"Estou aqui construindo o novo dia com uma expressão tão branda e descuidada que dir-se-ia não estar fazendo nada. E, contudo, estou aqui construindo o novo dia!" António Gedeão
sábado, 30 de outubro de 2010
1 - A Poem Lovely as a Tree
2 - Para receber um vale para experimentar gratuitamente um Bistro da Dr. Oetker.
3 - A cidade de Lisboa está mais colorida graças ao projecto CIN RE-MAKE’10 que este ano conta com a participação do escritor José Luís Peixoto e integra a vertente de reabilitação urbana. Jovens artistas das universidades de arquitectura, belas artes e design do país inspiraram-se em textos inéditos de José Luís Peixoto para recuperar oito murais da cidade, agora expostos nas ruas de Lisboa numa verdadeira Exposição Contemporânea de Cor.
4 - 25% dos recifes de coral sob ameaça de extinção. Relatório da OMM adverte para a necessidade de protecção destes sistemas.
5 - Entrámos e saímos da floresta portuguesa com Jorge Paiva. O botânico mostrou-nos cada espécie que compõe a mancha dourada da Margaraça, a mata atlântica da Caparica, a flora mediterrânica da Arrábida. As acácias, pinhais e eucaliptais de todos os dias ficaram de fora. Durante um instante.
6 - Passatempo FNAC: personaliza uma Nintendo DSI Black e se for a mais criativa podes a ganhar. O Tema é livre (participa até 8 Novembro 2010).
7 - Novo quiosque Tela Bags no Centro Comercial Colombo! De 1 a 7 Novembro 2010, os fãs do Facebook da Tela Bags recebem 50% desconto no segundo artigo de menor valor.
8 - Desde 2009 que Santarém se tornou na cidade portuguesa que reivindica o título de reunir mais órgãos antigos, em perfeito funcionamento, dentro do centro histórico. Do total de seis instrumentos antigos restaurados em 2009, quatro têm a marca dos mais destacados mestres de organaria portuguesa do fim do séc. XVIII e início do XIX: António Xavier Machado Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes. Os recitais e concertos do 1.º Ciclo de Órgão, sempre com entrada livre, decorrem entre as duas maiores festas da cidade – S. Francisco de Assis, no início de outubro, e S. José, a meio de março.
9 - Passatempo: a Sony oferece um televisor HD panorâmico BRAVIA de 32 polegadas, mesmo que não tenhas Playstation podes abrir uma conta no site e concorrer (participa até 18 Novembro 2010).
10 - A BirdLife International publicou esta semana um novo mapa que inclui todas as Áreas Importantes para as Aves do mundo: BirdLife has published a map showing the location of over 10,000 of the world’s most important sites for birds and biodiversity, and their protection status. Clik to download map.
11 - Passatempo: o FOX Next oferece uma viagem para duas pessoas à Irlanda, para conhecer os maravilhosos cenários naturais do filme Ondine (participa até 24 Novembro 2010).
12 - Para recordar: Desenhos Animados.
13 - O Jardim Botânico de Coimbra tornou-se autónomo em água, ao introduzir um sistema de rega inteligente, que permitirá uma poupança de 30% nos custos de manutenção. O sistema está em funcionamento desde finais de Setembro.
14 - A Normaderm da Vichy oferece amostras do produto e um vale de desconto de 3 euros, e se comprarem o produto podem ganhar um iphone 4.
15 - O lindo Calendário 2011 do Van Dog já está disponível!
16 - Qual a sua relação com o dinheiro?
17 - Passatempo: a D'Magia oferece 10 DVD's "A Bela e o Monstro" (participa até 10 Novembro 2010).
18 - Para conhecer a Associação Transumância e Natureza de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda.
19 - Amostra grátis: MAGGI - Directo ao forno - Queremos que prove em primeira mão esta novidade.
20 - Depois do folheto “Morreste-me”, cujos 300 mil exemplares vão ser distribuídos a 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, a Pastoral da Cultura da diocese do Porto publica esta 5.ª feira a brochura com o mesmo título. Os textos compostos por António Filipe Barbosa, Fernando Rosas, João Duque, José Nuno Silva e José Pedro Angélico incluídos nas 65 páginas do livrinho serviram de base aos conteúdos do folheto. A obra, que inclui poemas de Daniel Faria, Fernando Echevarría e José Tolentino Mendonça, conta com a arte de Isabel Baptista, Manuela Bronze e José Rodrigues.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
1 a 20 Novembro 2010
Segunda a sábado, das 11h às 19h
Outlet A Outra Face da Lua
Rua dos Douradores, 119 - Lisboa
Telf.: 218863430
www.aoutrafacedalua.com

clique na imagem para ampliar
Próximo Futuro
5 Novembro 2010, das 9h30 - 13h00/14h30 - 17h30
Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45-A
1067-001 Lisboa
Informações: 217823529
Entrada Livre
www.proximofuturo.gulbenkian.pt

O workshop de investigação Próximo Futuro do mês de Novembro, feito em colaboração com o Programa Gulbenkian Ambiente, é dedicado à Felicidade. O tema é passível de múltiplas abordagens, quer disciplinares, quer culturais, no que pode ser o histórico ou a experiência de grupos. O facto do Programa Gulbenkian Ambiente se ter associado a este workshop é uma mais-valia e reforça outras possibilidades de equacionar a Felicidade porquanto a problemática do Ambiente estar associada a um uso equilibrado dos recursos naturais e a uma crítica necessária ao modo de vida baseado no consumo como táctica para se ser feliz. Uma política que reequacione o consumo obriga a abordagens novas a este tema clássico e regularmente tratado como a primeira das utopias.
In Próximo Futuro
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
É a última machadada no PDM. A partir de agora, Lisboa está vendida aos interesses dos privados. A história é longa e feia. Primeiro, Pedro Santana Lopes alterou o PDM com a criação dos Planos de Pormenor Simplificados. Agora, chegou a vez do Arq. Manuel Salgado que veio reforçar pelas alterações que introduziu, a intervenção directa dos privados nos Planos de Urbanização e de Pormenor, permitindo que aqueles possam alterar o próprio planeamento a seu belo prazer. É assim que é possível construir a torre Normam Foster, impermeabilizar os logradouros, construir edifícios de quatro andares dentro do Jardim Botânico, pervertendo o conceito inicial dos Planos de Pormenor. Segundo reza a história, estes foram criados com a intenção de tornarem mais rigorosas as intervenções urbanísticas em certas áreas da cidade, nomeadamente nas zonas históricas, com medidas ainda mais restritivas que as contempladas no PDM. Mas o que verificamos, é que progressivamente estes Planos de Pormenor vieram facilitar e permitir que as regras anteriores fossem esquecidas. É o que se constata com estas novas alterações propostas para o PDM. Por outro lado, entidades públicas que existem para defender o bem comum, como a CCDR e o IGESPAR, criaram um neologismo que dá pelo nome de nim, talvez esperando, que um D. Sebastião qualquer, possa tornar claros os seus plúmbeos e gelatinosos pareceres. Na brilhante e lúcida entrevista que o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles deu ao jornal "Público" de 10 de Outubro, o coordenador do Plano Verde para Lisboa, vem exactamente pôr o dedo na ferida, desafiando esta situação calamitosa. A partir de agora os privados são os donos de Lisboa!?
A Liga dos Amigos do Jardim Botânico, vem reafirmar que lutará até ao fim pela salvaguarda do Jardim Botânico e da sua missão, que tudo fará para denunciar esta fraude urbanística, que a soldo de uma cobertura legal, tem saqueado a cidade de Lisboa, privado os seus cidadãos do direito a uma vida com qualidade e que, ao contrário da afirmação feita pelo Arq. Manuel Salgado, se orientará sempre pelo lema "se formos muito exigentes reabilitamos bem".
Os que quiserem juntar-se a nós serão bem vindos.
Liga dos Amigos do Jardim Botânico
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Não te suspendas, não,
deste abismo por onde voam
milhafres e nuvens brancas.
Bem conheces a tentação de cair
mas se fores demasiado longe
para que te vejam, te ignorem
na absoluta solidão e no frio,
estende, ao menos, uma corda de letras,
um cabo de palavras por onde desças
e te salves, mesmo com o desejo
dos regressos, a ambição da morte
insatisfeita, lá no alto, perto
dos sons muito esparsos, das cores
e das formas mais elementares.
Melhor do que deitar fora
as palavras, pela janela!
Manuel Fernando Gonçalves (1951)
in Coração Independente
terça-feira, 26 de outubro de 2010
George Michael - Older (1996)
Uma das muitas bonitas canções do George, quer pela letra ou sonoridade.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
O meu computador decidiu morrer (nem o facto de ser um Toshiba serviu de incentivo para se manter saudável), e como é o único em casa, não consegui ter outra forma de aceder à internet. Vivi quase oito dias fora do Mundo Virtual e foi complicado... Já houve calma, desespero e resignação, quer pela perda de dados, quer pela falta da cópia de segurança. Neste momento, estamos a recomeçar, devagarinho, com um computador emprestado e sem informação nenhuma. Por isso, meus amigos virtuais, tenham um pouco de paciência com o Maria Pudim mais alguns dias.
Até conseguirmos ficar 100% operacionais, este blogue será mais poético e literário, repleto de palavras e sentimentos.
Obrigado.
Maria Lua
domingo, 24 de outubro de 2010
alguma coisa acabou para nós neste lugar
nos espaços mínimos que nos separam
orgulho-me da tua nobreza
conto teus passos de criança sobre a terra
não sei que manhã virá em auxílio
de graça vulnerável de um amor
tão puro que não precisa
sequer de razões
ponho a mão na boca
para suster um grito
No duelo com certas noites
um coração sai sempre perdedor
Tua voz luzia pelo porto
quase a ponto de perder-se
Não avances tão depressa, minha noite
José Tolentino Mendoça (1965)
De Igual para Igual