sábado, 5 de março de 2011

As surpresas da semana

1 - Em 2010 foram feitos 893 transplantes em Portugal, que lidera na doação de órgãos. Apesar de o número de transplantes ter diminuído em 2010, Portugal continua a ser, com Espanha, líder mundial na colheita de órgãos. O ano passado foram colhidos 926 órgãos em 37 hospitais portugueses - a maior parte rins e fígados. Mesmo assim, realizaram-se menos 35 transplantes que em 2009.

2 - Há oito novos monumentos nacionais. A lista de monumentos de "excepcional interesse nacional" integra agora a Casa de Chá da Boa Nova e as Piscinas das Marés - ambas em Leça da Palmeira, Matosinhos, e projectadas por Álvaro Siza Vieira -, a Casa do Passal (Carregal do Sal), o sítio arqueológico pré-histórico Concheiros de Muge (Salvaterra de Magos), a Igreja do Carmo (Coimbra), o Terreiro da Batalha do Ameixial (Estremoz), o antigo Convento dos Eremitas de S. Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo (Redondo) e o Sistema de Abastecimento de Águas à cidade de Braga do Século XVIII, designado por Sete Fontes.

3 - Passatempo: Especial Odisseias para o Dia do Pai - Escapadinha Gourmet (participa até 15 Março 2011).

4 - Associação promove esterilizações a preços reduzidos. Duas médicas veterinárias fundaram a Associação pela Redução Populacional e Abandono de Cães e Gatos (ARPA) para promover a esterilização de animais. Com sede em Vila Nova de Poiares, a Associação foi criada a pensar nos donos de animais de companhia que não têm recursos económicos para suportar a despesa de esterilizar os seus animais. Os preços mais reduzidos oferecidos pela ARPA “variam entre os 20 euros para um gato macho, e os 70 euros para uma cadela de grande porte”, adiantou Mildren Costa, vice-presidente da ARPA, ao Jornal de Notícias.

5 - A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) revelou hoje os resultados da edição 2010 da campanha «Presentes Solidários», que recolheu 4548 donativos para apoiar os países lusófonos em áreas que vão da educação à saúde.

6 - Concurso de Mérito Académico para Promover o Vegetarianismo. O Centro Vegetariano está a promover a 2ª edição do Concurso de Mérito Académico. Para concorrer, todos os temas são válidos, desde que de alguma forma relacionados com o vegetarianismo, nas suas mais diversas vertentes. O melhor trabalho recebe um prémio de 500€. O prazo para submissão de trabalhos é de 1 de Março a 30 de Junho 2011.

7 - Gosto muito: iittala - Anu Penttinen – Vitriini.

8 - Três novos tigres-brancos, um dos animais mais raros e admirados na natureza nasceram no Jardim Zoológico de Lisboa. Estima-se que existam apenas entre cem e 130 tigres-brancos no planeta e todos eles se sob cuidados humanos. Em Portugal, com o nascimento destas novas crias, existem cinco.

9 - Passatempo: a Revista Saúde Hoje irá oferecer dois bilhetes para o Zoo de Lisboa, para 5 pessoas (participa até 14 Março 2011).

10 - Reveja aqui os principais programas de comparticipação financeira para a reabilitação de imóveis. A reabilitação urbana e a reocupação e requalificação de áreas urbanas consolidadas começa finalmente a “mexer” fruto também de uma maior vitalidade do mercado de arrendamento. Embora todo o mercado tenha registado quedas, o investimento em zonas urbanas consolidadas e centrais nas cidades demonstrou-se mais seguro e acertado, com as zonas de periferia a desvalorizar de forma muito mais acentuada.

11 - Banda sonora de "Amália" premeia Nuno Malo.

12 - Passatempo: a Super Bock oferece todos os meses prémios diferentes - Ipad, Bamboo Fun, iPod Toch, Auscultadores, Mac mini, Iphone 4, Canon, entre outros (participa todos meses até 4 Novembro 2011).

13 - Cinema: E os Oscars foram...

14 - Ken e Barbie reatam!

15 - Passatempo Ultimate Beauty/NUXE: ganhe 20 óleos reparadores Huile Prodigieuse NUXE (participa até 16 Março 2011).

16 - MESAboardgames: Jogos de Tabuleiro made in Portugal. Com um nome destes, a mesaboardgames nem precisa de apresentações, mas nós insistimos nisso. Sediada em Cascais, esta empresa de comercialização de jogos de tabuleiro coloca no mercado com alguma regularidade novos jogos e está à procura de testers. Se é um jogador convicto, tem aqui uma oportunidade para experimentar em primeira-mão as novidades. Duas das últimas são um jogo dedicado ao Castelo de São Jorge e outro às caravelas.

17 - O Vaticano revelou hoje que o número de católicos registou um aumento de 1,7% entre 2008 e 2009, com mais 15 milhões de baptizados, especialmente em África e na Ásia. Os últimos dados, recolhidos na edição 2011 do «Anuário Pontifício» mostram que há 1,18 mil milhões de católicos no mundo e quase metade (49,4%) vivem no continente americano.

18 - Passatempo: a Norauto oferece três experiências A Vida é Bela (participa até 18 Março 2011).

19 - Rituais fúnebres. A China e o dinheiro fantasma.

20 - No mês em que se assinalam o Dia Internacional da Poesia e o Dia Internacional da Mulher, a Casa da América Latina organiza a “Festa da Poesia na Casa da América Latina” numa homenagem às grandes poetisas da América Latina em torno de quem foi preparado um vasto programa que se estende por todo o mês que inclui desde cinema a uma feira do livro.

21 - Passatempo: a Worten oferece 100 vales de 20 euros (participa até 8 Março 2011).

sexta-feira, 4 de março de 2011

Letras

Sozinha estou entre paredes brancas
Pela janela azul entrou a noite
Com seu rosto altíssimo de estrelas.

Sophia de Mello Breyner Andresen
Desinfecção é mais eficaz do que antibióticos no tratamento de feridas
Antibióticos testados não interferiram na cura das feridas

Um estudo conduzido pelo Johns Hopkins Children´s Center, nos Estados Unidos, mostra que a desinfecção da pele infectada por alguns tipos de bactéria pode ser mais eficaz do que o uso do antibiótico meticilina.
Segundo um artigo publicado na revista "Pedriatrics", os investigadores testaram dois antibióticos regularmente empregues no tratamento de infecções pela bactéria Staphylococcus aureus.
Aleatoriamente, 191 crianças voluntárias, que tinham entre seis meses e 18 anos de vida, receberam cefalexina, um antibiótico clássico, mas pouco eficiente na cura desse tipo de bactéria, ou clindamicina, conhecido pela sua eficácia contra as mais resistentes.
Os resultados da investigação mostraram que a cura da infecção estava directamente ligada aos cuidados com a ferida e não com o antibiótico utilizado, visto que 95 por cento das crianças observadas tiveram uma recuperação completa após uma semana de tratamento, independentemente do antibiótico com que foram tratadas.
"O que realmente faz diferença no cuidado com a ferida é a limpeza da zona magoada, pelo que apenas é preciso manter o local sempre limpo", disse Aaron Chen, que liderou o estudo.
Apesar destas conclusões, os especialistas não ambicionam, para já, retirar a medicação nos casos de tratamento de infecções, pois defendem que são necessários estudos mais aprofundados sobre a verdadeira eficácia dos antibióticos nessas situações específicas.

in Ciência Hoje (28-02-2011)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Educação para a Morte
Filipe Nunes Vicente

Bertrand Editora

Sinopse
Para aprender a lidar com a perda e com a morte

«O que vão ler é o resultado do contacto prolongado com as perdas dos outros. É também o reflexo de perdas pessoais que me ajudaram a ajudar melhor os outros. Aprendi a mastigar ambas, a morte é uma cozinha aberta. Se nestas histórias aparecem referências literárias e filosóficas não é por necessidade de exibir conhecimentos (hoje em dia qualquer um alinha um punhado de citações). O meu trabalho - tentar ajudar quem perdeu (ou quem se perde) - exige muito mais do que o manuseio de meia dúzia de técnicas psicoterapêuticas. Ao longo dos anos fui-me socorrendo do que leio e do que aprendo, de quem sabe muito. Estes territórios – a perda, a memória, o tempo – são aliás pouco favoráveis à burocracia psicológica. Optei por uma forma de blogue, em pequenos posts, porque não há aqui ciência nem erudição; nunca falo em tratamento porque ele não existe.
O que pode acontecer é que através da conversa entre dois humanos um deles consiga organizar a colecção de banalidades que as redondezas da morte suscita.»

in WOOK

Culinária
Fettuccine al Funghi
Milaneza Sabores
www.milaneza.pt
clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 2 de março de 2011

ALAAR - Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua
Tlm: 962 323 356
E-mail: alaarpl@gmail.com
www.alaar.com

Chamada solidária - 760 303 160

clique na imagem para ampliar

Carnaval com Lobos & Máscaras
5 a 8 Março 2011
Vila Pouca de Aguiar, Chaves, Lazarim e Verín (Galiza)

Montes de Encanto
Telf.: 259433146 / 933237709
Toda a informação em www.montes-de-encanto.pt


clique na imagem para ampliar

terça-feira, 1 de março de 2011

Sons

Richmond Fontaine - Making It Back

Absolutamente divino!
Aromaterapia

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística. A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens melhores formas de uso.
Conheça algumas das vantagens desta terapia alternativa e use a natureza para curar o seu corpo e alegrar a sua alma.
O eucalipto dá uma sensação tão boa de frescura que faz parte da composição de vários produtos de limpeza. Já a lavanda traz tranquilidade e não é por acaso que é o odor mais presente em sabonetes para bebés e amaciadores de roupas infantis.
Em flores, perfumes, produtos de limpeza, remédios, temperos, óleos e cosméticos, os aromas interferem bastante na saúde e no nosso estado de espírito. Podem deixar-nos mais calmas e tratar problemas como acne e reumatismo.

ESSÊNCIAS MILAGROSAS

Lavanda – Relaxamento
Ajuda a relaxar, combate as insónias e alivia o stress.
Modo de Usar: Antes de ir dormir, prepare uma botija de água quente com algumas gotas do seu óleo essencial.

Citronela – Criatividade
É um estimulante mental que desperta a imaginação.
Modo de Usar: Quando precisar de ânimo, acenda um incenso de citronela e deixe-o queimar até ao fim.

Alecrim – Alegria
Melhora a memória e é um antidepressivo natural.
Modo de Usar: Deite num difusor algumas gotas de óleo essencial (encontra-se em lojas de produtos naturais) e relaxe.

Ilangue-Ilangue – Sensualidade
É um aroma afrodisíaco, bom para ser usado a dois!
Modo de Usar: Massaje o seu parceiro com o óleo de ilangue-ilangue e deixe a sensualidade aflorar.

Hortelã – Clareza
Diminui dores de cabeça e clareia os pensamentos.
Modo de Usar: Ferva as folhas e inale o vapor durante alguns minutos. Depois, deixe o cheiro espalhar-se pela casa.

Cedro – Tranquilidade
Usado para aliviar vários problemas respiratórios.
Modo de Usar: Coloque gotas de óleo em folhas secas e envolva-as em tecido. Deixe no meio da casa para perfumar.

Cânfora – Frescura
A essência é refrescante, indicada para casos de constipações e reumatismo. Também encontrada na composição de muitos cremes faciais, a cânfora ajuda a controlar a oleosidade da pele, mantendo-a hidratada mas seca.
Modo de Usar: Nos casos de constipações e reumatismo, coloque a essência num difusor. Para a pele, faça uma massagem facial com o óleo e lave com água fria de seguida.

in Gastronomias

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Letras

Poema do Homem Só

Sós,
irremediavelmente sós,
como um astro perdido que arrefece.
Todos passam por nós
e ninguém nos conhece.

Os que passam e os que ficam.
Todos se desconhecem.
Os astros nada explicam:
Arrefecem

Nesta envolvente solidão compacta,
quer se grite ou não se grite,
nenhum dar-se de outro se refracta,
nehum ser nós se transmite.

Quem sente o meu sentimento
sou eu só, e mais ninguém.
Quem sofre o meu sofrimento
sou eu só, e mais ninguém.
Quem estremece este meu estremecimento
sou eu só, e mais ninguém.

Dão-se os lábios, dão-se os braços
dão-se os olhos, dão-se os dedos,
bocetas de mil segredos
dão-se em pasmados compassos;
dão-se as noites, e dão-se os dias,
dão-se aflitivas esmolas,
abrem-se e dão-se as corolas
breves das carnes macias;
dão-se os nervos, dá-se a vida,
dá-se o sangue gota a gota,
como uma braçada rota
dá-se tudo e nada fica.

Mas este íntimo secreto
que no silêncio concreto,
este oferecer-se de dentro
num esgotamento completo,
este ser-se sem disfarce,
virgem de mal e de bem,
este dar-se, este entregar-se,
descobrir-se, e desflorar-se,
é nosso de mais ninguém.

António Gedeão
AR aprova por unanimidade uma nova política de controlo das populações de animais errantes
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com

Uma importante medida legislativa foi hoje, dia 25/2, aprovada na AR por unanimidade. Destacamos do texto aprovado:

- que o Governo seja activo na promoção de uma política de não abate, reforçando a fiscalização e licenciamento dos centros de recolha oficiais, prevendo meios para a sua capacitação em termos de condições de alojamento e tratamentos médico-veterinários, promovendo a esterilização dos animais errantes recolhidos como método eficaz do controlo das populações, em especial dos não reclamados nos prazos legais.

- que os animais a cargo de associações de protecção dos animais ou de detentores em incapacidade económica possam aceder a tratamentos médico-veterinários, nomeadamente a prática de esterilização, a preços simbólicos, nos centros de recolha oficiais.

- o lançamento de campanhas de sensibilização contra o abandono dos animais e de promoção da adopção responsável, além da correcção das falhas existentes ao nível dos sistemas de registo dos animais, como é o caso do SICAFE, e a adequada articulação entre as bases de dados existentes.

- a promoção de programas RED (Recolha, Esterilização e Devolução) em colónias de animais de rua estabilizadas, instituindo-se o conceito de “cão ou gato comunitário” que garanta a protecção legal dos animais que são cuidados num espaço ou numa via pública limitada cuja guarda, detenção, alimentação e cuidados médico-veterinários são assegurados por uma parte de uma comunidade local de moradores.

Cabe-nos a nós, amigos e protectores dos animais, desencadear acções eficazes, particularmente a nivel concelhio, para que esta legislação aprovada não fique letra morta. Nada se fará sem a nossa mobilização e empenhamento.
Hoje, no entanto, podemos regozijar-nos e relaxar um pouco para acumular forças para as próximas batalhas.
Obrigado BE, obrigado a todos os Partidos da AR!

in Campanha de Esterilização de Animais Abandonados

domingo, 27 de fevereiro de 2011

As imagens da semana

As palavras aproximam:
prendem-soltam
são montanhas de espuma
que se faz-desfaz
na areia da fala

Soltam freios
abrem clareiras no medo
fazem pausa na aflição

Ou então não:
matam
afogam
separam definitivamente

Amando muito muito
ficamos sem palavras

Ana Hatherly