terça-feira, 25 de maio de 2010

Ananás

O Ananás é uma planta tropical (Ananas comosus), bem como o nome do próprio fruto, originária da América do Sul (Brasil e Paraguai). Apesar da sua época ser no Verão, pode ser encontrado durante todo o ano.
Este fruto tropical é formado pela fusão de várias flores em torno do núcleo central mais rígido. Quando o ananás é descascado, torna-se fácil de identificar os restos de algumas partes das flores ainda presentes em botões circulares espalhados logo abaixo da casca.
A parte comestível do ananás é a polpa, que é suculenta e apresenta uma coloração amarela. A polpa próxima base do ananás tem uma maior concentrações de açúcares do que a parte superior. Pode ser consumido ao natural ou processado, como conserva em calda, sumo, cristalizado, licor, geleia, etc.

Informação nutricional
O ananás natural tem um elevado conteúdo em água e um baixo valor energético. O conteúdo nutricional melhora consideravelmente nas últimas fases de maturação, pelo que uma colheita prematura resulta num ananás ácido e pobre em nutrientes. Destaca-se o conteúdo em vitamina C, bem como potássio e magnésio. O teor de fibra é moderado.
Devido ao açúcar da calda necessário à conservação, o ananás de conserva tem um valor energético bastante superior ao natural, 23.2 e 9.5, respectivamente.

Para ver: Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Vantagens e desvantagens

O ananás é rico em bromelaína, uma enzima proteolítica, que facilita a digestão e actua como anti-inflamatório. A investigação tem demonstrado que a bromelaína inibe uma grande variedade de agentes inflamatórios.
O conteúdo em vitamina C confere-lhe uma acção antioxidante, que ajuda a proteger as células e tecidos de danos ou agressões.

Como comprar e conservar
O estado de maturação do ananás na altura da colheita é determinante para a sua qualidade. Apesar de amadurecer depois de colhido, requer determinadas condições de temperatura para que ocorra. Ainda assim, o processo é difícil porque permanecem imaturos durante algum tempo e no espaço de um ou dois dias podem ficar maduros demais.
Escolhas aqueles em que a polpa cede um pouco quando pressiona com as mãos, com aroma intenso e com um bom peso relativamente à sua dimensão. Evite aqueles que apresentam zonas moles, danificadas ou enegrecidas.
O ananás pode ser conservado à temperatura ambiente por um período de um a dois dias. Se depois deste tempo ainda não o estiver consumido, pode conservá-lo no frigorífico por um período máximo de 3 a 5 dias. Procure evitar a exposição ao ar e durante a conservação.

In Nestlé

Sem comentários: