sábado, 12 de novembro de 2011

As surpresas da semana

1 - O Moinho de Maré da Mourisca, inserido na Reserva Natural do Estuário do Sado, reabriu ao público com um conjunto de novas atividades na área do turismo da natureza para a região de Setúbal.

2 - Facturas da Farmácia não precisam de número de contribuinte, sempre que adquiridas por um particular (basta ter o nome do requerente).

3 - Passatempo: as 25 melhores frases ganham um bilhete duplo para o concerto de Rihanna, dia 17 Dezembro 2011, no Pavilhão Atlântico (participa até 30 Novembro 2011).


5 - Gatos domésticos não são ameaça para ecossistemas equilibrados. “Os gatos domésticos não existem se não houver pessoas. Não vivem independentemente dos humanos, nem longe das casas”

6 - Passatempo: Ultimate Beauty/Caudalie. Ganhe 20 cremes hidratantes para pele sensível Crème Sorbet Désaltérante (participa até 20 de Novembro 2011).


8 - Garrett McNamara voltou a fazer história ao surfar a maior onda de sempre. Esta onda foi apanhada por McNamara na Praia do Norte, na Nazaré, no decorrer do projecto ZON North Canyon Show 2011. Tinha cerca de 30 metros de altura.

9 - Passatempo: a cada 3 meses, a Coca-Cola selecciona um desenho para ganhar um iPad 2 - 32gb (participa até 30 Julho 2012).


11 - Lisboa é um dos dez destinos a visitar em 2012, segundo os leitores dos guias de viagens Lonely Planet. A "riqueza do seu património" e gastronomia valeram à capital portuguesa o segundo lugar da lista, tendo sido ultrapassada apenas pela islandesa Reiquejavique.

12 - Passatempo: a Body Shop Mania oferece um pack no valor de 110 euros, da The Body Sho (participa até 8 Dezembro 2011).

13 - Um apartamento incrível, num espaço minúsculo...

14 - Um vídeo da NASA mostra o asteróide YU55 a aproximar-se da Terra. São as primeiras imagens do corpo celeste, que passou perto do nosso planeta esta quarta-feira.

15 - Passatempo: Saber Viver/Um Bongo. Ganhe 10 kits compostos por lancheiras, bonecos, canetas, bebidas, pens e cartas de jogar (participa até 23 de Novembro 2011).



18 - Passatempo: a Toyota oferece a todos os vencedores uma viagem a Roma (3 dias e 2 noites), para duas pessoas, em regime APA (alojamento e pequeno-almoço) no valor de €500 (participa até 21 Novembro 2011).


20 - Para pedir uma amostra gratuita de Aussi

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

São Martinho: mais que castanhas e água-pé

A Igreja recorda hoje, 11 de Novembro, São Martinho, Bispo de Tours, um dos santos mais célebres e venerados da Europa.
Tendo nascido numa família pagã na Panónia, atual Hungria, por volta de 316, foi orientado pelo pai para a carreira militar. Ainda adolescente, Martinho encontrou o Cristianismo e, superando muitas dificuldades, inscreveu-se entre os catecúmenos para se preparar para o Batismo. Recebeu o sacramento por volta dos vinte anos, mas teve que permanecer ainda por muito tempo no exército, onde deu testemunho do seu novo género de vida: respeitador e compreensivo para com todos, tratava o seu criado como um irmão, e evitava as diversões vulgares.
Tendo-se despedido do serviço militar, foi a Poitiers, na França, junto do santo Bispo Hilário. Por ele ordenado diácono e presbítero, escolheu a vida monástica e deu origem, com alguns discípulos, ao mais antigo mosteiro conhecido na Europa, em Ligugé. Cerca de dez anos mais tarde, os cristãos de Tours, tendo ficado sem pastor, aclamaram-no seu bispo. Desde então Martinho dedicou-se com zelo fervoroso à evangelização no campo e à formação do clero.
Mesmo sendo-lhe atribuídos muitos milagres, São Martinho é famoso sobretudo por um ato de caridade fraterna. Quando era ainda jovem soldado, encontrou na estrada um pobre entorpecido e trémulo de frio. Pegou no seu manto e, cortando-o em dois com a espada, deu metade àquele homem. Nessa noite apareceu-lhe Jesus em sonho, sorridente, envolvido naquele mesmo manto.
Queridos irmãos e irmãs, o gesto caritativo de São Martinho inscreve-se na mesma lógica que levou Jesus a multiplicar os pães para as multidões famintas, mas sobretudo a deixar-se a si mesmo como alimento para a humanidade na Eucaristia, sinal supremo do amor de Deus (...) É a lógica da partilha, com a qual se expressa de modo autêntico o amor ao próximo.
Ajude-nos São Martinho a compreender que só através de um compromisso comum de partilha, é possível responder ao grande desafio do nosso tempo: isto é, de construir um mundo de paz e de justiça, no qual cada homem possa viver com dignidade. Isto pode acontecer se prevalecer um modelo mundial de autêntica solidariedade, capaz de garantir a todos os habitantes do planeta o alimento, as curas médicas necessárias, mas também o trabalho e os recursos energéticos, assim como os bens culturais, o saber científico e tecnológico.

Bento XVI (11.11.2007)
in SNPCultura

As Castanhas

É dia de S. Martinho
É a festa das castanhas
Em vez de Sol há chuva
É Outono, ninguém estranha.

Dia 11 de Novembro é Dia de S. Martinho e como tal era impossível não falar de castanhas e das maravilhosas receitas que existem para experimentar.
A castanha encontra-se dentro do ouriço, o fruto do Castanheiro. Este ouriço cai no início do Outono, sendo apanhado e retirada a castanha. Apesar de ser uma semente, ela é extremamente nutritiva tendo sido usada por vários povos como substituto de outros alimentos como o pão ou a batata. Por cada 100 g a castanha tem o dobro das calorias e dos hidratos de carbono da batata, quase todos na forma de amido, tem mais proteína e 3 vezes mais fibra. Contém caroteno, riboflavina, tiamina, vitamina B6, vitamina C, ácido fólico, ferro, fósforo e potássio. Não se deixe intimidar pelo seu valor calórico, só nesta altura é que a consumimos e as suas aplicações culinárias são imensas. É comum o consumo de castanhas assadas, cozidas ou adicionadas a pratos de carne.

Aqui ficam outras receitas com castanhas para experimentar.

Sopa de Castanhas
Leve a cozer em lume forte 1 L de água (pode juntar um cubo de caldo de carne), 500 g de castanhas (pode usar congeladas), 2 talos de alho francês e deixe cozer. Bata o caldo com uma varinha e tempere com sal e pimenta. Junte uma chávena de leite (a quantidade pode variar com a consistência desejada) e quando levantar fervura retire do lume. Sirva no prato com umas folhas de salsa ou hortelã ou um fio de natas.

Mousse de Castanhas
Coza 350 g de castanhas (pode usar congeladas) em água e sal. Escorra e reduza a puré juntamente com 1 pacote de natas. Junte 3 gemas e 100 g de açúcar e misture. Bata 3 claras em castelo e envolva. Leve ao frigorífico no mínimo 3 horas antes de servir.

Se quiser cozer ou assar castanhas em casa, dê-lhes um golpe primeiro. Se assar polvilhe com sal grosso, se cozer, junte o sal à água.

Mariana Costenla (Nutricionista)
in Newsletter SimpleFruit - 11 Novembro 2011

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Música em São Roque 2011

23.ª edição da Temporada "Música em São Roque"
5 a 27 de Novembro 2011
Igreja e Museu de S. Roque
Igreja do Instituto de S. Pedro de Alcântara
Espaço Santa Casa
Telf.: 213 235 277/345
Entrada livre
http://musicaemsroque.scml.pt

A iniciativa realiza-se desde 1989 «com concertos corais sinfónicos e de música de câmara, tendo proporcionado, até a data, a audição de mais de 1200 obras clássicas e contemporâneas, algumas em estreia mundial».
Esta edição apresenta 11 concertos na igreja e museu de S. Roque (Largo Trindade Coelho, igreja do Instituto de S. Pedro de Alcântara (Rua Luísa Todi, 1) e no Espaço Santa Casa (Rua do Carmo, 17-21).

in Música em S. Roque

M de Mel

É difícil não estabelecer uma empatia com o mel. Pela sua cor, pela sua origem e pelo seu misticismo intercalado entre o potencial terapêutico e a ligação à infância, este “néctar” goza de elevada popularidade. Desde a Grécia antiga que o mel era apenas reservado para “aqueles que o mereciam”, rezando a lenda que foi o único alimento consumido por Pitágoras em toda a vida…
Numa primeira análise podemos dizer que, na sua essência, o mel é apenas água e açúcar possuindo inclusive valores de vitaminas e minerais não muito díspares dos do seu homólogo proveniente da cana sacarina. Mas é precisamente no tipo de açúcar que o mel se começa a tornar especial. O seu alto teor em frutose diferencia o mel do açúcar devido a um menor índice glicémico e, consequentemente, subidas menos acentuadas dos níveis de glicemia e insulina, fazendo dele um alimento mais apelativo para diabéticos numa perspectiva de substituição do açúcar.
A já ancestral receita de leite quente com mel para diminuir a tosse possui alguma sustentação científica. Apesar da composição nutricional do mel não diferir substancialmente do açúcar do ponto de vista “major”, a quantidade de polifenóis deste néctar confere-lhe alguns efeitos interessantes na saúde. Estes fitoquímicos possuem desde logo um efeito antioxidante e por norma encontram-se em maior quantidade nas versões de mel mais escuras, diminuindo com o seu tempo de armazenamento.
Existem mesmo estudos que demonstraram um efeito positivo do mel na aceleração do metabolismo do álcool e com propriedades minimizadoras dos efeitos de uma noite anterior bem regada! O mel possui ainda propriedades antibacterianas (menor potencial causador de cáries em comparação com o açúcar), anti-inflamatórias e anti-mutagénicas. A sua forte conotação na resolução de problemas do foro gastrointestinal é igualmente consubstanciada no seu poder inibidor da bactéria Helicobater pylori, agente causador de úlceras gástricas.
A maioria destes benefícios para a saúde decorrentes do consumo de mel está presente apenas com ingestões na ordem dos 50g/dia, algo que pela quantidade calórica associada não será razoável. Em todo o caso não existem dúvidas que este néctar é preferível ao açúcar.
Assim sendo: Mel sim... mas em substituição do açúcar!

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sons


Capitão da Areia - Pedro Abrunhosa

Absolutamente espantoso!

Esterilize o seu animal de estimação! Pela saúde de todos os animais e dele!

SOS Animal
www.sosanimal.com

O que é a esterilização cirúrgica:
Consiste na remoção cirúrgica no caso das fêmeas, do útero e ovários, denominada ovariohisterectomia, e é já uma cirurgia de rotina praticada pelos médicos veterinários no mundo inteiro.
No caso dos machos, é a remoção cirúrgica dos testículos, denominada de orquiectomia, uma técnica cirúrgica mais simples e mais rápida do que as fêmeas, uma vez que o acesso, não implica abertura do abdómen.
Hoje em dia os médicos veterinários tem a sua disposição técnicas de anestesia mais seguras, nomeadamente a anestesia volátil onde é utilizado nomeadamente o isoflorano, com uma anestesia mais facilmente regulável, para sua segurança e inversão da anestesia em caso de necessidade. A recuperação da consciência entre outros factores são também mais céleres, tornando esta este procedimento cirúrgico, cada vez mais seguro.

Pequenos filmes das 3 técnicas: 

Infelizmente, este procedimento sempre esteve rodeado de alguns conceitos pouco fundamentados que não contribuem para informar devidamente os proprietários, quando se vêm confrontados com a questão sobre se devem ou não esterilizar os seus animais. Exemplo disso é a existente da ideia infundada de que uma cadela deve reproduzir-se uma vez na vida. A procriação e o acasalamento não vão evitar nenhum problema de saúde, pelo contrario, podem até desencadeá-lo, pela libertação hormonal e estimulação que promove.
Devemos ter em conta que a vida sexual dos animais segue ritmos biológicos e padrões instintivos, e a esterilização ou castração não é absolutamente impeditiva de terem comportamentos sexuais. Muitas vezes, o que também preocupa os proprietários é que a esterilização possa alterar o comportamento do seu animal. Na verdade, este procedimento não vai modificar a sua personalidade, ou fazer com que perca vitalidade, pode sim, impedir alguns conflitos entre animais por motivos de acasalamento.
Outro receio frequente é o de que o animal engorde. Um animal sobrealimentado irá engordar independentemente da esterilização. Porém, depois deste procedimento, temos de ter um cuidado redobrado com a alimentação, pois as necessidades do nosso animal diminuem, por diversos motivos nomeadamente a idade. Uma dieta adequada e a manutenção da actividade física podem controlar este problema.
As vantagens da esterilização estão hoje bem demonstradas. Este procedimento, além de evitar os principais incómodos relacionados com o cio da cadela (perdas sanguíneas vaginais, a tendência das cadelas para fugirem, a atracção dos cães machos) previne doenças graves por vezes fatais, como infecções uterinas e tumores mamários. Sabe-se actualmente que, se realizarmos esta cirurgia na cadela até os dois anos e meio, reduzimos significativamente a incidência de aparecimento de tumores mamários, há ainda estudos que indicam que se o procedimento for antes do 1ª cio antes dos 6 meses de idade aproximadamente temos 99% de redução de incidência desta patologia que é a a neoplasia mais comum nas fêmeas.
A esterilização é a forma mais adequada e eficaz de combater a sobrepopulação de animais contribuindo para a diminuição do número de animais maltratados e abandonados. Além disso, traz grandes benefícios para a saúde do seu animal, aumentando-lhe a esperança média de vida.

Pode fazer a sua esterilização na clínica SOSAnimal, com toda a segurança, é ligar para esclarecer duvidas, o ideal é marcar uma consulta pré-cirúrgica antes do procedimento.
2ª a 6ª feiras: 15h - 20h; sábados: 10h - 15h
Telf.: 218044981
E-mail: clinica@sosanimal.com
www.sosanimal.com

in Newsletter SOSAnimal

terça-feira, 8 de novembro de 2011

“Quartel Electrão”

Entregue os seus electrodomésticos velhos e pilhas usadas no quartel dos Bombeiros Voluntários do Bombarral
Até 31 Dezembro 2011
www.amb3e.pt/quartelelectrao


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral aderiu à campanha “Quartel Electrão”, promovida pela Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos.
Através desta iniciativa, a referida associação pretende apoiar as várias corporações de bombeiros, premiando aquelas que recolherem o maior peso de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos e Resíduos de Pilhas e Acumuladores.
Em termos absolutos, a corporação que recolher o maior peso dos referidos resíduos receberá uma ambulância, enquanto a que ficar em segundo receberá uma lavandaria profissional para bombeiros. Já as 10 corporações que reunirem o maior peso de resíduos per capita, tendo como referência o número de habitantes da sua área geográfica de influência, receberão um cartão pré-pago de combustível da Repsol no valor de 1500 Euros.
A campanha “Quartel Electrão” decorre até ao dia 30 Dezembro de 2011, podendo obter mais informação através do site: www.amb3e.pt/quartelelectrao.
Participe nesta “Corrente voluntária!”. Entregue os seus velhos electrodomésticos, aparelhos electrónicos em fim de vida e as pilhas usadas no quartel dos Bombeiros Voluntários do Bombarral e ajude os soldados da paz bombarralenses.

in CMBombarral

O nosso cérebro é optimista por natureza

Ver resumo do estudo publicado na Nature Neuroscience aqui.

Um estudo realizado por investigadores da University College London concluiu que o nosso cérebro é otimista por natureza. A pesquisa analisou vários indivíduos e os resultados indicam que as previsões que as pessoas têm sobre o futuro são, na maioria das vezes, mais otimistas do que negativas.
As pessoas tendem a ver o lado positivo da vida, é o que diz o comunicado de imprensa da universidade. Pode parecer estranho, ou até mesmo exagerado, mas é este o resultado de um estudo publicado na revista Nature Neuroscience.
Segundo o estudo, o responsável por esta tendência é o nosso cérebro, mais especificamente os lobos frontais, que "escolhem" a informação que querem ou não ouvir.
Para realizarem o estudo, os autores analisaram as respostas cerebrais de 14 pessoas, quando confrontadas com acontecimentos positivos e negativos. O resultado foi surpreendente, ao indicar que cerca de 80% das pessoas são otimistas, ainda que não o admitam.
Tali Sharot, líder do estudo, o professor Ray Dolan do Wellcome Trust Centre for Neuroimaging e Christoph Korn da Berlin School of Mind and Brain atribuíram uma nota a cada pessoa, de acordo com o seu otimismo.
Os voluntários foram sujeitos a uma ressonância magnética, enquanto eram confrontados com 80 eventos que pudessem vir a acontecer na sua vida. No fim do exame, voltaram a ser confrontados com as mesmas perguntas, para se identificarem possíveis variações nas respostas.
Os investigadores conseguiram identificar algumas diferenças na atividade cerebral dos “otimistas”, consoante eram confrontados com boas ou más notícias. Por exemplo, como indica o comunicado, se uma pessoa previu que a probabilidade de vir a sofrer de cancro era de 40%, mas a real média é de 30%, eles ajustam a sua estimativa para 32%. Mas se a informação é pior que a esperada, eles tendem a ignorar os dados.
A justificação está nos lobos frontais. No geral, quando as informações eram melhores que o esperado, os voluntários mostravam mais atividade nesta zona do cérebro, mas perante informação negativa, os mais otimistas tinham menos atividade nos lobos centrais.
"O nosso estudo sugere que nós escolhemos a informação que ouvimos. Quanto mais otimistas somos, menos influenciados somos pela informação negativa que recebemos sobre o futuro", explica o Dr Sharot, em comunicado.
"Isto pode ter benefícios para a nossa saúde mental, mas também tem o seu lado negativo". O autor indica as mensagens contra o tabaco como um exemplo: "As mensagens 'fumar mata' não funcionam porque as pessoas pensam que as probabilidades de virem a ter cancro são baixas".

in Boas Notícias

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Campanha "2ªs Sem Carne"

www.2semcarne.com

O Partido pelos Animais e pela Natureza lançou a 17 de Outubro a campanha "2ªs Sem Carne", que visa promover a redução em 15% do consumo de carne, trazendo assim claros benefícios para a saúde, o ambiente e os animais.
Não comer carne, um dia por semana, é um pequeno gesto que dá início a uma grande mudança, pelo bem de tudo e de todos.

Porquê reduzir o consumo de carne?
Deixar de comer carne não significa comer só alface. Mas significa melhorar a sua saúde e contribuir para reduzir drasticamente o impacto sobre o ambiente e o bem-estar animal.
Basta optar por não comer carne (e por carne entenda-se a carne de qualquer animal) um dia por semana para os benefícios se fazerem sentir. Até na sua carteira.
Vários estudos de muitas organizações internacionais diferentes têm vindo a reforçar cada vez mais o impacto que uma alimentação predominantemente carnívora tem sobre a saúde, o ambiente e os animais criados de forma intensiva.
O Movimento 2ªs Sem Carne surgiu em 2003 nos Estados Unidos e já se expandiu para mais de 20 países, tornando-se num Movimento verdadeiramente global. Junte-se a nós hoje mesmo e saiba como deixar de comer carne uma vez por semana, fazendo a opção vegetariana e descobrindo novos sabores e aromas de forma simples e prática.

in 2ªs Sem Carne

Saladas prontas a comer: fonte de bactérias resistentes

Este estudo foi reconhecido com a 1ª Menção Honrosa dos Nutrition Awards 2011 na categoria “Qualidade e Segurança Alimentar”.
Nos últimos anos, a importância dos produtos hortícolas pré-preparados, onde se incluem as saladas prontas a comer, como fonte de microrganismos causadores de doenças, tem sido destacada pela ocorrência de surtos nacionais/internacionais. Embora alguns estudos demonstrem a importância da cadeia alimentar na transmissão de bactérias resistentes a antibióticos, o contributo de alimentos de origem vegetal nesta problemática permanece pouco conhecido.
Foi neste contexto que investigadores do Porto – Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (Patrícia Antunes) e REQUIMTE, Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Farmácia (Joana Campos, Nazaré Pestana e Luísa Peixe) e Universidade Fernando Pessoa - Faculdade de Ciências da Saúde (Carla Novais) - desenvolveram um estudo para avaliar a qualidade microbiológica de saladas prontas a comer e determinar o seu eventual contributo para a disseminação da resistência aos antibióticos.
Neste estudo analisaram-se 50 saladas prontas a comer de 7 marcas vendidas em 5 supermercados portugueses durante o ano de 2010. A maioria das saladas (84%) revelou qualidade microbiológica não satisfatória, segundos os critérios do Instituto Nacional de Saúde. Embora não tenham sido detetadas bactérias causadoras de doenças de origem alimentar (Salmonella e Listeria monocytogenes), 28% das amostras de saladas apresentaram bactérias indicadoras de contaminação fecal (coliformes, Escherichia coli e/ou Enterococcus) resistentes a diferentes classes de antibióticos. De salientar que para diferentes antibióticos com interesse terapêutico verificaram-se taxas de resistência equivalentes às encontradas em E.coli implicadas em infeções humanas, assim como a presença em coliformes de um gene de resistência redutor da eficácia de um dos grupos de antibióticos (β-lactâmicos) mais usados no tratamento de infeções.
Este estudo reforça a necessidade de um eficaz controlo microbiológico de produtos hortícolas pré-preparados, uma vez que é habitualmente recomendado o seu uso sem lavagem, desinfeção ou confeção. O uso intensivo de saladas prontas a comer pelos consumidores atuais torna fundamental a implementação de medidas de prevenção da contaminação no local de produção e processamento, ou métodos finais de descontaminação (lavagem e desinfeção), de modo a evitar que este alimento possa constituir um produto de risco na transmissão de bactérias com relevância clínica e/ou de genes de resistência que podem condicionar a eficácia da antibioterapia.

Patrícia Antunes, Carla Novais e Luísa Peixe
in Nestlé

domingo, 6 de novembro de 2011

As imagens da semana


Mais vale ser-se cristão sem o dizer que dizê-lo sem o ser. É bom que ensinemos, mas é melhor que pratiquemos o que ensinamos. Temos um único Senhor, o que disse e tudo se fez; as próprias obras cumpridas em silêncio são dignas do Pai. O que compreendeu verdadeiramente a palavra de Jesus pode ouvir até o seu silêncio; então será perfeito; porque age pela sua palavra, porque se manifesta pelo seu silêncio.

Santo Inácio de Antioquia (67-110)