sábado, 5 de março de 2011

As surpresas da semana

1 - Em 2010 foram feitos 893 transplantes em Portugal, que lidera na doação de órgãos. Apesar de o número de transplantes ter diminuído em 2010, Portugal continua a ser, com Espanha, líder mundial na colheita de órgãos. O ano passado foram colhidos 926 órgãos em 37 hospitais portugueses - a maior parte rins e fígados. Mesmo assim, realizaram-se menos 35 transplantes que em 2009.

2 - Há oito novos monumentos nacionais. A lista de monumentos de "excepcional interesse nacional" integra agora a Casa de Chá da Boa Nova e as Piscinas das Marés - ambas em Leça da Palmeira, Matosinhos, e projectadas por Álvaro Siza Vieira -, a Casa do Passal (Carregal do Sal), o sítio arqueológico pré-histórico Concheiros de Muge (Salvaterra de Magos), a Igreja do Carmo (Coimbra), o Terreiro da Batalha do Ameixial (Estremoz), o antigo Convento dos Eremitas de S. Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo (Redondo) e o Sistema de Abastecimento de Águas à cidade de Braga do Século XVIII, designado por Sete Fontes.

3 - Passatempo: Especial Odisseias para o Dia do Pai - Escapadinha Gourmet (participa até 15 Março 2011).

4 - Associação promove esterilizações a preços reduzidos. Duas médicas veterinárias fundaram a Associação pela Redução Populacional e Abandono de Cães e Gatos (ARPA) para promover a esterilização de animais. Com sede em Vila Nova de Poiares, a Associação foi criada a pensar nos donos de animais de companhia que não têm recursos económicos para suportar a despesa de esterilizar os seus animais. Os preços mais reduzidos oferecidos pela ARPA “variam entre os 20 euros para um gato macho, e os 70 euros para uma cadela de grande porte”, adiantou Mildren Costa, vice-presidente da ARPA, ao Jornal de Notícias.

5 - A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) revelou hoje os resultados da edição 2010 da campanha «Presentes Solidários», que recolheu 4548 donativos para apoiar os países lusófonos em áreas que vão da educação à saúde.

6 - Concurso de Mérito Académico para Promover o Vegetarianismo. O Centro Vegetariano está a promover a 2ª edição do Concurso de Mérito Académico. Para concorrer, todos os temas são válidos, desde que de alguma forma relacionados com o vegetarianismo, nas suas mais diversas vertentes. O melhor trabalho recebe um prémio de 500€. O prazo para submissão de trabalhos é de 1 de Março a 30 de Junho 2011.

7 - Gosto muito: iittala - Anu Penttinen – Vitriini.

8 - Três novos tigres-brancos, um dos animais mais raros e admirados na natureza nasceram no Jardim Zoológico de Lisboa. Estima-se que existam apenas entre cem e 130 tigres-brancos no planeta e todos eles se sob cuidados humanos. Em Portugal, com o nascimento destas novas crias, existem cinco.

9 - Passatempo: a Revista Saúde Hoje irá oferecer dois bilhetes para o Zoo de Lisboa, para 5 pessoas (participa até 14 Março 2011).

10 - Reveja aqui os principais programas de comparticipação financeira para a reabilitação de imóveis. A reabilitação urbana e a reocupação e requalificação de áreas urbanas consolidadas começa finalmente a “mexer” fruto também de uma maior vitalidade do mercado de arrendamento. Embora todo o mercado tenha registado quedas, o investimento em zonas urbanas consolidadas e centrais nas cidades demonstrou-se mais seguro e acertado, com as zonas de periferia a desvalorizar de forma muito mais acentuada.

11 - Banda sonora de "Amália" premeia Nuno Malo.

12 - Passatempo: a Super Bock oferece todos os meses prémios diferentes - Ipad, Bamboo Fun, iPod Toch, Auscultadores, Mac mini, Iphone 4, Canon, entre outros (participa todos meses até 4 Novembro 2011).

13 - Cinema: E os Oscars foram...

14 - Ken e Barbie reatam!

15 - Passatempo Ultimate Beauty/NUXE: ganhe 20 óleos reparadores Huile Prodigieuse NUXE (participa até 16 Março 2011).

16 - MESAboardgames: Jogos de Tabuleiro made in Portugal. Com um nome destes, a mesaboardgames nem precisa de apresentações, mas nós insistimos nisso. Sediada em Cascais, esta empresa de comercialização de jogos de tabuleiro coloca no mercado com alguma regularidade novos jogos e está à procura de testers. Se é um jogador convicto, tem aqui uma oportunidade para experimentar em primeira-mão as novidades. Duas das últimas são um jogo dedicado ao Castelo de São Jorge e outro às caravelas.

17 - O Vaticano revelou hoje que o número de católicos registou um aumento de 1,7% entre 2008 e 2009, com mais 15 milhões de baptizados, especialmente em África e na Ásia. Os últimos dados, recolhidos na edição 2011 do «Anuário Pontifício» mostram que há 1,18 mil milhões de católicos no mundo e quase metade (49,4%) vivem no continente americano.

18 - Passatempo: a Norauto oferece três experiências A Vida é Bela (participa até 18 Março 2011).

19 - Rituais fúnebres. A China e o dinheiro fantasma.

20 - No mês em que se assinalam o Dia Internacional da Poesia e o Dia Internacional da Mulher, a Casa da América Latina organiza a “Festa da Poesia na Casa da América Latina” numa homenagem às grandes poetisas da América Latina em torno de quem foi preparado um vasto programa que se estende por todo o mês que inclui desde cinema a uma feira do livro.

21 - Passatempo: a Worten oferece 100 vales de 20 euros (participa até 8 Março 2011).

Sem comentários: