"Estou aqui construindo o novo dia com uma expressão tão branda e descuidada que dir-se-ia não estar fazendo nada. E, contudo, estou aqui construindo o novo dia!" António Gedeão
sábado, 10 de setembro de 2011
As surpresas da semana
1 - Três vinhos portugueses foram eleitos para o grupo dos 25 melhores a nível mundial pela revista especializada Decanter, que anunciou os vencedores dos Prémios Mundiais do Vinho.
2 - Primeira ópera 'made in' Alentejo
3 - Passatempo “A Avozinha Regressa de Férias”: podes ganhar um bilhete duplo para o Oceanário de Lisboa e mochilas CR7. Sabe mais no Poupança BES Júnior (participa até 30 Setembro 2011).
4 - Banca online atrai seis milhões de clientes em Portugal. O número de clientes bancários que opta por ir ao banco pela Internet duplicou nos últimos cinco anos. 24% das contas bancárias já tem acesso online.
5 - Centenário do nascimento de Alves Redol em exposição no Centro Cultural da Nazaré
6 - Passatempo Prevenir/Garnier Fructis Anticaspa: ganhe 40 packs compostos por uma t-shirt e uma embalagem de champô (participa até 18 de Setembro 2011).
7 - Novas barragens = crimes. O JN trazia esta semana dois artigos que se interligam profundamente. Num, o Norte como região turística preferida dos portugueses, sobretudo pela natureza e paisagem. No outro, o retrato da futura barragem do Tua. Questão: é possível destruir um rio como o Tua e manter-se a ficção de que o turismo é o maior activo do país?
8 - We need your help to save elephants! Join our campaign today and you can help free elephants from the threat of ivory poaching. For starters, how about signing our pledge below that urges the EU to protect the world's remaining elephants by opposing any further international trade in ivory? Then, we'll be in touch soon with more ways that you can get involved.
9 - Passatempo: o Estrelas &Ouriços e a D.Quixote oferecem 10 Dicionários Escolares Ilustrados - Português (participa até 20 de Outubro 2011).
10 - Loja de História Natural: In defence of dogs - why dogs need our understanding da autoria de John Bradshaw
11 - Rota das Catedrais online
12 - Passatempo: a Cosmopolitan e Weleda Portugal têm para oferecer 15 linhas de rosto Iris (participa até 16 Setembro 2011).
13 - As Festas do Povo de Campo Maior, que terminaram no domingo após nove dias de floridas celebrações, receberam mais de um milhão de visitantes, segundo os organizadores.
14 - Regresso às aulas com a Ambar
15 - Passatempo: a Hotpoint-Ariston lança uma campanha a nível europeu que desafia todas as famílias a fazerem o seu retrato. O prémio final é uma viagem a Nova Iorque, com tudo incluído, para todos os membros da família (participa até 15 Outubro 2011).
16 - Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis: onze moinhos, dois rios, três pontes, três pólos museológicos em 30 hectares de terreno.
17 - As obras seleccionadas para o Concurso Bienal de Fotografia Purificación García podem ser vistas no Pavilhão Preto do Museu da Cidade, em Lisboa, onde poderá ser visitada até dia 16 de Outubro 2011.
18 - Passatempo Saber Viver/Diamond Cellular: oferecem 6 conjuntos de tratamento anti-idade no valor de 80 € (participa até 18 de Setembro 2011).
19 - Ilha de Páscoa poderá esconder elixir da juventude. Bactéria encontrada reverte efeitos do envelhecimento.
20 - Arboricídio em Santo Amaro de Oeiras
21 - Jazz: Selecção de José Duarte clique com o botão direito do rato e seleccione "guardar como" para descarregar o podcast: Podcast 01 - Dezembro 2010 (67 MB)
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Já pensaste que…
Já alguma vez pensaste
que é bom ter olhos
para ver o mundo
e ouvidos
para ouvir os outros
e boca
para dizer tudo aquilo
que dizemos
e pernas
para nos levar
onde somos precisos
e mãos
para ajudar
os que delas precisam
e braços
para estreitar os outros
num abraço
e ombros
para que alguém neles
recline a cabeça fatigada
e cérebro
para pensar em ajudar os outros
e coração
para sentir as coisas
que nem sempre compreendemos
imediatamente.
Já alguma vez pensaste
como tudo isto é maravilhoso?
Leif Kristianson
Já pensaste que…
Lisboa, Editorial Presença, 1981
Já alguma vez pensaste
que é bom ter olhos
para ver o mundo
e ouvidos
para ouvir os outros
e boca
para dizer tudo aquilo
que dizemos
e pernas
para nos levar
onde somos precisos
e mãos
para ajudar
os que delas precisam
e braços
para estreitar os outros
num abraço
e ombros
para que alguém neles
recline a cabeça fatigada
e cérebro
para pensar em ajudar os outros
e coração
para sentir as coisas
que nem sempre compreendemos
imediatamente.
Já alguma vez pensaste
como tudo isto é maravilhoso?
Leif Kristianson
Já pensaste que…
Lisboa, Editorial Presença, 1981
Os gatos estão a ficar mais velhos...
Sabe que idade humana terá o seu gato quando apagar 12 velas? Feitas as contas, 64 anos! Uma bela idade mas que, tal como nos seniores humanos, implica cuidados especiais.
Os animais de companhia estão a ganhar anos de vida! Nos últimos anos, a média de idade aumentou consideravelmente. A longevidade de um gato hoje em dia ronda os 15 anos e não é raro alguns chegarem aos 20 anos de vida! Por curiosidade, o gato mais velho viveu até aos 34 anos! Mas se, por um lado, é reconfortante saber que terá a sua companhia por muitos e longos anos, também é preciso reconhecer que a idade pesa! Tal como acontece com os humanos!
O envelhecimento dos animais é acompanhado por mudanças graduais ao nível da actividade /agilidade, da pele e pelagem e no seu peso. Se bem que cada espécie tem um padrão de envelhecimento claro e distinto, é possível estabelecer o paralelo entre a idade dos felinos e dos humanos: um gato de 7 anos é equivalente a uma pessoa com 44 anos de idade, enquanto os 14 anos correspondem a um indivíduo de 72 anos de idade.
Tudo muda… com a idade!
Um estudo da Universidade Purdue, EUA, divulgado em Abril de 2011, reforça que os animais de companhia estão a viver mais anos, graças à melhoria dos cuidados de saúde. A juntar ao papel do médico veterinário, a mudança progressiva do comportamento dos seus donos tem sido decisiva para garantir a saúde do seu animal. Muito por que começam a reconhecer os benefícios do alimento industrial, orientado para a raça, a idade, estilo de vida e necessidades fisiológicas.
No fundo, a escolha do alimento em função das necessidades nutricionais específicas do seu animal de companhia garante que ele ingere diariamente o conjunto equilibrado de nutrientes que são indispensáveis. Mas porque é que é tão importante adaptar a alimentação à idade?
Na Europa as estatísticas falam que cerca de 30% dos gatos têm mais de oito anos, o que corresponde a 20 milhões de gatos seniores! No Japão, 30% dos gatos têm mais de 10 anos de idade. Actualmente existem mais de 263 milhões de gatos no mundo. Com estes números, uma questão impõe-se: Será que este felino será o animal doméstico do século XXI?
Quadro de orientação da equivalência de idades entre o homem e o gato
Idade do Gato (anos) / Equivalência no Homem (anos)
1 15
2 24
4 32
7 44
10 56
12 64
14 72
16 80
18 88
20 96
Sofia Martinho, in Activa
Sabe que idade humana terá o seu gato quando apagar 12 velas? Feitas as contas, 64 anos! Uma bela idade mas que, tal como nos seniores humanos, implica cuidados especiais.
Os animais de companhia estão a ganhar anos de vida! Nos últimos anos, a média de idade aumentou consideravelmente. A longevidade de um gato hoje em dia ronda os 15 anos e não é raro alguns chegarem aos 20 anos de vida! Por curiosidade, o gato mais velho viveu até aos 34 anos! Mas se, por um lado, é reconfortante saber que terá a sua companhia por muitos e longos anos, também é preciso reconhecer que a idade pesa! Tal como acontece com os humanos!
O envelhecimento dos animais é acompanhado por mudanças graduais ao nível da actividade /agilidade, da pele e pelagem e no seu peso. Se bem que cada espécie tem um padrão de envelhecimento claro e distinto, é possível estabelecer o paralelo entre a idade dos felinos e dos humanos: um gato de 7 anos é equivalente a uma pessoa com 44 anos de idade, enquanto os 14 anos correspondem a um indivíduo de 72 anos de idade.
Tudo muda… com a idade!
Um estudo da Universidade Purdue, EUA, divulgado em Abril de 2011, reforça que os animais de companhia estão a viver mais anos, graças à melhoria dos cuidados de saúde. A juntar ao papel do médico veterinário, a mudança progressiva do comportamento dos seus donos tem sido decisiva para garantir a saúde do seu animal. Muito por que começam a reconhecer os benefícios do alimento industrial, orientado para a raça, a idade, estilo de vida e necessidades fisiológicas.
No fundo, a escolha do alimento em função das necessidades nutricionais específicas do seu animal de companhia garante que ele ingere diariamente o conjunto equilibrado de nutrientes que são indispensáveis. Mas porque é que é tão importante adaptar a alimentação à idade?
- Fase de crescimento (até ao primeiro ano): Nesta altura, o seu gato necessita de um alimento que seja fácil de ingerir e digerir; que reforce o seu sistema imunitário; que contemple os nutrientes necessários de forma a manter o peso ideal; e que fortaleça o desenvolvimento dos músculos e do esqueleto;
- Fase adulta (até aos sete anos): Numa fase mais activa da sua vida, a alimentação deverá ser indicada para o ajudar a manter a vitalidade; eficiente no controlo da ingestão de calorias; que garanta a sua saúde renal e responda às necessidades específicas de cada raça;
- Fase matura (dos 7-12 anos): Eis que o seu gato começa a ficar mais velho. Apesar de manter o mesmo aspecto, a verdade é que está menos enérgico e mais sedentário, daí que as necessidades nutricionais também se alterem. A partir dos sete anos, o alimento que dá ao seu felino deverá ajudá-lo a manter uma boa forma física, através da ingestão de vitaminas e nutrientes com propriedades antioxidantes; por outro lado, deverá também permitir o reforço da sua saúde articular e favorecer o funcionamento renal;
- Fase sénior (+ de 12 anos): Com mais de 12 anos, o seu animal de companhia está ainda menos activo, mas mais exigente ao nível das necessidades nutricionais. Assim, o alimento industrial deverá ter uma textura e sabor que estimule o seu apetite e responda às necessidades de cada raça. Deverá ainda conseguir estimular as funções cognitivas e actuar na prevenção do envelhecimento celular.
Na Europa as estatísticas falam que cerca de 30% dos gatos têm mais de oito anos, o que corresponde a 20 milhões de gatos seniores! No Japão, 30% dos gatos têm mais de 10 anos de idade. Actualmente existem mais de 263 milhões de gatos no mundo. Com estes números, uma questão impõe-se: Será que este felino será o animal doméstico do século XXI?
Quadro de orientação da equivalência de idades entre o homem e o gato
Idade do Gato (anos) / Equivalência no Homem (anos)
1 15
2 24
4 32
7 44
10 56
12 64
14 72
16 80
18 88
20 96
Sofia Martinho, in Activa
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Orçamento Participativo 2011/2012 Lisboa
1 e 30 de Setembro decorre a fase de votação
A Equipa OP 2011/2012
Câmara Municipal de Lisboa
Email: op@cm-lisboa.pt
www.lisboaparticipa.pt
Chegou o momento de decidir.
Entre 1 e 30 de Setembro decorre a fase de votação da IV edição do Orçamento Participativo.
Vote em www.lisboaparticipa.pt
Para votar terá que efectuar registo no portal.
Decida. Nós fazemos.
A Equipa OP 2011/2012
Câmara Municipal de Lisboa
1 e 30 de Setembro decorre a fase de votação
A Equipa OP 2011/2012
Câmara Municipal de Lisboa
Email: op@cm-lisboa.pt
www.lisboaparticipa.pt
Entre 1 e 30 de Setembro decorre a fase de votação da IV edição do Orçamento Participativo.
Vote em www.lisboaparticipa.pt
Para votar terá que efectuar registo no portal.
Decida. Nós fazemos.
A Equipa OP 2011/2012
Câmara Municipal de Lisboa
Londres: Colmeia instalada no topo dum prédio
Em Londres, foi instalada uma colmeia no topo de um prédio de 11 andares que vai ser casa de 40 mil abelhas. O objetivo é travar o desaparecimento das abelhas que se tem sentido no Reino Unido.
A iniciativa faz parte de uma campanha que tem como objetivo salvar 1.5 milhões de abelhas urbanas, a ”Bee Aid Campaign” – Campanha de Ajuda às Abelhas – que partiu da Associação de Apicultores Britânicos.
Tim Lovett, diretor da Associação Britânica de Apicultores (BBKA), diz que a diminuição da população de abelhas na Inglaterra e Irlanda podem ter consequências. “As abelhas polinizam nossas plantações. Perder abelhas significa uma séria ameaça para nossa economia e bem-estar. Uma forma de parar isso é ajudar fornecendo apicultores mais treinados”, disse.
As populações de abelhas têm decaído drasticamente desde a década de 80, devido a variados fatores, entre os quais o uso de pesticidas em jardins mas também o uso de telemóveis, por exemplo.
Uma empresa irlandesa de cidra, a Magners, está a dar a oportunidade a 25 fãs do Facebook para se tornarem apicultores, criando as suas próprias abelhas, tendo acesso a uma bolsa, formação e material disponibilizado pela empresa e pela BBKA.
Kirsty Hunter, chefe do departamento de Marketing da Magners diz que a empresa compreende a importância do papel das abelhas no negócio da Magners, sem as quais não teriam a cidra.
in Boas Notícias
Em Londres, foi instalada uma colmeia no topo de um prédio de 11 andares que vai ser casa de 40 mil abelhas. O objetivo é travar o desaparecimento das abelhas que se tem sentido no Reino Unido.
A iniciativa faz parte de uma campanha que tem como objetivo salvar 1.5 milhões de abelhas urbanas, a ”Bee Aid Campaign” – Campanha de Ajuda às Abelhas – que partiu da Associação de Apicultores Britânicos.
Tim Lovett, diretor da Associação Britânica de Apicultores (BBKA), diz que a diminuição da população de abelhas na Inglaterra e Irlanda podem ter consequências. “As abelhas polinizam nossas plantações. Perder abelhas significa uma séria ameaça para nossa economia e bem-estar. Uma forma de parar isso é ajudar fornecendo apicultores mais treinados”, disse.
As populações de abelhas têm decaído drasticamente desde a década de 80, devido a variados fatores, entre os quais o uso de pesticidas em jardins mas também o uso de telemóveis, por exemplo.
Uma empresa irlandesa de cidra, a Magners, está a dar a oportunidade a 25 fãs do Facebook para se tornarem apicultores, criando as suas próprias abelhas, tendo acesso a uma bolsa, formação e material disponibilizado pela empresa e pela BBKA.
Kirsty Hunter, chefe do departamento de Marketing da Magners diz que a empresa compreende a importância do papel das abelhas no negócio da Magners, sem as quais não teriam a cidra.
in Boas Notícias
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Projecto Ricardo Diogo - Livros para Moçambique
Telf: + 351 21 314 38 02
E-mail: geral@joseromanoarquitectos.com.pt
http://joseromanoarquitectos.com.pt/projectos/ricardodiogo.htm
Pontos de Recolha
Lisboa: José Romano Arquitetos Lda. Rua Damião de Gois, 11 - RC Esq, 1400-087 Lisboa (geral@joseromanoarquitectos.com.pt)
Mafra: marcações com Helena Diogo: helena.diogo@sapo.pt
O “Projecto Ricardo Diogo, Livros para Moçambique” é uma iniciativa “pró-bono” de responsabilidade social da José Romano Arquitectos Lda que visa implementar um sonho de criança do Ricardo Jorge Gonçalves Marques da Gama Diogo, nascido a 8 de Maio de 1972 em Moçambique e falecido a 1 e Outubro de 1995 em Mafra – Portugal.
O sonho dele era levar as letras portuguesas às crianças Moçambicanas, contribuindo assim para o desenvolvimento do seu povo e do seu país. As letras como os sonhos não morrem com os seus autores. Permanecem e espalham-se entre os que cá ficam, como se fossem sons ao vento.
O projecto propõe-se recolher publicações em português e fazê-las chegar, ao maior número possível de leitores, em Moçambique, sobretudo em idade escolar. Os temas e a linguagem das publicações constantes do projecto respeitarão sempre os valores maiores dos Direitos Universais do Homem e da Criança, conforme consagrados pelas Nações Unidas, sendo liminarmente rejeitadas quaisquer publicações de natureza totalitária, racista ou xenófoba, ou quaisquer outras que se afastem dos valores da Paz, da Liberdade, da Democracia e dos Direitos Humanos.
O projecto não tem qualquer vinculação partidária, religiosa e/ou comercial.
Missão: Fazer chegar publicações em português aos leitores Moçambicanos, em particular às crianças em idade escolar.
in Projecto Ricardo Diogo
Telf: + 351 21 314 38 02
E-mail: geral@joseromanoarquitectos.com.pt
http://joseromanoarquitectos.com.pt/projectos/ricardodiogo.htm
Pontos de Recolha
Lisboa: José Romano Arquitetos Lda. Rua Damião de Gois, 11 - RC Esq, 1400-087 Lisboa (geral@joseromanoarquitectos.com.pt)
Mafra: marcações com Helena Diogo: helena.diogo@sapo.pt
O “Projecto Ricardo Diogo, Livros para Moçambique” é uma iniciativa “pró-bono” de responsabilidade social da José Romano Arquitectos Lda que visa implementar um sonho de criança do Ricardo Jorge Gonçalves Marques da Gama Diogo, nascido a 8 de Maio de 1972 em Moçambique e falecido a 1 e Outubro de 1995 em Mafra – Portugal.
O sonho dele era levar as letras portuguesas às crianças Moçambicanas, contribuindo assim para o desenvolvimento do seu povo e do seu país. As letras como os sonhos não morrem com os seus autores. Permanecem e espalham-se entre os que cá ficam, como se fossem sons ao vento.
O projecto propõe-se recolher publicações em português e fazê-las chegar, ao maior número possível de leitores, em Moçambique, sobretudo em idade escolar. Os temas e a linguagem das publicações constantes do projecto respeitarão sempre os valores maiores dos Direitos Universais do Homem e da Criança, conforme consagrados pelas Nações Unidas, sendo liminarmente rejeitadas quaisquer publicações de natureza totalitária, racista ou xenófoba, ou quaisquer outras que se afastem dos valores da Paz, da Liberdade, da Democracia e dos Direitos Humanos.
O projecto não tem qualquer vinculação partidária, religiosa e/ou comercial.
Missão: Fazer chegar publicações em português aos leitores Moçambicanos, em particular às crianças em idade escolar.
in Projecto Ricardo Diogo
Consumidores portugueses são dos mais preocupados com o clima
Portugal é um dos três países com consumidores mais preocupados com as alterações climáticas, conclui um estudo da consultora Nielsen em 51 países.
As alterações climáticas são apontadas como prioridade por 69 por cento dos inquiridos este ano, contra 72 por cento em 2007 (mas em 2009 era de 66 por cento), segundo o inquérito sobre Ambiente e sustentabilidade, efectuado online a mais de 25 mil utilizadores de Internet.
A informação divulgada ontem refere que Portugal, Tailândia e México foram os países mais preocupados com as alterações climáticas, com 93 por cento dos inquiridos de cada mercado analisado.
“Em Portugal, condições atmosféricas severas com ondas de calor extremo e incomuns no Verão e neve no Inverno, nos últimos anos, têm aumentado a preocupação e a consciencialização do consumidor sobre as questões do aquecimento global e das alterações climáticas”, afirmou o director da Nielsen Portugal, Luís Bio, citado no comunicado.
Segundo as conclusões gerais do estudo, a poluição do ar, com 77 por cento das respostas, e a água, com 75 por cento, lideraram as preocupações, com subidas de seis pontos percentuais na comparação com 2009.
As áreas onde a preocupação está a aumentar mais rapidamente (entre 73 por cento dos consumidores) são o uso de pesticidas, o desperdício de embalagens e a falta de água, indicando um aumento na preocupação entre 16 e 13 pontos percentuais.
Oitenta e três por cento dos consumidores afirmam que é importante que as empresas realizem programas que melhorem o ambiente, mas apenas 22 por cento dizem que pagarão mais por um produto amigo do ambiente.
Entre as tentativas realizadas pelos fabricantes em relação ao ambiente e sustentabilidade, a reciclagem de embalagens e produtos de energia eficientes são vistos como os mais úteis.
in Ecosfera
Portugal é um dos três países com consumidores mais preocupados com as alterações climáticas, conclui um estudo da consultora Nielsen em 51 países.
As alterações climáticas são apontadas como prioridade por 69 por cento dos inquiridos este ano, contra 72 por cento em 2007 (mas em 2009 era de 66 por cento), segundo o inquérito sobre Ambiente e sustentabilidade, efectuado online a mais de 25 mil utilizadores de Internet.
A informação divulgada ontem refere que Portugal, Tailândia e México foram os países mais preocupados com as alterações climáticas, com 93 por cento dos inquiridos de cada mercado analisado.
“Em Portugal, condições atmosféricas severas com ondas de calor extremo e incomuns no Verão e neve no Inverno, nos últimos anos, têm aumentado a preocupação e a consciencialização do consumidor sobre as questões do aquecimento global e das alterações climáticas”, afirmou o director da Nielsen Portugal, Luís Bio, citado no comunicado.
Segundo as conclusões gerais do estudo, a poluição do ar, com 77 por cento das respostas, e a água, com 75 por cento, lideraram as preocupações, com subidas de seis pontos percentuais na comparação com 2009.
As áreas onde a preocupação está a aumentar mais rapidamente (entre 73 por cento dos consumidores) são o uso de pesticidas, o desperdício de embalagens e a falta de água, indicando um aumento na preocupação entre 16 e 13 pontos percentuais.
Oitenta e três por cento dos consumidores afirmam que é importante que as empresas realizem programas que melhorem o ambiente, mas apenas 22 por cento dizem que pagarão mais por um produto amigo do ambiente.
Entre as tentativas realizadas pelos fabricantes em relação ao ambiente e sustentabilidade, a reciclagem de embalagens e produtos de energia eficientes são vistos como os mais úteis.
in Ecosfera
Etiquetas:
Ambiente,
Inquéritos/Estudos,
O estado da Nação
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Batido de Figo com Banana e Iogurte
Ingredientes
1 banana
4 figos lampos
1 iogurte natural cremoso açucarado
2 colheres de chá de mel
6 cubos de gelo
Preparação
1. Retirar a casca à banana e aos figos.
2. Colocar todos os ingredientes num copo e triturar ou usar o liquidificador.
3. Servir logo.
A quantidade de adoçante deve ser adaptada ao vosso gosto.
in Cinco Quartos de Laranja
Ingredientes
1 banana
4 figos lampos
1 iogurte natural cremoso açucarado
2 colheres de chá de mel
6 cubos de gelo
Preparação
1. Retirar a casca à banana e aos figos.
2. Colocar todos os ingredientes num copo e triturar ou usar o liquidificador.
3. Servir logo.
A quantidade de adoçante deve ser adaptada ao vosso gosto.
in Cinco Quartos de Laranja
Figo
Para ver Tabela de composição nutricional
O figo, fruto da figueira-comum (Ficus carica) uma árvore da família Moraceae, está presente em todos os continentes, com excepção da Antárctica.
Os figos são caracterizados pela sua estrutura carnuda e suculenta. Variam drasticamente na cor, apresentando uma coloração branco-amarelada que pode ir até roxa, e variam igualmente na textura subtil, dependendo da variedade. Estão disponíveis de Junho a Setembro, embora alguns figos europeus estejam, frequentemente, disponíveis durante o Outono. Os figos secos estão disponíveis durante todo o ano.
Os figos são o único fruto que têm uma abertura, chamada de “ostíolo" ou "olho", que não é ligado à árvore, mas que ajuda o desenvolvimento da fruta, aumentando a sua comunicação com o meio ambiente.
Simbolicamente, podemos dizer que o figo existe desde o início dos tempos, já que a sua árvore, a figueira, é a primeira planta descrita na Bíblia, no livro do Gênesis, quando Adão se veste com as suas folhas, ao notar que está nu.
A figueira é originária da região do Mediterrâneo e o seu uso iniciou-se na Idade da Pedra. Trata-se de umas das primeiras plantas cultivadas pelo homem. O figo comestível era cultivado em todas as civilizações do Mediterrâneo, na antiguidade, incluindo os povos egípcios, judeus, gregos e romanos. O figo tinha a vantagem de poder ser seco e de se manter adequado à alimentação durante meses. Para atravessar o deserto, os povos antigos do Médio Oriente e norte da África utilizavam frutas secas, entre elas o figo, ricas em nutrientes e fáceis de conservar.
Foram os romanos que levaram o figo da região do Mediterrâneo para o resto da Europa, onde continuou a ser um alimento venerado: na França, por exemplo, onde foi introduzido no final do século VIII, era comida de reis. Luis XIV mantinha uma plantação no palácio de Versalhes com mais de 700 figueiras só para abastecer a mesa real. E, à semelhança do que acontece com os vinhos e champanhes, os franceses têm hoje os seus figos com “denominação de origem controlada”.
Fenícios, egípcios, gregos e romanos veneravam a figueira e o figo. Durante o Império Romano, era considerado sagrado: na mitologia romana, a loba que alimentou Rómulo e Remo, fundadores de Roma, descansou sob uma figueira. Era também considerado um fruto sagrado para os judeus, fazendo parte dos sete alimentos que crescem na Terra Prometida. Na Grécia Antiga, era tão valorizado que foram criadas leis para proibir que os figos de melhor qualidade fossem exportados. Maias e astecas utilizavam a casca de figueiras nativas da região para produzir o papel utilizado nos seus livros sagrados.
Actualmente, a Califórnia é um dos maiores produtores de figos, além da Turquia, Grécia, Portugal e Espanha.
Informação Nutricional
O figo é um fruto que se caracteriza por ser uma boa fonte de fibras alimentares e potássio. É um fruto altamente energético pois é rico em açúcar. O figo seco é uma boa fonte de cálcio.
Vantagens e desvantagens
O figo é um fruto rico em potássio, este mineral desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e pelo já referido potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.
O seu conteúdo em fibra é importante para facilitar o trânsito intestinal, impedir a absorção de colesterol e ácidos biliares pelo organismo, promover saciedade e melhorar o metabolismo da glicose.
O cálcio é vital para a formação de ossos e dentes. É especialmente importante durante a infância e adolescência para assegurar um crescimento ósseo adequado. É também importante na idade adulta para prevenir e atrasar a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fracturas.
Como comprar e conservar
O figo é uma das frutas mais perecíveis, assim deve ser comprado com pouca antecedência ao momento que se pensa consumir. No figo, o enrugamento da pele e a pequena abertura sinalizam que está no ponto ideal para ser consumido. A abertura deve mostrar um tom que vai do vermelho ao grená. Se estiver esverdeada, o figo não está maduro.
Devem procurar-se figos com predominância de tons de roxo na casca. O figo é naturalmente macio, mas não se deve apresentar “desmanchado”. No momento da compra certifique-se que não contêm lesões. Cheirar os figos também pode dar pistas em relação à sua frescura e sabor.
Devem ter um perfume levemente doce e não emanar um odor acre, que é uma indicação de que podem estar estragados. Os figos maduros devem ser mantidos no frigorífico, onde permanecerão frescos por aproximadamente dois dias. Uma vez que eles têm uma natureza delicada e podem ser facilmente esmagados, quando se armazenam, os figos devem ser cobertos ou envolvidos, a fim de garantir que não secam, não se esmagam e não adquirem odores de outros alimentos que estejam à sua volta.
Se o figo não estiver completamente maduro, pode ser deixado à temperatura ambiente num local que não receba luz directa do sol.
Os figos secos mantêm-se frescos durante vários meses e podem ser mantidos num local fresco e escuro ou armazenados no frigorífico. Evite deixá-los por muito tempo expostos ao ar, para que não fiquem duros ou secos demais.
in Nestlé
Para ver Tabela de composição nutricional
O figo, fruto da figueira-comum (Ficus carica) uma árvore da família Moraceae, está presente em todos os continentes, com excepção da Antárctica.
Os figos são caracterizados pela sua estrutura carnuda e suculenta. Variam drasticamente na cor, apresentando uma coloração branco-amarelada que pode ir até roxa, e variam igualmente na textura subtil, dependendo da variedade. Estão disponíveis de Junho a Setembro, embora alguns figos europeus estejam, frequentemente, disponíveis durante o Outono. Os figos secos estão disponíveis durante todo o ano.
Os figos são o único fruto que têm uma abertura, chamada de “ostíolo" ou "olho", que não é ligado à árvore, mas que ajuda o desenvolvimento da fruta, aumentando a sua comunicação com o meio ambiente.
Simbolicamente, podemos dizer que o figo existe desde o início dos tempos, já que a sua árvore, a figueira, é a primeira planta descrita na Bíblia, no livro do Gênesis, quando Adão se veste com as suas folhas, ao notar que está nu.
A figueira é originária da região do Mediterrâneo e o seu uso iniciou-se na Idade da Pedra. Trata-se de umas das primeiras plantas cultivadas pelo homem. O figo comestível era cultivado em todas as civilizações do Mediterrâneo, na antiguidade, incluindo os povos egípcios, judeus, gregos e romanos. O figo tinha a vantagem de poder ser seco e de se manter adequado à alimentação durante meses. Para atravessar o deserto, os povos antigos do Médio Oriente e norte da África utilizavam frutas secas, entre elas o figo, ricas em nutrientes e fáceis de conservar.
Foram os romanos que levaram o figo da região do Mediterrâneo para o resto da Europa, onde continuou a ser um alimento venerado: na França, por exemplo, onde foi introduzido no final do século VIII, era comida de reis. Luis XIV mantinha uma plantação no palácio de Versalhes com mais de 700 figueiras só para abastecer a mesa real. E, à semelhança do que acontece com os vinhos e champanhes, os franceses têm hoje os seus figos com “denominação de origem controlada”.
Fenícios, egípcios, gregos e romanos veneravam a figueira e o figo. Durante o Império Romano, era considerado sagrado: na mitologia romana, a loba que alimentou Rómulo e Remo, fundadores de Roma, descansou sob uma figueira. Era também considerado um fruto sagrado para os judeus, fazendo parte dos sete alimentos que crescem na Terra Prometida. Na Grécia Antiga, era tão valorizado que foram criadas leis para proibir que os figos de melhor qualidade fossem exportados. Maias e astecas utilizavam a casca de figueiras nativas da região para produzir o papel utilizado nos seus livros sagrados.
Actualmente, a Califórnia é um dos maiores produtores de figos, além da Turquia, Grécia, Portugal e Espanha.
Informação Nutricional
O figo é um fruto que se caracteriza por ser uma boa fonte de fibras alimentares e potássio. É um fruto altamente energético pois é rico em açúcar. O figo seco é uma boa fonte de cálcio.
Vantagens e desvantagens
O figo é um fruto rico em potássio, este mineral desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e pelo já referido potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.
O seu conteúdo em fibra é importante para facilitar o trânsito intestinal, impedir a absorção de colesterol e ácidos biliares pelo organismo, promover saciedade e melhorar o metabolismo da glicose.
O cálcio é vital para a formação de ossos e dentes. É especialmente importante durante a infância e adolescência para assegurar um crescimento ósseo adequado. É também importante na idade adulta para prevenir e atrasar a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fracturas.
Como comprar e conservar
O figo é uma das frutas mais perecíveis, assim deve ser comprado com pouca antecedência ao momento que se pensa consumir. No figo, o enrugamento da pele e a pequena abertura sinalizam que está no ponto ideal para ser consumido. A abertura deve mostrar um tom que vai do vermelho ao grená. Se estiver esverdeada, o figo não está maduro.
Devem procurar-se figos com predominância de tons de roxo na casca. O figo é naturalmente macio, mas não se deve apresentar “desmanchado”. No momento da compra certifique-se que não contêm lesões. Cheirar os figos também pode dar pistas em relação à sua frescura e sabor.
Devem ter um perfume levemente doce e não emanar um odor acre, que é uma indicação de que podem estar estragados. Os figos maduros devem ser mantidos no frigorífico, onde permanecerão frescos por aproximadamente dois dias. Uma vez que eles têm uma natureza delicada e podem ser facilmente esmagados, quando se armazenam, os figos devem ser cobertos ou envolvidos, a fim de garantir que não secam, não se esmagam e não adquirem odores de outros alimentos que estejam à sua volta.
Se o figo não estiver completamente maduro, pode ser deixado à temperatura ambiente num local que não receba luz directa do sol.
Os figos secos mantêm-se frescos durante vários meses e podem ser mantidos num local fresco e escuro ou armazenados no frigorífico. Evite deixá-los por muito tempo expostos ao ar, para que não fiquem duros ou secos demais.
in Nestlé
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Campanha
Chama Solidária no Facebook a favor Liga Portuguesa Contra o Cancro
1 “Chama” equivale a 0.1 euros
www.facebook.com/santandertotta.pt
O Banco Santander Totta associou-se às comemorações dos 70 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro e lança hoje a campanha de responsabilidade social “Chama Solidária” na sua página do Facebook em que, por cada novo fã da página, irá dar uma "Chama" à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Pedimos a todos que acendam esta Chama Solidária e apoiem a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
in Newsletter Liga Portuguesa Contra o Cancro - 4 Set. 2011
Chama Solidária no Facebook a favor Liga Portuguesa Contra o Cancro
1 “Chama” equivale a 0.1 euros
www.facebook.com/santandertotta.pt
O Banco Santander Totta associou-se às comemorações dos 70 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro e lança hoje a campanha de responsabilidade social “Chama Solidária” na sua página do Facebook em que, por cada novo fã da página, irá dar uma "Chama" à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Pedimos a todos que acendam esta Chama Solidária e apoiem a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
in Newsletter Liga Portuguesa Contra o Cancro - 4 Set. 2011
EUA: Casamentos felizes são bons para o coração
Casamentos felizes dão mais saúde ao coração, revelou um estudo publicado na “Health Psychology”. O estudo, da Universidade de Rochester, Estados Unidos, defende que quem vive num casamento feliz tem até três vezes mais hipóteses de viver mais 15 anos após uma cirurgia de revascularização cardíaca.
Este estudo, de Kathleen King e Harry Reis, avaliou uma amostra de 225 pessoas que tinham sido sujeitas a uma cirurgia de revascularização cardíaca entre 1987 e 1990. Um ano após a cirurgia, os pacientes casados foram questionados sobre a sua relação.
Para além disso. os cientistas avaliaram ainda alguns indicadores que interferem com as doenças cardiovasculares, tais como idade, casos de depressão e tabagismo.
Resultados do estudo
O estudo prosseguiu 15 anos após a cirurgia e os resultados foram conclusivos: 83 por cento das mulheres casadas e felizes ainda estavam vivas, um valor distante dos 28 por cento das que eram infelizes no casamento e 27 por cento das solteiras.
Mas aqueles que não eram tão felizes também tiveram taxas elevadas. Homens em uniões não muito satisfatórias tiveram um índice de sobrevivência de 60 por cento, significativamente melhor do que os 36 por cento dos homens solteiros.
No caso dos homens, também 83% dos casados e felizes estavam vivos (no entanto, aqueles que não eram tão felizes também tiveram uma percentagem elevada). Os homens solteiros conseguiram uma percentagem de apenas 36 por cento.
Neste estudo, os especialistas deixam claro que as vantagens do casamento diferem para homens e mulheres. Embora tenha relevância para ambos os sexos, a qualidade do casamento é ainda mais importante para o género feminino.
Os autores citam, nesta investigação, estudos anteriores que revelam que as pessoas com um casamento feliz são menos suscetíveis a algumas inflamações relacionadas com doenças cardíacas.
in Boas Notícias
Casamentos felizes dão mais saúde ao coração, revelou um estudo publicado na “Health Psychology”. O estudo, da Universidade de Rochester, Estados Unidos, defende que quem vive num casamento feliz tem até três vezes mais hipóteses de viver mais 15 anos após uma cirurgia de revascularização cardíaca.
Este estudo, de Kathleen King e Harry Reis, avaliou uma amostra de 225 pessoas que tinham sido sujeitas a uma cirurgia de revascularização cardíaca entre 1987 e 1990. Um ano após a cirurgia, os pacientes casados foram questionados sobre a sua relação.
Para além disso. os cientistas avaliaram ainda alguns indicadores que interferem com as doenças cardiovasculares, tais como idade, casos de depressão e tabagismo.
Resultados do estudo
O estudo prosseguiu 15 anos após a cirurgia e os resultados foram conclusivos: 83 por cento das mulheres casadas e felizes ainda estavam vivas, um valor distante dos 28 por cento das que eram infelizes no casamento e 27 por cento das solteiras.
Mas aqueles que não eram tão felizes também tiveram taxas elevadas. Homens em uniões não muito satisfatórias tiveram um índice de sobrevivência de 60 por cento, significativamente melhor do que os 36 por cento dos homens solteiros.
No caso dos homens, também 83% dos casados e felizes estavam vivos (no entanto, aqueles que não eram tão felizes também tiveram uma percentagem elevada). Os homens solteiros conseguiram uma percentagem de apenas 36 por cento.
Neste estudo, os especialistas deixam claro que as vantagens do casamento diferem para homens e mulheres. Embora tenha relevância para ambos os sexos, a qualidade do casamento é ainda mais importante para o género feminino.
Os autores citam, nesta investigação, estudos anteriores que revelam que as pessoas com um casamento feliz são menos suscetíveis a algumas inflamações relacionadas com doenças cardíacas.
in Boas Notícias
domingo, 4 de setembro de 2011
As imagens da semana
Este céu passará e então
teu riso descerá dos montes pelos rios
até desaguar no nosso coração
Ruy Belo
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