sábado, 15 de maio de 2010

As surpresas da semana

1 - De Aveiro a Penalva do Castelo distam duas horas de viagem e milhares de paisagens distintas. O percurso dá a conhecer areais a perder de vista, cidades dinâmicas, aldeias esquecidas no tempo e serranias silenciosas. Em suma: um banquete para os sentidos.

2 - Estado passa a pagar juros de mora. Espera-se que as novas regras relativas a prazos de pagamento das entidades púbicas tenham um efeito moralizador no relacionamento comercial, não só entre empresas e Estado como no seio do sector empresarial.

3 - Alexandre Castro Caldas "Tocar um instrumento é muito útil".

4 - A companhia aérea TAP lança uma campanha dirigida exclusivamente às crianças. De 23 de Abril até 01 de Junho de 2010, os voos entre Lisboa, Porto, Faro e Funchal, são completamente gratuitos. A campanha é válida para todas as crianças com menos de doze anos de idade, que viajem acompanhadas.

5 - O Jornal Publituris, com o apoio dos Hotéis Olissippo, tem para oferecer entradas duplas para qualquer um dos concertos do Rock in Rio. As frases mais criativas ganham (participa até 18 Maio 2010).

6 - A Arte Xávega vai regressar à praia da Nazaré, nas tardes de sábado. A Câmara Municipal da Nazaré volta a promover a recriação desta tradicional arte de pesca, aos sábados, pelas 16 horas, no areal da Nazaré, em frente ao Posto de Turismo.

7 - Lontra Eusébio morre no Oceanário de Lisboa.

8 - A Herdade da Contenda, no concelho de Moura foi escolhida para testar tecnologia de ponta que vai integrar o maior radiotelescópio do mundo, o SKA (Square Kilometre Array), 50 vezes mais preciso do que os actuais instrumentos de observação astronómica.

9 - As fotos da Visita do Papa a Portugal em alta e baixa resolução estão disponíveis para download gratuito no site oficial da sua visita a Portugal.

10 - A Activa tem 5 DVD's do filme 'Chéri' para oferecer, responda à pergunta e habilite-se a levar um para casa.

11 - Muitas pessoas têm acerca das plantas carnívoras as ideias mais bizarras. As plantas carnívoras reais estão muito longe de se confundirem com os monstros terríveis que surgem nos filmes de ficção científica... Vale a pena conhecê-las melhor.

12 - A Ultimate Beauty/Cacharel/Sapo Mulher têm para oferecer 30 perfumes Amor Amor (participa até 30 Maio 2010).

13 - As Raças de Gatos.

14 - Portugal Aves é uma nova página web da SPEA que perite o registo on-line das aves observadas em Portugal por todos os cidadãos.

15 - A Throttleman está a oferecer um Passe Global duplo de InterRail de 10 dias em 22 dias! (Jovem de 12-25 anos). Participa através do Facebook até 9 Junho 2010.

16 - Stray Animals Foundation - Treat equal. E depois façam uma pequena reflexão...

17 - A experimentar brevemente: Bolotas de batata com creme de queijo.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Noite e Dia dos Museus com actividades e entradas gratuitas
Vários locais em Portugal
15 e 18 de Maio 2010

Os visitantes gozarão de diversas actividades e entrada gratuita: 15 de Maio (a partir das 18h) e dia 18 de Maio (10h às 18h).
Consulte o
programa para ver as actividades que irão decorrer em cada Museu.

Lista dos Museus e Palácios com entrada livre dia 15 Maio (a partir das 18h) e dia 18 Maio (10h às 18h)

"Nos últimos anos, o mês de Maio tem vindo a associar-se aos museus devido a duas importantes celebrações que têm lugar neste período: a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus.
- A Noite dos Museus, iniciativa proposta pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França desde 2005, decorrerá este ano no dia 15 de Maio, sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus. As actividades culturais e festivas gratuitas sugeridas pelos museus e palácios participantes, deverão ter início desde o final da tarde até cerca da meia-noite.

- O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, será celebrado em 2010 sob o tema “Museus e Harmonia Social” com actividades dedicadas ao tema “Museus e Harmonia Social”.

Mais uma vez o tema proposto para a comemoração do Dia dos Museus vem reiterar a questão social na contemporaneidade, com os seus permanentes desafios e necessidades, fruto das transformações de que são alvo os contextos sociais, culturais, económicos…, exigindo a criação constante de “pontes” e articulações e a afinação de programas nos museus que contribuam para a integração / coesão / harmonia social.
As actividades da Noite e do Dia Internacional dos Museus previstas para os espaços museológicos da Portuguesa de Museus (RPM), onde se incluem os museus e palácios do Instituto dos Museu e da Conservação (IMC), serão divulgadas no site do Instituto."

In IMC

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Com o Amor não se Brinca
de Alfred de Musset
18 Maio 2010, 19h
Salão Nobre - TNDM II
Praça D. Pedro IV - Lisboa
T.: + 351 213 250 800
geral@teatro-dmaria.pt
Entrada Livre
www.teatro-dmaria.pt

clicar na imagem para ampliar

Feira Medieval
14, 15 e 16 de Maio 2010
Centro Histórico - Avis

www.cm-avis.pt

Programa para ver aqui

"De 14 a 16 de Maio, o Centro Histórico de Avis transforma-se num mercado medieval que leva os visitantes a experienciar os sons, as cores e os sabores do período áureo da Ordem de Avis.
Ao longo de três dias, centenas de figurantes trajados a rigor dão vida à recriação histórica das vivências da Idade Média, onde Nobreza e Povo se cruzam, criando um ambiente marcado por imponentes cortejos, por constantes momentos de música e dança da época, surpreendendo com as animações dos saltimbancos ou as demonstrações de bravura dos cavaleiros nos torneios e duelos, num espaço envolto na mística de tempos distantes.
As diversas barraquinhas espalhadas pelo recinto convidam a provar os sabores medievais e a conhecer o melhor dos produtos locais.
No programa da Feira, marcado por actividades constantes, destaca-se a recriação de alguns momentos da História de Portugal ligados à incontornável figura de D. João I e da Ordem de Avis, bem como a participação de diversos grupos internacionais que fazem deste evento um palco de cultura internacional. De destacar também a participação activa de associações, colectividades e produtores do Concelho que, em conjunto com as crianças e jovens das Ludotecas Municipais e do Agrupamento Vertical de Escolas de Avis, contribuem para o enriquecimento deste evento emblemático.
Pelo segundo ano consecutivo, a Feira Medieval de Avis integra o projecto European Routes from Order’s Patrimony and Heritage (EUROPH), desenvolvido em parceria pelo Município de Avis, o Centre de Conservation du Livre, de França, e a Comune de Pievepelago, de Itália, no âmbito do programa Cultura 2007 – 2013 da União Europeia. Evidencia-se, assim, a vertente cultural subjacente a este evento, através do qual se pretende contribuir para a valorização do Concelho de Avis, nomeadamente do património arquitectónico e cultural associados à Ordem Militar de S. Bento de Avis."

In Município de Avis

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Sustentabilidade

"A sustentabilidade representa um extraordinário ideal de aperfeiçoamento humano que se apoia num paradigma essencialmente novo de desenvolvimento: o do desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade resulta da revelação social de um conjunto de novos e renovados valores, processo que se organiza em torno de uma visão humanista alargada e respeitadora da totalidade e da multiplicidade das energias criadoras existentes na Terra. A sustentabilidade implica o desenvolvimento em cada homem em cada geração humana de um sentido elevado e altruísta de dever de cuidar daquilo que não é de sua pertença, embora esteja à sua mercê. Este processo de mudança cultural deve assentar num conceito abrangente de bem-estar humano e de felicidade, pelo que é dever fundamental das políticas reflecti-lo no virtuoso exemplo e no seu ideal de justiça, e promovê-lo adequadamente pela persuasão, dando às pessoas oportunidades de praticarem o bem e de serem criativas. A educação para a sustentabilidade, a boa governação, a boa ciência e a ligação mutuamente produtiva de cada homem com a natureza e com a restante humanidade são exemplos de factores «enzimáticos» da cristalização nas sociedades deste quadro essencialmente novo de valores."

Valdemar J. Rodrigues, em "Desenvolvimento Sustentável - uma introdução crítica", Parte II - Ambiente e Sustentabilidade - O discurso abrangente da sustentabilidade e seus princípios, Editora Principia, 2009

terça-feira, 11 de maio de 2010

Bem-vindo Papa Bento XVI a Portugal!

"Quem tem esperança deve viver de um modo diferente."

Papa Bento XVI
Concerto inaugural do restauro dos seis órgãos da Basílica do Convento de Mafra
15 Maio 2010, 21h00
16 Maio 2010, 18h00
Acesso gratuito lugares limitados à lotação da Basílica
Levantar os bilhetes (máximo 5 pessoas) na bilheteira do Palácio Nacional de Mafra, a partir do dia 2 de Maio até 1h antes de cada concerto.
Para mais informações: telf. 261817550

clique na imagem para ampliar


"Depois de uma longa pausa de dois séculos, o conjunto de seis órgãos históricos da Basílica de Mafra vai voltar a tocar no próximo dia 15 de Maio às 21 horas, num concerto que será repetido no dia 16 às 18 horas.
Após complexo processo de restauro os seis órgãos voltam a estar operacionais.
Portugal passa a dispor de um instrumento patrimonial único, competindo-nos, agora, valorizá-lo internacionalmente como centro de organaria."

In IMC

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Acesso gratuito aos palácios nacionais, monumentos, museus e sítios tutelados pelo Ministério da Cultura, por ocasião da visita do Papa Bento XVI
11 de Maio 2010 (em várias localidades do país)
Instituto dos Museus e da Conservação
Palácio Nacional da Ajuda, Ala Sul 4º
1349 - 021 Lisboa
Telefone: 21 365 08 00
contactos@imc-ip.pt

www.ipmuseus.pt

"No dia 11 de Maio, os museus e palácios dependentes do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) terão acesso gratuito por ocasião da visita do Papa Bento XVI a Portugal.
Os palácios, monumentos, museus e sítios, tutelados por este Ministério, mantêm-se abertos ao público nos dias 11, 13 e 14 de Maio."

Lista dos Museus e Palácios com entrada livre dia 11 para ver aqui.

In IMC

domingo, 9 de maio de 2010

As imagens da semana

Apesar da muita chuva, fomos até ao Museu da Música, assistir ao concerto de guitarra clássica de Ruben Bettencourt (absolutamente FANTÁSTICO!).
O mais estranho e triste foi ver uma sala praticamente vazia, ou seja, com 7 ou 8 espectadores...
No final, fomos agradecer e felicitar o jovem e talentoso músico Ruben, que nos referiu ser a primeira vez que tocava em Lisboa e perante um público tão reduzido... Tentamos desculpar com a imensa chuva, o facto da localização do Museu não ser muito central, entre outros. Mas, a verdade é que o Museu da Música faz pouca divulgação dos seus eventos, tornando quase obscura a sua agenda de actividades.
O Ruben, assim como outros artistas, merecem um pouco mais de atenção, quer pelo esforço e mérito, quer pelo empenho na partilha do que melhor sabem fazer.
Com os profissionais/recursos que o Museu tem ao seu dispor e os meios de informação/divulgação existentes actualmente, não se compreende a razão de uma sala quase deserta perante um músico de excepcional talento.
Haja vontade de mudar/inovar e prestar um melhor serviço cultural aos portugueses, se faz favor! Nós, ficaremos eternamente gratos.
Boa semana.










O homem que é insen­sí­vel ou indi­fe­rente à poe­sia, à música ou à pin­tura é um homem ensur­de­cido no seu ser e dimi­nuído na sua exis­tên­cia. Um homem muti­lado, anor­mal e temí­vel. É o des­trui­dor da alegria.
Sophia de Mello Brey­ner Andresen