sábado, 25 de setembro de 2010

As surpresas da semana

1 - Ophiocordyceps unilateralis é o nome de um fungo que vive há 48 milhões de anos e que transforma as formigas em zombies. Cientistas descobriram provas da existência do fungo há milhões de anos em plantas em Messel, na Alemanha. O parasita, apesar de ser mais comum em formigas, afecta outros insectos.

2 - Um eléctrico pode ser muita coisa. Um meio de transporte, uma diversão ou um símbolo de uma cidade. Pode ser, e é. É também um monumento mas não como os outros, imóveis e frios como a pedra de que são feitos. Ainda que muito antigos, estes eléctricos são ecológicos e levam-nos a conhecer paisagens de outros tempos. Venha daí.

3 - Agora se for de comboio para Elvas ou Badajoz passa a ganhar. A viagem está mais rápida 20 minutos. Chega cedo a Badajoz aproveita mais e ganha em tempo!

4 - A preservação das castas durienses, evitando a erosão do património genético acumulado durante séculos, é um dos objectivos do Cluster dos Vinhos do Douro, liderado pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID).

5 - Passatempo "O Céu de Outro Lugar": o Sapo Mulher tem 10 livros para oferecer (participa até 30 Setembro 2010).

6 - Remodele o visual monótono de uma bolsa lisa adicionando-lhe algumas aplicações modernas. Seleccione materiais como crochet, fitas, tecido e feltro e crie algumas versões coloridas de flores. Adicione algumas contas, missangas e botões para um resultado final verdadeiramente surpreendente.

7 - O melhor em Portugal: O romântico e charmoso CS Vintage House Hotel no Pinhão em Portugal, é agora um Hotel ARTEH®.

8 - Passatempo: no seu 18º aniversário, a SIC oferece 5 viagens à Disneyland Paris. Cada viagem é composta por passagem de avião Air France para dois adultos e duas crianças (até aos 6 anos), estadia no hotel Disney’s Cheyenne durante 3 dias e 2 noites com pequeno-almoço incluído e entradas para os 2 Parques Disney (participa até 6 Outubro 2010).

9 - Somnorexia: a doença do excesso de sono. Acorde! Isso de andar a cair de sono durante a semana e dormir todo o sábado e domingo para tentar recuperar já tem um nome. Chama-se somnorexia e tem custos para a sua saúde.

10 - Cinco alunos da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa realizaram recentemente, para a unidade curricular de Comportamento Humano e Ambiente, um trabalho com o tema “Impacto do Consumo de Carne. Conhecimento do impacto ambiental do consumo de carne e mudança comportamental.

11 - Passatempo Staples: partilha as experiências que te marcaram nos teus "Tempos de Escola" e habilita-te a ganhar um portátil Asus K50IJ-SX003A (participa até 30 Setembro 2010).

12 - Já conhecem o novo e magnífico Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal editado pela Esfera do Caos? Então, espreitem na Loja de História Natural.

13 - Esculturas impossíveis do brasileiro Dalton Ghetti.

14 - Passatempo Optimus: o melhor Calling Ring Gravado ganha um iPad e um MicroSIM Kanguru com tarifário pré-pago (participa até 3 Outubro 2010).

15 - Consumo de electricidade até Agosto. Muitas renováveis; Poucas Emissões; Grande aumento no consumo; Pouca eficiência. A Quercus recorreu aos dados das Redes Energéticas Nacionais (REN) relativos ao período entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto de 2010 e ao período homólogo de 2009 para avaliar a produção de energia eléctrica a nível nacional.

16 - Um fadista tradicional que não canta fado tradicional e tem uma voz mais delicada que o habitual? É o fado segundo Marco Rodrigues.

17 - O prémio mais importante da arquitectura internacional foi atribuído ao atelier de Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, no Japão, pelo conjunto da sua obra.

18 - Passatempo Sun Club: ganhe um Faqueiro com a Cutipol (participa até 30 Setembro 2010).

19 - A LIPOR associa-se ao movimento nacional de recolha de tampinhas, estando neste momento a receber as tampinhas de plástico, canalizando-as para reciclagem e utilizando o valor de venda na doação de equipamentos médicos, ortopédicos ou similares. As tampinhas podem ser entregues por particulares ou pelos Serviços Municipais nas Instalações da LIPOR de Baguim do Monte (Gondomar).

20 - Passatempo Natinal Geographic Channel: habilite-se a ganhar um dos 10 vouchers de baptismo de mergulho em mar (participa até 30 Setembro 2010).

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sons

Caetano Veloso - Sonhos

Porque Caetano é o meu cantor preferido e porque é demasiado tudo!
Bruxaria e Criaturas Fantásticas
25 Setembro a 19 Dezembro 2010
Centro de Exposições Freeport, Alcochete
Avenida Euro 2004
Telefone: 212343500
E-mail: contactos@freeportleisure.com
Bilhetes: 3 euros (adultos) e 1 euro (crianças até 12 anos e que devem ser acompanhadas por adultos)
Fins-de-semana, feriados e vésperas de feriado, entre as 12h e as 18h

O Centro de Exposições Freeport vai acolher a partir de 25 de Setembro a exposição «Bruxaria e Criaturas Fantásticas», que já recebeu a visita de mais de dois milhões de visitantes em diversos países.
Um total de 300 peças reunidas por um coleccionador italiano no início do século XX compõe a mostra, que se assume como «uma viagem fascinante ao misterioso mundo das bruxas» que ilustra «a tradição da magia e da bruxaria na Europa central e mediterrânica desde a Idade Média ao final do século XIX», segundo a organização.
Múmias, instrumentos de tortura, unguentos mágicos, relíquias, fadas e sereias em formol, drogas medievais, terríveis venenos, remédios naturais, máquinas eróticas, criaturas impossíveis, gnomos e diabinhos curiosos, poderosas poções, entre outras, são algumas das peças que integram o acervo.

Aviso: O conteúdo desta exposição é susceptível de impressionar algumas pessoas mais sensíveis; os menores que a visitam devem ser acompanhados pelos seus responsáveis de educação.

In Cultura Online
Convite
Conferência: A Changing Germany In a New Europe and a Renewed Transatlantic Partnership
Karsten Voigt
27 Setembro 2010, às 15h
Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório 2
Av. de Berna, 45A - Lisboa
Telf: 21 782 3449
info@gulbenkian.pt
www.gulbenkian.pt

clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Missa em Fado
26 Setembro 2010, às 19h30
Igreja do Sacramento
Calçada do Sacramento, 11
1200-393 Lisboa
Telefone: 213 425 369
E-mail: igrejadosacramento@net.vodafone.pt
www.igrejadosacramento.com

O compositor José Campos e Sousa musicou «em fado» aquelas partes que são comuns a todas as missas. Na igreja do Sacramento, no Chiado (Lisboa) durante anos, num Domingo em cada mês, o Grupo «In Nomine» cantou a chamada «missa em fado», que atraía inúmeros fiéis.
No próximo Domingo, 26 de Setembro, José Campos e Sousa, Filipa Galvão Telles e Bernardo Couto cantarão, novamente, a «missa em fado», às 19h30, na igreja do Sacramento.

In Agência Ecclesia

O compositor José Campos e Sousa, correspondendo ao desafio do seu pároco, musicou "em fado" aquelas partes que são comuns a todos as missas. Na igreja do Sacramento, no Chiado, durante anos, num Domingo em cada mês, o Grupo “In Nomine” cantou a chamada "missa em fado", que atraía inúmeros fiéis.
O Grupo "In Nomine" acabou há mais de um ano. As razões do costume: um adoeceu, outro perdeu a voz, outro internacionalizou-se… Mas a "missa em fado" permanece na recordação de muitos. Só para "matar saudades", José Campos e Sousa, Filipa Galvão Telles e Bernardo Couto cantarão a "missa em fado" na igreja do Sacramento, no próximo Domingo, dia 26 de Setembro, às 19h30. A Missa será presidida pelo Prior, Cónego Armando Duarte.
Aos que lá forem, será também uma oportunidade para poderem apreciar a parte já concluída do restauro da igreja do Santíssimo Sacramento.

in Igreja do Sacramento
Comunicações para download da conferência ''Ecologia e Conservação de Anfíbios''

A grande maioria das comunicações apresentadas na conferência "Ecologia e Conservação de Anfíbios", organizada pela Naturlink e pelo CIBIO-Univ. do Porto, que decorreu no passado mês de Abril na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, foram amavelmente disponibilizadas pelos seus autores e foram alojadas na plataforma Pluridoc de partilha de documentos técnicos, bem como o respectivo livro de resumos.
Os interessados poderão descarregar estes documentos a partir dos links que a seguir indicamos (listados pela ordem de apresentação das comunicações no Seminário).

Comunicações da conferência sobre Anfíbios:

- "Ecologia e Conservação de Anfíbios"

- "
Countdown 2010? Lagoas Temporárias, Anfíbios e Insucesso da Conservação em Rede Natura 2000"

- "
Mortalidade de Anfíbios nas Estradas do Alentejo"

- "
Impactos das Alterações Climáticas nos Anfíbios Ibéricos"

- "
Impacto de uma Espécie Exótica, o Lagostim-vermelho-da-Louisiana (Procambarus clarkii), nas Comunidades de Anfíbios do Sudoeste da Península Ibérica"

- "
Quando os Anfíbios são um Problema: a Rã-de-unhas-africana Xenopus laevis, uma Espécie Exótica em Portugal"

- "
Ecotoxicología de Anfibios: Efectos en un Mundo Real"

- "
Proyecto Life-Anfibios: Restauración de Charcas Temporales para los Anfibios em la Comunidad Valenciana"

- "
Campanha de Conservação e Divulgação de Anfíbios em Portugal - NaturSAPO"

Reiterando os agradecimentos da organização da Conferência a todos os participantes, e em particular aos oradores, bem como às entidades apoiantes indicadas no primeiro destes documentos, despedimo-nos até breve.

Rui Borralho - NATURLINK
Rua Robalo Gouveia, nº 1-1A
1900-392 Lisboa
tel: +351 21 7991100
http://www.naturlink.pt

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Noites do Atlântico
Concertos no Jardim do MNAA
Latin Concepción
23 Setembro 2010, 22h
Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes - Lisboa
Telf.: 213912800
E-mail: mnaa.depcom@imc-ip.pt
Entrada: 5 euros (com direito a uma bebida)
http://mnaa.imc-ip.pt

clique na imagem para ampliar

Aumenta o número de idosos abandonados nos hospitais
Doenças provocam dependência nos mais velhos, e familiares dizem não ter condições para os receber. Só no Amadora-Sintra há 43 idosos internados que já tiveram alta


O número de idosos abandonados nos hospitais não pára de aumentar. Só no Amadora-Sintra há 43 idosos - e também cinco crianças - que já tiveram alta clínica mas permanecem internados por "motivos sociais". No Hospital de São João, no Porto, os casos de "protelamento de alta" estão a aumentar desde o segundo trimestre do ano. E até o Hospital de Beja diz existir um "número crescente de famílias que se recusam a aceitar doentes dependentes".
São casos como os de idosos deixados nos serviços de urgência com o cartão de utente sobre o peito, familiares que "desaparecem" e não atendem os insistentes telefonemas feitos pelas assistentes sociais e vidas marcadas pela miséria e pelo abandono que acabam numa cama de hospital.
"Temos cada vez mais casos de famílias que não levam os doentes para casa. O ano passado foram 64 casos. Mas este ano há muitos mais", diz Cristina Nobre, assistente social no Hospital José Joaquim Fernandes, de Beja. "Quando o médico efectua a avaliação clínica e diz que um idoso pode fazer a sua reabilitação em casa, às vezes, com necessidade de algum tipo de apoio domiciliário, há famílias que se recusam a aceitar a decisão. Não levam os doentes e vão protelando a sua permanência no hospital o mais possível."
Para quem fica, o sentimento de abandono é indisfarçável. "Há pessoas que se sentem completamente desamparadas, nunca pensaram que os filhos ou outros familiares as pudessem deixar numa situação destas", refere Cristina Nobre. E acrescenta que existe "uma grande pressão" para o encaminhamento dos doentes para as unidades de convalescença ou de média e longa duração da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), cuja resposta é insuficiente (ver texto nesta página).
"A população idosa apresenta na sua maioria situações de dependência que acarretam encargos muito significativos para qualquer família", explica fonte da Unidade de Acção Social do Hospital de São João. E revela a existência de uma dificuldade crescente para atender às solicitações de institucionalização em lar e apoio económico para "pagamento de prestadora de cuidados" a pessoas dependentes. Tudo isto, somado às dificuldades de reintegração no meio familiar, origina o aumento do número de doentes que continuam internados apesar de já não necessitarem de cuidados médicos.
Também a coordenadora do Gabinete de Acção Social do Hospital Amadora-Sintra, Adélia Gomes, aponta a "maior demora por parte da [resposta da] Segurança Social" como justificação para o acréscimo de dias de internamento hospitalar "apenas por motivo social".
O problema é que faltam lugares na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, carência particularmente sentida em Lisboa, onde se regista o "menor rácio de respostas de todo o País", segundo revela ao DN a coordenadora da rede, Inês Guerreiro.
Com os lares cheios e filas de espera enormes, resta a muitos idosos aguardar no hospital o aparecimento de alguma vaga. "O tempo de entrada numa unidade de média e longa duração chega a ser de quatro a cinco meses e algumas famílias, por não terem condições ou porque não quererem, recusam-se a levar os idosos para casa", desabafa um responsável hospitalar.
Inês Guerreiro reconhece a dificuldade em encontrar respostas no terreno. E que a tendência é para "culpabilizar o outro, seja ele o hospital, a família, a RNCCI ou as instituições de solidariedade social", mas recorda que até há quatro anos os cuidados continuados constituíam uma valência que se encontrava "fora" do Serviço Nacional de Saúde.

Luís Maneta
In Diário de Notícias

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Convite
Conferência- lançamento do livro "E Depois... Sobre a Experiência e o Mistério da Vida Depois da Morte"
de Faras de Patmos
Entrada Livre

A Ésquilo Edições e Multimédia, o El Corte Inglés e a Nova Acrópole têm o prazer de convidar V. Ex.ª para assistir à conferência-lançamento do livro «E DEPOIS... Sobre a Experiência e o Mistério da Vida Depois da Morte» da autoria de Faras de Patmos, que terá lugar nas cidades de Lisboa , Coimbra e Porto.

Lisboa:
El Corte Inglés de Lisboa, restaurante, piso 7, quarta-feira, 22 de Setembro, às 18h30.

Coimbra:
Nova Acrópole de Coimbra, Rua do Brasil, 194, quinta-feira, 23 de Setembro, às 21h00.

Porto:
Nova Acrópole do Porto, Avenida da Boavista, 1057, sexta-feira, 24 de Setembro, às 21h30.

A sessão começará com uma comunicação do Prof. Paulo Alexandre Loução, co-autor do livro «Experiências de Quase-Morte», à qual se seguirá a Conferência «A Experiência e o Mistério da Vida Depois da Morte» pelo Prof. Doutor Juan Manuel de Faramiñan, catedrático da Universidade de Jaen, co-autor do Prefácio que se desloca a Portugal especialmente para apresentar este livro.
Muito nos honrará a sua presença no lançamento deste livro diferente sobre a Vida depois da Morte, que conjuga os ensinamentos antigos com a experiência real vivida pelo Grupo Faras de Patmos.

Faras de Patmos é uma personagem plural já que é constituída por um grupo integrado por seres estudiosos de temas transcendentes que aglutinam conhecimentos de carácter teórico e de carácter prático, o que permite uma amálgama argumental que não se incrusta no plano meramente especulativo senão que aborda, também, o âmbito operativo. Além disso, com este nome colectivo desejam evitar qualquer tipo de referências pessoais, pois o que verdadeiramente interessa é o conteúdo da mensagem e não os seus mensageiros.
O tratamento profundo e sério de questões que escapam dos conhecimentos quotidianos e que penetram em zonas de difícil demonstração científica, ao menos naquilo que a ciência oficial conhece até ao momento, obriga os investigadores a elaborar cuidadosamente qualquer tipo de teoria com o objectivo de não parecer trivial ou, no pior dos casos, parecerem contadores de fábulas ou manifestarem argumentos obscurantistas.
O método expositivo utilizado foi o do diálogo, já que à maneira platónica podem-se gerar argumentações que surgem das perguntas que os seres humanos fazem a si próprios em relação à enigmática passagem «para a outra margem». Com isso, os autores puderam escrutinar os intrincados labirintos que conduzem a perguntas sem aparente resposta e que, no entanto, as mesmas podem ser encontradas nos textos clássicos ou nos livros sagrados.
Recorreu-se a textos do Divino Platão, como o Fédon ou Da Alma, ou ao «Mito de Er» na República, ao De Anima de Aristóteles, aos comentários ao Sonho de Cipião de Cícero (Commentarii in Somnium Scipionis), às Enéadas de Plotino, aos Comentários aos Oráculos Caldeus de Proclo, à Divina Comédia de Dante Alighieri, às obras de Helena Petrovna Blavatsky, como A Doutrina Secreta, A Chave da Teosofia ou o Glossário Teosófico, ao Livro da Oculta Morada ou Livro Egípcio dos Mortos, ao Bardo Tödhol ou Livro Tibetano dos Mortos, ao Kybalion atribuído a Hermes Trimegisto, a Dogma e Ritual da Alta Magia de Eliphas Levi, à Ilíada e à Odisseia de Homero, ao Tao-Te-King de Lao Tsé, ao maniqueísta Hegemonio, às tradições clássicas gregas e latinas sobre o mundo do mais além, aos livros sagrados hebreus como o Zohar, do saber islâmico como o Corão ou cristãos como a Bíblia, ou hindus como a Bhagavad Gita do Mahabharata, ou o Dhammapada, de Sidharta Gautama, o Buda.
Com um critério analítico e com um suporte narrativo foram-se recompilando referências literárias e experiências transcendentes nessa configuração dupla de teoria e prática que permitiram, pelo menos aos seus autores, conhecer a existência da outra realidade, mais além das portas da morte.


In Nova Acrópole
Decifrando as embalagens…

Quando vai às compras, começa por ler a informação nutricional que vem escrita nos rótulos e acaba por desistir?
Nem sempre é fácil decifrar o que vem lá escrito.
Uma leitura correcta dos rótulos é, hoje, uma ferramenta indispensável aos bons hábitos alimentares. Quer-se por conseguinte, uma interpretação fácil, rápida e clara.
Então como pode decifrar um rótulo alimentar?
Comece por verificar a lista de ingredientes do produto, referidos em ordem decrescente de peso, isto é, do que está em maior quantidade para o que está em menor. Assim, se o açúcar, a gordura ou o sal forem dos primeiros da lista de ingredientes de um alimento, deve moderar o seu consumo. Atenção que o açúcar pode estar descrito como maltose, dextrose, xarope de glucose ou açúcar invertido e a gordura como óleos ou outros. De seguida deve dar importância à indicação do valor calórico do alimento, por 100 gramas ou por porção. Compare a porção que consome e a porção que é descrita na embalagem. Por exemplo, se numa embalagem de bolachas a porção se referir a uma bolacha e se comermos 3, não podemos esquecer que o valor apresentado na tabela terá que ser multiplicado por 3.
Deve verificar a gordura. Quanto menos gordura saturada e hidrogenada ou trans tiver, melhor. Privilegie produtos isentos deste tipo de gordura.
Verifique também a quantidade de hidratos de carbono. Prefira alimentos ricos em amido e pobres em açúcar, como é exemplo o pão, e assim ficará saciado durante mais tempo.
Outro aspecto importante, na leitura dos rótulos, é a indicação das percentagens. O que é que isso significa? É a percentagem que cada nutriente atinge da sua dose diária recomendada. Por exemplo, um determinado produto alimentar apresenta na sua rotulagem 20% de vitamina E, ou seja, ao consumirmos uma porção daquele alimento é fornecido 20% das necessidades médias diárias desta vitamina. Portanto, deve comer mais alimentos ricos em vitamina E ao longo do dia, para que possa atingir 100 % das necessidades diárias desta vitamina.
Agora, falemos de prazos de validade. Podem apresentar-se sob 2 formas: “Consumir até”, utilizado quando os alimentos se deterioram rapidamente (exemplos: carne, ovos e lacticínios). Todos os produtos frescos embalados têm um período de validade curto e não devem ser consumidos após a data indicada na embalagem, pois existe o perigo de intoxicação alimentar. Por exemplo: um queijo fresco é um alimento perecível, devido ao seu alto teor em água é propício ao desenvolvimento de bactérias prejudiciais para a saúde; “Consumir de preferência antes de”, utilizado em alimentos que possuem uma durabilidade maior (por exemplo, cereais, arroz, especiarias). Não é perigoso consumir um produto após esta data, mas o alimento pode ter começado a perder o seu sabor e a sua textura.
À semelhança do que se faz quando comparamos os preços de produtos semelhantes, opte também por comparar os diversos constituintes entre si. Gaste alguns minutos e analise a rotulagem e não se deixe seduzir por embalagens coloridas, sem antes fazer uma correcta análise do produto. Por exemplo, existem cereais de pequeno-almoço cujas embalagens são muito apelativas ao consumidor mas, ao analisar o seu rótulo, constata-se que o segundo, ou terceiro, ingrediente mais presente naquele produto alimentar é o açúcar.
Apraz referir que não existem géneros alimentícios bons nem maus. Devem ser consumidos de acordo com a quantidade adequada e de acordo com a sua finalidade. Nunca se esqueça que a sua alimentação deve ser completa e equilibrada, alicerçada em variedade.

In Stop Cancer Portugal

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Sons

Lhasa De Sela - Who By Fire

Gosto muito. E apesar de ter morrido, a sua voz será eterna.
Jornadas Europeias do Património 2010. Património: Um Mapa da História
24, 25 e 26 de Setembro de 2010
Vários locais no país


Programa completo aqui

As Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património.
Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património realizar-se-ão este ano nos dias 24, 25 e 26 de Setembro.
O IGESPAR, coordenador nacional do evento, lançou o tema Património: Um Mapa da História, pretendendo vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais e os acontecimentos históricos que lhes estão associados. O Património, nas suas diferentes manifestações, documenta um percurso espaço-tempo das sociedades; viajar pelas cidades, percorrer o território observando vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de factos históricos e políticos, da humanização das paisagens, da produção técnica e científica, literária ou artística, é como ter, entre mãos, um inesgotável mapa que nos ajuda a entender de onde viemos e a escolher para onde podemos seguir.
Com o objectivo de incentivar o usufruto dos espaços patrimoniais, diversas entidades, públicas e privadas, irão associar-se a este evento através da realização de um vasto leque de iniciativas, contribuindo para a aproximação física e emocional das pessoas aos monumentos, conjuntos e sítios.
Siga o percurso da História e participe!

Para mais informações contactar:
Ana Catarina Parada - E-mail: cparada@igespar.pt
Jorge Alves - E-mail: jalves@igespar.pt
Sandra Vaz Costa - E-mail: svcosta@igespar.pt

In IGESPAR

domingo, 19 de setembro de 2010

As imagens da semana

O que seria de mim sem os amigos? A amizade é um dos valores fundamentais da minha existência e mesmo quando tudo parece perdido e a esperança começa a esmorecer, aparece um anjo (neste caso específico, a E.) para nos dar a mão e voltar a colocar no caminho da vida.
E com amigos assim, só podemos seguir em frente!
Um dia de sol, um almoço muito agradável, um passeio à beira do rio e uma inesperada visita à exposição "6th Tattoo & Rock Festival". Resultado: um dia perfeito!
Quanto às tatuagens, quando era adolescente queria fazer uma (pequena, nada comparado com as extensas que vi hoje), mas com a idade desisti da ideia e ainda bem.
Boa semana.