sábado, 22 de maio de 2010

As surpresas da semana

1 - O dia de amanhã está à nossa espera.

2 - Passatempo Robin Hood: convidamo-lo a conhecer a Grã-Bretanha de Robin Hood. Ganhe uma viagem inesquecível a Nottingham. Descubra os locais relacionados com a Lenda e conheça o Xerife de Nottingham (participa até 15 Junho 2010).

3 - Sou 100% a favor: E se os museus portugueses geridos pelo Estado tivessem entrada gratuita?

4 - Já escreveu ao Ministro da Agricultura? A Plataforma Transgénicos Fora convida-vos a todos a fazer uma coisa muito simples: escrever ao Ministro da Agricultura e dizer-lhe para votar contra o arroz transgénico LL62 quando em Bruxelas chegar o momento da decisão, e pedir a amigos e familiares para fazerem o mesmo.

5 - Acrescente vida e cor à roupa de cama da sua princesa com bonitos lençóis bordados a ponto de cruz. Com um ar traquina e muito divertido, estas lindíssimas tartarugas farão as delícias da sua menina.

6 - Passatempo Sex and the City 2: o Cinema City, em parceria com a Blossom Image Consulting e com a Dior, está a preparar um mega passatempo que inclui prémios Fantásticos! Participem e habilitem-se a receber: 1 Análise de Estilo; 1 Consulta de Beleza; 1 Análise de Cor; 15 Kits de produtos Dior; Bilhetes Vip e muitas mais surpresas! Terão de enviar uma frase até ao dia 23 de Junho 2010.

7 - Gaia: lontras estão de regresso ao rio Febros.

8 - A taxa de suicídios disparou na Índia. Além dos desgostos universais, há causas políticas na base do aumento.

9 - Destruição de floresta natural para plantação ilegal de eucaliptos em Parque Natural.

10 - O Blog Clube dos Livros e a Bizâncio oferecem 3 exemplares do livro "O Que o Dia Deve à Noite" de Yasmina Khadra (participa até 30 Maio 2010).

11 - São cada vez mais agricultores urbanos perto da rotunda do Jamor. Estes novos agricultores são um problema para as árvores. Para terem terrenos agrícolas estão a abater árvores que alimentam um ecossistema.

12 - Segunda edição do prémio para distinguir o melhor trabalho de investigação em matéria de valorização e sustentabilidade do sobreiro e da biodiversidade associada. Promovido no âmbito da iniciativa europeia Business & Biodiversity e da parceria estabelecida entre a CORTICEIRA AMORIM, a AFN - Autoridade Florestal Nacional, o ICNB - Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a Quercus e a WWF, este concurso, de âmbito internacional, pretende contribuir para o progresso, promoção e reconhecimento da investigação e do conhecimento científico em matéria de valorização e sustentabilidade do sobreiro e da biodiversidade associada. O prémio, no valor líquido de 10.000 € (dez mil euros), é o maior alguma vez instituído para trabalhados de investigação neste sector. Podem ser submetidos a concurso todos os trabalhos que, até à data da sua apreciação pelo Júri, não tenham sido premiados noutros concursos. As candidaturas devem ser formalizadas até 31 de Maio de 2010, através do preenchimento do formulário disponível em www.corticeiraamorim.com.

13 - A sustentabilidade é mais do que um sentimento de culpa. É uma forma de vida e um caminho para a felicidade. Mais humano e mais natural. É o futuro!

14 - Participa e ganha 1 semana no Summer Camp – Lisboa! A frase mais criativa ganha (até 15 Junho 2010).

15 - O Museu Nacional da Música vai sair das actuais instalações, localizadas na estação do Alto dos Moinhos do Metro de Lisboa, e passará para o Convento de São Bento de Cástris, em Évora.

16 - Campanha contra a pobreza aberta a concurso de anúncios na Europa: o concurso convida todos aqueles que tenham ideias criativas e determinação em lutar contra a pobreza – desde estudantes a profissionais de publicidade – a participar, apresentando trabalhos impressos de uma página. As inscrições encerram em Junho e o prémio será anunciado em Setembro antes da Cimeira sobre os ODM convocada pelas Nações Unidas. As informações sobre as condições do concurso podem consultadas no site www.wecanendpoverty.eu .

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Exposição Fotográfica “Terra de Linces”
22 Maio a 22 Julho 2010
Jardim Botânico Tropical
Lg. dos Jerónimos - Belém
1400-209 Lisboa
Tels: Portaria: 21 360 96 60
Secretaria: 21 360 96 65
E-mail: jbt@iict.pt
http://www2.iict.pt/jbt/

"Uma parte das fotos da “Terra de Linces” estará exposta no exterior, em grandes telas fotográficas distribuídas pelo (tão aprazível) Jardim Botânico, e outra parte estará disposta em duas salas do Palácio dos Condes da Calheta, no topo do Jardim. A exposição abre ao público às 14h00 do dia 22 de Maio (Dia Internacional da Biodiversidade), mantendo-se aberta até às 18h00 do dia 22 de Julho. O seu horário é o seguinte: dias úteis: 9h00 – 18h00; fins-de-semana e feriados: 11h00 – 19h00.

Convidamo-lo(a) entusiasticamente a visitar a “Terra de Linces”. As razões para o fazer são múltiplas, sendo a extraordinária beleza e raridade das fotos de linces em liberdade no seu habitat umas das principais. O portal Naturlink, enquanto canal ambiental do portal Sapo.pt, é o portal oficial da exposição, podendo os interessados descarregar um voucher que proporciona a entrada gratuita na exposição a quem o entregar na portaria do Jardim (a entrada no Jardim é paga para quem não possuir um voucher/convite)."

In Naturlink
ONU lança hoje catálogo com mais de um milhão de espécies
www.cbd.int/2010/welcome


"Quantas espécies de animais e plantas existem no planeta é uma pergunta ainda sem resposta. A ONU quer ajudar a resolver este “mistério” e lança hoje numa conferência sobre biodiversidade, no Quénia, aquela que diz ser a lista mais completa, com mais de 1,25 milhões de espécies.
Actualmente, as estimativas apontam para valores que variam entre os dois milhões e os cem milhões de espécies. Mas apenas estão descobertas para a ciência 1,9 milhões.
Agora, o Catálogo da Vida 2010, reconhecido pela Convenção para a Diversidade Biológica, assume-se como a lista mais completa de sempre, com 1,257,735 espécies de plantas, animais, fungos e microrganismos, com um total de 2,369.883 nomes que lhe estão associados.
Este é um trabalho coordenado por Frank Bisby, da Escola de Ciências Biológicas na Universidade britânica de Reading, e resulta do esforço de 82 organizações espalhadas por todo o mundo. “O programa do Catálogo da Vida é vital para construir o conhecimento da biodiversidade do planeta no futuro”, comentou Bisby, em comunicado. Além disso, a validação das espécies registadas “permite aos governos, agências e empresas melhorarem os seus modelos a fim de beneficiarem os recursos naturais”.
Helena Freitas, bióloga do Departamento de Ciências da Vida e directora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, explicou ao PÚBLICO que esta lista é “muito importante se pressupuser a jusante da sua constituição mecanismos de monitorização, avaliação periódica e recomendações de cariz político”. A responsável vê neste esforço de inventariação “mais um empurrão” para a criação de uma estrutura global reguladora.
O documento é acessível na Internet, de forma gratuita."

In Ecosfera

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Festa no Largo Trindade Coelho
Museus para a Harmonia Social - Um contributo para a multiculturalidade
22 de Maio 2010, das 14h00 às 19h00
Entrada Gratuita
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Largo Trindade Coelho, 1200 - 470 Lisboa
Tel. (+351)213 235 421/065/277/172
info@museu-saoroque.com
www.scml.pt

Programa aqui

No próximo dia 22 de Maio de 2010, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a SOLIM - Associação Solidariedade Imigrante e o parceiro ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural organizam um evento, no Largo Trindade Coelho e no Museu de S. Roque, subordinado ao tema «Museus para a Harmonia Social: um contributo para a multiculturalidade», no âmbito do Dia Internacional dos Museus.
Neste dia, decorrerá no Largo Trindade Coelho e no Museu de S. Roque, uma Festa com música, workshops, artesanato, dança, exposição de fotografia, venda de artesanato, entre as 13:45 e as 19:00. A entrada é gratuita.
Enquanto estas actividades se desenrolam no Largo, no Museu têm lugar visitas guiadas, gratuitas, dirigidas, em particular, às comunidades de imigrantes, e uma exposição de fotografia sobre a temática da imigração «Imigrantes: um caminho de esperança» pelos fotógrafos Ana Red, Carlos Sousa e Nunes de Freitas.
As várias associações presentes, em particular ligadas a comunidades de imigrantes, desenvolverão durante toda a tarde uma série de actividades culturais e de sensibilização, promovendo a troca de experiência culturais entre estas e o público em geral.

Estarão presentes as seguintes associações:
Associação Assim Ser; Associação da Comunidade de São Tomé e Príncipe, ACOSP; Associação de Imigrante do Concelho de Almada, AICA; Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, ALCC; Associação Mundos Sem Fronteiras; Associação Para Timorenses, APARATI; Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias, APPDH; Associação Solidariedade Imigrante, SOLIM; Associação de Solidariedade Social do Alto Cova da Moura; Casa do Brasil; Centro Municipal Cultura e Desenvolvimento, Idanha a Nova, Projecto RomaniArt na Europa; CulturFACEIS, Associação Cultura Para o Desenvolvimento; Girassol Solidário, Associação de apoio aos doentes evacuados de Cabo Verde

Enquadramento
Numa época marcada por uma grave crise económica de carácter mundial, com importantes repercussões no plano social, o International Council of Museums (ICOM) chama a atenção dos museus para a importância do seu papel integrador ao escolher como tema Museus para a Harmonia Social, para a celebração do Dia Internacional dos Museus, o qual se comemora todos os anos no dia 18 de Maio.
Também a Comunidade Europeia faz um apelo a todas as instituições, entre as quais se incluem, naturalmente, os museus, para participarem activamente na Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social ao escolher este tema para assinalar o Ano de 2010. O papel inclusivo e educativo dos museus assume, desta forma, um destaque particular ao longo do Ano de 2010 e espera-se destes que desenvolvam actividades dirigidas a todos, sem excepção, colocando o património que conservam e gerem ao serviço do desenvolvimento sociocultural das populações, entendido este como base da harmonia e da igualdade social e que visa também incentivar a utilização dos equipamentos culturais da cidade por comunidades que tradicionalmente não os frequentam com grande assiduidade.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, procurando dar resposta ao apelo do ICOM e da Comunidade Europeia, vem assinalar o Dia Internacional dos Museus com a organização de um evento, no Largo Trindade Coelho e no espaço do Museu de São Roque, que envolverá as comunidades de imigrantes residentes em Lisboa.
De facto, o propósito desta iniciativa vai ao encontro das preocupações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, dos outros organizadores, Câmara Municipal de Lisboa, SOLIM - Associação Solidariedade Imigrante, assim como do parceiro ACIDI - Alto Comissairado para a Imigração e Diálogo Intercultural que é contribuir para o processo de harmonização social da cidade, através das promoção do diálogo, da tolerância e da convivência inter-comunitária, bem como a utilização dos equipamentos culturais, perspectivados enquanto ponto de encontro e de troca de experiências e ideias, por todos os seus habitantes, independentemente da sua origem cultural, social ou étnica.

In SCMLisboa

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Entrada gratuita no Aquário Vasco da Gama
20 Maio 2010
Aquário Vasco da Gama
Rua Direita do Dafundo
1495 - 718 Cruz Quebrada - Dafundo
Telf.: 21 4196337 - 21 4151610
email: aquariovgama@mail.telepac.pt
http://aquariovgama.marinha.pt/AVGAMA/Site/PT

No dia 20 de Maio o Aquário Vasco da Gama completa 112 anos de existência. Celebra-se também o Dia da Marinha, entidade que tutela esta instituição desde 1901.
Para assinalar esta efeméride é oferecida entrada gratuita a todos os visitantes do Aquário Vasco da Gama no dia 20 de Maio.

O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado em 1898, numa cerimónia integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. A Comissão Executiva destas celebrações, desejando perpetuar a memória de tão importante acontecimento, decidiu mandar construir um Aquário com objectivos de recreio e instrução popular. A construção do edifício, da responsabilidade da Comissão Executiva do IV Centenário, teve a orientação do Engenheiro Albert Girard , um naturalista notável e o principal colaborador científico do Rei D. Carlos I.
Na altura da inauguração o Rei D.Carlos, cuja influência havia sido determinante para a edificação do Aquário, realizou numa das suas salas uma exposição com o material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.
Os custos da obra orçaram em cerca de 60 contos de réis e o edifício encontrava-se dividido em dois corpos solidários: um onde funcionavam os serviços de apoio e o outro destinado à exposição ao público. Este último compreendia uma sala de entrada (átrio), uma sala de exposição de espécies de água doce (com 29 aquários), uma galeria com aquários de água salgada (21) e uma sala destinada a exposições. As espécies expostas pertenciam, na sua totalidade, à fauna indígena do nosso país.

In Newsletter Aquário Vasco da Gama
Pedido de Apoio em Livros e Material Didactico
Associação Nacional de Futebol de Rua
www.futrua.org

Exmos. Sres.,

A Associação Nacional de Futebol de Rua é uma organização social sem fins lucrativos que desenvolve o projecto Bola Pra Frent integrado no Programa Escolhas, destinado a crianças e jovens em risco tendo em vista a redução do absentismo e insucesso escolar, a inclusão social e o aumento da literacia e das competências sociais e em Tecnologias de informação e comunicação. Trabalhamos com cerca de 100 crianças e jovens dos 7 aos 20 anos.
Funcionamos com modelos de intervenção sócio-desportiva, utilizando o futebol de rua como estratégia de motivação associando oficinas de estudo, formação em informática e treino de competências pessoas e sociais à intervenção.
No ano Europeu de combate à pobreza e à exclusão social, não temos verba para desenvolver as actividades de oficinas de estudo, fundamentais para apoiar as crianças e jovens no seu percurso escolar. Já temos voluntários mas necessitamos de material - Manuais, livros e outros materiais didácticos escritos ou digitais como por exemplo:

- Livros recomendados pelo plano nacional de leitura;
- manuais escolares do 1º ao 12º ano
- cadernos de testes, jogos, textos de apoio, preparação de exames e provas e exercícios de estudo e didácticos
- literatura infanto-juvenil
- manuais de informática e internet, de cultura geral, educação sexual
- materiais de ocupação de tempos livres e de sensibilização, artes, música, natureza, saúde e bem estar, ciências, etc…
- jogos didácticos e educativos
- áudio-livros, dvd’s educativos, etc…

Sabendo da vossa actividade e da importância de uma acção solidária em tempos de crise, acreditamos que podemos contar com a vossa empresa no sentido de apoio com este tipo de material fundamental para melhorar o futuro de crianças e jovens cujo o percurso de vida e inclusão na sociedade portuguesa se encontra em risco.
Aguardamos uma resposta positiva da vossa entidade, certos do vosso sentido de responsabilidade social. Qualquer tipo de dádiva nos materiais referidos, mesmo que pequena será fundamental para o sucesso do projecto. Com um simples gesto pode mudar a vida de muitas crianças e das suas famílias. Podemos publicitar o vosso apoio no site da instituição, no site do projecto e no blog do projecto.

Atentamente,
Vanda Ramalho
Coordenadora de Projecto
Associação Nacional de Futebol de Rua

Tel. : 210 140 931
Tlm: 93 658 47 72
Email: vanda.ramalho@futrua.org

terça-feira, 18 de maio de 2010

Eça de Queiróz Vidente

"Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento dos caracteres, mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas, quando se quer falar de um país caótico que pela sua decadência progressiva poderá vir a ser riscado do mapa da Europa - citam-se, a par, a Grécia e Portugal. Nós, porém, não possuímos como a Grécia, além de uma história gloriosa, a honra de ter criado uma religião, uma literatura de modelo universal e o museu humano da beleza da Arte. Apenas nos ufamos do Sr. Lisboa, barítono, e do Sr. Vidal, lírico."

Eça de Queiroz
in "Uma Campanha Alegre", (1872) pág. 235, edição Livros do Brasil
Encontrado aqui
Troque a Via Verde que já não usa por um Golfinho feliz

Por cada identificador que devolver à Via Verde (avariado ou que já não usa) está a oferecer 5 euros para proteger os golfinhos do Sado.
Esta campanha pretende incentivar os clientes que tenham identificadores que já não usam, ou que estejam avariados, a entregá-los numa Loja Via Verde, ou enviá-los gratuitamente por correio até ao dia 15 de Junho.
A entrega de cada identificador, no decorrer desta campanha, traduz-se numa oferta de €5 para apoiar o Projecto Delfim, cuja actividade se centra na investigação e preservação dos golfinhos do Sado, uma população que se encontra hoje, fortemente ameaçada.
O Projecto Delfim é a associação científica, sem fins lucrativos, que mais se tem dedicado ao estudo e à conservação dos golfinhos do Sado. Foi criada em 1992, reunindo investigadores, estudantes universitários, simpatizantes, instituições e empresas que desejam promover um melhor conhecimento do meio aquático, em especial dos mamíferos marinhos no seu ambiente natural. Realiza, também, um conjunto de actividades de sensibilização ambiental, direccionadas para escolas e público em geral.
Apoie esta iniciativa e divulgue-a junto dos seus familiares e amigos!

Caso pretenda participar, deve entregar o identificador que já não usa, ou que está avariado, numa Loja Via Verde ou enviar gratuitamente por correio para:

Via Verde Portugal, S.A.
Remessa Livre nº 27
EC Rebelva (Carcavelos)
2776-960 Carcavelos

In Via Verde

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Por um punhado de pólen
www.arvoresdeportugal.net


"Ao pas­sar os olhos pela revista Mato­si­nhos Hoje, uma das múl­ti­plas for­mas que a autar­quia encon­trou para des­ba­ra­tar o dinheiro dos con­tri­buin­tes, fico a saber que foi aberta a guerra aos chou­pos e que já foram aba­ti­dos com sucesso 87 exem­pla­res(1). Ou seja, outra forma de des­ba­ra­tar o orça­mento cama­rá­rio, assim des­crita num por­tu­guês quase mediano:

Aler­gias cau­sa­das pelo “algo­dão” dos chou­pos pre­o­cu­pam Câmara Muni­ci­pal
Par­que 25 de Abril em Mato­si­nhos, e (sic) Feira de Cus­tóias terão novas espé­cies mais atrac­ti­vas É nesta altura do ano que mui­tas ruas, par­ques e jar­dins de Mato­si­nhos e Cus­tóias se enchem de um carac­te­rís­tico “algo­dão branco” pro­du­zido pelos chou­pos negros exis­ten­tes no Par­que 25 de Abril, em Mato­si­nhos e no Largo da Feira de Cus­tóias pre­o­cu­pada pelo aumento das aler­gias entre a popu­la­ção, sobre­tudo na altura da Pri­ma­vera, a Câmara Muni­ci­pal optou pelo abate de 87 espé­cies (sic) desta árvore, que serão subs­ti­tuí­das por novas espé­cies de menor porte, visu­al­mente mais atrac­ti­vas e menos sus­cep­tí­veis de cau­sa­rem alergias.


Fal­tam aqui pelo menos duas cita­ções: a pri­meira, indi­cando o estudo que refere o aumento de aler­gias na popu­la­ção de Mato­si­nhos, desig­na­da­mente as pro­vo­ca­das pelos chou­pos, a Rede Por­tu­guesa de Aero­bi­o­lo­gia nunca refere pólen no ar como sendo dos chou­pos; a segunda, do estudo cien­tí­fico que con­si­dera o choupo como mais sus­cep­tí­vel de cau­sar aler­gias (mais em opo­si­ção às tais “mais atrac­ti­vas” e menos aler­gé­ni­cas (2)).
Pela seguinte razão: é habi­tu­al­mente o pólen que causa as aler­gias e quando o tal “algo­dão” apa­rece envol­vendo as semen­tes para desse modo as des­si­mi­nar com o vento, já a árvore — mas­cu­lina, não a que liberta o algo­dão —, poli­ni­zou. Sendo árvo­res diói­cas, quer dizer que exis­tem árvo­res femi­ni­nas e árvo­res mas­cu­li­nas. Os exem­pla­res femi­ni­nos do Choupo, os que liber­tam as semen­tes no “algo­dão”, nem sequer pro­du­zem pólen.
Por outro lado, a poli­ni­za­ção do Choupo coin­cide com a poli­ni­za­ção de cen­te­nas ou milha­res de espé­cies na Pri­ma­vera, incluindo natu­ral­mente as que mais aler­gias cau­sam, como por exem­plo as gra­mí­neas. Seria impor­tante saber que parte da popu­la­ção é afec­tada prin­ci­pal­mente pelo pólen dos chou­pos, sabendo-se que essa é fre­quen­te­mente uma aler­gia secun­dá­ria e de gran­deza des­pre­zí­vel. O pólen do Choupo é con­si­de­rado mode­ra­da­mente aler­gé­nico(3).
Depois há a ques­tão de prin­cí­pio: das duas uma, ou se prova que há toda uma popu­la­ção a sofrer agru­ras sem fim com a pre­sença des­tas árvo­res, ou mal seria que se tra­tas­sem assim todos os fac­to­res de aler­gias nas nos­sas cida­des. Isto de andar com a moto­serra sem­pre à frente e árvo­res “mais atrac­ti­vas” sem­pre atrás, é uma ati­tude que nos remete direc­ta­mente para a idade do obs­cu­ran­tismo. Dir-se-ia que estas pes­soas res­pon­sá­veis por estas deci­sões, além de um pro­fundo des­cuido na ges­tão do orça­mento, esque­cem e mais que isso, negam, cen­te­nas de anos de conhe­ci­mento, hoje mais do que nunca aces­sí­vel. Cada vez é mais evi­dente que existe uma liga­ção estreita entre a polui­ção do ar e as aler­gias, com­pro­vada por mui­tos estu­dos e arti­gos cien­tí­fi­cos4, mas não se vê a “Câmara Muni­ci­pal pre­o­cu­pada”. O que se vê é iro­ni­ca­mente, igno­ran­te­mente e cri­mi­no­sa­mente por todo o país a aba­te­rem ou arrui­na­rem as árvo­res que podem ser por­ven­tura um dos mai­o­res fac­to­res para que não exis­tam ainda mais aler­gias, que con­ti­nuam a ser raras nas zonas rurais. Não se prevê a “Câmara Muni­ci­pal pre­o­cu­pada” em come­çar a aba­ter os veí­cu­los moto­ri­za­dos, incluindo as moto­ser­ras, esse sin­gu­lar veí­culo loco­mo­vido a duas pernas. As pes­soas com aler­gias, como eu, sabem que devem evi­tar sem­pre que pos­sí­vel o con­tacto com o aler­gé­nico. E devem ser tra­ta­das. Hoje exis­tem vaci­nas muito sofis­ti­ca­das e as aler­gias aos pólens ten­dem a dimi­nuir com a idade. Os anti­es­ta­mí­ni­cos tam­bém evo­luí­ram muito e exis­tem vários que não pro­vo­cam qual­quer sono­lên­cia e per­mi­tem uma acti­vi­dade nor­mal. Nos meses de polinização:

- Evi­tar andar ao ar livre entre as 5 e as 10 da manhã. Guar­dar acti­vi­da­des ao ar livre para o fim da tarde ou depois da chuva, quando os níveis de pólen são menores.
- Devem man­ter as jane­las de casa e do auto­mó­vel fecha­das, uti­li­zando ar con­di­ci­o­nado e não ven­toí­nhas. No entanto, o pólen tam­bém é trans­por­tado para den­tro pelas pes­soas e ani­mais de estimação.
- Devem secar a roupa em seca­do­res ou no inte­rior e não no varal lá fora.

Estas sim­ples medi­das não aca­bam com as aler­gias, mas aba­ter as árvo­res tam­bém não, é bem mais caro e em última aná­lise, injus­ti­fi­cá­vel. É mais um caso em que a igno­rân­cia é atre­vida e as autar­quias, sem­pre tão len­tas a tra­tar das jus­tas aspi­ra­ções dos seus cida­dãos, desde o buraco na rua à sina­li­za­ção ine­xis­tente, pas­sando por pagar a tempo e horas aos seus for­ne­ce­do­res, quando se tra­tam de peti­ções para aba­ter árvo­res, lavra­das por meia dúzia de pes­soas de mal com a vida, desdobram-se em esfor­ços e tornam-se subi­ta­mente enér­gi­cas, rápi­das e eficazes.

(1) Na Senhora da Hora tam­bém foram aba­ti­dos chou­pos e deze­nas de outras árvo­res sem qual­quer razão que o jus­ti­fi­que.
(2) Tudo con­versa. Mesmo em frente à autar­quia tem duas filei­ras de 48 chou­pos, tra­ta­dos a pre­ceito no Dia da Árvore (Dias Com Árvo­res). O con­ce­lho de Mato­si­nhos tem milha­res de Chou­pos recen­te­mente plan­ta­dos, desig­na­da­mente pela empresa Metro do Porto.
(3) Polen Library.
(4) Air Pol­lu­tion and Aller­gies: A Con­nec­tion? (Medi­ci­ne­net); Air pol­lu­tion and allergy: you are what you bre­athe (Nature, artigo pago); Risk fac­tors for asthma and allergy asso­ci­a­ted with urban migra­tion: back­ground and metho­do­logy of a cross-sectional study in Afro-Ecuadorian school chil­dren in Northe­as­tern Ecu­a­dor (BMC Pul­mo­nary Medi­cine); Air pol­lu­tion may sig­ni­fi­can­tly wor­sen res­pi­ra­tory aller­gies in indi­vi­du­als with gene­tic risk (Eureka Alert); Allergy To Road Traf­fic: Expo­sure To Traffic-Related Air Pol­lu­tion Lin­ked To Onset Of Aller­gic Dise­a­ses In Chil­dren (Sci­ence Daily); Air pol­lu­tion and aller­gens (Pubmed.gov)."


José Rui Fernandes
In Árvores de Portugal

domingo, 16 de maio de 2010

As imagens da semana

Como católica, não poderia deixar de partilhar a minha alegria pela vinda do Papa Bento XVI a Portugal. Por isso, deixo algumas fotografias da missa no Terreiro do Paço (280 mil!).
A emoção foi grandiosa e a surpresa de tantos terem vindo para a rua receber o Santo Padre também. Afinal, a Igreja está bem viva em Portugal.
Foi uma semana muito bonita e repleta de simbolismo.
Viva o Papa!