quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Esterilize o seu animal de estimação! Pela saúde de todos os animais e dele!

SOS Animal
www.sosanimal.com

O que é a esterilização cirúrgica:
Consiste na remoção cirúrgica no caso das fêmeas, do útero e ovários, denominada ovariohisterectomia, e é já uma cirurgia de rotina praticada pelos médicos veterinários no mundo inteiro.
No caso dos machos, é a remoção cirúrgica dos testículos, denominada de orquiectomia, uma técnica cirúrgica mais simples e mais rápida do que as fêmeas, uma vez que o acesso, não implica abertura do abdómen.
Hoje em dia os médicos veterinários tem a sua disposição técnicas de anestesia mais seguras, nomeadamente a anestesia volátil onde é utilizado nomeadamente o isoflorano, com uma anestesia mais facilmente regulável, para sua segurança e inversão da anestesia em caso de necessidade. A recuperação da consciência entre outros factores são também mais céleres, tornando esta este procedimento cirúrgico, cada vez mais seguro.

Pequenos filmes das 3 técnicas: 

Infelizmente, este procedimento sempre esteve rodeado de alguns conceitos pouco fundamentados que não contribuem para informar devidamente os proprietários, quando se vêm confrontados com a questão sobre se devem ou não esterilizar os seus animais. Exemplo disso é a existente da ideia infundada de que uma cadela deve reproduzir-se uma vez na vida. A procriação e o acasalamento não vão evitar nenhum problema de saúde, pelo contrario, podem até desencadeá-lo, pela libertação hormonal e estimulação que promove.
Devemos ter em conta que a vida sexual dos animais segue ritmos biológicos e padrões instintivos, e a esterilização ou castração não é absolutamente impeditiva de terem comportamentos sexuais. Muitas vezes, o que também preocupa os proprietários é que a esterilização possa alterar o comportamento do seu animal. Na verdade, este procedimento não vai modificar a sua personalidade, ou fazer com que perca vitalidade, pode sim, impedir alguns conflitos entre animais por motivos de acasalamento.
Outro receio frequente é o de que o animal engorde. Um animal sobrealimentado irá engordar independentemente da esterilização. Porém, depois deste procedimento, temos de ter um cuidado redobrado com a alimentação, pois as necessidades do nosso animal diminuem, por diversos motivos nomeadamente a idade. Uma dieta adequada e a manutenção da actividade física podem controlar este problema.
As vantagens da esterilização estão hoje bem demonstradas. Este procedimento, além de evitar os principais incómodos relacionados com o cio da cadela (perdas sanguíneas vaginais, a tendência das cadelas para fugirem, a atracção dos cães machos) previne doenças graves por vezes fatais, como infecções uterinas e tumores mamários. Sabe-se actualmente que, se realizarmos esta cirurgia na cadela até os dois anos e meio, reduzimos significativamente a incidência de aparecimento de tumores mamários, há ainda estudos que indicam que se o procedimento for antes do 1ª cio antes dos 6 meses de idade aproximadamente temos 99% de redução de incidência desta patologia que é a a neoplasia mais comum nas fêmeas.
A esterilização é a forma mais adequada e eficaz de combater a sobrepopulação de animais contribuindo para a diminuição do número de animais maltratados e abandonados. Além disso, traz grandes benefícios para a saúde do seu animal, aumentando-lhe a esperança média de vida.

Pode fazer a sua esterilização na clínica SOSAnimal, com toda a segurança, é ligar para esclarecer duvidas, o ideal é marcar uma consulta pré-cirúrgica antes do procedimento.
2ª a 6ª feiras: 15h - 20h; sábados: 10h - 15h
Telf.: 218044981
E-mail: clinica@sosanimal.com
www.sosanimal.com

in Newsletter SOSAnimal

Sem comentários: