sábado, 25 de setembro de 2010

As surpresas da semana

1 - Ophiocordyceps unilateralis é o nome de um fungo que vive há 48 milhões de anos e que transforma as formigas em zombies. Cientistas descobriram provas da existência do fungo há milhões de anos em plantas em Messel, na Alemanha. O parasita, apesar de ser mais comum em formigas, afecta outros insectos.

2 - Um eléctrico pode ser muita coisa. Um meio de transporte, uma diversão ou um símbolo de uma cidade. Pode ser, e é. É também um monumento mas não como os outros, imóveis e frios como a pedra de que são feitos. Ainda que muito antigos, estes eléctricos são ecológicos e levam-nos a conhecer paisagens de outros tempos. Venha daí.

3 - Agora se for de comboio para Elvas ou Badajoz passa a ganhar. A viagem está mais rápida 20 minutos. Chega cedo a Badajoz aproveita mais e ganha em tempo!

4 - A preservação das castas durienses, evitando a erosão do património genético acumulado durante séculos, é um dos objectivos do Cluster dos Vinhos do Douro, liderado pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID).

5 - Passatempo "O Céu de Outro Lugar": o Sapo Mulher tem 10 livros para oferecer (participa até 30 Setembro 2010).

6 - Remodele o visual monótono de uma bolsa lisa adicionando-lhe algumas aplicações modernas. Seleccione materiais como crochet, fitas, tecido e feltro e crie algumas versões coloridas de flores. Adicione algumas contas, missangas e botões para um resultado final verdadeiramente surpreendente.

7 - O melhor em Portugal: O romântico e charmoso CS Vintage House Hotel no Pinhão em Portugal, é agora um Hotel ARTEH®.

8 - Passatempo: no seu 18º aniversário, a SIC oferece 5 viagens à Disneyland Paris. Cada viagem é composta por passagem de avião Air France para dois adultos e duas crianças (até aos 6 anos), estadia no hotel Disney’s Cheyenne durante 3 dias e 2 noites com pequeno-almoço incluído e entradas para os 2 Parques Disney (participa até 6 Outubro 2010).

9 - Somnorexia: a doença do excesso de sono. Acorde! Isso de andar a cair de sono durante a semana e dormir todo o sábado e domingo para tentar recuperar já tem um nome. Chama-se somnorexia e tem custos para a sua saúde.

10 - Cinco alunos da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa realizaram recentemente, para a unidade curricular de Comportamento Humano e Ambiente, um trabalho com o tema “Impacto do Consumo de Carne. Conhecimento do impacto ambiental do consumo de carne e mudança comportamental.

11 - Passatempo Staples: partilha as experiências que te marcaram nos teus "Tempos de Escola" e habilita-te a ganhar um portátil Asus K50IJ-SX003A (participa até 30 Setembro 2010).

12 - Já conhecem o novo e magnífico Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal editado pela Esfera do Caos? Então, espreitem na Loja de História Natural.

13 - Esculturas impossíveis do brasileiro Dalton Ghetti.

14 - Passatempo Optimus: o melhor Calling Ring Gravado ganha um iPad e um MicroSIM Kanguru com tarifário pré-pago (participa até 3 Outubro 2010).

15 - Consumo de electricidade até Agosto. Muitas renováveis; Poucas Emissões; Grande aumento no consumo; Pouca eficiência. A Quercus recorreu aos dados das Redes Energéticas Nacionais (REN) relativos ao período entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto de 2010 e ao período homólogo de 2009 para avaliar a produção de energia eléctrica a nível nacional.

16 - Um fadista tradicional que não canta fado tradicional e tem uma voz mais delicada que o habitual? É o fado segundo Marco Rodrigues.

17 - O prémio mais importante da arquitectura internacional foi atribuído ao atelier de Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, no Japão, pelo conjunto da sua obra.

18 - Passatempo Sun Club: ganhe um Faqueiro com a Cutipol (participa até 30 Setembro 2010).

19 - A LIPOR associa-se ao movimento nacional de recolha de tampinhas, estando neste momento a receber as tampinhas de plástico, canalizando-as para reciclagem e utilizando o valor de venda na doação de equipamentos médicos, ortopédicos ou similares. As tampinhas podem ser entregues por particulares ou pelos Serviços Municipais nas Instalações da LIPOR de Baguim do Monte (Gondomar).

20 - Passatempo Natinal Geographic Channel: habilite-se a ganhar um dos 10 vouchers de baptismo de mergulho em mar (participa até 30 Setembro 2010).

Sem comentários: