sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Censo contabiliza mais de 25 mil aves nas áreas rurais portuguesas

Mais de 25 mil aves de 76 espécies foram contabilizadas nas áreas rurais portuguesas durante a campanha de contagens de aves no Natal e Ano Novo de 2009/2010, revelou a Spea (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).
No sétimo ano desta iniciativa, 30 observadores de aves voluntários percorreram 434 quilómetros de caminhos e estradas rurais e registaram um total de 25.092 aves. Em média foram encontradas 577 aves por cada dez quilómetros de habitats agrícolas, sendo que o Alentejo e o Algarve foram as regiões onde se registou uma maior abundância de aves, revela a Spea em comunicado.
A espécie mais comum foi o abibe, com 7388 registos, seguida da gaivota-d’asa-escura, o guincho, a tarambola-dourada e o carraceiro.
Para chegar a estes números, os voluntários fizeram um percurso predefinido, a pé, de bicicleta ou de automóvel, e registaram todas as aves de médio e grande porte que observaram. Segundo explicou ontem a Spea, a ideia é “aproveitar as horas de campo de muitos observadores de aves nesta altura festiva para recolher dados de forma contínua e estandardizada” sobre as populações das aves que passam o Inverno nos campos agrícolas do país.
Os números que saem deste programa Contagens de Aves no Natal e Ano Novo (CANAN), da Spea, “reforçam a importância das áreas rurais portuguesas para a conservação da biodiversidade na Europa”, comenta a organização.
Domingos Leitão, da Spea, defende mesmo que “o serviço público prestado pelos agricultores portugueses na conservação da biodiversidade deve ser considerado e devidamente apoiado pela Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia”. O apelo surge num momento em que a União Europeia começou a discutir a PAC pós-2013. O responsável considera “essencial garantir mais incentivos à agricultura sustentável e às medidas agro-ambientais específicas para os sítios da Rede Natura 2000”.
Este ano, a Spea prepara-se para uma nova campanha de contagens, de 15 de Dezembro de 2010 e prolonga-se até 31 de Janeiro de 2011.

Helena Geraldes
In Ecosfera

Sem comentários: