sábado, 11 de dezembro de 2010

As surpresas da semana

1 - Desde o início do ano já morreram 64 aves, especialmente milhafres, electrocutadas nas linhas eléctricas nos Açores. Os postes mais perigosos já estão identificados e a ser alterados.

2 - Um magnífico livro para crianças e adultos: O Jardim Curioso.

3 - Passatempo D'Magia e a Contraponto oferecem 3 exemplares dos livros: "Efeitos Secundários" de Augusten Burroughs, "A Seco" de Augusten Burroughs, e "Desculpa, mas Vou Chamar-te Amor" de Federico Moccia (participa até 24 Dezembro 2010).

4 - Camaleão do tamanho de uma unha. Criatura foi encontrada durante expedição em Madagáscar.

5 - O Núcleo Museológico de Valença recebe uma mostra internacional de mais de 70 presépios, do Minho e vários cantos do mundo, entre 8 de Dezembro e 8 de Janeiro.

6 - As peças artesanais estão no topo das tendências desta estação, por isso, porque não ser você a fazê-las? Não precisa de ser muito experiente nos lavores para fazer esta original árvore de Natal que lhe propomos e, se tem crianças, este é um projecto em que as poderá envolver e que as deixará deliciadas.

7 - Passatempo Saber Viver a Dois: ganhe uma noite de alojamento e um jantar para dois no Villa Termal das Caldas de Monchique Spa Resort (participa até 26 Dezembro 2010).

8 - E o maior ícone de beleza é… Audrey Hepburn. Apesar de já cá não estar para receber o título, a actriz inglesa foi recentemente considerada o maior ícone de beleza de todos os tempos.

9 - Portugal é um dos países com menor desigualdade no acesso à saúde infantil e bem-estar das crianças. Estão os países ricos a deixar as crianças pobres ficar para trás? Pergunta o Centro de Estudos Innocenti da Unicef. Num ranking de 24 países da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Portugal destaca-se pela positiva em matéria de igualdade de acesso a saúde e bem-estar, mas peca na educação e no bem-estar material.

10 - O cérebro de um adulto muda tanto como o de uma criança, quando aprende a ler. Quando se aprende a ler, é como se uma armada vitoriosa chegasse às costas desprevenidas do nosso cérebro. Muda-o para sempre, conquistando territórios que eram utilizados para processar outros estímulos - para reconhecer faces, por exemplo - e estendendo a sua influência a áreas relacionadas, como o córtex auditivo, para criar a sua própria fortaleza: uma nova zona especializada, a Área da Forma Visual das Palavras. Isto acontece sempre, quer se tenha aprendido a ler aos seis anos ou já na idade adulta.

11 - Lovely Baby Christmas: faça o download gratuito desta música.

12 - Passatempo Ultimate Beauty/Alain Afflelou: ganhe 10 pares de óculos de sol da colecção que homenageia as divas do cinema (participa até 20 de Dezembro 2010).

13 - A copy of John James Audubon’s Birds of America has became the most expensive book ever sold when it went under the hammer at Sotheby’s for a staggering US$11,542,683 (£7,321,250). The auction was a rare chance to own one of the best preserved editions of the 19th century masterpiece, with its 435 hand-coloured illustrations, seen as a key volume on US natural history.

14 - Uma delícia: Peixinhos da horta.

15 - Passatempo Fanta: joga o Fanta Fruit Arcade e podes ganhar Ipods Touch, PSPs Slim e Nintendos DSI XL (participa até 22 Dezembro 2010).

16 - Este Natal dê um Presente ao Ambiente: de 17 a 19 de Dezembro, entre as 10h00 e as 18h00, a ERP Portugal - Entidade Gestora de Resíduos, convida-o a entregar os seus pequenos electrodomésticos, pilhas e baterias em fim de vida, na Árvores de Natal ERP, na Estação da trindade do Metro do Porto. Durante estes dias, premiaremos as pessoas que entregarem maior peso destes resíduos e ofereceremos fotografias com o Pai Natal e a equipa dos REEE!

17 - Se quiser receber a newsletter com as receitas da Sidul/Sores, inscreva-se no respectivo site.

18 - De Galveias, Ponte de Sôr, para o mundo, o alentejano José Luís Peixoto faz a ponte com a palavra e a sua palavra já é um mundo próprio. A Rotas & Destinos apanhou o escritor à chegada de uma aventura rodoviária pelas ruas da Medina de Tunes, a caminho de mais uma viagem de itinerância pelo nosso país, em divulgação do seu novo livro, intitulado... Livro.
19 - Passatempo Nestlé: decore a nova Krups Piccolo ao seu gosto e ganhe Vales de compras IKEA no valor de 500 Euros, Máquinas Krups NESCAFÉ® Dolce Gusto® modelo Piccolo, Embalagens NESCAFÉ® Dolce Gusto® de 16 cápsulas da variedade NESQUIK (participa até 31 Dezembro 2010).

20 - O Verdadeiro Espírito de Natal!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Carrinha Troca de Lâmpadas
www.eco.edp.pt

Estamos a distribuir lâmpadas economizadoras em vários concelhos de norte a sul do país. Aproveite para trocar 4 lâmpadas incandescentes por 4 lâmpadas economizadoras. Consulte a lista das próximas localidades a serem visitadas pela carrinha de troca de lâmpadas.
Para mais informação sobre eficiência energética consulte www.eco.edp.pt


A EDP Serviço Universal, através da Carrinha EDP Troca de Lâmpadas, está a percorrer o país de Norte a Sul até Janeiro de 2011, oferecendo lâmpadas economizadoras em troca de lâmpadas incandescentes à população de vários concelhos do País. Esta acção tem como objectivo a distribuição de 800.000 lâmpadas fluorescentes compactas em Portugal Continental.
Serão oferecidas 4 lâmpadas economizadoras a todos aqueles que se dirigirem à carrinha EDP Troca de Lâmpadas, entregando 4 lâmpadas incandescentes (antigas) e preenchendo um pequeno questionário (comprovativo da entrega).
As lâmpadas economizadoras (lâmpadas fluorescentes compactas) consomem menos 80% de energia que as incandescentes, podendo durar até 8 vezes mais, ajudando assim as famílias a pouparem na sua factura energética.
No total da sua vida útil, esta acção permitirá poupar a energia equivalente àquela que é consumida por mais de 66.000 famílias portuguesas num ano inteiro, bem como evitar as emissões de CO2 equivalentes à pegada carbónica anual de mais de 9.000 portugueses. Os custos energéticos evitados com esta acção ascendem a mais de 20 milhões de euros.

Próximas paragens da Carrinha EDP Troca de Lâmpadas

Distrito do Porto

Horário (todos os dias): a partir das 12h00
07 a 10/Dez/2010 – Paços de Ferreira – Praça da República e Praça 20 de Maio
13 a 15/Dez/2010 – Póvoa de Varzim – Praça do Almada e Praça Luís de Camões
16 e 17/Dez/2010 – Lousada – Praça das Pocinhas e Av. Sr. dos Aflitos
20 a 23/Dez/2010 – Paredes – Parque José Guilherme e Rua Central de Gandra

Distrito de Lisboa
Horário (todos os dias): das 10h às 14h e das 15h às 19h
10 e 11/Dez/2010 - Sobral de Monte Agraço - Praça Dr. Eugénio Dias
14 a 18/Dez/2010 - Lourinhã - Praça José Máximo da Costa (junto ao edifício da Câmara)

In ECO EDP

Música por uma Causa
Campanha de Recolha de Instrumentos para Moçambique
12 Dezembro 2010, 11h às 22h
Concertos, Filmes, Oficinas, Conferências...
Programa completo para ver aqui
Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A - Lisboa
Telf: +351 217823000/info@gulbenkian.pt
www.gulbenkian.pt
Entrada livre

clique na imagem para ampliar

Censo contabiliza mais de 25 mil aves nas áreas rurais portuguesas

Mais de 25 mil aves de 76 espécies foram contabilizadas nas áreas rurais portuguesas durante a campanha de contagens de aves no Natal e Ano Novo de 2009/2010, revelou a Spea (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).
No sétimo ano desta iniciativa, 30 observadores de aves voluntários percorreram 434 quilómetros de caminhos e estradas rurais e registaram um total de 25.092 aves. Em média foram encontradas 577 aves por cada dez quilómetros de habitats agrícolas, sendo que o Alentejo e o Algarve foram as regiões onde se registou uma maior abundância de aves, revela a Spea em comunicado.
A espécie mais comum foi o abibe, com 7388 registos, seguida da gaivota-d’asa-escura, o guincho, a tarambola-dourada e o carraceiro.
Para chegar a estes números, os voluntários fizeram um percurso predefinido, a pé, de bicicleta ou de automóvel, e registaram todas as aves de médio e grande porte que observaram. Segundo explicou ontem a Spea, a ideia é “aproveitar as horas de campo de muitos observadores de aves nesta altura festiva para recolher dados de forma contínua e estandardizada” sobre as populações das aves que passam o Inverno nos campos agrícolas do país.
Os números que saem deste programa Contagens de Aves no Natal e Ano Novo (CANAN), da Spea, “reforçam a importância das áreas rurais portuguesas para a conservação da biodiversidade na Europa”, comenta a organização.
Domingos Leitão, da Spea, defende mesmo que “o serviço público prestado pelos agricultores portugueses na conservação da biodiversidade deve ser considerado e devidamente apoiado pela Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia”. O apelo surge num momento em que a União Europeia começou a discutir a PAC pós-2013. O responsável considera “essencial garantir mais incentivos à agricultura sustentável e às medidas agro-ambientais específicas para os sítios da Rede Natura 2000”.
Este ano, a Spea prepara-se para uma nova campanha de contagens, de 15 de Dezembro de 2010 e prolonga-se até 31 de Janeiro de 2011.

Helena Geraldes
In Ecosfera

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Inquérito Mestrado Engenharia Electrotécnica

Olá,
Sou o Pedro Mendes estudante de Mestrado em Engª Electrotécnica e computadores e estou a realizar um questionário que visa a criação de uma aplicação para telemóvel.
De forma a corresponder ás necessidades dos utilizadores gostava que completassem o formulário e que o divulgassem aos vossos amigos e familiares.

Obrigado,
Pedro Mendes - mendes.p@gmail.com
Campanha de Recolha de Alimentos para Animais
11 e 12 Dezembro 2010, das 9h às 20h
Pingo Doce de Telheiras
(antigo Hipermercado Feira Nova)
S.O.S.Animal
Mais informações: Cristina Oliveira
dep.comercial@sosanimal.com
www.sosanimal.com
http://loja.sosanimal.com

Estaremos a recolher entre outras coisas: Ração para Cão e Gato; Areias para Gato e Desinfectantes para limpeza; Trelas e Coleiras; Desparasitantes e sprays; Comedouros; Alcofas para Cão e Gato; Transportadoras para Gato; Álcool e Água Oxigenada; Betadine ou solução equivalente; Soro Fisiológico; Toalhitas húmidas para bebé; Sacos para Lixo.

Contamos com a ajuda de todos os nossos amigos e amigos dos animais.
Só com a vossa contribuição conseguimos fazer face ás despesas inerentes a esta actividade e podemos ajudar mais animais.
Precisamos igualmente da colaboração de alguns voluntários para distribuição de folhetos e abordagem dos clientes do hipermercado. Encaminhe um email para dep.comercial@sosanimal.com com: Nome, e horário que poderá estar presente.

clique na imagem para ampliar

Cinema
As Crónicas de Nárnia: A Viagem do Caminheiro da Alvorada
(Chronicles of Narnia: Voyage of the Dawn Treader)
de Michael Apted
com Ben Barnes, Skandar Keynes, Georgie Henley
www.narnia.com/pt

O Regresso ao Mundo Encantado de Nárnia

Com cinquenta e oito anos de idade literária e cinco de cinematográfica, “As Crónicas de Nárnia: A Viagem do Caminheiro da Alvorada” marca praticamente metade do caminho percorrido pelos irmãos Pevensie no fantástico poder criativo de C. S. Lewis.
Abertas as portas do imaginário que os resgatou dum perigoso mundo real, sob as garras ameaçadoras da II Guerra Mundial, e os transportou para os perigos e aventuras do mundo encantado de Nárnia, sob a força protectora do Leão Aslan, Edmund e Lucy são de novo chamados a prestar provas sobre a sua coragem, lealdade e devoção a Nárnia.
Não passarão desta vez para lá do armário, mas sim de um quadro que, nitidamente, os faz mergulhar a eles e ao céptico e racional primo Eustace em demanda das sete espadas dos Senhores de Nárnia. A bordo do Caminheiro da Alvorada, o barco do Príncipe Caspian, todos os esforços são poucos para recuperar as espadas que, uma vez reunidas, libertarão o povo das Forças do Mal.
Contemporâneo e próximo de J..R.R. Tolkien, o criador desse outro fabuloso mundo dos Hobbits e do clássico “O Senhor dos Anéis”, Clive Staples Lewis nasceu sob uma herança marcadamente cristã na Irlanda. Não se bastando, porém, ao património herdado, percorre, por e em si próprio uma demanda em busca da Fé, não se cansando de a questionar, de duvidar e, até mesmo, como virá a referir de se, “zangar com Deus pelo facto de não existir”...
Tão grata experiência, é muito evidente a sua impressão na forma como as personagens, igualmente na adolescência, descobrem, encontram e se deixam tocar por Nárnia, símbolo do Bem. Passando, mas não dispensando, a relutância, o medo, a dúvida, o cepticismo, tal como inicialmente coube a Edmund, que no primeiro episódio viveu a, simultaneamente, extraordinária e exigente aventura pelo Bem, experimentando as forças e fragilidades da sua condição humana, cabe agora a Eustace o desafio da incredulidade e do medo.
Além de uma mensagem que ruma, aberta, madura e destemidamente a favor de uma ética no mundo do entretenimento, esta terceira viagem ao mundo de Nárnia surpreende ao não acusar o desgaste habitual das sequelas: economia narrativa, belíssimos efeitos visuais, jovens amadores visivelmente amadurecidos na sua prestação, com destaque bastante assinalável para o estreante Will Poulter (Eustace).

Margarida Ataíde
In Agência Ecclesia

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sons

Why Should I Cry For You - Sting

Sting Forever!
Letras

A luz desmaia num fulgor de aurora,
Diz-nos adeus religiosamente...
E eu que não creio em nada, soa mais crente
Do que em menina, um dia, o fui... outrora...

Não sei o que em mim ri, o que em mim chora,
Tenho bençãos de amor pra toda a gente!
E a minha alma, sombria e penitente,
Soluça no infinito desta hora...

Horas tristes que são o meu rosário...
Ó minha cruz de tão pesado lenho!
Ó meu áspero e intérmino Calvário!

E a esta hora tudo em mim revive:
Saudades de saudades que não tenho...
Sonhos que são os sonhos dos que eu tive...

Florbela Espanca (1923)
Natal em arte Antiga 2010
10 Dezembro 2010
18h30-24h
Museu Nacional de Arte Antiga

Rua das Janelas Verdes - Lisboa
Telf.: +351 21 391 2800
mnarteantiga@imc-ip.pt
www.mnarteantiga-ipmuseus.pt
Entrada livre

clique na imagem para ampliar

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Feira de Livros Manuseados
11 Dezembro 2010, 12h às 18h
Clube Ferroviário
Rua de Santa Apolónia, 59 - Lisboa
Edições Cotovia
Telf.: 213471447
E-mail: info@livroscotovia.pt
www.livroscotovia.pt

clique na imagem para ampliar
ONU apela à adopção mundial de lâmpadas de baixo consumo

Pôr de lado as lâmpadas incandescentes e optar por lâmpadas de baixo consumo é o repto lançado pelas Nações Unidas na cimeira climática de Cancún a todos os países, para poupar dinheiro e combater o aquecimento global.
Cerca de 40 países, incluindo a União Europeia, já têm programas para abandonar as lâmpadas incandescentes, revela um relatório apresentado ontem à margem da cimeira de Cancún pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnua).
Produzir electricidade para a iluminação, muitas vezes a partir da queima de combustíveis fósseis, causa oito por cento das emissões mundiais de gases com efeito de estufa (GEE), estima o Pnua. Mudar para lâmpadas mais eficientes iria reduzir em dois por cento a procura por iluminação.
As lâmpadas incandescentes produzem 95 por cento de calor e apenas cinco por cento de luz; as fluorescentes produzem uma iluminação equivalente mas usam menos 75 por cento da energia. Além disso duram até dez vezes mais do que as incandescentes.
O relatório “100 Country Lighting Assessment” passou a pente fino 100 países e concluiu que, por exemplo, a Indonésia poderia poupar mil milhões de dólares (765 milhões de euros) por ano e reduzir as suas emissões de GEE em oito milhões de toneladas, o equivalente a retirar das estradas dois milhões de automóveis. O Brasil, que deverá ter legislação específica em meados de 2012, poderia poupar dois mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) por ano, o México 900 milhões (689 milhões de euros) – e reduzir cinco milhões de toneladas de CO2 por ano -, a Ucrânia 210 milhões (160 milhões de euros) e a África do Sul 280 milhões (214 milhões de euros).
Mas “os reais benefícios económicos poderiam ser ainda maiores”, disse Achim Steiner, director-executivo do Pnua, em comunicado. “A mudança para lâmpadas de baixo consumo na Indonésia, por exemplo, iria evitar a necessidade de construir, em média, 3,5 centrais a carvão, que iriam custar 2,5 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros)”.
Este relatório – realizado pelo Pnua e pelas empresas Osram e Philips - faz parte da iniciativa En.lighten, financiada pelo GEF (Fundo Global para o Ambiente) em parceria com o Pnua. O objectivo é “acelerar a transformação do mercado das tecnologias de iluminação, à escala mundial”, explicou Monique Barbut, do GEF.
A iniciativa pretende reunir especialistas de mais de 30 países desenvolvidos e em desenvolvimento e de vários sectores para definirem um calendário para o fim faseado da iluminação ineficiente. O Pnua espera que este trabalho esteja concluído em meados de 2011.

In Ecosfera

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Bolsa de Produtos (se tem produtos para doar)
Projecto da Entreajuda
www.bolsadovoluntariado.pt

Uma ponte entre quem quer dar e quem precisa de receber.
A Bolsa de Produtos tem como objectivo a divulgação das necessidades materiais das instituições e organizações, constituindo uma via simples e eficiente para pessoas e empresas doarem a nível nacional produtos não alimentares em bom estado e com utilidade real para a actividade das instituições e organizações.
Para doar escolha o tipo de bem a doar, a localidade ou código postal e encontre as entidades que precisam dos seus bens; ou escolha directamente a entidade a quem quer fazer uma doação e saiba o que ela precisa!
Mais informações no site.
Porque o que não faz falta a si, poderá ajudar outros!

In Bolsa de Voluntariado
Oficina Temática: Consumo Responsável
11 Dezembro 2010, a partir das 15h
Quinta do Conventinho – Loures
ADAL
– Associação de Defesa do Ambiente de Loures
Gratuito mas inscrição necessária no site da ADAL
www.adaloures.org

clicar na imagem para ampliar

domingo, 5 de dezembro de 2010

As imagens da semana

Nós nascemos para ter asas, meus amigos. Não se esqueçam de escrever por dentro do peito: nós nascemos para ter asas.
José Fanha