sábado, 30 de outubro de 2010

As surpresas da semana

1 - A Poem Lovely as a Tree

2 - Para receber um vale para experimentar gratuitamente um Bistro da Dr. Oetker.

3 - A cidade de Lisboa está mais colorida graças ao projecto CIN RE-MAKE’10 que este ano conta com a participação do escritor José Luís Peixoto e integra a vertente de reabilitação urbana. Jovens artistas das universidades de arquitectura, belas artes e design do país inspiraram-se em textos inéditos de José Luís Peixoto para recuperar oito murais da cidade, agora expostos nas ruas de Lisboa numa verdadeira Exposição Contemporânea de Cor.

4 - 25% dos recifes de coral sob ameaça de extinção. Relatório da OMM adverte para a necessidade de protecção destes sistemas.

5 - Entrámos e saímos da floresta portuguesa com Jorge Paiva. O botânico mostrou-nos cada espécie que compõe a mancha dourada da Margaraça, a mata atlântica da Caparica, a flora mediterrânica da Arrábida. As acácias, pinhais e eucaliptais de todos os dias ficaram de fora. Durante um instante.

6 - Passatempo FNAC: personaliza uma Nintendo DSI Black e se for a mais criativa podes a ganhar. O Tema é livre (participa até 8 Novembro 2010).

7 - Novo quiosque Tela Bags no Centro Comercial Colombo! De 1 a 7 Novembro 2010, os fãs do Facebook da Tela Bags recebem 50% desconto no segundo artigo de menor valor.

8 - Desde 2009 que Santarém se tornou na cidade portuguesa que reivindica o título de reunir mais órgãos antigos, em perfeito funcionamento, dentro do centro histórico. Do total de seis instrumentos antigos restaurados em 2009, quatro têm a marca dos mais destacados mestres de organaria portuguesa do fim do séc. XVIII e início do XIX: António Xavier Machado Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes. Os recitais e concertos do 1.º Ciclo de Órgão, sempre com entrada livre, decorrem entre as duas maiores festas da cidade – S. Francisco de Assis, no início de outubro, e S. José, a meio de março.

9 - Passatempo: a Sony oferece um televisor HD panorâmico BRAVIA de 32 polegadas, mesmo que não tenhas Playstation podes abrir uma conta no site e concorrer (participa até 18 Novembro 2010).

10 - A BirdLife International publicou esta semana um novo mapa que inclui todas as Áreas Importantes para as Aves do mundo: BirdLife has published a map showing the location of over 10,000 of the world’s most important sites for birds and biodiversity, and their protection status. Clik to download map.

11 - Passatempo: o FOX Next oferece uma viagem para duas pessoas à Irlanda, para conhecer os maravilhosos cenários naturais do filme Ondine (participa até 24 Novembro 2010).

12 - Para recordar: Desenhos Animados.

13 - O Jardim Botânico de Coimbra tornou-se autónomo em água, ao introduzir um sistema de rega inteligente, que permitirá uma poupança de 30% nos custos de manutenção. O sistema está em funcionamento desde finais de Setembro.

14 - A Normaderm da Vichy oferece amostras do produto e um vale de desconto de 3 euros, e se comprarem o produto podem ganhar um iphone 4.

15 - O lindo Calendário 2011 do Van Dog já está disponível!

16 - Qual a sua relação com o dinheiro?

17 - Passatempo: a D'Magia oferece 10 DVD's "A Bela e o Monstro" (participa até 10 Novembro 2010).

18 - Para conhecer a Associação Transumância e Natureza de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda.

19 - Amostra grátis: MAGGI - Directo ao forno - Queremos que prove em primeira mão esta novidade.

20 - Depois do folheto “Morreste-me”, cujos 300 mil exemplares vão ser distribuídos a 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, a Pastoral da Cultura da diocese do Porto publica esta 5.ª feira a brochura com o mesmo título. Os textos compostos por António Filipe Barbosa, Fernando Rosas, João Duque, José Nuno Silva e José Pedro Angélico incluídos nas 65 páginas do livrinho serviram de base aos conteúdos do folheto. A obra, que inclui poemas de Daniel Faria, Fernando Echevarría e José Tolentino Mendonça, conta com a arte de Isabel Baptista, Manuela Bronze e José Rodrigues.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

15º Stock Sale Tudo a 5 Euros
1 a 20 Novembro 2010

Segunda a sábado, das 11h às 19h
Outlet A Outra Face da Lua
Rua dos Douradores, 119 - Lisboa
Telf.: 218863430
www.aoutrafacedalua.com

clique na imagem para ampliar

4.º Workshop de Investigação - Felicidade
Próximo Futuro
5 Novembro 2010, das 9h30 - 13h00/14h30 - 17h30
Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian

Av. de Berna, 45-A
1067-001 Lisboa
Informações: 217823529
Entrada Livre
www.proximofuturo.gulbenkian.pt

clique na imagem para ampliar

O workshop de investigação Próximo Futuro do mês de Novembro, feito em colaboração com o Programa Gulbenkian Ambiente, é dedicado à Felicidade. O tema é passível de múltiplas abordagens, quer disciplinares, quer culturais, no que pode ser o histórico ou a experiência de grupos. O facto do Programa Gulbenkian Ambiente se ter associado a este workshop é uma mais-valia e reforça outras possibilidades de equacionar a Felicidade porquanto a problemática do Ambiente estar associada a um uso equilibrado dos recursos naturais e a uma crítica necessária ao modo de vida baseado no consumo como táctica para se ser feliz. Uma política que reequacione o consumo obriga a abordagens novas a este tema clássico e regularmente tratado como a primeira das utopias.

In Próximo Futuro

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Câmara Municipal de Lisboa lava as mãos do PDM

É a última machadada no PDM. A partir de agora, Lisboa está vendida aos interesses dos privados. A história é longa e feia. Primeiro, Pedro Santana Lopes alterou o PDM com a criação dos Planos de Pormenor Simplificados. Agora, chegou a vez do Arq. Manuel Salgado que veio reforçar pelas alterações que introduziu, a intervenção directa dos privados nos Planos de Urbanização e de Pormenor, permitindo que aqueles possam alterar o próprio planeamento a seu belo prazer. É assim que é possível construir a torre Normam Foster, impermeabilizar os logradouros, construir edifícios de quatro andares dentro do Jardim Botânico, pervertendo o conceito inicial dos Planos de Pormenor. Segundo reza a história, estes foram criados com a intenção de tornarem mais rigorosas as intervenções urbanísticas em certas áreas da cidade, nomeadamente nas zonas históricas, com medidas ainda mais restritivas que as contempladas no PDM. Mas o que verificamos, é que progressivamente estes Planos de Pormenor vieram facilitar e permitir que as regras anteriores fossem esquecidas. É o que se constata com estas novas alterações propostas para o PDM. Por outro lado, entidades públicas que existem para defender o bem comum, como a CCDR e o IGESPAR, criaram um neologismo que dá pelo nome de nim, talvez esperando, que um D. Sebastião qualquer, possa tornar claros os seus plúmbeos e gelatinosos pareceres. Na brilhante e lúcida entrevista que o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles deu ao jornal "Público" de 10 de Outubro, o coordenador do Plano Verde para Lisboa, vem exactamente pôr o dedo na ferida, desafiando esta situação calamitosa. A partir de agora os privados são os donos de Lisboa!?
A Liga dos Amigos do Jardim Botânico, vem reafirmar que lutará até ao fim pela salvaguarda do Jardim Botânico e da sua missão, que tudo fará para denunciar esta fraude urbanística, que a soldo de uma cobertura legal, tem saqueado a cidade de Lisboa, privado os seus cidadãos do direito a uma vida com qualidade e que, ao contrário da afirmação feita pelo Arq. Manuel Salgado, se orientará sempre pelo lema "se formos muito exigentes reabilitamos bem".
Os que quiserem juntar-se a nós serão bem vindos.

Liga dos Amigos do Jardim Botânico

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sons

Seal - Love's Divine

O meu cantor favorito numa das mais belas músicas de sempre!
Letras

Não te suspendas, não,
deste abismo por onde voam
milhafres e nuvens brancas.
Bem conheces a tentação de cair
mas se fores demasiado longe
para que te vejam, te ignorem
na absoluta solidão e no frio,
estende, ao menos, uma corda de letras,
um cabo de palavras por onde desças
e te salves, mesmo com o desejo
dos regressos, a ambição da morte
insatisfeita, lá no alto, perto
dos sons muito esparsos, das cores
e das formas mais elementares.
Melhor do que deitar fora
as palavras, pela janela!

Manuel Fernando Gonçalves (1951)
in Coração Independente

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sons

George Michael - Older (1996)

Uma das muitas bonitas canções do George, quer pela letra ou sonoridade.
Letras

Não descobri terras
Não fundei cidades
Não tive cavalos nem pajens
Não fui amigo do rei
Não pelejei em África
Não fui pirata
Não conquistei o Peru
Não raptei freiras
Não fui à Índia
Não me cobri de glória
Não tive estátuas

O que de mim sei
Encalhou no tempo

António Dacosta (1914-1990)
in A Cal dos Muros

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Recomeçar

O meu computador decidiu morrer (nem o facto de ser um Toshiba serviu de incentivo para se manter saudável), e como é o único em casa, não consegui ter outra forma de aceder à internet. Vivi quase oito dias fora do Mundo Virtual e foi complicado... Já houve calma, desespero e resignação, quer pela perda de dados, quer pela falta da cópia de segurança. Neste momento, estamos a recomeçar, devagarinho, com um computador emprestado e sem informação nenhuma. Por isso, meus amigos virtuais, tenham um pouco de paciência com o Maria Pudim mais alguns dias.
Até conseguirmos ficar 100% operacionais, este blogue será mais poético e literário, repleto de palavras e sentimentos.
Obrigado.
Maria Lua

domingo, 24 de outubro de 2010

As imagens da semana


Desço as escadas de casa
alguma coisa acabou para nós neste lugar
nos espaços mínimos que nos separam
orgulho-me da tua nobreza
conto teus passos de criança sobre a terra
não sei que manhã virá em auxílio
de graça vulnerável de um amor
tão puro que não precisa
sequer de razões
ponho a mão na boca
para suster um grito

No duelo com certas noites
um coração sai sempre perdedor

Tua voz luzia pelo porto
quase a ponto de perder-se

Não avances tão depressa, minha noite

José Tolentino Mendoça (1965)
De Igual para Igual