sábado, 29 de maio de 2010

As surpresas da semana

1 - Eu Espero, Sim, que Essas Árvores Cresçam.

2 - Para conhecer: AMA - Associação de Amigos do Autismo.

3 - Por João Távora: Rock in Rio.

4 - Receba Vales de Desconto da marca Lindor.

5 - Portugal apadrinha criação de área protegida em Timor-Leste.

6 - Clique para descarregar gratuitamente o primeiro single dos Maria Clementina.

7 - Orquídeas selvagens em Portugal.

8 - Açores: Passatempo fotográfico Nortravel/PÚBLICO oferece viagens às ilhas (participa até 6 Junho 2010).

9 - BirdLife International has announced, in the 2010 IUCN Red List update for birds, the extinction of Alaotra Grebe Tachybaptus rufolavatus. Restricted to a tiny area of east Madagascar, this species declined rapidly after carnivorous fish were introduced to the lakes in which it lived. This, along with the use of nylon gill-nets by fisherman which caught and drowned birds, has driven this species into the abyss.

10 - A nova vida do Santa Maria Manuela.

11 - Génio informático de nove anos premiado pela Microsoft.

12 - Parece ser uma delícia: Bolo de Canela com Cenoura e Banana.

13 - Mourinho, "o insensível", e Materazzi, "o brutamontes", lavados em lágrimas, que nem duas madalenas.

14 - A Primavera está no ar e é a altura ideal para dar à sua casa uma dose de frescura. Acrescente brilho e luz aos seus atoalhados com bonitas barras bordadas com flores coloridas.

15 - Também quero fazer parte: O melhor que se faz no Mundo para um Mundo Melhor.

16 - Apesar de Portugal ser um dos países que mais dinheiro gasta em roupa, nem com a crise a maioria da população procura alternativas mais económicas, como comprar roupa em segunda mão. Comparativamente a países com um nível de vida mais elevado, onde comprar em segunda mão é um hábito, os portugueses mostram algum constrangimento em frequentar este tipo de comércio. Fomos para rua descobrir se os portugueses compram e conhecem estas lojas.

17 - Falo com ele quando me sinto só; e tenho a certeza de que me entende. Quando olha para mim tão atento e gentilmente lambe as minhas mãos; depois roça o nariz nas minhas calças feitas à medida, mas nunca o repreendo. Porque Deus sabe que eu posso comprar mais roupa, mas nunca um amigo como este, de W. Dayton Wedgefarth.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Turismo do Algarve lança passatempo:
Fotografias antigas dão direito a viagens e estadas 5*
http://blog.turismodoalgarve.pt

Regulamento para ver aqui

"Algarve Vintage – Desafio Fotográfico" é o mote de um novo passatempo do Turismo do Algarve que começa no dia 1 de Junho. Para participar, há que ter fotos com mais de 40 anos tiradas no Algarve. Paisagens, cenas do quotidiano, monumentos, pessoas, romarias, etc. etc.; tudo o que seja anterior à década de 70 é válido. Escolha as melhores e envie-as (de 1/06 a 31/08) para algarve.vintage@turismodoalgarve.pt. Irão 40 fotos à final e um júri, depois, escolherá as três melhores. Os vencedores são anunciados a 27 de Setembro. Prémios: viagem e estada para dois em hotel de 5 estrelas durante cinco ou três noites (1.º e 2.º lugares) ou apenas estada no hotel (3.º lugar). A partir da próxima semana, as fotos em competição serão publicadas em blog.turismodoalgarve.pt

In Fugas
PEV - Projecto Emergência Vida
Apoio a Grávidas em dificuldade desde 1996
Rua do Lumiar, nº 78
1750-164 Lisboa
Telef: 21 757 46 49
Telef/Fax: 21 757 46 45
Email: aesnetvida@gmail.com
www.emergenciavida.org

A Emergência-Vida é um projecto da Associação Emergência Social, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como finalidade activar uma rede solidária de apoio, acessoria e ajuda à mulher para superar qualquer conflito surgido diante de uma gravidez imprevista.

Voluntariado
Se queres colaborar com o Projecto Emergência Vida inscreve-te como voluntário. Envia-nos um email (para aesnetvida@gmail.com) com os seguintes dados: nome e apelidos; telefones; morada; correio electrónico.
Desejo colaborar como: Atendimento directo à grávida em risco de abortar; Acompanhamento da grávida até ao parto; Voluntariado profissional, advogados, médicos, psicólogos…; Família de acolhimento para uma grávida em situação de emergência; Apoio em tarefas de escritório.
A minha disponibilidade é: Manhãs; Tardes; Fins-de-semana; Todos os dias.

In PEV

quinta-feira, 27 de maio de 2010

1 de Junho - Dia Mundial da Criança
Viagens de Ida e Volta a 1 euro
CP - Comboios de Portugal
Call Center 808 208 208
Necessidade de reserva antecipada para grupos
Oferta limitada à capacidade existente

www.cp.pt

Tivemos um sonho. Um sonho onde existe um comboio fantástico e em que cada carruagem está cheia de crianças, que juntas partem à descoberta de novos mundos e de novas fantasias.
No dia 1 de Junho, dia mundial da criança, por apenas 1€, todas as crianças até aos 12 anos, inclusive, terão a oportunidade de realizar uma viagem de ida e volta, nos serviços regulares Intercidades, Regionais, Interregionais e Urbanos.
Para que ninguém fique de fora, é necessário reservar antecipadamente o seu grupo e por cada 10 crianças, um adulto é abrangido por esta promoção. Não perca este comboio fantástico.
Para as reservas de grupos, consulte os nossos contactos.

clique na imagem para ampliar

In CP
Dia Mundial da Criança
Desportivo da Sucata
1 Junho 2010, 19h
Salão Nobre - Teatro Nacional D. Maria II
Praça Dom Pedro IV 1, Rossio
1100-201 Lisboa
Telf.: 213 250 800
www.teatro-dmaria.pt
Entrada livre

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Quando eu partir deste mundo…
http://pikenatonta.blogspot.com
http://queridasnow.blogspot.com

"Há pessoas que não têm esta oportunidade de se despedirem daqueles que mais gostam. Eu tenho. Sofro de uma doença que necessita de transplante cardíaco…pode não aparecer doador… pode aparecer doador mas eu posso não sobreviver à dura batalha que vem a seguir… aconteça o que acontecer, se estiverem a ler estas palavras, é porque já cá não estou… Custa escrever estas coisas, mas o apoio que tive de tanta gente foi tão grande que era impossível não deixar umas últimas palavras a agradecer. Lamento se vos desiludi, lamento se fui fraca… Talvez tentei parecer forte quando afinal não era…
O meu último desejo era ser cremada, espero que seja isso que aconteça. Para quê campas? Buracos na terra? Momentos tão cruéis de serem vistos… Além do espaço ocupado pois tanta gente morre todos os dias… Flores? Bons, essas coisas são para serem dadas em vida… Palavras bonitas diante da lápide? Essas palavras são para serem ditas em vida.
Entendo que seja um post mórbido, mas já há algum tempo que não tirava da cabeça escrever estas coisas… Já tinha pedido ao C. este grande favor da parte dele. Desculpem, mas já sabem que podem sempre não ler…
Que mais há a dizer? Aproveitem a vida, a felicidade não existe, existem os momentos felizes… e esses… bem, respirem, cheirem, sintam, fotografem, enfim, não os percam nem esqueçam.
2006 foi o ano da descoberta da miocardiopatia dilatada. Sabia lá eu o que era isto… Estava desempregada, decidi tirar um tempo para mim, inscrevi-me num ginásio… e foi aí que percebi que o meu cansaço era extremo mesmo. Não era normal. No entanto ainda consegui ter um ano quase, quase normal… Tirando que o meu sonho de arrendar casa foi por água abaixo…
2007 foi um ano com momentos muito altos e momentos muito baixos. Em Março comecei a namorar com o C., a pessoa mais espectacular que conheci até hoje, com que aprendi sempre imenso, que fez tudo por mim, que me amou verdadeiramente. Desejo-te tudo de bom pois mereces tudo do melhor nesta vida. Sempre sincero, frontal, honesto, amigo, cúmplice… nunca mais acabaria de escrever aqui coisas. Amei-te, amo-te e amar-te-ei sempre onde quer que esteja agora. Em Maio as coisas pioraram mas ainda consegui ter um Verão mais ou menos bom. Em Setembro tive o enfarte renal e fui internada no Barreiro. Passei por momentos que prefiro nem falar. Em Outubro perdi o meu gatinho Jimmy… E a partir daí foi tudo a descambar, até que baixei no hospital de St. Marta dia 31 de Dezembro.
2008 foi um ano triste em que perdi pessoas que gostava muito: Ricardo, Fernando, Marisa e João. Perdi a minha porquinha Akira que adorava. Passei 2 meses e tal internada em Lisboa, passei meses em que só me deslocava de cadeira de rodas e mal saía de casa… Em Julho tive umas melhoras impressionantes que me deixaram ir passar um fim de semana fora num hotel e onde pude mergulhar numa piscina. Consegui também ir até à praia molhar os pés na água. Consegui ir ao MacDonalds, consegui passear um pouco, ir ao café comer uns caracóis… Dizem vocês, coisas banais, não é? Mas quando passam quase 1 ano sem nada destas coisas, não queiram imaginar como ela vos fazem sentir bem e soltar umas lágrimas de alegria… Damos um valor enorme à vida… à natureza… ao mar, ao vento, à chuva, às flores… até conduzir um carro…
Em Agosto tudo piorou, piorou, até que estou aqui neste mês de Dezembro a escrever estas coisas…
Concluindo, quero agradecer a todos sem querer dizer nomes, pois seria injusto… São demasiados. E cada um sabe à sua maneira o quanto gostava de mim. Mas claro, agradeço o apoio dos meus pais. As coisas foram complicadas entre nós mas sei que me amavam tal como eu vos amava. Cláudio… não há palavras para agradecer tudo, tudo, tudo o que fizeste por mim. E digas tu o que quiseres, mais ninguém o teria feito. E já sei que não gostas que agradeça, mas é a última vez: OBRIGADA!
Ah! Ok! Mais uns últimos pedidos, pode ser? Lutem pelos animais, lutem pelas pessoas, lutem por este mundo que já nem parece ser um Mundo. Temos mesmo que ser a pior raça à face da Terra?...
Beijos e mais beijos a todos!!!!"

Tânia Vanessa Silva Maia (10-10-1982 a 27-03-2009)
In blogue Just Things

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ananás

O Ananás é uma planta tropical (Ananas comosus), bem como o nome do próprio fruto, originária da América do Sul (Brasil e Paraguai). Apesar da sua época ser no Verão, pode ser encontrado durante todo o ano.
Este fruto tropical é formado pela fusão de várias flores em torno do núcleo central mais rígido. Quando o ananás é descascado, torna-se fácil de identificar os restos de algumas partes das flores ainda presentes em botões circulares espalhados logo abaixo da casca.
A parte comestível do ananás é a polpa, que é suculenta e apresenta uma coloração amarela. A polpa próxima base do ananás tem uma maior concentrações de açúcares do que a parte superior. Pode ser consumido ao natural ou processado, como conserva em calda, sumo, cristalizado, licor, geleia, etc.

Informação nutricional
O ananás natural tem um elevado conteúdo em água e um baixo valor energético. O conteúdo nutricional melhora consideravelmente nas últimas fases de maturação, pelo que uma colheita prematura resulta num ananás ácido e pobre em nutrientes. Destaca-se o conteúdo em vitamina C, bem como potássio e magnésio. O teor de fibra é moderado.
Devido ao açúcar da calda necessário à conservação, o ananás de conserva tem um valor energético bastante superior ao natural, 23.2 e 9.5, respectivamente.

Para ver: Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Vantagens e desvantagens

O ananás é rico em bromelaína, uma enzima proteolítica, que facilita a digestão e actua como anti-inflamatório. A investigação tem demonstrado que a bromelaína inibe uma grande variedade de agentes inflamatórios.
O conteúdo em vitamina C confere-lhe uma acção antioxidante, que ajuda a proteger as células e tecidos de danos ou agressões.

Como comprar e conservar
O estado de maturação do ananás na altura da colheita é determinante para a sua qualidade. Apesar de amadurecer depois de colhido, requer determinadas condições de temperatura para que ocorra. Ainda assim, o processo é difícil porque permanecem imaturos durante algum tempo e no espaço de um ou dois dias podem ficar maduros demais.
Escolhas aqueles em que a polpa cede um pouco quando pressiona com as mãos, com aroma intenso e com um bom peso relativamente à sua dimensão. Evite aqueles que apresentam zonas moles, danificadas ou enegrecidas.
O ananás pode ser conservado à temperatura ambiente por um período de um a dois dias. Se depois deste tempo ainda não o estiver consumido, pode conservá-lo no frigorífico por um período máximo de 3 a 5 dias. Procure evitar a exposição ao ar e durante a conservação.

In Nestlé

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Inscrições para o Move-te pela Esclerose Múltipla 2010
26 Maio 2010
Várias Cidades de Portugal
http://www.gangem.blogspot.com/

clique na imagem para ampliar

Estão abertas as inscrições para o Move-te pela Esclerose Múltipla!
A partir de hoje e até ao dia do evento, dia 26 de Maio, podem inscrever-se através do mail do Gang da EM: gang.da.em@gmail.com.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias por causa do seguro atribuido aos participantes na altura do passeio de bicicleta ou caminhada.
É claro que podem simplesmente aparecer para participar mas, nesse caso, não terão direito a seguro porque os coordenadores do Gang da EM têm de apresentar os dados à Mapfre Seguros horas antes do evento. Para além disso, a recepção será um pouco mais demorada...
Na altura da inscrição devem mecionar: nome; idade; localidade; contacto tlm e/ou email; cidade para onde se increve e qual a relação com a EM (portador, familiar, amigo ou solidário).
Servem estes dados para que o Gang da EM possa fazer uma estatística das participações assim como actualizar a sua base de dados.
Depois de recepcionados os participantes será atribuido uma tshirt a cada um alusiva ao Move-te 2010 assim como algumas surpresas.
O Move-te pela Esclerose Múltipla é um passeio para o movimento global de sensibilização para a doença, inserido no Dia Mundial da Esclerose Múltipla.
No ano passado tivemos uma média de 100 pessoas em 7 cidades diferentes. Este ano são 9 cidades... Quantos vão participar???

Relembramos o ponto de partida em cada uma das cidades do Move-te 2010:
Lisboa - Parque das Nações (Rossio dos Olivais)
Porto - Castelo do Queijo
Coimbra - Parque Verde (Docas)
Viana do Castelo - Largo da Estação
Aveiro - Cais da Fonte Nova (frente ao Centro de Congressos)
Leiria - Jardim Luis de Camões
Sintra - Largo do Palácio da Vila
Pinhal Novo - Largo José Maria dos Santos (Coreto)
Sines - Avenida Vasco da Gama (junto ao Pontal)

Vamos?????? Estamos à vossa espera!!! ;o)

In O Gang da Esclerose Múltipla

domingo, 23 de maio de 2010

As imagens da semana

Há duas semanas, ganhei bilhetes para ir ver o espectáculo "Walking with Dinosaurs", no Pavilhão Atlântico (Lisboa), e fomos com os meus sobrinhos.
Em termos de efeitos especiais, montagem, som, meios técnicos está muito bem produzido, quanto aos dinossauros, ficamos com a noção da sua grandeza e aspecto físico, destreza e sons emitidos. Mas para parecer real seria preciso muito mais...
De qualquer forma e apesar de ser um espectáculo demasiado longo, valeu a pena!
Boa semana.