sábado, 26 de abril de 2008

As surpresas da semana

1 - As Alminhas - um património português.

2 - Concordo inteiramente com o João!

3 - Tão bonitos! Quero estes softies todos para mim!

4 -Eu gosto muito de fios/colares, este é mais um que me encantou.

5 - Um quinto da população activa tem trabalho precário...

6 - Há muito tempo que sigo o Nazaré e espero o dia em que volte para o seu mundo: o mar.

7 - Para meninas muito bonitas!

8 - Pelo Van Dog, ficamos a conhecer uma campanha genial e que merece todo o nosso apoio.

9 - O blogue da minha grande amiga e artista, para ver aqui.

10 - O que fazer ao lixo electrónico.

11 - Mais massacres: "Todas as árvores de Lisboa vão ser intervencionadas até Junho de 2009: todas as podas, substituições e arranques de cepos estarão feitos até lá", prometeu o vereador Sá Fernandes.

12 - Para quem gosta tanto de literatura infantil quanto eu, uma visita obrigatória a este blogue.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Atelier de Plantas Medicinais
por Fernanda Botelho
4 de Maio 2008, 10h30-16h30
Tojeira (perto de Magoito - Sintra)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Exposição - Fonte de Cem Peixes
Bruce Nauman
18-04-2008 a 06-07-2008
Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Rua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto
Telf.: 226156500
Horários: 3ª a 6ª 10:00/19:00; sáb, dom. e fer. 10:00/20:00

www.serralves.pt

"Nesta exposição cerca de 100 moldes de peixes em bronze estão pendurados no tecto com diferentes alturas e jorram água que cai num reservatório fazendo um barulho considerável. O barulho produzido envolve o espaço e mistura-se também com o próprio barulho dos motores que voltam a bombear a água para que o ciclo não pare.
Esta recente obra (2005) de Bruce Nauman continua a aprofundar as suas antigas preocupações - referindo-se de novo a uma afirmação de há décadas: "o artista é uma espantosa fonte luminosa". "Fonte de Cem Peixes" é assim um manifesto em grandes dimensões, feito em tom humorístico.
No entanto, a ideia de vermos peixes que voam e que deitam fora água, elemento base para a sua subsistência, será seguramente algo que fez reflectir Nauman, considerado dos mais importantes artistas da segunda metade do século XX.
Nauman frequentou a universidade de Wisconsin, em Madison, nas áreas de Matemática e Física, antes de estudar Artes. Por pouco tempo, foi baixista de jazz.
Depois de desistir da pintura, dedicou-se à escultura e à arte da performance na Universidade da Califórnia, onde completou o seu mestrado em Belas Artes, em 1966, ano em que iniciou suas experiências com filmes.
O criador é membro da Academia Americana de Artes e Ciências de Cambridge, Massachussets, e membro da Academia Americana de Artes e Letras de Nova Iorque. Entre inúmeros prémios ao longo da sua carreira, Nauman ganhou o Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 1999.
A sua arte multimédia é uma arte em que se usa a si próprio como forma de questionar os parâmetros da arte e o papel do artista, sendo por isso, considerado o pioneiro da "Body Art".

In site Lifecooler

quarta-feira, 23 de abril de 2008

23 de Abril - Dia Mundial do Livro (post repetido)

Os livros. A sua cálida, terna, serena pele. Amorosa companhia. Dispostos sempre a partilhar o sol das suas águas. Tão dóceis, tão calados, tão leais. Tão luminosos na sua branca e vegetal, e cerrada melancolia. Amados como nenhuns outros companheiros de alma, tão musicais no fluvial e transbordante ardor de cada dia.
Eugénio de Andrade

A tarefa da literatura é pegar nas coisas e tentar encantá-las.
Mia Couto

Escolhi a profissão de escritor contra a morte porque não tinha fé.
Jean-Paul Sartre

Gosto da ideia de uma juventude que traz um livro na algibeira como se fosse uma arma.
Jean Cocteau

Sem livros, Deus está silencioso.
T. Bartholin

Ah, como é triste morrer quando há tantos livros que ainda não li!
M. Menendez y Pelayo

Há livros de que não saímos ilesos, porque a dor dos outros tem raízes que acabam sempre por crescer no nosso peito.
José Mário Silva

terça-feira, 22 de abril de 2008

Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça
Green Cork
http://www.earth-condominium.com/port/green.html

"Comece já hoje a juntar as suas rolhas de cortiça!
A partir de dia 22 de Abril 2008 (Dia da Terra) será iniciada a recolha nos restaurantes.
No Dia 5 de Junho 2008 (Dia Mundial do Ambiente) já poderá colocar as suas rolhas nos "Rolhinhas" dos Hipermercados Continente. Posteriormente iremos alargar a outros locais.

Assiste-se, actualmente, a uma grande pressão sobre as rolhas de cortiça, produto vital na cadeia de valor acrescentado que beneficia as comunidades rurais e que garante igualmente a sustentabilidade económica de todas as aplicações de cortiça. Esta pressão provém de produtos alternativos (vedantes sintéticos e cápsulas de alumínio), que são derivados do petróleo e do alumínio, indústrias ambientalmente nocivas.
Há, pois, que defender a rolha de cortiça como produto que garantiu e deverá continuar a garantir a manutenção do montado de sobreiros, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do continente europeu e que se estima absorver, por ano, 4,8 milhões de toneladas de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa e do consequente aquecimento global. Como a cortiça é a própria casca da árvore, também retém CO2 e ao ser reciclada, evitam-se emissões deste gás para a atmosfera, contrariamente ao que acontece quando se decompõe ou é incinerada.
O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.
O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2! As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.
A internacionalização do projecto está já a ser negociada. Em breve, as rolhas usadas de outros países europeus começarão a ser recicladas em Portugal, dentro de um esquema montado a partir daqui, resultando num contributo adicional para o esforço de reflorestações e conservação de florestas autóctones portuguesas. Este exemplo único de exploração de uma floresta autóctone, que conseguiu ao longo dos tempos conciliar criação de riqueza, serviço ambiental e impacto social positivo, irá agora completar este ciclo, renovando a própria floresta que esteve na sua origem."

In site Earth Condominium

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Tábua de Queijos

"Deve ser composta de queijos variados, escolhidos conforme a época ou o gosto e acompanhados de nozinhas de manteiga, cominho, um moinho de pimenta e pratos com fatias de pão escuro, pão branco e de centeio.
Os queijos deverão ser apresentados sem invólucro ou qualquer embalagem e sobre uma camada de folhas de vinha.
A Arte de cortar o Queijo
No corte de um queijo se define todo um "saber de gourmet".
Ele é importante por diversas razões. A primeira prende-se com a apresentação que contribui para o embelezamento de uma mesa ou tábua de queijos; a segunda com a preservação da parte excedente e que tende a oxidar mais ou menos rapidamente consoante a linha de corte; finalmente porque, conforme essa linha, assim os cambiantes sápidas que se diversificam nos bons queijos por toda a massa. Com um mínimo de conhecimentos e um pouco de destreza, atinge-se o domínio dessa arte.
Queijos circulares - Consoante as suas dimensões e textura, cortam-se da forma que de seguida expomos:
Queijos pequenos: cortam-se em rodelas de média espessura.
Queijos baixos: cortam-se em triângulos de dimensão média.
Queijos grandes e largos: cortam-se em rodelas que por sua vez se reduzem a pequenos triângulos.
Quanto aos queijos de outros formatos, ainda que menos comuns que os circulares, registá-los-emos aqui nos dois formatos mais vulgares: os quadrados e os piramidais.
Queijos quadrados e rectangulares - Cortam-se fazendo uma incisão triangular, separando depois desta a porção que se quer consumir, após o que se inserirá o pedaço restante no local em aberto, evitando desta forma, não só, que o queijo se desmanche mas também que as suas paredes se oxidem por acção do oxigénio.
Queijos em forma de pirâmide - Cortam-se em fatias de dimensões variáveis, correspondentes ao seu tamanho, mas sempre na mesma direcção.
Conservação do Queijo
Temperatura ambiente - Envolvem-se os queijos, individualmente, em folha de papel de alumínio ou cobrem-se com um pano embebido em vinho branco, para que não ressequem. Colocam-se depois em local fresco e seco, ventilado, mas ao abrigo de correntes de ar.
No frigorífico - Envolvem-se os queijos, também individualmente, primeiro em plástico aderente e depois em folha de papel de alumínio, tendo o cuidado de se lhes tirar as bolsas de ar.
Introduzem-se de seguida na parte média do frigorífico, normalmente a que tem uma temperatura estabilizada entre três e oito graus centígrados. Se for para congelar colocam-se directamente no congelador aumentando então a potência deste durante as duas primeiras horas de congelação.
Descongelação - O processo de descongelação, analogamente a outro qualquer alimento, deve ser lento para evitar qualquer alteração do produto, sobretudo, e especificamente neste caso, uma desagregação da massa de consequências desastrosas para o sabor e aroma do queijo.
Retira-se assim o queijo do congelador ou arca frigorífica, pelo menos vinte e quatro horas antes de ser servido, e coloca-se na parte inferior do frigorífico, onde a temperatura é, aproximadamente, de dez graus centígrados. Duas horas antes de ir à mesa, retira-se do frigorífico e cobre-se com um pano ligeiramente humedecido em vinho branco, colocando-o em local arejado.
Que Vinho beber com Queijo
Um bom princípio é acompanhar com vinho da mesma região, se possível."

In site Gastronomias

domingo, 20 de abril de 2008

As imagens da semana

fico admirado quando alguém, por acaso e quase sempre
sem motivo, me diz que não sabe o que é o amor.
eu sei exactamente o que é o amor. O amor é saber
que existe uma parte de nós que deixou de nos pertencer.
o amor é saber que vamos perdoar tudo a essa parte
de nós que não é nossa. o amor é sermos fracos.
o amor é ter medo e querer morrer.
in «A Criança em Ruínas», Quasi Edições, 2001