sábado, 20 de novembro de 2010

As surpresas da semana

1 - A livraria centenária portuense Lello foi classificada pela Lonely Planet como a terceira melhor do mundo, no guia que esta editora fundada na Austrália acaba de lançar para o próximo ano.

2 - Amostra perfume Gucci Guilty: Please complete the below form to receive your complimentary Gucci Guilty fragrance sample.

3 - Sífilis não foi "importada" do Novo Mundo. Escavação em Londres revela esqueletos do século XIII e XIV que apresentam marcas da doença.

4 - Aqui podia viver gente. Uma iniciativa louvável do Bloco de Esquerda.

5 - As populações de atum-rabilho diminuíram 85 por cento nos últimos 30 anos. Por isso, quatro organizações não governamentais juntaram-se para pedir a suspensão da pesca industrial a esta espécie.

6 - Faça já o pedido da sua caderneta de vales e surpreenda o seu gato com as novas receitas Whiskas Saquetas. Uma saqueta equivale a uma refeição completa, ainda mais saborosa, sem conservantes ou aromatizantes artificiais.

7 - Se isto não é um escândalo, não sei o que é um escândalo: Um jovem de 26 anos, sem currículo profissional nem formação de nível superior, foi contratado, em Dezembro, como assessor técnico e político do gabinete da vereadora Graça Fonseca na Câmara de Lisboa (CML). Remuneração mensal: 3950 euros ilíquidos a recibo verde. Desde então, o assessor - que estava desempregado, fora funcionário do PS e candidato derrotado à Junta de Freguesia de Belém - acumulou esse vencimento com cerca de 41.100 euros de subsídios relacionados com a criação do seu próprio posto de trabalho.

8 - Baby's Lovely Reggae (Faça o download grátis desta música).

9 - Hotel e Resorts Ô: ganhe uma estadia grátis/win free nights. Responda à pergunta, escolhendo a opção correcta e habilite-se a ganhar 1 noite de alojamento para duas pessoas, numa das ofertas especiais à escolha - registe-se no Quiz Login.

10 - Mais duas árvores classificadas como de interesse Público, propostas pelas Árvores de Portugal: a araucária de Viana do Castelo e o azevinho de Cristóval, Melgaço.

11 - Tradições Lusitanas. Atravessámos a Estremadura, o Alto Alentejo e a Beira Baixa. Apreciámos o melhor que estas regiões têm para oferecer: tradições de um Portugal que teima em perpetuar o puro lusitano, o queijo e o azeite. Todos com características únicas, que continuam a dar cartas além fronteiras.

12 - Camisola rapaz com tranças. Tricote uma camisola quente e confortável, ideal para o tempo de escola. A robustez de Schachenmayr Universa permitir-lhe-á criar uma peça de elevada resistência. Trabalhada em tons sóbrios e bonitos entrançados, farão com que o seu filho fique desejoso de a usar.

13 - Passatempo: a BIT e a Listopsis/Nec oferecem um monitor da NEC de 19 polegadas. Envie um e-mail com uma frase que inclua as palavras Listopsis e BiT com o assunto NEC para passatempo@bit.pt (com os seus dados pessoais, morada, telefone e BI). Este passatempo é válido até dia 5 Dezembro 2010 e o vencedor será anunciado na edição 148 da BiT.

14 - Feira de Natal do BIPP (Banco de Informação de Pais para Pais): Fórum Picoas (Lisboa), de 22 a 27 Novembro 2010, das 11h às 20h.

15 - Autocarro da Carris serviço gratuito: Marquês Pombal – Estação Fluvial de Belém (e vice-versa). Serviço nocturno gratuito que funciona com 1 carreira nas noites de 6ª, sábado e vésperas de feriado.

16 - Conheça a nova rede social para os amantes de cerveja.

17 - A beleza das cidades: um valor a partilhar.

18 - Biscoitos sortidos.

19 - Solicite gratuitamente o Livro “Perguntas e Respostas sobre as perdas de urina” da Lindor.

20 - Está bem informada sobre o cancro da mama? Faça este teste e descubra.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Semana da Ciência e da Tecnologia 2010
22 a 28 Novembro 2010
Mais de 300 actividades em vários locais do país
(para todas as idades)
Todas as actividades são gratuitas
www.cienciaviva.pt

Ver programa completo aqui

De 22 a 28 de Novembro, a ciência e a tecnologia estão na ordem do dia em centenas de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o País.
Que ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm?
Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, de 22 a 28 de Novembro, instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o País abrem as suas portas ao público, lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento.
O Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência, celebra-se durante esta semana.
Não deixe de marcar a Semana da Ciência e da Tecnologia 2010 no seu calendário. Todas as actividades são gratuitas.

In Ciência Viva
Campanha Solidária - Os Anjinhos de Natal
Uma iniciativa do Exército de Salvação
Ajude uma criança, faça o seu pedido para: email fiosoltos@gmail.com
http://www.facebook.com/pages/Anjinhos-de-Natal/139448546104159

Os anjinhos são crianças desfavorecidas, às quais o Exército de Salvação, com a nossa participação e de colaboradores de muitas outras empresas ajudam a ter um Natal mais alegre. As crianças mais carenciadas são seleccionadas pelo Exército de Salvação, que faz a pesquisa no terreno junto das famílias mais necessitadas.
Depois de seleccionados os nomes e idades das crianças são colocados num cartão com o pedido da prenda.
O anjinho é o cartão onde vem mencionado o nome, a idade e o presente da criança em causa; um brinquedo e um fato de treino para a idade. Todos os anjinhos correspondem a uma criança específica, por esse motivo em todos os presentes deve ser colocado o número correspondente à criança, este número vem mencionado no cartão-anjinho.
Quem quiser contribuir pode solicitar o número de anjinhos que pretende através do mail: fiosoltos@gmail.com. Será enviada toda a informação do anjinho o mais rápido possível.
Estes pedidos devem ser feitos no máximo até dia 30 de Novembro e a data de entrega dos presentes será feita entre os dias 2 e 7 de Dezembro nas instalações da TVI, ao cuidado de Ana Almeida ou contactar por email para que se indique outro local ou mesmo ir levantar os presentes, nenhum anjinho ficará sem presente por motivos logísticos.

In Facebook Anjinhos de Natal

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Recrutamento de Delegados Municipais para Censos 2011
Até 15 Dezembro 2010
Instituto Nacional de Estatística


Estão abertas as candidaturas para Delegados Municipais para os Censos 2011.
Em Janeiro abrem as candidaturas para Recenseadores.

Candidaturas e outras informações para ver aqui.
Projecto Plantar uma Árvore
20 e 27 Novembro 2010
Lisboa e Cascais
www.plantarumaarvore.org

Lisboa
Dia 20 – 14h30 às 17:00
Encosta Oeste dos Montes Claros
1000 árvores – 500 participantes
800 Quercus suber e 200 Quercus rotundifolia
Dia 27 - 14h30 às 17:00
Encosta Norte dos Montes Claros
1000 árvores – 500 participantes
400 Quercus suber, 300 Quercus robur, 300 Quercus faginea
Ponto de encontro será no miradouro de Montes Claros, junto ao restaurante chimarrão
.

Programa completo para ver aqui

clique na imagem para ampliar

Castanhas
Em época de frio, estas são alimento confortante mas também calórico e nutritivo. Descubra porquê

Durante muito tempo acreditou-se que o castanheiro (Castanea sativa) tinha sido importado do Irão no séc V a.C. e, por meio de cultura, se tinha propagado por toda a Europa.
Estudos recentes provam, no entanto, que o castanheiro comum (outro nome que lhe é atribuído entre nós) é oriundo da Península Ibérica. Actualmente, podem encontrar-se por toda a Europa setentrional belas matas de castanheiros.
Em Portugal cresce um pouco por todo o país em bosques e montanhas até 1300 metros. As mais bonitas matas de castanheiros que conheço e recomendo no nosso país são as do Parque Natural da Peneda-Gerês, no mês de Novembro, em que o solo fica coberto de mantos dourados e acastanhados de folhas de castanheiro.
Identificação e história
É uma árvore de folha caduca que pode atingir entre 20 e 30 metros de altura. Apresenta tronco maciço, madeira dura, casca jovem, lisa, de cor cinzento-prateado, as folhas são verde escuras, lanceoladas, amentilhos (espigas pendentes) femininos e masculinos e cápsulas de sementes verde-amareladas, espinhosas, que contêm duas a três castanhas de casca brilhante.
Prefere solos siliciosos e bem drenados, onde as raízes possam penetrar profundamente. O castanheiro tem muita dificuldade em se desenvolver em solos cálcarios. É de crescimento lento nos primeiros anos, acelerando-se em seguida, atingindo o seu porte definitivo por volta dos 50 anos.
Se estiver isolado, o tronco mantém-se baixo, a copa expande-se e a frutificação dá-se por volta dos 25-30 anos. Caso faça parte de uma floresta, cresce muito mais e só dará frutos por volta dos 40 ou 60 anos.
Os castanheiros podem viver muitos anos e em alguns casos atingir mil anos de vida. Com a idade, o tronco torna-se oco. Julgo existir ainda na Sicília, nas encostas do Etna, um castanheiro cujo tronco servia de abrigo a um rebanho de ovelhas e que segundo contavam os camponeses teria cerca de 4000 anos.
O castanheiro-cumum (Castanea sativa) é da família das fagáceas, à qual também pertencem os carvalhos e as faias e não deve confundir-se com o castanheiro-da-Índia (Aesculus hippocastanum), que é da família das hipocastnáceas e é mais plantado como árvore ornamental em parques e avenidas de belíssimas folhas palmadas e flores brancas manchadas de amarelo e vermelho, uma das primeiras a abrir na Primavera.
As suas folhas apresentam no entanto propriedades muito semelhantes às do castanheiro comum mas as castanhas são muito mais amargas.
Componentes
As folhas e a casca são muito ricas em taninos, os frutos contêm glúcidos, lípidos e prótidos, pictina, mucilagem, amido e sais minerais e vitaminas B1, B2 e C. A farinha de castanha contém cerca de de 6 a 8% de proteínas.
A castanha fresca é uma boa fonte de vitamina C, de tiamina (B1), de piroxila (B6), de potássio (K) e de fósforo.
Utilizações
Muito nutritiva, a castanha teve um papel primordial na alimentação de vários povos ao longo da História. É também conhecida como o pão dos pobres e possui verdadeiras propriedades anti-anémicas e tónicas. Era outrora utilizada como alimento base em anos de más colheitas.
É anti-séptica, estomacal e ajuda a corrigir problemas de atraso no crescimento das crianças, anti-hemorrágica, combate problemas de varizes e hemerróides, náuseas, vómitos e diarreias. As folhas jovens cozidas na Primavera podem ser utilizadas para acalmar ataques de tosse.
A casca da castanha, misturada com a casca do carvalho e folha de nogueira em decocção pode ser aplicada em irrigações vaginais para estancar hemorragias uterinas. O chá de folhas de castanheiro, ao contrair as mucosas, inibe os ataque de tosse violenta, daí ser recomendado contra a tosse convulsa, bronquite e expectoração.
É ainda utilizado em gargarejos. Em casos de garganta inflamada, pode ainda ser utilizada para aliviar dores reumáticas, de articulações e musculares.
Na culinária
A castanha é um farináceo de Inverno. Convém tirar a pele antes de a consumir, pois esta tem sabor bastante amargo. Destaca-se facilmente quando ainda quente e depois de cozida ou assada. Pode incorporar-se em sopas, saladas e recheios, a farinha da castanha pode misturar-se com outras farinhas na confecção de bolos, pão, crepes gelados e pudins. O puré de castanha está ainda em certos países associado à caça e às aves.
Se a sua conservação for feita em local fresco e seco, sobre areia seca, poderá durar um ano, pelada e cozida a castanha conserva-se apenas poucos dias no frigorífico.
Contra-indicações
O chá das das folhas está contra indicado em diabéticos, crianças com menos de 10 anos, grávidas e em casos de amamentação.

Fernanda Botelho
In Sapo Mulher

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Petição em defesa da Missão do Jardim Botânico
www.gopetition.com/petition/39771.html

Petição em defesa da Missão do Jardim Botânico e da sua sustentabilidade ambiental, social e económica a longo prazo. Revisão imediata do Plano de Pormenor do Parque Mayer, Jardim Botânico, Edifícios da Politécnica e Zona Envolvente.
Participe e assine!

Obrigado.

Mais informações no blogue da Liga dos Amigos do Jardim Botânico.
Um filme a não perder! Estreia mundial dia 18 Novembro 2010
Harry Potter: O Princípio do Fim?...


É verdade! Dez anos depois de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, a aventura do mais famoso aluno da escola de feiticeiros e seus amigos está prestes a chegar ao fim. Apaixonando multidões de miúdos e graúdos por todo o mundo, o filme chega-nos com um atractivo muito particular: com o aclamado Eduardo Serra, português, como director de fotografia.
Dividido em duas partes, “Harry Potter e os Talismãs da Morte” apresenta agora a primeira, no momento em que Voldemort e as suas hostes empreendem uma feroz perseguição aos “muggles”, com Harry Potter e seus protectores à cabeça da lista de procurados... mortos, de preferência. Além da morte de Harry Potter, Voldemort clama pela sua varinha mágica com a qual conquistará poder absoluto sobre tudo e todos.
É a fase decisiva da luta do Bem contra o Mal e, nela, o Bem perdeu já um dos seus mais fiéis e acérrimos defensores: Albus Dumbledore, director da Escola de Feiticeiros de Hogwarts. Fragilizados em número mas não em espírito, os amigos de Harry, de Ron ao Olho-Louco, passando por Hermione, os pais Weasley ou o enorme e fidelíssimo Hagrid, estão mais firmes do que nunca no seu dever de proteger “O Escolhido”. Para tal, todos deverão abandonar os seus e, espalhados, seguir o mais elevado chamamento do Bem, que aqui se traduz em, entre outros, ajudar a iludir os perseguidores...
Sétima sequela da mais bem sucedidas produção infanto-juvenil da última década, “Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1” prepara-nos para o adeus a este empolgante pastiche de referências: da cultura tradicional, misturando um quê de conto popular – são vários e de origens diversas os que incluem nas suas narrativas os talismãs, representando talentos, virtudes, poderes -, da cultura literária, com elementos inequívocos da literatura ocidental contemporânea – sendo de Tolkien e C. S. Lewis os mais evidentes – e, ainda, da cultura cristã.
Num episódio em que era praticamente impossível esconder o algum esgotamento do produto Potter, reflectido na fragilidade dos diálogos e na ausência de elementos descritivos e densidade psicológica das personagens (e suas relações), resta uma mensagem, pelo Bem, uma emocionante sucessão de perigos e um magnífico trabalho fotográfico onde, como é seu dom e compromisso, Eduardo Serra só filma em luz natural.

Margarida Ataíde
In Agência Ecclesia

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Green Project Awards premeia Óbidos, Limpar Portugal e A Industrial Farense

A promoção da energia solar, a limpeza do país e o melhor aproveitamento da alfarroba deram à Câmara Municipal de Óbidos, à campanha Limpar Portugal e à empresa A Industrial Farense os primeiros prémios dos Green Project Awards 2010. Os prémios são atribuídos anualmente pela agência de comunicação
A Câmara de Óbidos venceu na categoria Produto ou Serviço, com um projecto que estimula o uso da energia solar pelos munícipes do concelho. O modelo em vigor no município permite aos seus residentes candidatarem-se à instalação de painéis solares pagando apenas parte do investimento. A autarquia estabeleceu parcerias com empresas da área das energias renováveis, que recebem, durante um período determinado, parte do resultado da venda de energia dos painéis solares instalados nas habitações.
O primeiro prémio na categoria Campanha de Comunicação foi atribuído à iniciativa Limpar Portugal, que mobilizou mais de 100 mil portugueses para eliminarem depósitos ilegais de resíduos, de Norte a Sul do país. A iniciativa foi liderada por uma estrutura informal, “sem estatutos, nem burocracias, nem dinheiro”, segundo informação dos Green Project Awards. Os apoios recebidos – de dezenas de empresas, autarquias e outras entidades – foram em serviços e equipamentos.
A empresa A Industrial Farense ficou com o prémio na categoria Investigação & Desenvolvimento, com um projecto para valorizar a polpa da alfarroba, normalmente utilizada apenas para alimentação animal. A empresa investigou as propriedades da alfarroba e desenvolveu processos para utilizar a sua polpa como produto anti-oxidante, fibra alimentar, bebida não-alcoólica e edulcorante.

Ricardo Garcia
In Ecosfera
Foi descoberto o gene da generosidade
Pessoas com a variante COMT-Val são mais dadas a actos de bondade

Gosta de fazer bem a outras pessoas? Nesse caso, o gene da generosidade pode ser o responsável por essa vontade. Um grupo de investigadores da Universidade de Bonn (Alemanha), dirigido pelo catedrático de psicologia Martin Reuter, acredita ter descoberto o gene da generosidade, após ter feito um estudo com cem estudantes – os resultados foram publicados no Journal Social Cognitive & Affective Neuroscience.
Segundo o investigador, a prova consistiu numa experiência de retenção de dados na qual tinham que aprender uma série de dígitos e depois repeti-los de memória. Posteriormente, cada um dos participantes recebia cinco euros e tinha a possibilidade de doar parte dessa quantidade para um fim caridoso. As doações eram anónimas – apenas o grupo de investigação sabia a quantia dada.
Para o teste de DNA, os cientistas centraram-se no gene chamado COMT, que contém as informações para a criação de uma enzima que desactiva determinadas substâncias no cérebro, entre elas a dopamina. Há já 15 anos que se sabe que existem duas variantes distintas do gene COMT: o COMT val e o COMT met, que estão distribuídos de forma bastante equitativa entre a população humana.
Nas pessoas com a primeira variante, a enzima trabalha de forma quatro vezes mais efectiva, de modo que a dopamina é tornada inactiva de forma muito mais rápida. O estudo da Universidade de Bonn demonstrou que isto tem efeitos no comportamento e as pessoas que participaram no teste e que tinham a variante COMT val doaram o dobro da quantidade daqueles que tinham a variante met.
Ficou provado que esta mini-mutação afecta o comportamento. É a primeira vez que uma investigação empírica mostra que existe de facto uma ligação entre um factor genético determinado e atitudes altruístas, apesar de estudos com gémeos já terem demonstrado que os genes influenciam no comportamento.
O grupo de Bonn concentrou sua análise no gene COMT por saber que a dopamina influencia no comportamento social dos seres humanos. Em conjunto, com outras substâncias, como a vasopressina, tem influência, por exemplo, no comportamento sexual e a disposição para criar vínculos. Além disso, dopamina está positivamente associada às emoções e mesmo a motivação tem uma ligação directa com este neurotransmissor.

In Ciência Hoje

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Madeira livre de OGM (Organismos Geneticamente Modificados)
O arquipélado da Madeira é o primeiro território oficialmente livre de OGM na U.E


A semana passada a Comissão Europeia deixou passar silenciosamente o prazo final para se opor à petição de Portugal, permitindo assim à Madeira tornar-se o primeiro território Europeu inteiramente livre de organismos geneticamente modificados.

Actualização 2010/08/13 - Foi formalmente publicada em Diário da República a criação da Zona Livre de Transgénicos na Madeira. A multa para o incumprimento vai até 44800 euros.

In A Plataforma Transgénicos Fora
Neste Natal ponha o Menino Jesus em sua casa - Campanha 2010 (os lucros reverterão para obras sociais)
Estandartes de Natal - a alegria do natal cristão
E-mail: info@estandartesdenatal.org
www.estandartesdenatal.org
www.facebook.com/pages/Estandartes-de-Natal/138041996237757?

Locais onde comprar: www.estandartesdenatal.org/comprar.htm


A Plataforma Estandartes de Natal é formada por um conjunto de famílias que pretende partilhar com os amigos e vizinhos a alegria do Natal Cristão. Em 2009 lançámos aos portugueses o desafio de decorarem as janelas e varandas com o Estandarte do Menino Jesus. Em 2010 pretendemos ir um pouco mais além, propondo-lhe "Um Natal e um Ano recheado de Jesus. Trata-se de um kit inovador composto por:
- Um Estandarte de Natal genuíno (igual ao de 2009);
- Uma mensagem do Sr. Bispo D. Carlos Azevedo (Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social);
- Um Evangelho Diário (um pequeno livro de bolso - especialmente concebido pela Plataforma e editado pela Apostolado de Oração - que oferece o Evangelho de cada dia, de acordo com o calendário litúrgico, seguido de uma brevíssima meditação).
O preço de venda recomendado é de 12 Euros.

Os lucros obtidos na venda dos kits reverterão para as obras sociais da paróquia/movimento onde forem adquiridos.
Os kits vendidos fora das paróquias reverterão para algumas obras sociais (quatro nacionais e uma internacional) seleccionadas previamente pela organização:
- Associação Emergência Social (Lisboa) www.emergenciasocial.pt
- Associação Criança e Vida (Porto) www.criancaevida.org
- Associação InFamilia (Braga) www.infamilia.org
- Associação Mãos Erguidas www.maoserguidas.com
- Ajuda de Berço (Lisboa) www.ajudadeberco.pt
- Projecto Mehandam www.assculturaldasareias.org (construção de um dispensário médico em Mehandam - Camarões).

Como pode ajudar
- Incentive a sua paróquia/movimento a aderir a esta iniciativa.
- Organize uma lista para que os seus amigos possam fazer reservas na paróquia/movimento;
- Compre o mais cedo possível o kit para nos permitir fazer mais encomendas (disponível a partir de 10 de Outubro);
- Divulgue esta iniciativa pelos seus amigos e contactos de Norte a Sul e pela Ilhas!

Como comprar on-line
- Pode fazer uma reserva on-line em www.estandartesdenatal.org para a sua paróquia/movimento, através dos emails indicados no menu “Onde Comprar".
- Se na sua área de residência não existir nenhuma paróquia/movimento que tenha aderido a esta iniciativa, pode solicitar, excepcionalmente, o seu kit através do email info@estandartesdenatal.org (15 euros com portes incluídos).
A organização não garante o envio destes pedidos, pelo que, aconselhamos a procura do kit na sua área de residência.

In Estandartes de Natal

domingo, 14 de novembro de 2010

As imagens da semana

Senhor, era bom
Lavar as nossas lágrimas
De todo o sentimento...
Dos cansaços humanos,
Daquela angústia vaga
E da alegria...
Senhor nós devíamos
Lavar as nossas lágrimas
Para serem na terra
Água perdida e irreconhecível

Cristovam Pavia
In Poesia, ed. D. Quixote