sábado, 3 de março de 2007

As surpresas da semana

1 - O magnífico trabalho do meu amigo Marco para ver em: http://www.polaroid.com/global/detail.jsp?PRODUCT%3C%3Eprd_id=845524441765555&FOLDER%3C%3Efolder_id=2534374302023929&bmUID=1172480261707&bmLocale=en_GB

2 - Através da Belém tive acesso a uma impresssionante colecção de almofadas de alfinetes (pincushions), para ver em: http://www.flickr.com/photos/verybigjen/sets/72057594091530588/show/

3 - O problema das espécies vegetais invasoras muito bem ilucidado pelo Pedro em: http://sombra-verde.blogspot.com/2007/02/todas-as-flores-so-bonitas-parte-ii.html

4 - Uma boneca linda da Eloísa para ver em: http://elotopia.net/blog/?p=323#comments

5 - Um poema muito bonito para ler em: http://umamadordanatureza.blogspot.com/2007/02/os-parasos-artificiais.html

6 - A Quinta do Sargaçal dá-nos conta do desaparecimento das abelhas nos EUA, para ler em: http://www.earthfiles.com/news/news.cfm?ID=1214&category=Environment

7 - A Elsa informa-nos sobre uma colecção de fotografias fantásticas tiradas no Metro Nova Iorque por Travis e publicadas diariamente no seu blog, para ver em:
http://www.travisruse.com/

8 - A Tue-Tue mostra-nos uma pequena doçura com muitos braços da Lizette Greco: http://www.flickr.com/photos/lizettegreco/388474191/in/photostream/

9 - Os sapatos para bébes que a Cararina faz são um verdadeiro tesouro, para ver em: http://www.flickr.com/photos/catarinamadruga/

10 - Da Miss Pearls sem ofensa, claro: http://misspearls.blogspot.com/2007/02/sem-ofensa-claro.html

11 - Via Aquecimento Global, esta espantosa colecção de fotografias sobre a Índia: http://www.asa100.com/

sexta-feira, 2 de março de 2007

Provérbios de Março

Março Marçagão, de manhã Inverno, de tarde Verão.
Março ventoso, Abril chuvoso.
Quando em Março arrulha a perdiz, ano feliz.
Março duvidoso, S. João farinhoso.
Se queres um bom cabaço, semeia em Março.
Quem não poda até Março, vindima no regaço.
Março virado de rabo, é pior que o diabo.

In site: http://www.eb1-fornos-maceira-dao.rcts.pt/textos.htm

quinta-feira, 1 de março de 2007

Eclipse total da Lua visível em Portugal a 3 de Março
Primeiro fenómeno do género desde 2004

"Os portugueses vão poder assistir no primeiro sábado de Março ao primeiro eclipse total da Lua desde 2004, visível em toda a Europa, África e Ásia ocidental.
O fenómeno terá início às 21h30 de 3 de Março, depois de a Lua entrar em penumbra às 20h18, e terminará à 01h20 dessa noite, com o eclipse total a ocorrer entre as 22h44 e as 23h58, precisou, em declarações à agência Lusa, a astrónoma Albertina do Campo, do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
Se as nuvens não interferirem, a Lua cheia estará nessa noite bastante alta no céu, virada a Sul, em muito boas condições para se observar a sua ocultação.
O eclipse resulta da interposição da Terra entre o Sol e a Lua, que fará projectar nela a sua sombra em forma de cone. Mesmo no meio da fase de ocultação total, às 23h21, a Lua não irá desaparecer completamente devido a radiações luminosas de partículas da atmosfera terrestre que se projectam nela. É por isso que o disco lunar estará sempre visível, com várias tonalidades entre o cinzento e o avermelhado, explicou a astrónoma do OAL.
Em todo o país haverá sessões públicas de acompanhamento do fenómeno, com explicações detalhadas. O Observatório Astronómico de Lisboa abre as suas portas ao público na noite do dia 3 e o Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO) promove uma sessão idêntica no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril.
Embora o eclipse seja facilmente visível à vista desarmada, o OAL disponibilizará telescópios e o NUCLIO dará aos interessados a possibilidade de observarem em directo, via Internet, a evolução do fenómeno noutros países, caso a Lua esteja encoberta nessa noite.
O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto organiza também uma sessão de observação do eclipse na sua sede, na rua das Estrelas, durante a qual reunirá uma tertúlia animada por um astrónomo, onde o público poderá esclarecer as suas dúvidas.
Este é o primeiro dos dois eclipses totais da Lua de 2007, com o segundo a ocorrer a 28 de Agosto, não visível na Europa.
O último ocorreu na madrugada de 28 de Outubro de 2004, entre as 03h23 e as 04h45."
In site: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1286296

Eventos de Observação em Portugal ver: http://rastosdeluz.astronomo-amador.com/?page_id=4

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

INGenuidades, Fotografia e Engenharia - 1846-2006
Galeria de Exposições Temporárias
Fundação Calouste Gulbenkian
Das 10h00 às 18h00
até 29 de Abril
Entrada a 3 euros

"Água, Terra, Fogo e Ar são os elementos fundadores, o princípio de tudo, ou quase tudo.
Na exposição INGenuidades - Fotografia e Engenharia 1846-2006, que abriu ao público na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, o percurso pode começar aqui, mas também pode começar pelas imagens dos saberes da indústria espacial, no lado oposto da sala. Quem vê é quem decide por onde quer dar os primeiros passos nesta viagem pela fotografia, que presta homenagem às forças da natureza e aos diferentes engenhos que as desbravam, moldam e destroem.
À pergunta fatal sobre a metáfora INGenuidades no título, Calado prefere responder com outras metáforas e evasivas como "as mensagens são várias". Percebe-se que um dos desafios desta exposição passa também por encontrar essa resposta na face de cada uma das 350 imagens que aqui se dão a ver.
Já os propósitos que estão na base desta grande reunião de fotografias saem de imediato. O objectivo é "homenagear a capacidade criadora da Humanidade, recriar a ideia de que, na natureza, nada se perde, nada se cria e tudo se transforma". E aqui entra o engenho do Homem: "A engenharia é um acto de transformação da própria natureza e, tal como as espécies animais e vegetais, as obras de engenharia crescem e morrem ou são destruídas". É a ideia de ciclo e de reciclagem que está presente em toda a exposição.
Ela própria nascida da conjugação de múltiplos saberes da ciência e da técnica, a fotografia tem aqui um duplo papel. Mostra, por um lado, os elementos e as aptidões humanas para transformar o mundo e as coisas. Ensaia, por outro, uma história dos seus usos. A opção é consciente e o curador sublinha a importância de se colocarem lado a lado as mais vulneráveis técnicas do século XIX e as mais sofisticadas impressões a laser.
Ao todo, há sete secções onde os ramos da Engenharia se revelam pelos quatro elementos. O curador conseguiu reunir 160 fotógrafos de 30 nacionalidades. António Júlio Duarte, José Manuel Rodrigues, Paulo Catrica e Paulo Nozolino estão entre o grupo de artistas portugueses. Edward Steichein, Ansel Adams, Bernd e Hilla Becher, Dorothea Lange e Joel Meyrowitz são outros nomes consagrados da fotografia. Em todos Jorge Calado encontrou a expressão que os unia. E com ela formou um percurso para ver o ciclo da vida, do mundo e das coisas."
(Sérgio B. Gomes, Público, 9.02.2007)

In blog: http://blogs.publico.pt/artephotographica/

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Agora já é possível conduzir debaixo de água

"Os designers holandeses afirmam que os submarinos vão fazer com que os seus condutores sintam que estão a voar através da água.
A versão de um lugar tem 2,75 metros de comprimento e o modelo de 3,35 metros tem lugar para dois. Os proprietários que quiserem mesmo causar uma impressão podem pedir uma pintura especial ou listas laterais.
O pequeno C-Quester pode mergulhar a 50 metros de profundidade e andar a uma velocidade de até 4 nós usando propulsores eléctricos.
Pode manter-se debaixo de água por duas horas e meia seguidas, mas em caso de emergência pode ficar até 36 horas submerso.
O número de vezes que o C-Quester mergulha por dia vai depender da duração de cada mergulho. A duração normal de um mergulho com garrafas são 45 minutos; se mergulhar durante 45 minutos com o C-Quester, pode fazer pelo menos 3 mergulhos por dia, porque carregar as baterias vai demorar 12 horas. Não se esqueça da beleza dos mergulhos nocturnos, que aumentam a quantidade de mergulhos possíveis por dia.
O cockpit, altamente resistente à pressão, permite que o piloto submerja num ambiente seco e suba directamente a partir da máxima profundidade possível até à superfície sem o risco de problemas de descompressão.
Os fabricantes - U-Boat Worx -, que levaram três anos a aperfeiçoar os submarinos, dizem: Nunca antes tinha sido possível permitir ao público explorar o mundo subaquático num ambiente seco.
Mas os aspirantes a Jacques Cousteaus vão percisar de uma carta de piloto subaquático antes de se sentarem ao volante deste veículo."
Mais informações e fotografias em: http://www.uboatworx.com/flash/index.html

In site: http://www.fastaccess.pt/cgi/cgi-bin/newslettermail_artigo.asp?artigoID=%7B89CC5CAD%2D1965%2D4FD4%2DB3A9%2D87BBC36F6618%7D

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Com a batedeira nova (marca portuguesa Flama) volta a alegria para as habituais festas de final-de-semana! Espero que seja do lema: "O que é nacional é bom!" porque sou uma "acérrima" defensora do que é português e não gostaria, mais uma vez, de perder a razão...
Continuamos em época de laranjas, por isso, devemos aproveitar o que a natureza nos oferece e conseguir utilizar produtos frescos na altura própria. E assim evitarmos a quantidade exorbitante de químicos/conservantes em produtos fora de época.
Uma curiosidade: já se sente o "cheirinho" da Primavera. Começamos a observar pássaros novos no telheiro, ou seja, espécies diferentes dos nossos amigos pardais que vivem em volta da casa e vêm comer o pão que lhes oferecemos. E a vegetação está em plena força de crescimento!

Torta de Maçã

Ingredientes:
3 maçãs reinetas
5 ovos (à temperatura ambiente)
o peso dos ovos em açúcar
metade do peso em farinha (para bolos, já com fermento)
canela q.b.
Preparação:
"Bate-se as claras em castelo. Juntam-se todos os outros ingredientes e mistura-se bem. Adiciona-se as claras e envolve-se delicadamente. Reserva-se.
Unta-se um tabuleiro e forra-se com papel. Descasca-se e corta-se as maçãs em fatias. Dispõe-se no fundo do tabuleiro e polvilha-se com canela. Deita-se a massa da torta e vai ao forno.
Quando estiver cozida volte o tabuleiro numa superfície lisa e polvilhada com açúcar. Retire o papel e enrole (com a ajuda de um pano).
Nota: usei maçãs starking e roubei um bocadinho no açúcar porque achei muito. Ficou muito boa!"

In blog: http://diariodacozinha.blogspot.com/

**********************************************************

Bolo de Laranja de Canelas

Ingredientes:
5 ovos (à temperatura ambiente)
3 chávenas (chá) de farinha (para bolos, já com fermento)
3 chávenas (chá) de açúcar amarelo
Raspa de uma laranja
350 ml de sumo de laranja
Preparação:
"Bater muito bem os ovos até crescer. Acrescentar o açúcar e bater até crescer bem fofo. Juntar os outros ingredientes e misturar cuidadosamente com uma colher de pau.
Vai ao forno (190ºC) numa forma de chaminé, untada, polvilhada com farinha e forrada com papel vegetal. O forno deverá ser pré-aquecido (ligar 15-20 minutos antes de colocar a forma com a massa)."
Observações: Bolo muito conhecido em Canelas (Arouca) - Portugal.

In blog: http://kitchenet.aeiou.pt/aleph/ficha?receitas2+3202