sábado, 17 de fevereiro de 2007

As surpresas da semana

1 - Um texto fabuloso para ler em: http://coriscos.blogspot.com/2007/02/da-paixo.html

2 - Uma música espantosa para ouvir em: http://aqblogal.blogspot.com/2007/02/laibach-across-universe.html

3 - Como fazer uma bonita manta de crochet, em: http://www.geocities.com/cdjsimon/simple_yoyo_square.html

4 - Um belo post do Parente da Refóias relativo à minha pergunta sobre quem era o autor da estátua rapaz de Monchique (correcção: a bela rapariga do cesto!) e a forma divertida como descreve todo o episódio que a tal estátua-mulher provocou, para ler em: http://refoista.blogspot.com/2007/02/esttuas-de-monchique-largo-dos-chors.html

5 - Um mocho deslumbrante da Hilda Portela, ver em: http://www.flickr.com/photos/hilda/390752624/

6 - Um pensamento muito sábio para ler em: http://tristes-topicos.blogspot.com/2007/02/no-mundo-real.html

7 - A Aldina tem o dom de descobrir pureza e beleza e partilhar com os seus leitores, para ler em: http://www.aldinaduarte.com/blog/?p=926#comments

8 - A frase do José (Bandeira ao Vento - http://bandeiraaovento.blogspot.com/): "Vegetariano não tempera a comida, ele rega-a." deixou-me confusa... Eu sou vegetariana e não lembro de "regar" a minha comida...

9 - Estou deliciada e desejosa de preparar esta tentação: Bolo de Marmelada com Nozes e Vinho do Porto, da Laranja com Canela (http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/)

10 - A Rita tem verdadeiras mãos de fada, fiquei encantada por mais uma das suas criações: http://www.flickr.com/photos/matildebeldroega/391046977/

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Letras

"Cuida-te, quando fazes chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual... debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada!"

Talmude
Reabertura do Navio-Museu Santo André
Ílhavo (Aveiro)


"Reabriu ao público o Navio-Museu Santo André, um pólo do Museu Marítimo de Ílhavo, que fez parte da frota portuguesa do bacalhau e agora pretende ilustrar as artes do arrasto.Este arrastão lateral (ou “clássico”) nasceu em 1948, na Holanda, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro. Era um navio moderno, com 71,40 metros de comprimento e porão para vinte mil quintais de peixe. Nos anos oitenta surgiram restrições à pesca em águas exteriores que resultaram na redução da frota e no abate de boa parte dela. O Santo André não escapou à tendência. A 21 de Agosto de 1997 foi desmantelado. Sobrava a memória de um navio emblemático e havia que saber preservá-la.Convertido em museu, o Santo André iniciou um novo ciclo da sua vida: mostrar aos presentes e vindouros como foram as pescarias do arrasto do bacalhau; honrar a memória de todos os seus tripulantes durante meio século de actividade. Em 2006 foi encerrado ao público para receber melhoramentos, tanto na estrutura como nos equipamentos, estando já novamente operacional, no local onde se encontra amarrado desde 2002 – no canal de Mira, junto ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré."

Contactos:
Museu Marítimo de Ílhavo
Av. Dr. Rocha Madahil
3830-193 Ílhavo
Telf.: 234 329 608
Fax: 234 321 797
E-mail: museuilhavo@mail.telepac.pt
Site: www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt

In site: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvArtigo.asp?art=4615&rev=2&zona=35

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Projecto Mão a Mão

O leilão do mês de Fevereiro já está a funcionar!
Até ao próximo dia 28 de Fevereiro poderão licitar qualquer um dos 48 artigos expostos, colocando um comentário no artigo desejado e deixando sempre um contacto.
A instituição que beneficiará deste leilão é a Associação Casa João Cidade, de Montemor-o-Novo.

www.mao-a-mao.blogspot.com
www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com
Para informações ou sugestões: mao-a-mao@hotmail.com

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Letras

"Aos que amam em silêncio"

Dedicatória de Possidónio Cachapa
no seu livro O Mar por Cima
Programa de Estágios Profissionais na Administração Local

O Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) foi instituído como forma de contribuir para a inserção dos jovens na vida activa, complementando uma qualificação preexistente através de uma formação prática a decorrer no âmbito de serviços públicos da Administração Local.
Os estágios profissionais frequentados no âmbito do PEPAL são prioritariamente vocacionados para o exercício de funções correspondentes às carreiras técnico superior, técnica e técnico-profissional da função pública.
Por outro lado, o PEPAL surge como instrumento privilegiado para o desenvolvimento de projectos estruturantes na modernização da administração local.
O número máximo de estagiários a recrutar no âmbito da 1.ª edição do PEPAL, cujo processo de recrutamento e selecção se inicia em 2007, é 1399, distribuídos pelas 5 regiões do continente de acordo com as manifestações de participação das autarquias locais e das entidades intermunicipais a que se referem as Leis n.º 10/2003 e 11/2003, ambas de 13 de Maio, após consulta para o efeito feita pelas respectivas CCDR.
Constitui imperativo assegurar a maior diligência nos procedimentos de lançamento, recrutamento e selecção dos estagiários, tendo em conta o início dos estágios até o dia 31 de Março de 2007.
Os estágios profissionais abrangidos pela 1ª edição do PEPAL são co-financiados pelo Fundo Social Europeu, através das respectivas medidas dos programas operacionais regionais do continente.
Mais informações no site:
http://www.dgaa.pt/default.asp?s=12395

In site: http://www.dgaa.pt/default.asp?s=12395

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007


Transplante de Palmeira no Lumiar

"Uma palmeira centenária de elevado valor patrimonial, e única na cidade de Lisboa, foi transplantada com sucesso pela Câmara Municipal de Lisboa, na zona do Lumiar, junto à Avenida Padre Cruz, por força das obras de conclusão do Eixo Norte-Sul.
Esta Phoenix dactylifera é um exemplar único pela sua dimensão e porte - 20 metros de altura - valor patrimonial extremamente elevado, mais de cem mil euros, e é também a única palmeira multicaule com 6 seis hastes existente na cidade.
A operação de “salvamento” de difícil execução e complexidade, iniciou-se com a poda e a amarração das hastes. O exemplar, com um peso de 63 toneladas, foi transplantado por uma grua de grande tonelagem para o mesmo ajardinado, junto à Avenida Padre Cruz, estando agora a salvo e fora do traçado do viaduto.
O sucesso total desta operação que teve a supervisão técnica do Departamento de Ambiente e Espaços Verdes terá a sua confirmação dentro de aproximadamente 5 anos."

Fotografia propriedade da C.M.Lisboa
In Newsletter E-Pólen - Ambiente e Espaços Verdes C. M. Lisboa (Dezembro 2006)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Parabéns à vitória do SIM a favor da liberalização do aborto até às 10 semanas

Desenvolvimento do bebé no ventre materno

Dia 1 - O espermatozóide fecundou o óvulo: surgiu uma nova vida humana. Os quarenta e seis cromossomas do zigoto conferem-lhe uma identidade genética única e irrepetível. Nesta célula única, o zigoto, estão já determinadas características como o sexo, a cor dos olhos e do cabelo, a estatura, até o potencial de inteligência e em certa medida a base da personalidade...
Semana 3 – O coração começou a bater. O embrião tem 3mm. O seu sistema nervoso e os seus órgãos principais começam a tomar forma. O coração já bate e nos seus vasos circula sangue diferente do da mãe.
4ª semana- Já é 10 mil vezes maior do que no seu início...
Formam-se os brotos dos membros superiores e inferiores; surge a abertura da boca; começam a formar-se o olho e o ouvido interno, os aparelhos digestivo e respiratório e os nervos motores.
Semana 5– O bebé já se movimenta.
São visíveis traços faciais, incluindo a boca e a língua. Os olhos têm já retina e cristalino. O principal sistema muscular desenvolve-se. Mãos e pés tornam-se aparentes.
Semana 6– Podem detectar-se ondas cerebrais num EEG.
Tem 12 a 15 mm. Aparecem as pálpebras, distinguem-se as saliências auriculares, o lábio superior, a ponta do nariz...O esqueleto de cartilagens está totalmente formado. A criança nada e move-se graciosamente. Os braços e as pernas aumentaram de comprimento e começam a desenhar-se os dedos.
7ª semana- Tem receptores da dor. Mexe-se e reage quando lhe tocam na boca. Tem cerca de 1,8 cm e pesa menos de 1 g. Tem tiróide, glândulas salivares, brônquios, pâncreas, canais biliares, ânus. Começam a formar-se os dentes de "leite", os testículos e ovários. O esqueleto começa a calcificar-se. A parte do cérebro que controla as funções vitais desenvolve-se.
Semana 8- Os primórdios dos principais órgãos estão já formados. Acabou o período embrionário. Tem músculos nos membros, no tronco e na face, tem orelhas, dedos nas mãos e nos pés. Responde a estímulos: abre a boca; se lhe puserem uma coisa na mão já a agarra (possui o reflexo da preensão); flecte os dedos dos pés; tem movimentos espontâneos. As principais estruturas do sistema nervoso central estão formadas e os neurónios começam a migrar para o córtex cerebral.
9ª semana - Já consegue chuchar no dedo... Tem 5 cm e pesa menos de 8 g. Engole, mexe a língua, chucha no dedo.
10ª semana- Já tem as mesmas impressões digitais que terá durante toda a sua vida. Tem 6 cm e pesa cerca de 14 g. Começam a formar-se as unhas das mãos e os dentes definitivos. Produz insulina e bílis. O bebé tem pestanas, abre e fecha os olhos, as cordas vocais formam-se na laringe e o bebé pode fazer sons. Os ossos crescem mas a coluna e as costelas são ainda moles. O registo da actividade cerebral (EEG) torna-se mais consistente.

Consultores: Drª Henriqueta Coimbra da Silva, Dr. João Paulo Malta e Dr. Vitor Neto
In site: http://bloguedonao.blogspot.com/

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Continuo sem a minha batedeira, por isso tenho os meus doces um pouco condicionados...
Mesmo assim, vamos fazendo algo para entreter os gulosos!
Hoje, é importante não esquecer de ir votar, é um direito de todos nós.
Independentemente da sua escolha, o importante é ir votar - um gesto que muitos povos ainda não têm o privilégio de exercer e que deve ser honrado por quem, em liberdade absoluta, o pode fazer!

Bolo Podre II
Felicia Sampaio
Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal

Ingredientes:
150 grs. de açúcar (amarelo)
200 grs. de farinha de trigo (para bolos, já com fermento)
1 dl de leite
2 ovos (à temperatura ambiente)
3 colheres de sobremesa de vinho do Porto
1 colher de sobremesa de canela em pó
90 grs. de manteiga ou de margarina (derretida)
50 grs. de nozes picadas
Confecção:
Bata muito bem a manteiga com o açúcar e junte os ovos, um a um, batendo entre cada adição.
Junte em seguida a farinha e a canela, alternadamente com o vinho do Porto e o leite.
Bata muito bem.
Por fim adicione as nozes finamente picadas.
Deite a massa numa forma untada com margarina e forrada com papel vegetal.
Leve a cozer em forno bem quente, durante cerca de 10 minutos, e prolongue a cozedura, em forno médio, durante mais 30 a 40 minutos.
Depois de cozido, desenforme o bolo e deixe arrefecer.
Sirva só no dia seguinte.

In site - http://www.gastronomias.com/doces/doce1018.htm

************************************************************

Pudim de Alfarroba

Misture 100g de açúcar amarelo com 60g de maisena e 40 g de farinha de Alfarroba (vende-se em lojas de produtos naturais, como O Celeiro) e junte 1 dl de leite frio.
Adicione, a pouco e pouco, a 9 dl de leite a ferver.
Deixe cozer sobre lume brando durante 3 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau.
Deite o preparado numa forma de pudim previamente passada por água fria (ou poderá colocar no frigorífico para ficar fria) e deixe arrefecer e solidificar (depois de frio poderá colocar no frigorífico para solidificar mais rapidamente).
Sugestão: Poderá partir em bocadinhos bolachas tipo Maria e colocar no fundo da forma e deitar o pudim por cima.

In Livro de Receitas de Pastelaria e Sobremesas - Vaqueiro