sábado, 30 de março de 2013

Feliz Páscoa (para crentes e não crentes)

post repetido

Este é um grande mistério para a vida da Igreja, pois não se deve pensar que a transfiguração se realizará só no além, depois da morte. A vida dos santos e o testemunho dos mártires ensinam-nos que, se a transfiguração do corpo se realizará no final dos tempos com a ressurreição da carne, a do coração verifica-se agora nesta terra, com a ajuda da graça.
Podemos perguntar-nos: como são transfigurados os homens e as mulheres? A resposta é sublime: são os que seguem Cristo na sua vida e na sua morte, que se inspiram n'Ele e se deixam inundar pela graça que Ele nos dá; são aqueles, cujo alimento é cumprir a vontade do Pai; os que se deixam guiar pelo Espírito; os que nada antepõem ao Reino de Cristo; os que amam o próximo até derramar por ele o seu sangue; os que estão dispostos a oferecer tudo sem nada exigir em troca; os que em poucas palavras vivem amando e morrem perdoando.

João Paulo II (1920-2005)

sexta-feira, 29 de março de 2013

Chega a primavera e o SpringAlive

http://www.springalive.net

Já está a participar no projeto Spring Alive? O SpringAlive ajuda os mais pequenos a descobrir a primavera! A cegonha-branca, o abelharuco, o cuco-canoro, a andorinha-das-chaminés e o andorinhão-preto são algumas das espécies que anunciam a primavera. Participe com toda a família! Insira essas observações no site do SpringAlive, para sabermos quando é que estas aves migradoras chegam a Portugal. Visite o site e saiba como participar!

in Newsletter SPEA online nº 443 (26 de Março 2013)

Ajude a FEC com o seu IRS

 
clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 28 de março de 2013

Folar da Páscoa

Ingredientes
40 g fermento de padeiro (ou 11g de Fermipan)
500 g de farinha de trigo
1 dl de leite morno
100 g de açúcar
75 g de margarina
1 colher de café de Canela
1 colher de café de Erva-doce em pó
1/2 cálice (30 ml) de aguardente
2 ovos
Sal q.b. (opcional)
2 ovos cozidos
Gema de ovo para pincelar q.b.

Preparação
Misturar o fermento com a 100 g de farinha e adicionar metade do leite. Mexer até formar uma massa que se solta da tigela e das mãos (se necessário adicionar o leite todo).
Numa taça, colocar a restante farinha e fazer um buraco no centro, colocar aí a massa do fermento, ao redor desta pôr o açúcar, a margarina cortada em cubinhos, a canela, a erva-doce, a aguardente e os ovos levemente batidos com um garfo (se colocar sal adicione-o aos ovos). Amassar tudo muito bem até que a massa se despegue da taça, e batê-la na mesa de trabalho umas 15 a 20 vezes até ficar com uma consistência fofa e elástica.
Passar uma taça por água a quente e limpá-la muito bem, colocar lá dentro a massa, polvilhar com farinha, tapar e colocar num local morno (embrulhei a taça num cobertor). Deixar levedar até duplicar de volume, entre uma e duas horas.
Retirar um pouco de massa para a decoração e dividir a restante massa em duas porções iguais formando duas bolas como se faz com o pão, achatar um pouco, colocar no meio um ovo cozido, decorar com rolinhos de massa por cima do ovo (coloquei só em forma de cruz).
Levar ao forno quente a 200º C durante cerca de 30 minutos, ao fim de dez cobrir com papel de alumínio para não queimar, a cinco minutos do final, retirar o tabuleiro do forno e pincelar os folares com uma gema de ovo misturada com um pouco de leite. Levar de novo ao forno para acabar de cozer, se necessário colocar de novo a folha de alumínio.

in Sapo Sabores

quarta-feira, 27 de março de 2013

27 de Março - Dia Mundial do Teatro

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

Ovos da Páscoa amigos do ambiente

Beterraba, borras de café, até mesmo cebola, são excelentes ingredientes naturais e mais económicos que os vendidos comercialmente para tingir Ovos da Páscoa. Estes servirão para decorar as nossas mesas. Um processo simples que explicamos a seguir.

- Os ovos que vai decorar deverão estar previamente cozidos.

- Poderá usar os seguintes ingredientes para colorir os ovos:
  • Amarelo: Duas colheres de sopa de açafrão.
  • Dourado: Cascas de cebola vermelha.
  • Rosa: Duas chávenas de beterraba picada.
  • Verde: Espinafre
  • Azul: Duas chávenas de couve-roxa bem picadinha.
  • Roxo: Uma chávena de mirtilos congelados.
  • Castanho: Duas colheres de sopa de borras de café. Três saquetas de chá preto
- Para obter o pigmento:
  • Deverá colocar os ingredientes individualmente num tacho com duas chávenas de água e uma de vinagre e uma colher de sopa de sal (o vinagre e o sal são fixantes). Deixe ferver durante 15 minutos.
- Os ovos coloridos:
  • Leve o líquido a taças frias onde vai submergir os ovos, deixando-o ai até atingirem a cor desejada. Se quiser potenciar a cor pode levar o ovo submerso ao frigorífico algumas horas.

in Sapo Sabores

terça-feira, 26 de março de 2013

Asfixia em crianças é frequente com frutos secos, pediatras sugerem retardar consumo

Entre 60% a 80% dos casos de asfixia em crianças ocorrem pela ingestão de frutos secos, sobretudo amendoins, indicam pediatras espanhóis, após uma menina de um ano e meio ter morrido recentemente depois de comer pipocas.
Apesar de as estatísticas sobre mortalidade infantil por sufocamento ou asfixia terem descido bastante nas últimas décadas, o engasgamento com um corpo estranho ainda representa cerca de 40% das mortes em crianças menores de um ano, de acordo com dados divulgados pelo site do jornal espanhol El Mundo.
Segundo a Guarda Civil, uma menina de ano e meio morreu em Oviedo (Astúrias), em consequência de uma asfixia causada por um grão de milho de uma pipoca. A morte ocorreu cinco dias depois de se ter engasgado com as pipocas e as autoridades ainda estão a investigar.
Os pediatras tendem a recomendar que a ingestão de frutos secos não ocorra nos primeiros anos de vida de uma criança.
“Antes dos três anos, as crianças não mastigam bem e é possível que alguns pedaços de frutos secos passem acidentalmente para os brônquios ou pulmões”, segundo Jordi Pou, coordenador do comité de Segurança e Prevenção de Lesões Acidentais da Associação Espanhola de Pediatria.
Outro pediatra espanhol, José María Moreno, considera que os pais e educadores devem seguir o mesmo critério com os frutos secos do que seguem para jogos com peças pequenas.
“O fruto seco em si não é mau e pode consumir-se moído. O problema é que se desprendam pedaços suficientemente grandes para obstruir as vias aéreas. Uma criança com mais idade também pode engasgar-se a comer pipocas, mas é mais difícil que haja asfixia”.
 
Agência Lusa (19 Mar 2013)
in jornal i

segunda-feira, 25 de março de 2013

CP - Promoção Páscoa: 50% desconto

Todas as viagens em Alfa Pendular ou Intercidades custam metade do preço
Viagens para o mínimo de 3 pessoas, a realizar entre 29 Março e 1 de Abril (até às 12h)
Info: 808 208 208
www.cp.pt

 

domingo, 24 de março de 2013

As imagens da semana


Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro.

Michel de Montaigne