sábado, 14 de março de 2009

As surpresas da semana

1 - Cascais reabre ao público Forte de S. Jorge de Oitavos.

2 - Chocolatarias gourmet: Vinte espaços para incorrer na gula. Pecado seria não o fazer...

3 - Uma viagem fotográfica a habitats naturais, numa fotogaleria a partir do livro Habitats Naturais e Seminaturais de Portugal Continental (Assírio & Alvim) agora reeditado (a 1.ª edição foi em 1998). Uma obra com coordenação de João Manuel da Silva Alves (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade).

4 - São vários e de diferentes raças os muitos animais que se encontram no extremamente lotado Canil Municipal de Sintra, este canil não pratica a política de abate de animais, mas momento chega em que o canil não pode suportar em termos de espaço e custo a manutenção de tantos cães e gatos, recolhidos nas ruas de um concelho de enorme dimensão e que abandona os seus animais ao nível da sua proporção. Procuram-se famílias para adoptar alguns desses animais, mas com responsabilidade porque um animal não é um brinquedo que depois se deita fora!

5 - Parques de Campismo: Dois dos mais "cool" da Europa são em Portugal diz o 'Times'.

6 - Estão abertas candidaturas para o Green Project Awards 2009.

7 - A partir de 23 de Março 2009, a Editorial Presença vai disponibilizar aos seus leitores um novo site, mais atractivo, inteligente, intuitivo e acima de tudo, eficiente. Na semana de 23 a 29 de Março, todas as compras irão benefeciar de um desconto de 100% em conta-cliente!

8 - O Algures Neste Vale está a ficar repleto de surpresas! Espreite e surpreenda-se com tantas belas descobertas que o MSG faz e partilha no seu blogue.

9 - Bolivian Army Torture and Kill a Dog in Training: Please Sign Petition!

10 - Uma grande amiga minha tem Esclerose Múltipla e todos estamos a tentar viver com a sua doença também, para quem tiver interesse em saber mais sobre esta temática poderá ler em:
Aprender a Viver com Esclerose Multipla e em Blog Esclerose Múltipla - UNIPEM.

11 - De Lousã a Coimbra: Viagem tranquila ao longo do Mondego.

12 - Paleta festiva: uma fotografia magnífica partilhada pelo Paulo (uma das suas muitas descobertas por reinos encantados)!

13 - Devo ser um pouco tonta, mas tenho a mania de tentar comprar só produtos portugueses... talvez para melhorar o estado do país e porque acredito que o que é nacional é bom! Costumo ter muito cuidado a ver o código de barras (560...), saber proveniência, se são marcas portuguesas, etc... Há dois anos desobri a Flama - uma marca portuguesa de equipamentos eléctricos e trens de cozinha - e estou muito satisfeita! Agora, que a minha varinha mágica avariou, vou comprar uma da Flama. Aconselho vivamente a conhecerem a Flama e a comprarem os seus produtos, porque é nosso e é muito bom!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Letras

O objectivo não é o de ensinar às pessoas o que devem fazer, mas fazê-las perceber o potencial que há em cada um de nós.

Declaração da nigeriana Uju Agamoh, Directora-Executiva da organização Prisoners Rehabilitation and Welfare Action, que defende os direitos dos prisioneiros.
Pedido de máquina fotográfica digital para a Associação Animais de Rua

"Olá a todos!

A Associação Animais de Rua está a precisar bastante de uma máquina fotográfica digital.
Se tiver uma máquina usada mas em boas condições de funcionamento que possa ceder à Associação, por favor contacte-nos para o geral@animaisderua.org.
A máquina (ou máquinas, se nos for oferecida mais do que uma :)) será usada pelas nossas equipas de voluntários para fotografar e divulgar animais para adopção e também para fotografar as colónias e matilhas que estão a ser esterilizadas pela associação, de forma a podermos divulgar a sua evolução no site.
Obrigada!"
Associação Animais de Rua
www.animaisderua.org

quinta-feira, 12 de março de 2009

Estudo de Viabilidade Económica e Financeira da Criação de uma Central Fotovoltáica

"Sou aluna finalista do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Ramo Gestão e Administração Pública e no âmbito da Unidade Curricular "Projecto Aplicado", estou a realizar um Estudo de Viabilidade Económica e Financeira da Criação de uma Central Fotovoltáica.
Para este efeito necessito de obter informação sobre a opinião da população em geral no que diz respeito ao tema.
O inquérito é de fácil preenchimento não demorando mais de 2 minutos a ser feito.
Agradeço desde já a vossa disponibilidade e sinceridade nas respostas."
Pode responder on-line em: http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=cHZnUWtHOV9iYnA3RjEwZm8wNXlMZFE6MA..

Este trabalho é de uma colega de uma amiga que necessita de pessoas para responder a um pequeno inquérito para o seu trabalho final de curso. É um formulário curto e muito acessível.
Para quem puder colaborar, despendendo um pouco do seu tempo, fica o nosso agradecimento!
Maria Lua
Início do Leilão de Março 2009 do Projecto Mão a Mão

O leilão do mês de Março já está a funcionar!
Até ao próximo dia 31 de Março poderão licitar qualquer um dos artigos expostos, colocando um comentário no artigo desejado e deixando sempre um contacto.
A instituição que beneficiará deste leilão é a Associação Acreditar, localizada no distrito de Coimbra.
Boas Licitações!

www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com
Webcegonhas - Condoninho da Renata
http://static.publico.clix.pt/cegonhasnaweb/default.aspx

"Já conhece a Renata? É a nova estrela da net e ainda não nasceu: é uma cegonha-branca, ainda no ovo, filha da Bia e do Sebastião, cujo ninho pode agora ser acompanhado 24 por dia no “Webcegonhas - Condoninho da Renata”, o novo site associado ao PÚBLICO Online. Um projecto da Fundação para a Computação Científica Nacional, com apoio da Redes Energéticas Nacionais.

O Webcegonhas – Condoninho da Renata resulta de uma parceria entre o jornal Público, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Redes Energéticas Nacionais (REN). É um projecto de divulgação e sensibilização ambiental que pretende dar a conhecer as acções que a REN desenvolve para a conservação da cegonha-branca e que vai permitir o acompanhamento de um ninho da espécie, através da montagem de uma câmara de filmar num apoio de uma linha de muito alta tensão. Imagens que vão poder ser vistas e comentadas em directo num blogue alojado no Público online."

In sites: Fugas e Público Online

quarta-feira, 11 de março de 2009

Degenerescência Macular da Idade (DMI)
http://www.dmi.com.pt

É a principal causa de cegueira, depois dos 50 anos, no mundo industrializado mas pode ser travada se for detectada a tempo. Saiba como

"A DMI, Degenerescência Macular da Idade é, segundo a Organização Mundial de Saúde, a principal causa de cegueira a partir dos 50 anos de idade, nos países desenvolvidos.
Em Portugal, estima-se que 300 mil pessoas sofrem de DMI e 45 mil correm sério risco de cegar. "Todos os anos cerca de 4.500 pessoas são atingidas pela doença na sua forma mais grave e sofrem perda grave de visão num ou nos dois olhos", alerta Rufino Silva.
A prevenção e o diagnóstico atempados são a única forma de travar a progressão da doença para um estado de cegueira parcial altamente incapacitante.
O que é a DMI?
É uma doença degenerativa da mácula, uma pequena área na retina responsável pela visão central (aquela que permite ver claramente pequenos pormenores) que conduz a um estado de cegueira parcial, caracterizado pela incapacidade de ler, conduzir, ver televisão, reconhecer caras...
Um doente com DMI preserva apenas a visão lateral ou periférica do olho. Daí não se falar em cegueira total mas sim em cegueira de leitura– que lhe permite caminhar e movimentar-se. Uma vez destruída, a mácula é irrecuperável, pelo que, à semelhança das outras doenças maculares, a DMI não tem cura.
Como se manifesta?
Apesar da sua gravidade, numa fase inicial, a DMI poderá passar despercebida ao doente, uma vez que, na generalidade dos casos, começa por afectar apenas um dos olhos e o olho saudável compensa a falha de visão. Só quando a DMI atinge o segundo olho (é uma doença bilateral) é que a perda de visão é sentida.
Nessa altura, porém, já não é possível recuperar a visão perdida, só travar a sua deterioração daí em diante. De acordo com Rufino Silva, "o segundo olho a ser atingido pode cegar, em metade dos casos, nos cinco anos seguintes ao aparecimento da doença no primeiro olho".
O diagnóstico precoce assume, por isso, um papel determinante no combate à DMI, pelo que ao primeiro sinal denunciador é importante consultar um oftalmologista.
Qual a sua causa?
A DMI é uma doença degenerativa complexa. Existem dois tipos de DMI (exsudativa ou húmida e atrófica ou seca) e cada um deles tem diferentes causas bem como distintas formas de evolução. A idade (mais de 50 anos), a história familiar e o tabaco são, porém, factores de risco bem definidos para qualquer dos casos de DMI.
Para além disso, acredita-se que a exposição frequente e prolongada ao sol e a prática de uma dieta alimentar pobre em antioxidantes possam estar entre os factores de risco que predispõem o seu desenvolvimento.
DMI Exsudativa
É a forma menos frequente de DMI. Representa 10 a 20% dos casos de DMI mas é a mais agressiva. Pode conduzir à perda irreversível de visão (de leitura ou visão central) num espaço de semanas ou dias, sendo responsável por 90% dos casos de cegueira por DMI.
É causada por:
Esta forma de DMI resulta do surgimento de novos vasos sanguíneos anómalos e muito frágeis na retina (neovasos), que vertem líquido ou rebentam, originando uma hemorragia que danifica o tecido macular e, por conseguinte, a visão central.
Sinal de alerta:
Visão distorcida e perda rápida de acuidade visual.
Tratamento:
Os métodos mais usados são:
1 -Fotocoagulação por laser térmico: Através da utilização de uma luz de alta energia, sela os neovasos na origem da degenerescência. Apesar de criar um ponto cego permanente no campo de visão, evita que ocorra uma maior deterioração da visão em termos globais. Segundo Rufino Silva, "este tratamento é viável apenas quando os neovasos não estão situados no centro da mácula (em menos de 5% dos casos)".
2 -Terapêutica fotodinâmica: Consiste na injecção intravenosa de um fármaco que se acumula nos vasos anormais e é accionado por uma luz de baixa intensidade de forma a destruí-los. O procedimento tem de ser repetido periodicamente, e a visão pode melhorar para o dobro em cerca de 6% dos caos.
3 -Tratamento com injecção intra-vítrea de anti-angiogénicos (prática clínica mais recente):Os anti-angiogénicos são medicamentos injectados dentro do olho (praticamente indolor), na cavidade vítrea, que impedem o crescimento dos neovasos (actividade anti-angiogénica) e reduzem drasticamente a passagem de líquido através das suas paredes (actividade anti-permeabilidade).
Permitem aumentar a visão para o dobro em mais de um terço dos pacientes tratados e constituem a primeira arma terapêutica na maioria dos casos de DMI exsudativa.
A injecção tem de ser repetida na maioria dos casos sendo necessário vigiar a evolução da doença com uma periodicidade que varia entre 4 a 6 semanas.
4 - Dispositivos ópticos:Quando a doença provoca uma perda grave e irreversível de visão, o doente pode beneficiar da utilização de dispositivos ópticos para baixa visão, como aparelhos de aumento e material de leitura impresso em letras grandes, de forma a melhorar a sua qualidade de vida.
DMI Atrófica
É a forma mais comum da doença, representa 80 a 90% dos casos de DMI, e a menos agressiva: apenas 10 a 20% dos casos evoluem para cegueira. A perda de visão é muito lenta, pelo que a maioria dos doentes consegue levar uma vida quotidiana activa.
É causada por:
Esta forma de DMI não resulta da neovascularização. É a atrofia e a morte celular a nível da mácula que provoca a perda de visão central.
Sinal de alerta:
O sinal mais precoce é um ponteado sob a retina que denuncia o aparecimento de drusen (pequenos depósitos amarelos debaixo da retina) na região macular, que acabam por impedir a alimentação das células maculares responsáveis pela visão central, levando à sua morte.
De acordo com Rufino Silva, "só o oftalmologista consegue detectar e avaliar a gravidade destas alterações na sua retina".
Tratamento:
Actualmente, não há tratamento para este tipo de DMI. Contudo, os especialistas acreditam que uma dieta alimentar equilibrada e o recurso a suplementos antioxidantes podem retardar a progressão da doença.
Como prevenir?
Dado os efeitos da DMI serem muitas vezes imperceptíveis (para o doente) até surgir uma alteração acentuada na sua acuidade visual, é fundamental que as pessoas com mais de 50 anos consultem um oftalmologista pelo menos uma vez de dois em dois anos.
O sinal mais importante do aparecimento da doença, na sua forma exsudativa (a mais grave e de evolução mais rápida) é a distorção ou metamorfopsia. Detecta-se de uma forma muito fácil: numa folha de papel quadriculado as linhas aparecem onduladas ou distorcidas podendo aparecer cortadas por sombras e, ao olhar para os telhados ou para os ombrais das portas estes não são rectos mas ondulados.
Nas pessoas que apresentam factores e risco, o oftalmologista pode indicar a utilização regular de uma Grelha de Amsler para efectuar a monitorização dos sintomas.
Para além disso, os especialistas recomendam a adopção de uma série de hábitos de vida saudáveis que, potencialmente, poderão evitar o aparecimento de doenças degenerativas, como a DMI:
Não fume;
Siga uma alimentação abundante em fruta e legumes (ricos em antioxidantes), tais como: cenoura, couves, espinafres, milho, brócolos, ervilhas, feijão verde, tomate, alface..., e em peixes gordos (sardinha, salmão, cavala etc);
Reduza o consumo de gorduras saturadas e o colesterol;
Reduza o consumo de álcool;
Mantenha a tensão arterial baixa;
Use óculos de sol para proteger os olhos dos raios UV;
Use chapéu de pala na frente para criar sombra nos olhos.
Antioxidantes contra a DMI
Uma dieta saudável, rica em antioxidantes e sais minerais está associada à prevenção e ao atraso da evolução da DMI.
Um estudo conceituado (denominado AREDS) demonstrou que suplementos alimentares com concentrações altas em antioxidantes e zinco podem reduzir a perda da visão em pessoas com DMI.
A luteína e a zeaxantina (carotenóides antioxidantes) podem ajudar a prevenir a DMI ao proporcionarem protecção contra a luz-azul nociva. Os legumes de folha verde, particularmente os espinafres e a couve portuguesa, são uma boa fonte destes antioxidantes.
Esteja atenta aos sintomas:
Distorção das imagens;
Uma mancha escura ou esbranquiçada no centro do campo visual;
Perda rápida da acuidade visual para perto e para longe;
Diminuição da sensibilidade ao contraste;
Alteração das cores.
Se tem mais de 50 anos e notou alguns destes sintomas, consulte de imediato um oftalmologista para fazer um diagnóstico rápido.
Teste a sua visão
Através de uma grelha Amsler, como a que vê abaixo, pode detectar mudanças na sua visão que seriam imperceptíveis de outra forma. Coloque a grelha na porta do frigorífico e faça o teste diariamente, sobretudo se tem mais de 65 anos.
Como usar a grelha Amsler:
Coloque os seus óculos de leitura e segure esta grelha à distância de 30-45 centímetros, com boa iluminação.
Tape um olho. Olhe directamente para o ponto no centro com o olho descoberto.
Repare se todas as linhas são rectas ou se alguma área parece torta, enevoada ou escura. Repita este procedimento com o outro olho.
Se alguma área da grelha parece ondulada, enevoada ou escura, entre em contacto com o seu oftalmologista imediatamente."

Texto: Fernanda Soares
Revisão científica: Dr. Rufino Silva (oftalmologista dos Hospitais da Universidade de Coimbra)
In site Sapo Saúde

terça-feira, 10 de março de 2009

Sons

Adriana Calcanhoto - Traduzir-se.

Lindoooo!
Vodka Pinky
www.pinkyvodka.com

"Tem como assinatura «a vodka mais bonita do mundo» e, de facto, a elegante garrafa rosa mais parece um frasco de um requintado e exclusivo perfume. Mas é mesmo para beber, destilada cinco vezes com trigo de Inverno e água glacial pura do lago Vättern, na Suécia. Depois é suave e manualmente misturada com violetas e pétalas de rosa, a que se acrescenta um toque de morangos selvagens, manga, citrinos e pimenta verde. O site sugere alguns cocktails."

In site Lifecooler

segunda-feira, 9 de março de 2009

760305306 - Uma chamada para a Terra dos Sonhos

"Caros cidadãos da Terra dos sonhos.

Muito bom dia!

A partir deste momento, encontra-se activo o Número de Valor Acrescentado da Terra dos Sonhos, base da nova campanha de angariação de fundos que agora lançamos – o custo de cada chamada é 0,60 Euros + IVA, dos quais 0,48 Euros revertem a favor da Associação.
O número é o 760 305 306, e a única coisa que têm de fazer é ligar e ajudar-nos, desta forma, a realizar muitos mais sonhos!
Muito obrigada pela vossa colaboração!
E não se esqueçam…

Um sorriso vale tudo!"

Associação terra dos Sonhos
Lx Factory - Rua Rodrigues Faria, nº 103
Ed. Normajean
1300-501 Lisboa
Tlf: 21 340 62 34
Tlm: 91 833 62 59
E-mail: geral@terradossonhos.org
www.terradossonhos.org
SPEA procura Criativos para a elaboração de passatempos sobre Ave do Ano 2009
Avenida da Liberdade, 105 - 2ºEsq
1250-140 Lisboa
Telf.: (+351) 21 322 04 30
Tlm.: (+351) 96 399 89 95 / (+351) 91 938 27 22
E-mail: spea@spea.pt
www.spea.pt

"A SPEA está a preparar os conteúdos da página alusiva à Ave do Ano 2009, o Picanço-barreteiro. Nesta página pretendemos ter informações sobre a espécie, sobre os projectos que estamos a desenvolver e ainda uma secção de conteúdos para os mais jovens, incluindo passatempos e outros desafios. E contamos consigo!
Estamos à procura de colaboradores voluntários para a criação de passatempos sobre o Picanço-barreteiro (e.g. sopas de letras, desafios matemáticos, ilustrações para pintar). Com estes conteúdos temos como objectivo sensibilizar os mais novos para a problemática da conservação das aves agro-florestais.
Se quiser participar contacte-nos até ao dia 15 de Março para o e-mail joana.domingues@spea.pt, indicando qual o tipo de passatempo que se propõe fazer."

In Newsletter SPEA on-line n.º 251 (7 Março 2009)

domingo, 8 de março de 2009

As imagens da semana

Os primeiros sinais da Primavera...
O início dos meus alperces é magnífico!
Hoje, e por causa do cansaço, ficam só algumas imagens para apreciar.
Boa semana.