sábado, 23 de abril de 2011

23 Abril - Dia Mundial do Livro

As obras dos grandes poetas até hoje não foram lidas pela humanidade, porque só grandes poetas podem lê-las. Só foram lidas como a multidão lê as estrelas, quando muito astrologicamente, e não astronomicamente. A maioria dos homens aprendeu a ler tendo em vista a utilidade mesquinha, do mesmo modo que aprendeu a calcular para tomar nota das receitas e despesas e não ser trapaceado nos negócios; mas da leitura como exercício intelectual nobre, pouco ou nada sabe; contudo isso é que é leitura em acepção elevada, não aquela que nos embala como um luxo e adormenta as nossas mais nobres faculdades, e sim a que nos mantém expectantes e à qual devotamos as nossas horas mais alertas e despertas.

Henry David Thoreau, in Walden
As surpresas da semana

1 - Este País Não é Para Árvores.

2 - Gwynie canta e encanta.

3 - Passatempo 15 minutos com o seu filho: habilite-se a ganhar um dos 10 livros sobre educação do meu professor Quintino Aires (participa até 1 Maio 2011).

4 - Livraria Bertrand do Chiado no Guinness: É a mais antiga do mundo.

5 - Depois de passar pela Casa Branca, nos EUA, a Porcel, uma empresa portuguesa fabricante de produtos em porcelana, volta a conquistar fama internacional ao participar na reconstrução de um dos maiores templos da religião Bahá´i, localizado em Haifa, Israel, que é visitado anualmente por milhares de fiéis e turistas. A Porcel restaurou a cúpula com telhas douradas com mais de 120 formas.

6 - Passatempo: Aproveite os dias em família e torne a sua páscoa mais doce e especial com a ajuda das Farinhas Nacional. Partilhe connosco a sua receita de Folar de Páscoa em que use as Farinhas Nacional, juntamente com uma fotografia e habilite-se a ganhar uma fantástica Máquina de Pão. Um júri da Nacional seleccionará a receita mais criativa e pode ser a sua (participa até 29 Abril 2011).

7 - Com a chegada da Primavera, começa a ser necessário arejar a casa e aproveitar o bom tempo para fazer uma limpeza geral a cada divisão. Comece pela cozinha, mas não deixe que esta fique como antes. Escolha diferentes cores conforme o seu espírito e pinte, por exemplo, o fundo das suas estantes ou as portas dos armários.

8 - O programa ambiental HP de consumíveis. A HP já reciclou mais de 90 milhões de quilos de tinteiros Inkjet e toners Laserjet. É mais do que o peso de 200 aviões Boeing 747. É parte do nosso compromisso para desenvolver, através da inovação constante, consumíveis HP de elevada qualidade e ambientalmente seguros. Agora, é a sua vez. Adira hoje ao programa HP Planet Partners™.O programa HP Planet Partners oferece a toda a gente um serviço de devolução e reciclagem de consumíveis que é prático, gratuito e avançado.

9 - Passatempo “No Dia da Mãe reforça o laço”: o Sabores e a Odisseias estão a oferecer um Pack Be Happy. São centenas de experiências à escolha (participa até 28 Abril 2011).

10 - Uma parte da população Nova Iorquina tem vindo a adquirir Cabrinhas para companhia! A vantagem, diz quem aderiu à moda, é que além das festinhas há leite fresquinho todos os dias para o pequeno-almoço!

11 - Chama-se Mark Boyle e surpreendeu tudo e todos quando há dois anos decidiu viver sem dinheiro. É irlandês, formado em economia e esteve agora no Porto, em Portugal, com a mensagem de que se consegue viver sem conta bancária, emprego fixo ou luxos. I live without cash – and I manage just fine. Armed with a caravan, solar laptop and toothpaste made from washed-up cuttlefish bones, Mark Boyle gave up using cash.

12 -  Passatempo Sabores da Páscoa: a Nestlé oferece uma Bimby para a melhor receita, um fim-de-semana para duas pessoas num Tivoli Hotel, um cheque Sonae 100 euros e um pacote produtos Nestlé.
Para o 2º e 3º um fim de semana num Tivoli Hotel, um cheque Sonae 100 euros e um pacote de produtos. Do 4º ao 30º um pacote de produtos Nestlé (participa até 13 Maio 2011).

13 - Doces da Páscoa feitos em casa!

14 - Missão Leziria Limpa conseguiu limpar 5 km de margem do estuário. A acção de limpeza da orla fluvial da Lezíria Grande, que decorreu a 19 de Março, contou com mais de 150 voluntários que ajudaram a limpar e a cuidar as margens do Tejo.

15 - Passatempo: o Santander-Totta oferece uma bolsa de Erasmus. Requisito base: abrir uma Conta Aforro Universitários e acumular nesta conta uma poupança mínima de 150 eur ou subscrever o Pac Erasmus. Os 3 mais criativos ganham uma bolsa no valor de 1000 euros (participa até 30 Junho 2011).

16 - Cigarette Butts Toxic to Fish. Atenção fumadores, as beatas no lixo! Obrigado.

17 - Empresário de Boticas criou método de esterilização inovador. Processo deixou de ser português e passou a ser Israel.

18 - Passatempo: a Saber Viver e a Simel oferecem 10 conjuntos de lingerie em ganga (participa até 1 Maio 2011).

19 - Parabéns Sandra! Entrega Prémio Sandra Cardoso SOSAnimal - Mulher Activa - 7 Abril de 2011.

20 - Poluição por azoto custa 320 mil milhões de euros por ano à Europa. A poluição causada pelo azoto custa a cada cidadão da União Europeia (UE) entre 150 e 750 euros por ano. Em toda a Europa, o custo anual da poluição por azoto e perda de biodiversidade cifra-se entre os 70 e os 320 mil milhões de euros.

21 - Passatempo: Vai-se casar? Temos 4 vouchers para oferecer para fazer o seu penteado! Quatro vouchers, 2 para Lisboa e 2 para o Porto, para a realização do penteado/coloração/tratamento no dia do casamento, no salão aderente ao passatempo.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

22 Abril - Dia da Terra

Quercus considera que Portugal e o mundo ainda não souberam mudar de paradigma rumo a um Planeta Sustentável

O Dia da Terra foi celebrado pela primeira vez a 22 de Abril de 1970, associado ao lançamento do movimento ambientalista moderno, realçando os seus propósitos de acção nas diferentes áreas de promoção de um desenvolvimento sustentável. A Quercus aproveita esta data para lembrar a importância da cidadania e de toda a sociedade em assumirem comportamentos e políticas que assegurem uma cada vez melhor qualidade de vida das populações, sem prejuízos agravados para as futuras gerações, preservando e inclusive reabilitando os valores naturais.

Por uma economia verde com um novo paradigma
Infelizmente, para além da insustentabilidade financeira de muitos dos projectos desenvolvidos em Portugal nos últimos anos, os custos ambientais e para a conservação da natureza têm sido enormes: quer autoestradas com pouco tráfego atravessando áreas sensíveis, quer vias que estimularam o uso do automóvel com consequente poluição; barragens com um rendimento muito limitado mas que destruíram património único; urbanizações e empreendimentos turísticos em zonas de solos produtivos ou ecologicamente relevantes.
À escala do país e no mundo, o paradigma para se ultrapassar a crise mantém-se: estimular a produção e o consumo, sabendo-se que os recursos materiais são finitos e escassos, e os consumos energéticos devem ser limitados no caminho para uma transição onde predomine a utilização de energia renovável.
O consumo actual de recursos naturais ultrapassa em 50% a capacidade do planeta suportar e regenerar esses recursos, uma tendência que tem mantido uma trajectória de crescimento contínuo. A pegada ecológica do planeta duplicou desde 1966, porque a pegada de carbono (uma das suas componentes) aumentou 11 vezes desde 1961. Contudo, existem grandes diferenças entre os países do mundo relativamente à pegada ecológica, devido ao seu nível de desenvolvimento económico e social (WWF, 2010). Cerca de um sexto da população mundial é responsável por quase 80% do consumo mundial em termos de bens e serviços. Actualmente, 75% das pessoas à escala mundial consome um décimo em comparação com um cidadão europeu médio (Worldwatch Institute, 2010).
É necessária uma mudança radical no modo como as empresas desenvolvem os seus negócios. As bases dos lucros e perdas, do progresso e da criação de valor têm de ser redefinidas para considerar os impactes ambientais a longo prazo e o bem-estar pessoal e social. Os preços deverão reflectir todas as externalidades de produtos e serviços (custos e benefícios) e as empresas têm de procurar uma maior eficiência na aquisição de materiais, concepção de produtos, produção, marketing e distribuição (o que tem benefícios ambientais e reduz custos). A economia tem de criar emprego suficiente, aumentando ao mesmo tempo, a produtividade do trabalho.
A criação de sistemas de produção de bens em circuito fechado e em rede têm de impulsionar a indústria e reduzir a necessidade de extracção de recursos primários. Os sistemas em circuito fechado deverão passar a utilizar os resíduos como recursos, eliminando a sua deposição no solo, no ar ou na água. Para os mercados globais, a sustentabilidade passará pela atribuição do valor real às externalidades associadas (como os impactes ambientais dos seus produtos e serviços e o benefício dos serviços prestados pelos ecossistemas naturais), a valorização das boas práticas ambientais pelas empresas (que reduzem impactes e custos) e a preferência dos consumidores por bens e serviços com menores impactes ambientais e maior valor acrescentado. Por outro lado, a aposta num desenvolvimento local, com aposta em (novos) produtos e serviços próprios (nomeadamente com espécies autóctones) é também um investimento necessário ao nível global. Neste quadro, é essencial que, ao nível do sistema financeiro, os bancos invistam nestas vertentes.

Um milhar de milhões de acções verdes - a caminho da Cimeira Rio+20
O tema do Dia da Terra em 2011 é a mobilização através de todo um conjunto de pequenas acções que cada um de nós pode tomar para reduzir a sua pegada ecológica. Em causa está uma redução do uso dos materiais, da água em particular, da energia, das emissões de carbono causadoras das alterações climáticas, de resíduos. Todas essas contribuições deverão fazer parte de um caminho para uma mobilização que é urgente acontecer e cuja oportunidade existe através do trabalho e com o apelo das populações de todo o mundo, conjugada com a presença (e espera-se, decisões) dos chefes de Estado e de Governo de todos os países na Cimeira que terá lugar no próximo ano no Rio de Janeiro, com igual propósito que a ECO/92, que teve um enorme efeito na mobilização e actuação em prol de um desenvolvimento sustentável há quase 20 anos atrás.

Lisboa, 21 de Abril de 2011
A Direcção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Noites de Encerramento da Exposição "Primitivos Portugueses (1450-1550)"
22 e 23 Abril 2011, das 18h às 24h
Entrada Livre
Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes - Lisboa
Telefone: (351) 21 391 28 00
E-Mail: mnarteantiga@ipmuseus.pt
www.mnarteantiga-ipmuseus.pt

22 Abril, 19h00 e 21h30 -Visita Geral
Visitas Temáticas
22h30 - Espaços e Ambientes
23h00 - As cores da música
23 Abril, 19h00 e 21h30 - Visita Geral
Visitas Temáticas
22h30 - Espaços e Ambientes
23h00 - Têxteis na Pintura

in MNAA
Pão-de-Ló Tradicional

Ingredientes
6 ovos
200g de açúcar
180g de farinha Branca de Neve Super Fina

Preparação
Ligue o forno a 180º C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de chaminé com 23 cm de diâmetro. Bata muito bem os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a Farinha Branca de Neve Super Fina, aos poucos, envolvendo com uma vara de arames. Verta na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire depois de cozido, deixe arrefecer e desenforme.

in Fábricas Lusitana

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sons

Lila Downs - Paloma Negra

Una de las rancheras mas sublimes!
Letras

Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza.

Papa Bento XVI em Lisboa (CCB), 12.5.2010
Viana: empresa exporta tapetes para todo o mundo
Vianatece - www.vianatece.pt

A Vianatece tem conquistado o mercado internacional com a exportação dos tapetes de trapos que produz à moda antiga na sua fábrica em Viana do Castelo, onde trabalha uma equipa de 80 tecedeiras todos os dias.
"Exportamos para todos os países da Europa. Também para o Japão, Canadá, Austrália e um grande número de países já", congratula-se o empresário Eduardo Carvalho à reportagem da RTP.
"Semanalmente saem milhares de tapetes. A empresa tem 80 pessoas, temos também trabalho ao domicílio, não só da equipa que trabalha na empresa e assim conseguimos produzir milhares de tapetes", explica o mesmo responsável.
Dos tapetes e das colchas passaram a comercializar também produtos para o lar e já abriram duas lojas.
Cada tear é feito à medida das tecedeiras, os trapos são tecido reciclado, que vem dos desperdícios de outras fábricas têxteis e que é aqui aproveitado.
"É um trabalho bonito", diz Conceição Moreira, uma das tecedeiras. "É um trabalho diferente, é único, manual e nem precisamos de ir ao ginásio", brinca a trabalhadora que garante que é um trabalho livre de stress.
A Vianatece começou a produzir tapetes há 26 anos, apenas com um tear. Congratulam-se agora por criar tapetes assinados, com muito suor e esforço de cada uma das trabalhadoras que executa este trabalho com liberdade criativa.

in Boas Notícias

terça-feira, 19 de abril de 2011

Concurso de desenho - Spring Alive
Como jogar e receber presentes ao mesmo tempo?
Crianças até aos 16 anos
Até 21 Junho 2011
Mais informações: www.springalive.net/pt-pt/spring_news/1543

Eis a receita: participa no Spring Alive, e fica atento à data de chegada ao nosso país das 5 espécies de aves migradoras escolhidas para o projecto. Quando observares cada um dos nossos mensageiros da Primavera visita www.springalive.net e envia-nos os teus registos. Depois, encontra um sítio confortável, arranja um papel e caneta e desenha “A minha Primavera”. Não sabes como? Pensa na Primavera e desenha a imagem que te vem à cabeça quando pensas nesta palavra e no que esta estação representa para ti. Envia o teu desenho para springalive.portugal@gmail.com até 21 de Junho 2011. Podes ganhar prémios maravilhosos: binóculos Swarosvki e câmaras fotográficas!

in Spring Alive
Excesso de trabalho faz mal ao coração
Estudo britânico alerta para aumento do risco cardíaco

As doenças cardíacas podem ter uma maior incidência em quem trabalha em demasia. Segundo um estudo britânico publicado na revista "Annals of Internal Medicine”, trabalhar mais de 11 horas por dia, ao invés das sete ou oito recomendadas, aumenta o risco cardiovascular em 95 por cento.
Os investigadores não conseguiram, no entanto, determinar se as longas horas de trabalho são, em si, um factor de risco ou se favorecem outros factores que podem prejudicar o coração como maus hábitos alimentares, falta de exercício ou depressão.
O estudo contou com a participação de mais de sete mil adultos, entre os 39 e os 62 anos, que trabalhavam a tempo inteiro e que não apresentavam problemas cardíacos entre 1991 e 1993, altura em que realizaram os primeiros exames médicos para esta investigação. Estes serviram como termo de comparação a outros realizados mais tarde, para verificar o impacto do excesso de trabalho.
Os autores desta investigação acreditam que os dados obtidos podem ajudar os especialistas médicos a determinarem o risco que os seus pacientes têm de apresentar problemas do foro cardíaco, tendo em conta outros factores, tais como pressão arterial, diabetes ou tabagismo.
"As pessoas que trabalham muitas horas devem ter um cuidado especial e seguir uma alimentação saudável, fazer exercício físico e manter a pressão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar dentro dos limites saudáveis", apontou Mika Kivimaki, especialista da Universidade College London que liderou o estudo.
As doenças cardiovasculares, como enfartes agudos do miocárdio ou acidentes vasculares cerebrais, matam mais de 17 milhões de pessoas anualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

in Ciência Hoje

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Amêndoas Torradas Caramelizadas

Ingredientes:
300g de açúcar amarelo
1,5 dl de água filtrada (ou utilize água normal)
300g de amêndoas
óleo vegetal q.b.

Preparação:
Torra ligeiramente as amêndoas num tabuleiro no forno a 50ºC, mexendo-as de vez em quando. Reserva.
Leva o açúcar a lume brando e deixa ferver 3 minutos. Junta as amêndoas à calda de açúcar e envolve bem até ficarem areadas. Aumenta o lume até ficarem com cor de caramelo.
Espalha-as de seguida numa superfície oleada e separa-as com uma espátula. Deixa amornar e solta-as da superfície. Estão prontas a servir.

in Centro Vegetariano
Monumentos e Sítios em Loures - Motivos para sérias preocupações
ADAL
www.adaloures.org

O dia 18 de Abril é Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A ADAL assinala, ano após ano, com reforçadas preocupações os Monumentos e Sítios do Município de Loures que permanecem ao abandono e que nenhum discurso, nenhuma retórica e nenhuma tela publicitária melhora. Eis um breve ponto de situação, para que se possa visitar e verificar in loco e sem intermediários:

O Palácio de Valflores em Santa Iria de Azóia, embrulhado em ráfia, para deixar de se ver o estado lamentável em que encontra. Agora tem também uma tela publicitária municipal a fazer de conta que há preocupação com a requalificação do património;

O Edifício 4 de Outubro em Loures, em acelerada degradação. Prometido no ano do Centenário da República que seriam executadas obras de recuperação;

O Castelo de Pirescoxe em Santa Iria de Azóia, continuam a faltar as obras de consolidação de parte da sua muralha, ao mesmo tempo que se acentua a degradação das instalações inicialmente recuperadas;

A Igreja de Santa Maria da Vitória em Sacavém, completamente desprezada;

O Convento dos Mártires e da Conceição em Sacavém, em decadência e prestes a ser “sufocado” por mais uma urbanização;

O Monumento Megalítico de Casaínhos em Fanhões, do qual a Câmara de Loures já nem apresenta foto no seu site na internet;

A Quinta da Abelheira no Zambujal, São Julião do Tojal, deixada à sua sorte;

O Paço Real de Frielas, estação arqueológica romana e medieval, sem evolução, nem acompanhamento especializado;

A Quinta da Massaroca em São João da Talha, onde para além da decadência deve estar em preparação mais uma operação urbanística de larga escala;

A Casa-Museu José Pedro, em Sacavém, que permanece sem actividade e sem valorização do riquíssimo património artístico e simbólico;

A Torre Medieval de Sacavém, em degradação acentuada;

O Aqueduto de Santo Antão do Tojal, a ser “emparedado” por uma urbanização;

Os Fortes e as Linhas de Torres em toda a zona norte do Concelho, para as quais se anunciam protocolos e intervenções de regeneração e conservação que se desenvolvem em passo de caracol (lento);

E de um modo geral o património que segundo a Câmara de Loures está “classificado ou em vias de classificação”, e cujas referências podem ser encontradas no respectivo site.
A ADAL lamenta profundamente o estado de degradação geral, desleixo e atentatório do património cultural construído do Concelho de Loures e, de novo, alerta para o alheamento, desinteresse e desrespeito com que as entidades responsáveis o estão a tratar.
Recordamos que há já perdas irrecuperáveis em inúmeras estações arqueológicas, aterradas para dar lugar a empreendimentos de duvidoso interesse e nenhuma necessidade.
Teme-se que a voracidade urbanística que avassala o Concelho seja a principal aliada da irresponsabilidade do IGESPAR e da Câmara de Loures, gerando-se as condições de abandono, decadência e derrocada de inúmeros espaços e edifícios do maior valor histórico, cultural e social.E que não nos acenem com a crise económica.
Na maioria destes casos patrimoniais, a sua recuperação e usufruto seriam solução e não um problema. O património pode e deve ser usado, com retorno económico que garanta a sua sustentabilidade.
Perceber e conhecer o que está a cair ou em risco de se perder, é o caminho para que se possa perceber o que está em causa, o que pode perder o nosso património colectivo e o que é urgente defender e preservar.

PELA DESTRUIÇÃO, NÃO!

in ADAL

domingo, 17 de abril de 2011

As imagens da semana


O falso amor é apenas querer alguém, enquanto o verdadeiro é querer que alguém seja feliz.

Menna van Praag