sábado, 1 de novembro de 2008

As surpresas da semana

1 - Espero que a Tapada das Necessidades volte a ser feliz, finalmente.

2 - Sou fã das TelaBags: as bags são feitas a partir de telas de PVC usadas. O resultado são peças de design urbano (não há duas iguais) e amigas do ambiente.

3 - Se alguém tiver conhecimento de uma cama de ferro pequena e velha, avise a Sara.

4 - Foksy: um cachecol raposa lindíssimo!

5 - A Martinha já está na sua nova casa!

6 - Como cultivar Bagas Goji em casa.

7 - Horta à Porta - produtos biológicos (no grande Porto).

8 - Campanha de Adopção Garranas da Faia Brava.

9 - As bonitas postalguarelas do Paulo agora tem um espaço próprio! Para visitar aqui.

10 - A Canon ajuda quem quiser fazer e personalizar postais ilustrados, postais com fotografias, papel de carta e envelopes.

11 - O Cinema Quarteto está para venda... É muito triste não preservarmos a memória/património...

12 - 200 dicas para poupar tempo no Windows.

13 - Semana Belga em Lisboa 2008 - De 10 a 15 de Novembro de 2008, a Embaixada da Bélgica e a Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa (CCLBL) organizam uma Semana Belga repleta de actividades.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Night Bus” é gratuito.
Noite lisboeta com mais transportes públicos.

"Nas noites de sexta-feira, sábado e vésperas de feriado, o serviço de transportes públicos irá ser reforçado em Lisboa com a disponibilização de dois novos serviços em “shuttle”, denominados “Night Bus”, e a criação de novas ligações suburbanas às 4h30 da CP, Transtejo e Soflusa.
A iniciativa, integrada na Semana Europeia da Mobilidade, foi promovida pela Secretaria de Estados dos Transportes, Ministério da Administração Interna e Câmara Municipal de Lisboa.
O objectivo consiste no reforço da oferta existente de transporte público nas noites de fim de semana, a redução da taxa de sinistralidade relacionada com consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o ordenamento da circulação rodoviária em termos de circulação e estacionamento, bem como o aumento da segurança no eixo Bairro Alto – Avenida 24 de Julho e Rua de Cintura do Porto de Lisboa. Nesta âmbito, a Carris passou a disponibilizar dois serviços “shuttle” – Night Bus –, sem cobrança directa ao utilizador entre as 22h00 e as 05h00, com intervalos de 20 minutos, e prolongou o horário de funcionamento do Ascensor da Glória até às 4h30. Por sua vez, a Rede da Madrugada da Carris foi reforçada através da duplicação da frequência para intervalos de 30 minutos e da integração de uma nova carreira que liga a Estação do Oriente a Belém.
A iniciativa “Lisboa à Noite” contemplou ainda a criação de três circulações da CP às 4h30 nos sentidos Cais do Sodré – Cascais, Rossio – Sintra e Santa Apolónia – Alverca, enquanto a Transtejo e a Soflusa disponibilizam, à mesma hora, ligações fluviais no sentido Cais do Sodré – Cacilhas e Terreiro do Paço – Barreiro, respectivamente.
O reforço da oferta de transportes públicos é acompanhada pelo reforço da presença policial nos transportes colectivos, estações ferroviárias e fluviais, bem como nos eixos Bairro Alto – Avenida 24 de Julho e Rua Cintura do Porto de Lisboa, onde o estacionamento automóvel irá ser condicionado às áreas legalmente autorizadas, enquanto a circulação automóvel será limitada a uma faixa por sentido na Avenida 24 de Julho.
O custo da iniciativa Lisboa à Noite ascende a 1,5 milhões de euros, mas a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, garantiu que o gasto público «vai ser próximo de zero» porque vão existir «patrocínios de entidades ligadas à diversão nocturna» da capital."

Carlos Moura
24.09.2008
In Newsletter Transportes Online - Edição 294

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Petição
LISBOA É DAS PESSOAS. MAIS CONTENTORES NÃO!


Para assinar aqui: http://www.gopetition.com/online/22835.html

"A ampliação da capacidade do terminal de contentores de Alcântara que o Governo inoportunamente se propõe levar por diante implicará a criação de uma muralha com cerca de 1,5 quilómetros com 12 a 15 metros de altura entre a Cidade de Lisboa e o Rio Tejo.
A zona de Alcântara estará sujeita a obras durante um período previsto de 6 anos, impossibilitando assim a população de aceder ao rio pelas “Docas”, levando ao fecho de toda a actividade lúdica desta zona, pondo em risco 700 postos de trabalho.
Os terminais de contentores existentes nos portos de Portugal no final de 2006 tinham o dobro da capacidade necessária para satisfazer a procura do mercado.
O Tribunal de Contas em relatório de Setembro de 2007 sublinhava que a Administração do Porto de Lisboa (APL) é líder no movimento de carga contentorizada em Portugal, e apresenta desafogadas capacidades instaladas e disponíveis, para fazer face a eventuais crescimentos do movimento de contentores.
A prorrogação da concessão do terminal de contentores de Alcântara até 2042 que o Governo pretende concretizar com o Decreto-Lei n.º 188/2008, de 23 de Setembro, e que prevê a triplicação da sua capacidade afigura-se assim completamente incompreensível, desnecessária, e inaceitável para mais sem concurso público.
Apesar da lei prever 30 anos para a duração máxima das concessões, com esta prorrogação a duração desta concessão será na prática, de 57 anos, o que, tal como o Tribunal de Contas sublinha, impede os benefícios da livre concorrência por encerrar o mercado por períodos de tempo excessivamente longos.Com esta decisão do Governo perde a Cidade de Lisboa, perdem os cofres públicos, perde o sistema portuário nacional, no fundo perdem os portugueses.Em face do exposto, os abaixo-assinados vêm pelo presente meio solicitar à Assembleia da República que sejam tomadas as medidas necessárias para impedir este atentado estético e económico contra o País, contra Lisboa e contra os seus cidadãos, revogando o DL n.º 188/2008, de 23 de Setembro".

In blogue Cidadania LX

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Miffy - Pulseira solidária chega a Lisboa
Angariação de fundos para a Unidade de Pediatria do Hospital Pedro Hispano (Matosinhos)
Preço da pulseira: 2 euros

A Miffy (www.miffy.com) tem uma loja exclusiva na cidade do Porto e as pulseiras estarão à venda na MiffyShop, no Hospital Pedro Hispano e na loja NaturaPura do Centro Comercial Colombo (Lisboa).

"Depois de comercializada no Porto, a pulseira solidária da Miffy - coelhinha branca de vestido vermelho, criada em 1955 pelo escritor e desenhador holandês Dick Bruna - já está disponível em Lisboa, na loja NaturaPura do Centro Comercial Colombo.
Esta pulseira insere-se na Campanha de Solidariedade da Miffy, apadrinhada pelos atletas olímpicos Francis Obikwelu e Gustavo Lima, cuja venda tem como objectivo angariar, até 24 de Dezembro, 50 mil euros para a Unidade de Pediatria do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. A pulseira tem um preço simbólico de dois euros."

In jornal Sol - 25 de Outubro 2008

***********************************************

Francis Obikwelu e Gustavo Lima apadrinham lançamento da campanha solidária da Miffy

"Os atletas olímpicos estiveram no dia 27 de Setembro no Pavilhão Multiusos de Gondomar para apadrinharem o «Lançamento Oficial da Campanha de Solidariedade da Miffy»
Esta campanha solidária é dirigida ao Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e pretende angariar até 15 de Dezembro 50 mil euros para a Unidade Pediátrica deste hospital.
A angariação do dinheiro vai ser feita através da venda de uma pulseira solidária da Miffy que tem o preço de 2 euros.
Os atletas Francis Obikwelu e Gustavo Lima foram os primeiros a usar a Pulseira Solidária da Miffy.
O Hospital Pedro Hispano recebeu depois do evento em Gondomar os atletas e a restante comitiva de convidados para visitarem as crianças ali internadas.
A mascote da coelhinha Miffy, também, esteve presente durante a visita àquela instituição.
A Miffy é uma figura de histórias infantis, originária da Holanda, e está associada à UNICEF."

In site Sol
Adopção - cadelinha (22 Outubro 2008)

Ajudem a divulgar :(
Lígia Santos
SOSANIMAL
www.sosanimal.com

"Dá-se cadelinha de porte pequeno com cerca de 1 ano a quem a estimar e nunca abandonar.
A cadelinha é de uma senhora idosa com muitos problemas de saúde e até de locomoção, e não lhe pode dar a atenção que esta cadelinha merece.
Contactos para adopção: Marisa - 962956630"

clique nas imagens para ampliar

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Evite todos os alimentos refinados

"No início do século XX, “refinado” era sinónimo de qualidade e elegância. Já se sabe hoje que na realidade pode significar problemas.
Use apenas sal marinho não refinado. Deite fora o sal refinado branqueado, use apenas sal marinho. O sal marinho é rico em minerais nutritivos e tem o mesmo sabor do que a versão refinada. Por outro lado, o sal refinado não tem valor nutricional algum, e pelo contrário pode ser muito prejudicial à saúde, causando mais rapidamente hipertensão e endurecimento das artérias.
O açúcar refinado pode perturbar a saúde física e mental especialmente se consumido em grandes quantidade ao longo dos anos. Esta substância química (sacarose) é extraída da cana do açúcar ou da beterraba mas no processo de refinação perde todas as vitaminas e minerais, tornando-se potencialmente prejudicial à saúde. Prefira mel, melaço de cana (muito rico em nutrientes) geleia de milho, centeio ou arroz. Existem compotas feitas sem açúcar (marca Dalfour ou Pingo Doce). Prefira os sumos sem açúcar nem adoçante. No entanto se tiver de escolher entre açúcar e um adoçante artificial, escolha açúcar. Recentemente surgiu como falsa alternativa a frutose refinada. Esta pode provocar problemas semelhantes ao açúcar, incluindo uma forma de diabetes.
Experimente cereais integrais. No processo de branqueamento dos cereais perdem-se a maioria dos nutrientes, ficando quase só o amido. Os cereais integrais têm muitos mais vitaminas, minerais e fibras e muitas pessoas acham-nos mais saborosos, mesmo depois de já estarem habituadas à versão refinada. Arroz, trigo, aveia, centeio, cevada, milho painço, sarraceno, quinoa são alguns cereais que podem ajudar a dar um salto qualitativo na dieta. Existe ainda pão integral na maioria das padarias, massas integrais, farinhas, arroz, etc. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Veja o site do Instituto Macrobiótico de Portugal especialmente a secção de artigos para mais informações.

Gordura com qualidade
A gordura é essencial à nossa alimentação, mas cozinhada pode tornar-se perigosa. É importante conhecer os óleos certos para cada utilização.
Os óleos polinsaturados são os mais saudáveis crús, mas tornam-se nos mais perigosos quando cozinhados. Use para temperar saladas óleos como o de sésamo ou girassol - são aqueles mais leves que não solificam quando está frio. Nunca frite com óleos polinsaturados, verifique sempre a informação no rótulo.
Os monoinsaturados são os melhores para cozinhar. Para fritar use o azeite ou o óleo de amendoim, entre outros que costumam ser mais densos ou mesmo criar depósito quando está frio. Também são bons crús, mas com um valor nutricional menor do que os polinsaturados. Se usar o azeite nas saladas, escolha um “virgem extra” e outro de qualidade menor para os cozinhados.
Quanto às gorduras saturadas, podem ser um perigo para o sistema cardiovascular, especialmente as de origem animal como a banha e a manteiga. No entanto, se tiver de escolher entre margarina e manteiga, saiba que a manteiga é mais saudável. Entre os óleos vegetais saturados estão o óleo de palma e o de côco, ambos bons para cozinhar.
Cozinhar gorduras transforma-as em gorduras saturadas. Isto significa que se tornam mais “pesadas” ou densas e que possivelmente absorveram radicais livres - substâncias químicas agressivas para o organismo. Este fenómeno ocorre em particular com o aquecimento das gorduras polinsaturadas, pois têm mais “buracos”. O mesmo acontece no processo clássico de fabrico da margarina - a hidrogenação. Em adição, os ácidos gordos mudam de forma e tornam-se trans - uma das substâncias alimentares mais perigosas.
Quando tiver mesmo de cozinhar as gorduras, escolha azeite ou outra gordura monoinsaturada e acrescente uma xícara de água aos refogados, para que a gordura não aqueça tanto. Isto não afectará o sabor do cozinhado. Quanto aos fritos, reserve-os para épocas festivas e consuma com moderação."

In site e consequentemente...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ofereça presentes solidários e ajude Médicos do Mundo a levar assistência médica onde ela não existe

Médicos do Mundo - Portugal
Av. de Ceuta (Sul) Lote 4, Loja 1
1300-125 Lisboa
Telf.: 351 213 619 520 / +351 213 619 521
E-mail: mdmp-lisboa@medicosdomundo.pt
www.medicosdomundo.pt

Catálogo disponível em : http://www.clube500.org/Catalogo_MdM_2008.pdf

"Não precisa de ter nenhuma especialidade médica para prestar auxílio e cuidados de saúde a pessoas carenciadas. Não precisa sequer de vestir uma bata branca. Esteja onde estiver, pode juntar-se a Médicos do Mundo e participar nas nossas intervenções.
Escolha as suas prendas de Natal entre a oferta do nosso catálogo de Natal. É uma oferta alargada que inclui artigos assinados por MdM-P e outros que resultam de parcerias estabelecidas com vários projectos e instituições com os quais partilhamos os mesmos princípios: cabazes de comércio justo, ecobrinquedos, malas feitas com material reciclado, entre outros."

In site Médicos do Mundo

domingo, 26 de outubro de 2008

As imagens da semana

Há muito tempo que queria mostrar uma das belas obras que a minha avó paterna Joaquina fazia: mantas de retalhos.
A sua arte era magnífica (com uma atenção excepcional ao detalhe) e todas as pessoas o reconheciam e elogiavam. Também fazia tapetes, sacos do pão, bonecas e materiais em trapilho, tudo manualmente.
Na descedência familiar só uma tia "herdou" o engenho (que se vai apagando com o tempo...), os restantes de nós herdamos algumas peças que mantemos e acalentamos com muito carinho e estima. São exemplos de um tempo que não volta mais, em que se aproveitava tudo, de afectos/sentimentos simples e profundos, e de muitas, muitas recordações.
A manta das imagens resguarda a minha cama, no Verão e Inverno, e mantém-se bonita e alegre aos olhos de quem por ela passa.













"O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo."
Honoré de Balzac (1799-1850)