sábado, 12 de junho de 2010

As surpresas da semana

1 - Campo de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras 2010 (inscrições até 30 Junho 2010).

2 - Enquanto por todo o país, a mai­o­ria das câma­ras muni­ci­pais (e outras enti­da­des) abatem e podam árvores, a mai­o­ria das vezes sem qual­quer jus­ti­fi­ca­ção ou infor­ma­ção aos muní­ci­pes, ainda há quem faça um esforço por remar con­tra a maré.

3 - Passatempo da Papiro Editora: com “História sem Fim” queremos despertar a vontade de escrever. Damos o mote para que continuem esta história com mais dois parágrafos (máximo 1000 caracteres) por semana. Os leitores que tenham interesse em participar devem enviar, até à próxima quarta-feira, a continuação da história, juntamente com o nome e o contacto telefónico, para o e-mail da Papiro. O vencedor verá o seu texto publicado no blogue e receberá, como prémio, um livro do catálogo da Papiro. O texto vencedor dará o mote para os textos da próxima semana e assim sucessivamente.

4 -Três hotéis portugueses figuram na Hot List da Condé Nast Traveler... e transformam-se assim em referências da hotelaria mundial.

5 - Passatempo Compal Chic&Shirt: inspira-te nas edições especiais da Compal e cria a tua t-shirt. Mostra o teu estilo e ganha prémios de fazer inveja às tuas amigas (participa até 4 Julho 2010).

6 - O champanhe MUMM CORDON ROUGE é a 3º marca mais vendida no mundo neste segmento, com um volume anual de 8 milhões de garrafas.

7 - Wednesday 2 June and the fifth day of Nature Iraq’s (BirdLife Partner) bird conservation programme for Iraqi biologists.

8 - E agora José? De Carlos Drummond de Andrade.

9 - Lista de comemorações (2010).

10 - Ainda não aderiu à Compostagem Caseira? Mora em casa/prédio com jardim num Município da Lipor? Inscreva-se no projecto "Terra-à-Terra", aprenda a fazer compostagem e receba gratuitamente um compostor. Devolva à terra o que vem da terra! Dê vida a esta ideia!

11 - Procuramos o melhor bolo do mundo. Envie-nos a sua receita e ganhe €500 em Cartão Presente Continente. Candidate-se ainda a que a sua receita entre no Guiness como o maior bolo alguma vez produzido (participe até 25 Julho 2010).

12 - Muitas mulheres têm desistido da carreira para ficar em casa a tomar conta da família.

13 - O Comboio Histórico do Douro está de regresso: desde ontem e até 9 de Outubro, todos os sábados à tarde, volta a ecoar, entre Régua, Pinhão e Tua, o pouca-terra poucaterra desta locomotiva a vapor da CP que integra cinco carruagens históricas (250 lugares).

14 - O espaço para arrumação é sempre um problema para quem tem crianças pequenas. Inspire-se na nossa sugestão e crie em crochet um fantástico saco para guardar os brinquedos dos pequenotes com Anchor Style Miro, um fio moderno, fresco e brilhante.

15 - Orquídeas, amor e mentira (artigo da Nathional Geographic).

16 - Passatempo Olá: Partilha Felicidade e ganhas uma ano de gelados!

17 - Regresso ao Campo.

18 - A Árvore da Esperança.

19 - As fadas mais bonitas do mundo de Chloé Rémiat, especialmente as Compotas de Fada!

20 - Passatempo Celebrar a Vida: basta "navegar" pelas páginas e procurar as respostas certas às perguntas que lhe colocamos. Depois pedimos-lhe que dê asas à imaginação e nos envie uma frase muito criativa com as palavras: celebrar, produtos franceses, casa. As frases mais criativas serão recompensadas com prémios deliciosos (participa até 30 Junho 2010).

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Petição exige fim da pesca destrutiva
www.ocean2012.eu/petition

Pescar respeitando o ambiente. É este o apelo lançado por organizações internacionais numa petição online que exige uma nova política europeia de pescas que acabe com a sobrepesca e os métodos destrutivos. Segundo o documento, "80% das populações de peixes avaliadas encontram-se em sobrepesca e mais de 30% estão fora dos limites biológicos de segurança".
A petição está disponível para assinar em www.ocean2012.eu/petition, onde é possível aceder à versão Portuguesa.

In Metro, 8 Junho 2010
Cinema: Wendy e Lucy - uma Amizade sem Limites

Há quem considere os cães milagres com patas e quem garanta que um cão - mais que qualquer outro animal de estimação -, por ignorar os erros do dono será o seu único laço de afecto garantido, acima de qualquer julgamento.
Não precisamos de ser tão eloquentes ou extremistas para elogiar o filme que levou a realizadora Kelly Reichardt a arrecadar o Prémio da Crítica de Toronto. Mas ambos os ditos traduzem bem a linha fundamental da história simples e tocante que agora estreia nos cinemas:
Wendy é uma rapariga de ar desembaraçado, cara de Maria-rapaz que deixou a sua terra e cruza as ruas de Oregon em direcção ao Alasca, não se sabe exactamente porquê, mas imagina-se para quê: começar uma vida nova. Sabe-se que para trás deixou uma irmã e um cunhado pouco preocupados consigo, que viaja num carro em mau estado mas, sobretudo, que viaja com uma cadela, Lucy.
Tal como a dona, Lucy mistura um olhar doce e frágil com uma atitude decidida. As duas, torna-se rapidamente claro, são o único genuíno laço de afecto uma da outra. Depois de deitar contas à vida e ao pouco dinheiro que lhe resta, Wendy trata de arranjar comida para ambas num supermercado. É ao sair, sem nada para si mas com comida para Lucy, que a dona dá por falta dela.
Desamparada, Wendy empreende a partir de então uma incessante busca pela cadela, conduzindo-a a caminhos e decisões inesperados...
Longe do registo de aventura em que se inscrevem as mais ternurentas e populares histórias de amizade entre seres humanos e animais, a maioria feitas para crianças, "Wendy e Lucy" é um curioso reavivar de um certo género de cinema já invulgar: drama simples, com forte componente social, minimalista, quase se confundido com documentário.
O seu despojamento cinematográfico, que tem tudo a ver com as personagens centrais, poderá não agradar a todo o tipo de público, sobretudo porque dispensa um clímax e uma decoração num género narrativo a que estamos demasiado habituados. Tal não o impede de ser um belo filme, pelo contrário: reeduca-nos o olhar perante um certo cinema e, sobretudo, certas personagens que estão longe de se resumir ao outro lado do ecrã.

Margarida Ataíde
In
Agência Ecclesia

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Compre um livro e faça uma criança feliz!
Mês Junho 2010
Paulus Editora Livraria
www.paulus.pt


Por cada livro infantil comprado à Paulus, a editora oferece outro a uma criança carenciada.
A Paulus promove a partir desta Terça-feira a campanha “Compre um livro e faça uma criança feliz!”.
Durante a iniciativa, que decorre durante o mês de Junho, por cada livro infantil comprado nas livrarias da Paulus, a editora oferece outro a uma criança carenciada.
A campanha, inspirada no Dia Mundial da Criança, que se assinala a 1 de Junho, é válida em todas as livrarias da editora (Lisboa, Fátima, Covilhã, Entroncamento e Ponta Delgada) e também na página da Internet.
Os resultados da iniciativa serão anunciados em Julho no site da Paulus, onde também vão ser apresentadas as fotografias da entrega dos livros às crianças.

In Agência Ecclesia
Cruzamentos
Teatro e Antropologia com Filipe Verde
15 Junho 2010, 19h
Salão Nobre - TNDM II

Praça Dom Pedro IV
1100 Lisboa
Telf.: 213 250 800
Entrada livre
www.teatro-dmaria.pt

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ADAL - 2º Percurso Pedestre Pelos Trilhos da Natureza e do Património
20 de Junho 2010
Ponte de Lousa - Fontelas - Carcavelos - Ponte de Lousa
Inscrições
em www.adaloures.org
e-mail: adaloures@gmail.com
(até dia 18 Junho 2010)

No ano em que se comemora o Ano Internacional da Biodiversidade, venha conhecer e observar a Flora e a Fauna existente nesta parte do Concelho de Loures.
Partida
: 9H00, no adro da Capela de Ponte de Lousa.
Chegada: prevista para as 13H30, no mesmo local.

O percurso tem cerca de 6 Km, com grau de dificuldade baixo (nível 2), com partida da Ponte de Lousa e chegada ao mesmo local. Iremos conhecer alguma fauna e flora autóctone importante para a biodiversidade, assim como vários exemplos de espécies com estatuto de «invasoras» e o modelo de reflorestação assumido pelas entidades em detrimento de espécies da paisagem portuguesa. Iremos também observar os canais de água e charcos ao longo do percurso, salientando a importância dos mesmos para o habitat de anfíbios e répteis (alguns em risco de extinção).

Não Esquecer: Calçado confortável, impermeável, chapéu, protector solar (nomeadamente, se houver crianças), água e algo para comer durante o percurso.

Níveis de dificuldade 1 a 5:
Nível 1: marchas de iniciação para pessoas que não fazem qualquer exercício físico.
Nível 2: marchas para pessoas em forma física normal. É igualmente um nível ideal para se iniciar.
Nível 3: marchas adaptadas a caminhantes habituais ou pessoas que pratiquem exercício físico.
Nível 4: marchas para pessoas em boa forma física e habituadas a superarem desníveis pronunciados.
Nível 5: marchas adaptadas a montanhistas com resistência e habituação. Marchas com grandes desníveis, com caminhos difíceis e por vezes, inexistentes.

In ADAL

terça-feira, 8 de junho de 2010

Festa das Cerejas no Fundão, uma tradição deliciosa
5 Junho a 31 Julho 2010, venha com a CP até ao Fundão

www.cp.pt

Programa e mais informações para ver aqui

No sopé da belíssima e grandiosa Serra da Gardunha, o Fundão encontrou as condições ideais para o cultivo da cereja e, todos os anos, celebra o facto com pompa e circunstância.
Para celebrar esta tradição, a CP criou um programa para todos aqueles que gostam de juntar o útil - conhecer uma nova região - ao agradável – viver a Festa das Cerejas nas ruas cheias de animação, tasquinhas e artesanato.
Todos os sábados, de 5 de Junho e 31 de Julho, venha com a CP até ao Fundão, num passeio inesquecível de comboio, que inclui visita a localidades históricas, a pomares de cerejeiras com a possibilidade de participar na sua apanha, almoço em restaurante regional e muito, muito mais.
Um dia para viver em pleno esta festa, tão portuguesa, e conhecer um pouco mais da história e cultura da região da Beira-Baixa.

In CP

Festa de Solidariedade para com a União Zoófila
9 de Junho 2010
BBC – Belém Bar Café
Avenida Brasilia - Pavilhão Poente
1300-598 Lisboa
Tel. (+351) 213.624.232
Entrada: 5 euros
www.belembarcafe.com


A Only Guest Allowed convida Vossa Excelência para a Festa de Solidariedade para com a União Zoófila.
Esta terá lugar no bar / discoteca BBC (Bar Belém Café) em Lisboa, no dia 9 de Junho (véspera de feriado).
Convite obrigatório: uma nota de 5 euros. Todos os "convites" revertem a favor da União Zoófila. Pedíamos o favor de divulgar este convite entre os seus contactos, para que o máximo de pessoas tenham conhecimento desta festa, para que possamos angariar o máximo de dinheiro possível para ajudar a União Zoófila.
Junte-se a esta causa... pelos animais.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ocupação Científica dos Jovens nas Férias - 2010
Inscrições abertas de 4 a 17 de Junho 2010
www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2010


A Ocupação Científica no Verão proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica. Em curso desde 1997, esta iniciativa já envolveu cerca de 7600 jovens que frequentaram estágios científicos em laboratórios de instituições de todo o país.

Edição de 2010
Os estágios destinam-se apenas a alunos do ensino secundário;
A frequência dos estágios é gratuita;
Decorrem durante os meses de Julho, Agosto e Setembro;
Esta edição não inclui estágios em Espanha;
A selecção dos alunos é da responsabilidade das instituições que asseguram os estágios;
No final do período de estágio, os alunos deverão preencher uma ficha de avaliação (online);
Cada aluno recebe um certificado de presença, no caso de frequência assídua, passado pela instituição que assegurou o estágio.

Informações em http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2010/
Dia Mundial dos Oceanos
8 Junho 2010
Oceanário de Lisboa
Esplanada D. Carlos I
1990-005 Lisboa
Email: info@oceanario.pt
Tel.: +351 218 917 002 ou 06
www.oceanario.pt

Em 2009, foi oficialmente declarado pelas Nações Unidas o Dia Mundial dos Oceanos. A comemoração deste dia, é uma excelente oportunidade para sensibilizar as comunidades sobre o papel que os oceanos têm no nosso quotidiano e incentivá-las a realizarem pequenas mudanças no seu dia-a-dia que beneficiem o nosso Planeta Azul.
Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra, representam 99 por cento do espaço disponível à vida, contribuem para a regulação do clima, fornecem alimento através das pescas e são responsáveis pela prestação de inúmeros serviços ao Homem.
A maior parte da população mundial desconhece o facto de os oceanos serem o grande pulmão do Mundo, cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton durante o processo fotossintético.
O Oceanário de Lisboa assinala esta data no próximo dia 8 de Junho, a par de outros aquários e parques zoológicos de todo o mundo. O Dia Mundial dos Oceanos é também dia de aniversário da sua mascote, o Vasco.
O “Mercado do Peixe”, um atelier que normalmente só está acessível através de marcação prévia, durante este dia, será desenvolvido no átrio do Oceanário para todos os visitantes. Esta actividade pretende sensibilizar o público para um consumo consciente de peixe e marisco, através da divulgação do cartão SOS OCEANO.
O Vasco, a mascote do Oceanário de Lisboa, estará durante todo o dia a receber os visitantes mais pequenos na “Casa do Vasco” e terá no seu site, passatempos educativos com CD’s para oferecer.

In Oceanário

domingo, 6 de junho de 2010

As imagens da semana

No passado dia 23 de Maio, realizou-se o 1º Percurso Pedestre, no âmbito da iniciativa Pelos Trilhos da Natureza e do Património, da ADAL - Associação Defesa do Ambiente de Loures.
Quase uma centena de participantes num percurso com muita beleza natural, mas também graves delitos: lixo, devastação de floresta, edificação sem respeito pela natureza, destruição e abandono do património, entre outros.
Um evento a repetir, para que todos possam apreciar as belezas do Concelho de Loures e alertar para os riscos que as mesmas correm caso não haja mais cuidado e protecção.
Obrigado ADAL!
Boa semana.







































































É bom coleccionar objectos,
mas é melhor dar grandes passeios
.

Anatole France