíbrio dos nossos ecossistemas. No Ano Internacional da Biodiversidade, com o objectivo de divulgar esta problemática junto do público em geral e de sensibilizar os profissionais com acção mais directamente ligada a estas questões, a Árvores de Portugal e a Almargem organizaram uma Palestra sobre Plantas Invasoras, tendo como oradora a Drª Elizabete Marchante, do Projecto INVADER.
Assim, convidamos todas as pessoas que se preocupam com a saúde dos nossos ecossistemas e todos os profissionais de áreas relacionadas a participarem desta acção.
Pedimos ainda a vossa colaboração na divulgação do evento."

Com os melhores cumprimentos,
Associação ÁRVORES DE PORTUGAL

quarta-feira, 24 de março de 2010

Portugal é o país da Europa com mais doentes mentais
Maioria dos casos graves nunca recebeu qualquer tratamento, revela o primeiro estudo nacional


"Os números apanharam de "surpresa" o próprio coordenador nacional para a saúde mental, Caldas de Almeida. Portugal é o país da Europa com a maior prevalência de doenças mentais na população e aproxima-se perigosamente do campeão mundial Estados Unidos. No último ano, um em cada cinco portugueses sofreu de uma doença psiquiátrica (23%) e quase metade (43%) já teve uma destas perturbações durante a vida. Para um grande mal, poucos remédios: 67% dos doentes graves estão sozinhos com o seu problema e nunca tiveram qualquer tratamento.
As conclusões são do primeiro estudo nacional sobre saúde mental, liderado por Caldas de Almeida, da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. O psiquiatra e também coordenador nacional para esta área explica a falta de tratamento por dois factores: "O estigma social que leva as pessoas a terem vergonha de procurar um médico e ao mesmo tempo a ausência de serviços especializados próximos, que cria dificuldades de acesso." Esta ausência de acompanhamento terapêutico contrasta com o elevado consumo de anti-depressivos e ansiolíticos. Como se explica a contradição? "Provavelmente temos pessoas que não precisam a tomar estes medicamentos e os que realmente precisam a não tomar nada", adianta.
Do total de portugueses com perturbações mentais, 6% apresentam quadros graves - nesta categoria os especialistas colocam a doença bipolar, as que levam a perda de capacidades e as que resultaram em tentativas de suicídio. Os médicos de família, nos centros de saúde, são o recurso mais comum. Nas doenças graves, acompanham quase metade dos doentes (47%), enquanto que os serviços especializados de saúde mental ficam pelos 39%. Isto apesar de Caldas de Almeida sublinhar que para estes pacientes isso não chega, "seguramente vão precisar de cuidados especializados". Também a grande maioria das patologias de gravidade moderada estão sem qualquer tratamento (65%) e as ligeiras que estão por acompanhar chegam aos 82%.
As perturbações mais comuns são as da ansiedade, com 16,5%, que em 3,2% dos casos assume proporções graves. "As pessoas costumam pensar que a depressão é que é grave, mas esquecem-se da ansiedade. Muitas vezes tem consequências também de grande gravidade", refere o coordenador do estudo. Neste conjunto, o mais comum são as fobias a situações específicas, com 8,6%, seguidas da perturbação obsessivo-compulsiva (4,4%). As depressões atingem 8% do total e, dentro destas, os bipolares representam 1%. Para uma segunda fase ficam as doenças psicóticas, como as esquizofrenias. Por terem uma dimensão menor, os casos não foram apanhados neste levantamento. Nas perturbações do controlo dos impulsos, 1,8% dos doentes têm explosões interminentes. O comportamento irado de alguns portugueses ao volante é o exemplo para a manifestação desta perturbação. Caldas de Almeida sublinha ainda que a hiperactividade/défice de atenção, normalmente associada às crianças, tem também expressão nos adultos: representa 0,4% das perturbações do controlo dos impulsos.
O estudo português integra um projecto liderado pela Universidade de Harvard e pela Organização Mundial de Saúde, que reúne 30 países. Estes são ainda os dados preliminares e, de acordo com os investigadores, muita da informação recolhida tem ainda de ser analisada. Um dos grandes objectivos é traçar o diagnóstico para depois adaptar os serviços de saúde às necessidades destes doentes. Os dados já recolhidos permitem perceber que a diferença entre Portugal e os restantes estados europeus é abissal. Aos 23% de prevalência nacional, Espanha contrapõe 9,2%, Itália 8,2% e a Bélgica 12%. Próximo do diagnóstico português apenas está a Ucrânia, com 20,5%. "É um padrão atípico", admite Caldas de Almeida. No caso das doenças graves, Portugal supera os 6%, enquanto que os outros países do Sul se ficam por 1%.
Para explicar a complexidade deste levantamento (feito em parceria com o centro de sondagens da Universidade Católica), Miguel Xavier, outro dos responsáveis pelo estudo, divulgou alguns números: 3849 entrevistados com mais de 18 anos, 150 entrevistadores, duas horas médias para cada entrevista e algumas a chegarem às quatro horas, seis anos desde o arranque do projecto. Pedro Magalhães, da Católica, refere que "foi o maior e mais complexo estudo" daquele centro."

In Jornal I

terça-feira, 23 de março de 2010

Páscoa: Viagem pela História
2 a 4 Abril 2010

Chaves e Vila Pouca de Aguiar
Montes de Encanto, Lda
Tel: +351-259433146
Tlm: Geral +351-933237709 e +351-966596214; Clara Espírito Santo +351-918120257 e Sandro Freitas +351-916165984
www.montes-de-encanto.pt

"A Primavera está aí! O sol brilha! A natureza convida a estar na rua! Venha a Trás-os-Montes passar o fim-de-semana da Páscoa, na companhia da Montes de Encanto. Temos para si um programa cultural e divertido, com caminhadas, jogos e visitas ao património histórico da região. No hotel rural, terão à disposição SPA e massagens, para longos momentos de ócio."

Programa completo e mais informações no site.

In Montes de Encanto

clicar na imagem para ampliar

segunda-feira, 22 de março de 2010

Petição
Contra a prática de tiro a chumbo no Parque Florestal de Monsanto
http://www.gopetition.com/online/34872.html


"Exmo. Sr. Presidente da CML, Dr.António Costa,
Exmo. Sr. Vereador dos Espaços Verdes, Dr.José Sá Fernandes,

Tendo em consideração a enorme importância do Parque Florestal de Monsanto para a qualidade de vida de todos os cidadãos da Área Metropolitana de Lisboa;
Tendo em consideração a sua importância ecológica e ambiental;
Tendo em consideração que este deve ser defendido, protegido e preservado e não constantemente alvo de projectos prejudiciais e incompatíveis com a sua vocação;

Os abaixo-assinados dizem NÃO:

* À intenção da CML de voltar a permitir a prática de tiro no parque florestal de Monsanto, revogando assim uma decisão louvável por ela própria tomada, de acabar com uma estrutura que viola as regras elementares do parque prejudicando com a sua utilização a generalidade dos cidadãos.
Este tipo de actividade tem demonstrado constituir uma grave fonte de poluição sonora e ambiental, tendo já colocado em causa a segurança dos seus usufrutuários.

* A TODOS os projectos que possam prejudicar o parque, i.e., que impliquem todo e qualquer abate injustificado de árvores e/ou a destruição do coberto vegetal ou da fauna local."

In Petição Contra a prática de tiro a chumbo no Parque Florestal de Monsanto

domingo, 21 de março de 2010

As imagens da semana

E apesar da chuva, o dia L - Projecto Limpar Portugal - aconteceu! Viva!!
No concelho de Loures, entre 550 a 600 voluntários compareceram para limpar e deixar a sua região com menos lixo (não imaginam a quantidade de lixo que existe espalhada por todo o lado! É um problema grave!).
Partilho algumas fotografias do meu grupo de "limpadores", onde se incluía a Iara (8 anos) que, mesmo no meio da limpeza, teve de fazer a sua medicação: toma de insulina, mostrando que apesar das dificuldades de cada um, todos podemos ajudar e fazer a diferença.
O meu grupo, ao contrário de todos os outros do concelho, teve a benesse de um almoço oferecido para repor a energia despendida!
Sinto um imenso orgulho de ter feito parte do maior movimento voluntário realizado em Portugal e que, por todo o país, mostraram que é possível tornal Portugal melhor e mais bonito.
Parabéns a todos e obrigado pelo dia 20 de Março 2010!