sábado, 4 de abril de 2009

As surpresas da semana

1 - Obrigado! Hora do Planeta: apagão global superou expectativas!

2 - Deseja receber gratuitamente um exemplar da revista Enoteca? Preencha o formulário com os seus dados e brevemente receberá por correio.

3 - O Refúgio das Patinhas continua a atravessar uma fase muito, muito difícil e, mais do que nunca, precisa da nossa ajuda. Para isso, vão sortear um Cabaz através da venda de rifas (cada 1 euro) que podemos comprar até dia 12 Abril 2009.

4 - Com entradas gratuitas: Abril é o mês do Aniversário da Caixa Geral de Depósitos. Para comemorar essa efeméride terão lugar diversos eventos culturais inseridos em diversos programas em todo o país.

5 - A Juventude Cruz Vermelha de Portalegre precisa de voluntários!

6 - Vegan Shoes made in Portugal!

7 - A obra-prima de Giotto na Universidade do Porto acessível a todos (até dia 7 de Maio 2009).

8 - Passatempo Van Dog: Crie um monólogo (ou diálogo) associado a uma imagem que está no site e envie até 30 de Abril 2009. Boa sorte!

9 - Decore o seu frigorífico com qualquer desenho em magnético!

10 - Passatempo: ganhe uma passagem aérea Lisboa-Londres-Lisboa com taxas incluídas para 2 pessoas, em classe económica (inclui 2 noites de alojamento em Britol, em hotel de 4 estrelas). Basta responder a uma questão até dia 20 Abril 2009.

11 - O documentário “Forest in a bottle” da BBC, filmado quase integralmente em Portugal, pela equipa do conhecido produtor Mike Salisbury, já está disponível na Internet. Esta produção contou com a colaboração da SPEA e de vários especialistas em fauna e flora nacionais. A não perder! Poderá ver, ou rever, o documentário emitido recentemente pela SIC aqui.

12 - A Mestre Cacau continua a inovar! O que é nacional é muito, muito bom!

13 - E tem um dos sites mais bonitos e bem elaborados que já vi desde há muito tempo: a ADCMoura é uma associação sem fins lucrativos, aberta à participação de todos aqueles que, com vontade de intervir, julguem poder contribuir positivamente para o desenvolvimento do concelho e da região. E estão a promover os Percursos de roda pé - pelo Concelho de Moura ( 9ª Edição) de Março a Maio 2009.

14 - Foi pena, mas já é tarde...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Chegou a Primavera e trouxe andorinhas e amêndoas
A Vida Portuguesa
Rua Anchieta 11, Chiado
1000-023 Lisboa
Tel. 21 3465073
Aberta de 2ª a Sábado, das 10h00 às 20h00
www.umacasaportuguesa.com

"Bordalo Pinheiro a salvo

Suspiramos de alívio: a Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro não vai fechar. Mas é importante que a nova administração da Visabeira, que adquiriu o maioria do capital, repense a estratégia desta fábrica sem igual, a herdeira do talento e do património cerâmico do imenso Rafael Bordalo Pinheiro. A Vida Portuguesa empenhou-se neste combate, assinando a carta ao Primeiro-Ministro pedindo a atenção do Estado. Pode ler as nossas ideias, subscritas por mais de 5.000 pessoas, sobre a Bordalo Pinheiro aqui. E viva o Rafael!

Andorinhas exclusivas Bordalo Pinheiro n´A Vida Portuguesa

Não sabemos se foram as primeiras mas o facto é que ninguém conhece espécimes anteriores. As andorinhas originais concebidas por Rafael Bordalo Pinheiro andavam esquecidas mas em 2006 propusemos relançá-las numa caixa oferta que inclui um pequeno desdobrável com a sua história e até o desenho original, do mestre. São hoje um exclusivo d'A Vida Portuguesa as mais belas e lustrosas andorinhas, um verdadeiro ícone português. Venha ao Chiado vê-las e leve-as consigo, em caixa ou à peça, para festejar a Primavera.

E também em Belém pelas mãos dos Pedrita

No primeiro dia de Primavera um bando imenso de andorinhas chegou a Belém. Fixaram-se aparatosamente na fachada da Ermida de Nossa Senhora da Conceição (numa ruazinha mesmo ao lado dos Pastéis de Belém). São 1600, especialmente fornecidas pela Fábrica Bordalo Pinheiro, numa instalação encantatória dos Pedrita, a Rita João e o Pedro Ferreira, um duo de designers que já conhecíamos do livro Fabrico Próprio, sobre a pastelaria semi-industrial portuguesa (com Frederico Duarte), um êxito na nossa livraria. A mais bela homenagem a Rafael Bordalo Pinheiro que, no mesmo dia da inauguração, faria 160 anos. Rume a Belém e se quiser levar uma andorinha consigo, também as vendemos no local.

Não há Páscoa sem Arcádia

Foi há um ano que A Vida Portuguesa recebeu a Arcádia, a mais antiga e saborosa marca portuguesa de chocolate artesanal. E tão deliciosos são os seus produtos que a marca portuense é hoje uma das mais populares da loja. Para esta Páscoa, cobrimos a mesa das mais maravilhosas amêndoas (torradas, caramelizadas e ai, os confeitos de pinhão!) e essa obra-prima da confeitaria portuguesa que são as drageias de licor Bonjour, pois claro, especialmente embaladas pela Arcádia para A Vida Portuguesa. Bebés, tremoços, azeitonas, feijões, cogumelos, cenouras, passarinhos, flores, a escolha é sua...

E boa Primavera a todos!"

In newsletter A Ermida N.ª Sr.ª Conceição - Abril 2009
Participe no Concurso "Desenha a Mascote da Ave do Ano 2009"
SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Avenida da Liberdade, 105 – 2º Esq.
1250-140 Lisboa
Tel. +351 213 220 430
www.spea.pt

Mais informações aqui (até 19 de Abril 2009).
clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 2 de abril de 2009

2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil
Livraria Barata
Avenida de Roma, nº11A
1049-047 Lisboa
Telf.: +351 21 842 83 50
E-mail:
barata@livrariabarata.pt
Horário: Seg. a Sab. 9h-23h; Dom. 10h-19h

"Nos dias 1, 2 e 3 de Abril, faremos aos nossos clientes 10 % de desconto na compra de livros infanto-juvenis, 15% de desconto caso utilizem o cartão (50 anos) Best-Seller."

"Desde 1967, a 2 Abril por ocasião do aniversário de Hans Christian Andersen, comemora-se o International Children's Book Day (ICBD) para inspirar o amor pela leitura e chamar a atenção para os livros para crianças. Este evento foi estabelecido pela UNESCO, cabendo à IBBY a sua promoção."

In newsletter Livraria Barata - Abril 2009
Para adopção - Margarida (1 Abril 2009)

clique nas imagens para ampliar

Olá a todos,

"a Margarida está de novo à procura de donos responsáveis.
A dona actual não pode ficar mais com ela e a Margarida vai voltar para o SOSANIMAL.
Está esterilizada, desparasitada e tem os testes fiv e felv negativos.
Para adopção, contacte-nos: sosanimal@sosanimal.com "

Lígia Santos

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Oficina da Natureza
Rua do Carrezido, 7
4990-139 Ponte de Lima
Tel: +351 936 077 462
info@oficinadanatureza.pt
www.oficinadanatureza.pt

"A Oficina da Natureza é uma empresa de Animação Turística que desenvolve as suas actividades em espaços rurais e naturais, procurando articular inovação e tradição nas ofertas que propõe.
Acompanha a diversificação das práticas de ecoturismo e pedestrianismo, dando resposta a um desejo crescente, de quem vive nos meios urbanos, de aproximação à natureza e de conhecimento e fruição dos valores e saberes dos territórios rurais.

Actividades do mês de Abril 2009:

Passeio a cavalo por terras do Vez - 10 Abril
(Arcos de Valdevez)
Para os que gostam de aventura preparámos uma experiência sensacional de liberdade e prazer. Um dia a andar de cavalo por uma vasta rede de caminhos que nos permite desfrutar de uma paisagem tipicamente rural. Venha e divirta-se.
Preço por pessoa: 70 euros.

Aventuras no rio Lima - 11 Abril
(Ponte de Lima)
Fazer um passeio de caiaque entre Ponte da Barca e Ponte de Lima é seguramente uma forma diferente de apreciar as margens do rio Lima nas suas cores e formas multifacetadas. Traga os seus amigos e viva uma experiência divertida.
Preço por pessoa: 26 euros

Trilho da Ermida a Lindoso - 19 Abril
Ponte da Barca
Integrado no Programa Parques com Vida, o trilho que liga a Ermida a Lindoso, duas aldeias da Serra Amarela, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, é um percurso de grande beleza paisagística e de descoberta do modo de vida das populações serranas. Procurámos integrar tudo o que contribui para a singularidade da paisagem. Património rico e variado. Surpreendente, por vezes. Observá-lo é descobrir a história natural, a lógica dos tempos, a acção das suas gentes.
Preço por pessoa: 25 euros.

Workshop de Compotas & Licores - 25 Abril
(Ponte de Lima)
Venha aprender como se confeccionam os licores e compotas de forma tradicional e com produtos caseiros. Aproveite a nossa promoção de fim-de-semana e desfrute de uns dias agradáveis, fora da agitação urbana, para conhecer a região de Ponte de Lima e provar alguns produtos regionais.
Preço por pessoa: 45 euros

Á descoberta do rio Minho - 26 Abril
(Vila Nova de Cerveira)
Venha conhecer o fantástico património natural e cultural do vale do rio Minho através de uma visita ao Aquamuseu e aventurar-se numa viagem de barco onde poderá observar todo um ecosistema em perfeito equilíbrio e de grande beleza paisagística.
Preço por pessoa: 24 euros. "

In newsletter Oficina da Natureza Abril/2009

terça-feira, 31 de março de 2009

Letras

Aos 66 anos, Albert Einstein fez uma breve pausa recapitulando o trajecto da sua vida: "Havia este mundo enorme, que existe independentemente de nós, seres humanos, que permanece diante de nós um enigma gigantesco e eterno, acessível, pelo menos em parte, à nossa inspecção e ao nosso pensamento. A contemplação deste mundo acenava como uma libertação. O caminho para este paraíso não era tão confortável nem tão atraente como o caminho para o Paraíso religioso; mas mostrou-se digno de confiança e nunca me arrependi de o ter escolhido."

In site e-escola
Editorial Presença: Este ano os saldos começam mais cedo
clique na imagem para aumentar

segunda-feira, 30 de março de 2009

Bolo Invertido de Banana

Ingredientes para 4-6 pessoas
Caramelo líquido para a forma (de preferência caseiro!)
3 bananas maduras
3 ovos à temperatura ambiente (claras e gemas separadas)
1 chávena de leite tépido
1,5 chávenas de açúcar amarelo
2,5 chávenas de farinha para bolos com fermento

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC (ligar o forno 10-15 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Untar uma forma redonda (sem buraco) com caramelo. Descascar as bananas e cortá-las em rodelas. Cobrir o fundo da forma com as rodelas de banana.
Reservar.
Bater as claras em castelo e reservar.
Bater muito bem as gemas com o açúcar e o leite durante 10 minutos. Incorporar delicadamente a farinha com o auxílio de uma colher de pau, e por fim, as claras batidas (só envolver com a colher de pau, não bater nem mexer muito).
Transferir a massa para a forma e levar a cozer no forno por 40 minutos, a 180ºC (mas faça o teste do palito para ver se está cozido). Deixar arrefecer um pouco e colocar um prato grande em cima da forma. Virar para desenformar. Servir o bolo morno, com café ou chá."

Uma verdadeira delícia para quem gosta de banana!

In blogue Elvira´s Bistrot

domingo, 29 de março de 2009

As imagens da semana

Fomos ao Forte do Bom Sucesso (pela primeira vez!) ver a Exposição Piratas - Os Ladrões do Mar, mas com bilhetes de 5,00 euros por pessoa, era obrigatório ser muito melhor.
O museu (ou as duas salas preparadas para o efeito...) não tinha condições para acolher a exposição: demasiada luz, calor e falta de espaço, as peças eram poucas, as casas de banho estavam impróprias, entre outras críticas tendo em conta o valor da entrada.
Pontos fortes: apesar de pouca, a informação era clara e precisa, e o responsável presente fazia o seu trabalho com muito profissionalismo e atenção (apesar das dificuldades).
Por favor, se queremos exigir no preço aos visitantes, temos de estar à altura do valor cobrado! Ou então, mais vale estar "quietinhos", apesar das boas intenções.


O render da guarda no Monumento Nacional aos Combatentes do Ultramar.





A nossa memória estará sempre com aqueles que perdemos pela Nação.

Também o nome do meu tio lá se encontra...





A entrada no Forte.


Àqueles que, em terra firme, são definidos como bandidos, assaltantes ou ladrões, no mar, é dado o nome de piratas. É uma definição simples e concreta para designar um modo de vida, um fenómeno social, que se verifica desde a aurora da civilização. A pirataria está estreitamente associada ao desenvolvimento da navegação e do comércio por via marítima. Este fenómeno aparece primeiro no Mediterrâneo e desloca-se, com o passar do tempo, para todos os mares do planeta. Nos nosso dias, a pirataria continua a representar um perigo nas ilhas da Indonésia, no mar da China, nas costas da Somália.
A história da pirataria pode-se dividir em três etapas:
I Etapa - desde o início do comércio marítimo até ao século XIV, desenvolvendo-se basicamente no Mediterrâneo.
II Etapa - Poderíamos designá-la com a "Idade de Ouro da pirataria" e situa-se entre os séculos XV e XVIII. Agora, o marco geográfico não é apenas o Mediterrâneo: a pirataria expande-se pelos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico e no mar das Caraíbas, que se converte no seu principal cenário.
III Etapa - Abrangeria desde o século XIX até à actualidade. Actualmente, as acções dos piratas reduziram-se muito drasticamente, mas não desapareceram por completo em determinados pontos concretos do planeta.
Octante - É um instrumento que mede ângulos por reflexão.

Artilheiro - Os artilheiros de uma embarcação dispunham de dois ajudantes para poder efectuar todas as manobras necessárias.

Canhão - Era a arma básica em qualquer navio de guerra, não forçosamente num navio pirata. As embarcações pirata não costumavam dispor de muitos canhões e muito menos de grande calibre, já que uma das principais características destes navios era a sua leveza, rapidez e facilidade de manobra, tanto para atacar como para fugir.


Astrolábio - Instrumento de navegação que começou a ser utilizado a partir do século XI, embora o seu conhecimento seja mais antigo. Servia para obter a altura do Sol ou das estrelas no horizonte, com o objectivo de calcular a latitude do local.



Carregador de arcabuz - Latão, Tunis (Século XVIII).


Pistolão e Pistola.


Espada.
Carregador de Pistola - Latão, Argélia (Século XVIII).

Pistola de Chispa de duplo cano - Madeira, ferro e prata, Tunis (Século XVIII).

Gumia com bainha - Ferro, madeira e latão, Norte de África (Século XVIII).


Quadrante - instrumentos naútico utilizado a partir do século XVI até meados do século XVIII. Servia para medir alturas até aos 90º.

Pistola de chispa (França) e recipiente para pólvora (La Española - República Dominicana) - Século XVIII.
Astrolábio - Latão, Tunis (Século XVIII).

Trabuco.

Pistola de percussão - Ferro e madeira, França (Século XIX).

Escopeta ou Mosquete.

Grilhetas - Ferro, Espanha (Século XIX).


Sabre de abordagem.

Bala de Canhão - Ferro, Espanha (Século XVIII).

Balas de falconete - Ferro, Espanha (Século XIX).

A bandeira de Henry Avery assemelha-se muito ao desenho da caveira com os ossos cruzados da lenda pirata. No século XVII, o símbolo da caveira e dos ossos (tíbia) era utilizado com frequência para simbolizar a morte. Por esse motivo, foi adoptado por muitos piratas para decorar as suas bandeiras piratas. A espada constituiu, desde sempre, um símbolo de poder, por isso, a mensagem transmitida pela bandeira do pirata Thomas Tew era muito clara para quem a avistava. O relógio de areia é um elemento muito repetido nas bandeiras pirata. Na de Christopher Moody, tal como em muitas lápides da época, o relógio continha asas para indicar o quão rapidamente se esgota o tempo e a vida.
Outro estandarte famoso era o do pirata Jack Rackham "Calico". No seu emblema, as duas tíbias foram substituídas por dois sabres cruzados.
A bandeira do pirata Edward Teach "Barbanegra" apresenta um esqueleto diabólico que tem um relógio de areia, uma flecha e um coração que sangra, símbolos pensados para aterrorizar as sua vítimas.
Muitos piratas famosos esforçavam-se especialmente por ter um desenho de estandarte claramente identificativo e distinto dos demais, tal como uma imagem de marca.