sábado, 22 de outubro de 2011

As surpresas da semana

1 - A Sombra da Paz

2 - Em Portugal não há apenas notícias de crise, também há amigos do ambiente e projectos originais que merecem ser conhecidos. Visitámos três propriedades que aderiram à sustentabilidade, provocando um mínimo de impacto no meio em que se inserem e proporcionando aos visitantes momentos de descontracção em contacto total com a Natureza.

3 - Passatempo: saber viver/Banho Aromadetox. Ganhe 10 tratamentos no Villa Termal das Caldas de Monchique Spa Resort (participa até 8 de Novembro 2011).

4 - Pedroso & Osório: Marca nacional premiada.

5 - Portugal tem 353 fontanários que são a única forma de abastecimento público de água para consumo humano e cuja qualidade é garantida pela entidade gestora da rede do concelho onde se situam, revelou hoje fonte da entidade reguladora. Localizados principalmente no interior norte e centro do país, estes fontanários ainda são utilizados por muitos portugueses que não têm acesso a água canalizada nas suas casas, como disse à agência Lusa o director do departamento de Qualidade da Água da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), Luís Simas.

6 - Passatempo: o Escape oferece 50 máquinas de café A Modo Mio Piccina (participa até 31 Outubro 2011).

7 - Escavação arqueológica aberta ao público em Braga

8 - Anime os dias cinzentos

9 - Passatempo: o Portal Aventuras tem para oferecer 15 entradas para o Zoo Santo Inácio (participa até 2 Novembro 2011).

10 - Já saíu de Espanha e está a caminho da Loja de História Natural o muito aguardado livro da editora Lynx Edicions "Aves de Portugal" com autoria de Helder Costa, Eduardo de Juana e Juan M. Varela. É um guia de campo para a identificação de aves em Portugal, escrito por especialistas e com a colaboração da SPEA-Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves.

11 - Carlos Paredes reeditado internacionalmente 40 anos depois

12 - Passatempo: a tvPRIME e a Zon Lusomundo Audiovisuais têm para oferecer 3 DVDs do filme "O Castor" (participa até 26 Outubro 2011).

13 - A marcha indígena de mais de 600 quilómetros, desde a floresta amazónica até à capital da Bolívia, para contestar a construção de uma auto-estrada em terrenos da sua reserva natural, teve final feliz para os manifestantes, com o Presidente Evo Morales a anunciar o cancelamento do projecto.

14 - Vídeo: Living With an English Mastiff

15 - Passatempo: saber viver/Alta definição. Ganhe 10 livros com as melhores entrevistas do programa apresentado por Daniel Oliveira (participa até 2 de Novembro 2011).

16 - Uma receita a experimentar: Torta doce de arroz

17 - Educação. Ministério quer reduzir número de disciplinas

18 - Passatempo: a Snickers está a realizar um passatempo de Facebook onde oferece mais de 10 000 Snickers aos fãs da Snickers para tirarem fotografias das suas novas turmas onde apelam para ganharem Snickers, mostrando o quanto Snickers lhes faz falta (participa até 31 Outubro 2011).

19 - Portugal é dos países onde a asma está mais controlada

20 - Vídeo: The Brora Cashmere Story

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ALAAR / Sorteio de Natal 2011

Campanha de Venda de Rifas
Sorteio de Natal 2011
ALAAR - Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua
0,50 Aus Aus por cada bilhete
Tlm: 962 323 356
alaarpl@gmail.com
http://www.alaar.com
Caros Amigos e Associados,

Conforme tem sido habitual em anos transactos, iremos mais uma vez promover a venda de rifas para o Natal 2011, como de certo sabem, é mais uma iniciativa para angariação de fundos para o bom funcionamento da ALAAR.
Em anexo, o cartaz do trabalho artístico que vai ser sorteado através da venda de rifas, o qual pedimos-lhe que o divulgue seus contactos, amigos e colegas, via email, facebook, blogs e caso tenham oportunidade, atrevo-me a solicitar que imprima e afixe nos locais que frequenta diariamente, como sejam: cafés, confeitarias, no local de trabalho, restaurantes, na portaria do prédio, na escola, no cabeleireiro, etc, etc, etc, o importante é conseguirmos vender o maior n.º possível de rifas, dinheiro este tão importante para os nossos protegidos.
Renovo os meus agradecimentos por tudo quanto nos têm ajudado a “crescer” e contamos uma vez mais, com a V/ grande ajuda.
Bem hajam!

Zulmira Marinho
760 303 160 Sempre que ligar, estará a contribuir para o projecto da ALAAR

A Perspectiva das Coisas: A Natureza-Morta na Europa (1840-1955)

Até 8 Janeiro 2012
Galeria de Exposições da Sede
Fundação Calouste Gulbenkian
Avenida de Berna, 45 A
1067-001 Lisboa
Telf.: 217 823 000
E-Mail: info@gulbenkian.pt
www.gulbenkian.pt

Das 10:00 às 18:00 Terça a domingo
Das 10:00 às 20:00 Quinta e Sábado
Entrada: 5€
Entrada + Audioguia: 6€


Dando continuidade à exposição apresentada em 2010 sobre o tema da natureza-morta na Europa, a segunda parte será dedicada à modernidade do século XIX e às alterações fundamentais ocorridas na primeira metade do século XX.
A renovação do interesse pela natureza-morta por parte dos artistas da vanguarda francesa será documentada através das obras dos Realistas e também da nova linguagem do Impressionismo. Em exposição estará uma peça-chave deste contexto, a Natureza-Morta de Claude Monet, que faz parte das colecções do Museu Calouste Gulbenkian. A natureza-morta foi, no final do século XIX, tema que interessou de sobremaneira os pintores Pós-Impressionistas como Cézanne, Van Gogh e Gauguin, que estarão representados através de obras de referência.
A exposição demonstrará como a natureza-morta, enquanto género pictórico, se transformou em veículo de uma experimentação ainda mais radical com Picasso, Braque e Matisse. Poder-se-á entender como permitiu a alguns artistas um olhar reflexivo sobre a sociedade contemporânea, enquanto outros se envolveram nas novas realidades da experiência subjectiva, como é o caso de Magritte e Dalí. A fragmentação e reinvenção da própria categoria de natureza-morta serão exploradas através da amostragem de peças escultóricas ou de objectos de uso corrente transformados em obras de arte.
Eis a viagem que é proposta através dos vários tempos e geografias da natureza-morta na pintura ocidental, ilustrada com obras maiores dos autores que mais reflectiram sobre este género. A natureza-morta foi sem dúvida pretexto para as indagações dos pintores e é hoje motivo de fascínio para o público em geral. A exposição será comissariada por Neil Cox, Professor da Universidade de Essex, especialista em arte francesa do século XX, com tese de doutoramento sobre Picasso e uma vasta obra publicada bibliografia.

Neil Cox
in Newsletter NÚMERO 126, de Setembro 2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

R de Romã

A chegada da romã é um acontecimento que marca indubitavelmente a passagem da época estival para o Outono. Sob várias perspectivas, este é um fruto verdadeiramente especial: a romã tem história, beleza e grande traz muita saúde.
A romã tem história. Para os iranianos, Eva foi traída não por uma maçã mas sim por uma romã. Um pouco mais a norte, o seu número excessivo de sementes e cor fazem com que os gregos ainda hoje mantenham a tradição de abrir uma romã nos casamentos para atrair a fertilidade.
A romã tem beleza. É uma preciosidade da natureza a envolvência de numerosas sementes carnudas de cor vermelha numa casca com epílogo em forma de coroa.
A romã tem saúde. É muito provavelmente o fruto com maior potencial “medicinal” comprovado. Neste contexto, o seu elevado teor em polifenóis impede o “mau” colesterol (LDL) de ser oxidado, sendo que é esta oxidação a responsável pela formação das placas ateroscleróticas que podem causar trombos indesejáveis. Esta capacidade de “limpeza” dos vasos sanguíneos demonstrou igualmente efeitos na melhoria da quantidade de oxigénio captada pelo músculo cardíaco de pacientes com doença coronária e também um potencial benefício no combate à disfunção eréctil.
A sua tremenda capacidade antioxidante (quase 3 vezes superior à do vinho tinto e chá verde) tem revelado resultados promissores quer na prevenção de alguns cancros (próstata e mama) quer na diminuição da inflamação característica da artrite e consequente atenuação da sua sintomatologia.
Foi relatado em alguns estudos uma interacção entre a romã (mais propriamente o sumo de romã) e alguns anticoagulantes. Apesar de muito remota e da escassa evidência desta associação, o mais recomendável é consultar o seu médico se estiver a tomar este tipo de medicação, antes de ingerir este precioso fruto.
As características nutricionais da romã são concordantes com o seu potencial terapêutico, dado que para além da sua riqueza em vitaminas e minerais e baixo valor calórico, algo que é inerente à grande maioria dos frutos, a romã exibe uma quantidade assinalável de fibra que a distingue dos seus similares. Deste modo, aproveite esta dádiva da natureza nestes meses e entre no Outono da melhor forma!

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

Outono em Trás-os-Montes

Montes de Encanto
Tel: +351-259433146 / 933237709 / 966596214
www.montes-de-encanto.pt

Programa completo aqui

Descubra e saboreie os encantos do Outono transmontano: Para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, seleccionámos várias propostas de lazer na natureza, com destaque para os sabores e cores desta magnífica estação do ano. São óptimas sugestões para toda a família.
Também disponível durante a semana, mediante marcação.


clique nas imagens para ampliar


in Montes de Encanto

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cartões de Boas-Festas da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Cartões de Boas-Festas da Liga Portuguesa Contra o Cancro já disponíveis
Telf.: 213 966 457
e-mail: ligacontracancro@cartonariasantaisabel.com
http://www.ligacontracancro.pt

Ver catálogo aqui

A venda dos cartões de Boas-Festas da Liga Portuguesa Contra o Cancro é da responsabilidade da firma Felicita. Ao adquirir estes cartões está a contribuir para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Para encomenda de cartões, consulte o catálogo e contacte o número 213 966 457, ou via e-mail: ligacontracancro@cartonariasantaisabel.com

in Liga Portuguesa Contra o Cancro

A toda a família PAN - Partido Pelos Animais e Pela Natureza

Estamos todos de Parabéns! O nosso sonho realizou-se! O PAN - www.partidoanimaisnatureza.com acabou de eleger na Madeira o primeiro deputado, o primeiro de muitos mais, pelo bem de tudo e de todos!
Escassos nove meses após a sua oficialização, após quase eleger um deputado por Lisboa em Junho, o PAN elegeu o seu primeiro representante nas eleições regionais da Madeira, passando em quatro meses de 1.72 para 2.13 percentuais. O PAN é uma jovem força política com um rápido crescimento eleitoral e representa a entrada num Parlamento nacional de um partido completamente diferente, um partido de causas, que traz para a política nacional um novo paradigma. A nível mundial, a seguir ao Partido Pelos Animais holandês, o PAN é o segundo partido que inclui no seu programa a defesa dos interesses dos animais não-humanos a ter representação parlamentar. Este resultado é uma semente de esperança que mostra o espaço que entre nós se abre a uma nova forma de estar na política.
Em nome da Direcção Nacional do PAN felicito o Dr. Rui Almeida e todos os militantes e amigos do PAN Madeira pelo magnífico trabalho realizado e estou certo de que o povo madeirense ganhou um deputado que fará a diferença. O belo arquipélago da Madeira merece ser conhecido em todo o mundo, não pelos buracos financeiros e pelo défice democrático, mas por ser um exemplo de justiça social e económica, de desenvolvimento e turismo ético e sustentável e de respeito pelos direitos de homens e animais. A representação parlamentar do PAN trabalhará incansavelmente nesse sentido, pois Rui Almeida é o primeiro deputado eleito de uma nova geração de homens e mulheres que vêm para a política, não pelo poder, pelo prestígio e pela carreira, não por servirem lobbies político-económicos, mas pelo serviço do bem comum de todos os seres, humanos ou não humanos, e do equilíbrio ecológico do qual todos dependemos.
Portugal e o mundo carecem de uma mudança urgente e o PAN é a vanguarda desse futuro já presente. A partir de agora só podemos crescer cada vez mais. Apelo a que este resultado nos responsabilize e mobilize para darmos o nosso melhor por esta causa, de modo a que a cada dia o PAN cresça mais e possa eleger cada vez mais representantes em todos os próximos desafios eleitorais. Fazemos parte de uma família em expansão, que quer fazer do mundo um lugar melhor para todos, humanos e não humanos. Saibamos passar esta mensagem e, sem esperar por eleições, ser desde já a diferença que queremos ver no mundo. Saibamos ser exemplos contagiantes de defesa dos valores fundamentais consagrados nas causas humanitária, animal e ecológica. Não fiquemos indiferentes, denunciemos e combatamos qualquer forma de violência, opressão e exploração, seja contra os animais, os homens ou a natureza. Temos esta vocação e esta missão. Para que haja futuro sobre a Terra. Para que os nossos filhos e netos amanhã se orgulhem por termos hoje feito o que deve ser feito, por termos travado o bom combate.
Conto com todos vós e com os muitos que vão trazer para esta grande Causa!
Pelo bem de tudo e de todos

Paulo Borges
Presidente da Direcção Nacional do PAN

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Regina - O Primeiro Chocolate Português com Sabor a Maracujá

http://www.facebook.com/chocolatesregina
Imperial
Rua de Sant'Ana
4480 - 160 Azurara - Vila do Conde
Telefone: +351 252 240 370
email: info@imperial.pt
http://imperial.rar.pt/pt/a_empresa_imperial


O chocolate Regina tem um novo paladar. Este é o primeiro chocolate português de maracujá.
A mistura entre o chocolate de leite e o aroma de maracujá é uma autêntica tentação. Para além disso, a escolha do sabor foi feito depois de uma análise ao mercado português. Os resultados provaram que este fruto exótico faz parte das preferências do consumidor.
A gama dos chocolates Regina conta agora com os seguintes sabores: morango, laranja, ananás e maracujá.
in Máxima

A Regina é a maior marca de chocolates portuguesa. Uma marca que sempre se distinguiu por produtos inovadores de elevada qualidade e sabores únicos. As Sombrinhas, as tabletes de frutos, o Floc-Choc, são alguns dos produtos que já acompanharam gerações diferentes e distinguem-se como produtos de sabor único no mercado. Desde 1928 a fazer o mundo mais doce.
A marca Regina é detida pela Imperial.

in FB Chocolates Regina

Fumar provoca mais danos arteriais nas mulheres

Fumar provoca mais danos arteriais nas mulheres do que nos homens, segundo os resultados do projecto IMPROVE, um estudo epidemiológico financiado com fundos europeus. Segundo o artigo, ao longo da nossa vida, a exposição ao tabaco influencia na espessura das paredes das artérias carótidas, em ambos os sexos, mas nas mulheres o efeito é a dobrar.
A Sociedade Europeia de Cardiologia divulgou conclusões que incluíram 3587 pessoas (1694 homens e 1 893 mulheres) de diferentes países como a França, Itália, Holanda, Finlândia e Suécia. Através de uma sofisticada técnica de ecografia, a investigação seguiu a engrossamento das paredes das carótidas – artérias responsáveis por fornecer o sangue a toda a região da cabeça – dos voluntários e comprovou a presença de placas.
Para além de revelar que são mais afectadas pela quantidade de exposição ao tabaco, o feito do número de cigarros consumido por dia sobre a evolução de doenças é também cinco vezes maior. No entanto, falta ainda saber se estas associações não dependem de outros factores, que possam influenciar na arteriosclerose, como a tensão arterial, o nível de colesterol, a obesidade, a idade e a extracção social.
Elena Tremoli, do Instituto de Ciências Farmacológicas da Universidade de Milão (Itália) e directora do projecto, referiu que “ainda se desconhecem as razões pelas quais o consumo de tabaco tenha um efeito maior nas mulheres, mas sabe-se que existe uma relação complexa entre o fumo e processos inflamatórios como a arteriosclerose”.
Segundo informou a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos países europeus registam uma redução considerável no número de homens fumadores, especialmente na Itália e Finlândia, mas o número de fumadoras é praticamente o mesmo ao longo dos últimos trinta anos. Os dados indicam mesmo que se verifica um aumento em Espanha e França.
Os investigadores referem ainda que outros factores exercem um efeito diferencial nas artérias de ambos os sexos. Os avanços mostraram que enquanto os homens com um nível de estudos inferiores apresentavam as paredes das artérias menos espessas do que os com mais habilitações, as mulheres o mesmo não acontecia.

Proteína C reactiva
O IMPROVE vem enfatizar a importância de relacionar o engrossamento da parede arterial por um lado, e a concentração da proteína C reactiva (PCR) e o nível de leucócitos por outro. Ambos os índices de inflamação são bastante intensos nos homens, mas inexistentes nas mulheres.
Se estratificarmos a população feminina conforme o consumo de tabaco, observa-se que entre as que fumam, a relação entre PCR e o engrossamento da parede arterial se assemelha à que é observada nos homens”, acrescentou a investigadora.
"As mulheres possuem uma protecção natural' contra doenças cardiovasculares, especialmente antes da menopausa, o que motiva os profissionais de saúde e investigadores a prestarem menos atenção à incidência de doença neste grupo”, explicou ainda.

in Ciência Hoje

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Carta aos Amigos Mortos

Eis que morrestes - agora já não bate
O vosso coração cujo bater
Dava ritmo e esperança ao meu viver
Agora estais perdidos para mim
- O olhar não atravessa esta distância
- Nem irei procurar-vos pois não sou
Orpheu tendo escolhido para mim
Estar presente aqui onde estou viva
E vos desejo a paz nesse caminho
Fora do mundo que respiro e vejo
Porém aqui eu escolhi viver
Nada me resta senão olhar de frente
Neste país de dor e incerteza
Aqui eu escolhi permanecer
Onde a visão é dura mais difícil

Aqui me resta apenas fazer frente
Ao rosto sujo de ódio e de injustiça
A lucidez me serve para ver
A cidade a cair muro por muro
E as faces a morrerem uma a uma
E a morte que me corta ela me ensina
Que o sinal do homem não é uma coluna
E eu vos peço por este amor cortado
Que vos lembreis de mim lá onde o amor
Já não pode morrer nem ser quebrado
Que o vosso coração que já não bate
O tempo denso de sangue e de saudade
Mas vive a perfeição da claridade
Se compadeça de mim e de meu pranto
Se compadeça de mim e de meu canto

Sophia de Mello Breyner Andresen, in Cem Poemas de Sophia

Passatempo TAP

Participa até 23 Outubro 2011
www.flytap.com/Portugal/pt/Promocoes/Passatempos/Passatempo

Aceite a nossa sugestão e habilite-se a um fantástico prémio oferecido pela TAP, em parceria com o Grupo Pestana Resort & Hotels:
uma viagem na TAP para 2 pessoas até São Tomé, com estadia de 7 noites, em regime de Alojamento e pequeno-almoço, num dos Pestana Resort & Hotels da Ilha: Pestana São Tomé, Miramar by Pestana e Ilhéu das Rolas Resort.
Aproveite a oportunidade, embarque connosco e deixe-se envolver por um destino verdadeiramente surpreendente!

in TAP

domingo, 16 de outubro de 2011

As imagens da semana


Por ti, esperarei, esperarei..
E sei
Que até ao meu coração virás
Apenas ignoro - que importa? -
De que longes, de que caminhos,
De que cerros ou descaminhos
- Encontro tardio! - surgirás.
Qualquer que seja a maneira,
Hora-luz bendita a que te traz,
Candeia de negras noites,
Acha quente de lareira,
Seara das minhas fomes
Meu arco-íris de Paz

Agostinho Gomes