sábado, 6 de novembro de 2010

As surpresas da semana

1 - A população de Castro Verde é das primeiras do país a poder fazer compostagem comunitária. Os munícipes que não tenham compostor em casa podem agora colocar os resíduos orgânicos das suas cozinhas (como cascas de fruta, restos de vegetais crus, borras de café, sacos de chá e cascas de ovos) ou folhas secas, num dos compostores comunitários que se encontram na vila.

2 - Igreja do Sagrado Coração de Jesus classificada como monumento nacional. Edifício de Lisboa é apresentado como «referência no âmbito da arquitectura portuguesa do século XX».

3 - Passatempo: para comemorar o relançamento do mítico chocolate Coma com Pão, a Regina oferece-te a oportunidade de seres o primeiro a prová-lo e ganhar 50 prémios exclusivos. Participa na página de fãs da marca (até 15 Novembro 2010).

4 - Os presentes feitos à mão são sempre muito apreciados, por isso, ponha as suas habilidades nos lavores em prática e abrace o verdadeiro espírito natalício. Seguindo as últimas tendências de moda, os acessórios feitos com fechos de correr estão muito em voga e são fáceis e rápidos de fazer. Escolha a sua cor favorita da extensa gama Opti e crie uma bandolete para a sua princesa ou para oferecer a alguém que lhe é querido.

5 - O programa Adopte ‘uma pradaria marinha’ é uma iniciativa do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, patrocinado pelo Oceanário de Lisboa, desenvolvido pela empresa Gobius Comunicação e Ciência, que pretende criar oportunidades de envolvimento dos cidadãos na monitorização e na protecção de um dos ecossistemas marinhos mais vulneráveis da costa portuguesa, as pradarias marinhas. Ao adoptar uma pradaria marinha está a contribuir para que as pradarias fiquem sob vigilância e assim se proteja este ecossistema único. Por outro lado, está também a permitir que se possam desenvolver materiais e actividades didácticas para o público em geral e para as crianças, de modo a que as novas gerações sejam mais sensíveis para a importância das pradarias marinhas.

6 - Passatempo: a Prevenir e O Boticário oferecem 10 perfumes Coffee Woman e 10 perfumes Coffee Man (participa até 14 Novembro 2010).

7 - Petição Medicamentos sem preço põem em causa o direito à informação dos consumidores - O Governo aprovou um diploma legal que elimina das embalagens dos medicamentos comparticipados a indicação dos preços. Se essa medida entrar em vigor, os consumidores deixam de ter ao seu dispor nas embalagens o preço dos medicamentos. Esta eliminação não lhes permite a comparação dos preços no momento da sua aquisição. Nestas circunstâncias, os signatários peticionam à Assembleia da República que determine a manutenção do preço nas embalagens dos medicamentos comparticipados. Junte-se a este movimento.

8 - Workshop de sushi vegetariano

9 - Passatempo: a Microsoft Portugal oferece um pacote Família Windows 7 (participa até 15 Novembro 2010).

10 - Ana Moura brilha lá fora. Leva-me aos Fados, mais recente disco da portuguesa, está em terceiro lugar no top de discos de world music da Amazon britânica.

11 - Sobreiro — A Árvore de Portugal

12 - Antes que seja tarde, assegure-se de que os tesouros que persegue e guarda são, de facto, os mais preciosos.

13 - Passatempo: A Pipoca mais Doce e a Lavazza oferecem três máquinas de café espresso, com design vintage, A Modo Mio (participa até 14 Novembro 2010).

14 - Por subscreveres a Newsletter do site da Empresa Signa recebes um brinde gratuito.

15 - Túmulo do Infante D. Afonso de Portugal. Divulgação dos resultados do projecto de investigação e conservação do Túmulo do Infante D. Afonso, da Sé de Braga, desenvolvido no âmbito do Instituto dos Museus e da Conservação, com a participação do Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

16 - Passatempo: escreve a tua melhor frase e podes ser um dos 100 vencedores Milaneza. O prémio é um livro de receitas "As Minhas Receitas de Massas" do chef Vitor Sobral e um conjunto de 5 crachás do Chefe Massinhas (participa até 12 Novembro 2010).

17 - Insectos fossilizados «contam» nova história geológica da Índia. Descoberta põe em causa isolamento da região há 50 milhões de anos.

18 - Um vídeo feito em Outubro de 2010 no Canil/Gatil de Lisboa que mostra as condições degradantes em que os animais são mantidos. Em 2009, os lisboetas votaram num projecto do Orçamento Participativo que previa 375mil euros para melhorar as condições deste Canil/Gatil, que mais se assemelha a um campo de concentração animal. Em Outubro de 2010 ainda nada foi feito.

19 - Passatempo: a Nickelodeon oferece uma PSP, 2 telemóvel Zon e 2 Pens Zon Mobile. Participa e mostra os dotes artísticos até 19 Novembro 2010.

20 - Passatempo Pai Natal Samsung: serão realizados 8 sorteios, um por semana, entre utilizadores. Os prémios semanais consistem em: Semana 1 - Netbook NF210+Impressora CPL-325W; Semana 2 - Moldura Digital 71ES; Semana 3 - Câmara Fotográfica ST600; Semana 4 - Máquina Lavar Roupa Ecobubble. E há também prémios imediatos como gorros de pai natal e puzzles, sendo que o cabaz final tem: 1 Netbook NF210, 1 Impressora CPL-325W, Moldura Digital 71ES, Câmara Fotográfica ST600; 1 Máquina Lavar Roupa Ecobubble, 1 Telemóvel Galaxy S; 1 Ar Condicionado; 1 Televisor, 1 Leitor de Blu Ray BD-C5900 (participa até 19 Dezembro 2010).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Clube Bebé Nestlé
www.nestlebebe.com.pt

clique na imagem para ampliar
Recriar o Natal 2010
5ª Campanha de Angariação de Brinquedos 2010
A reverter para as crianças dos Centros de Acolhimento Temporário
Deverá ser entregue até dia 10 Dezembro no CIAPS - Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal
Av. da Marginal
2645 S. Pedro do Estoril
Telf.: 214815924
E-mail: ciaps@cm-cascais.pt
www.cm-cascais.pt

clique na imagem para ampliar
FMI lamenta falência "quase certa" de Portugal
Perspectivas orçamentais de Portugal e Grécia até estão a melhorar, mas os mercados já assumem que falência é "quase certa"


Portugal está a ser empurrado para o abismo pelos mercados onde operam investidores e especuladores de dívida pública, reconhece o Fundo Monetário Internacional (FMI). Diz a instituição que os mercados já estão a apostar numa "quase certa" falência do país em breve, que assim será obrigado a recorrer ao fundo de apoio do FMI e da União Europeia (UE), à imagem da Grécia.
A instituição constata que as melhorias previstas nas contas públicas até são significativas (e não conta ainda com as medidas do Orçamento aprovado esta semana) e que em condições normais estas dariam resultados positivos no alívio dos estrangulamentos no crédito.
Num estudo ontem apresentado, intitulado "Fiscal Monitor", o FMI revela que, na verdade, "a ocorrência de eventos de crédito em algumas economias avançadas é quase certa" aos olhos dos mercados.
Um "evento de crédito" pode ser a falência (default) do país ou a ocorrência de falhas graves no pagamento das prestações devidas aos credores internacionais. Portugal, Grécia e Irlanda são apontados como os países onde a situação é mais negra. A Grécia já está a recorrer ao fundo FMI/UE.
O Fundo lamenta que os mercados possam estar a "sobrestimar" o risco de incumprimento (default) dos países problemáticos, mas concede que a probabilidade de ocorrerem estes eventos é mais alta hoje do que no passado. "O risco de materialização destes eventos permanece elevado em termos históricos no que respeita às economias avançadas - especialmente aquelas que já estão sob pressão dos mercados", escreve o FMI.
A instituição conta que "o crescente pessimismo [dos mercados] afectou alguns países da área do euro", que "o sentimento estabilizou em Maio-Junho nos países sob pressão (Grécia, Irlanda, Portugal) com a criação da Facilidade Europeia de Estabilidade Financeira", mas que "os receios dos investidores reemergiram recentemente, apesar das perspectivas orçamentais terem melhorado a um ritmo muito mais rápido que o esperado".
Os mercados estão a apostar quase a 100% na ocorrência de um default em Portugal. O FMI insiste que esses mercados - bancos e fundos estrangeiros que dantes compravam dívida portuguesa e que agora fecharam a torneira, ver págs. 18 e 19 - podem estar a "sobrestimar o risco de bancarrota" das nações mais problemáticas, impondo juros cada vez mais elevados. O pior, admite o FMI, é que a margem dos países altamente deficitários e endividados para inverter a noção e o sentimento que o exterior tem relativamente a eles é hoje mais estreita que nunca.
Ontem os "mercados" emitiram mais um alarme: a taxa das Obrigações do Tesouro a dez anos portuguesas atingiu os 6,8%, o valor mais alto desde que Portugal aderiu ao euro. Para Teixeira dos Santos, quando esta superar os 7%, mais vale recorrer ao fundo do FMI/UE.

Luís Reis Ribeiro (05.11.2010)
In Jornal I

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Campanha Solidária - Crachás Cão e Gato
Cada Crachá: 1,50 euros
Envio e portes correio: grátis
SOSANIMAL
www.sosanimal.com

Temos Crachás (com aproximadamente 5cm) para venda com os logos da campanha, Cão e Gato. Cada Crachá - 1.50€
Envio e portes de correio – Grátis
O valor reverte integralmente para a aquisição de material que vai equipar a Clínica SOSAnimal.
Muito OBRIGADO a todos!
Ao comprar está a ajudar.


A Equipa SOSANIMAL
Ajude-nos a ajudar por 0,60 cêntimos + IVA = 760 50 10 95

Areia da Namíbia tem um milhão de anos
Estudo dos desertos pode facultar novos dados sobre o clima


Apesar de as areias do deserto estarem em constantes movimentações devido à força do vento, investigadores descobriram que a areia da Namíbia, em África, encontra-se no mesmo sítio há, pelo menos, um milhão de anos. Segundo os cientistas, a análise das areias dos desertos é importante na medida em que pode dar pistas sobre as mudanças climáticas ao longo do tempo.
O vasto areal da Namíbia, que cobre 34 mil quilómetros quadrados da costa do sudoeste africano, é um dos desertos maiores e mais antigos do mundo. No entanto, há pouca informação sobre a origem das suas areias, se são originais de lugares remotos ou de sedimentos locais. Esta falta de dados alarga-se a outros grandes desertos, sobretudo porque as dunas de areia assemelham-se muito entre si.
“Enquanto grande parte da investigação sobre o clima foca-se nas regiões polares, os desertos, sobretudo os de areia, continuam pouco estudados e incompreendidos, apesar de milhões de pessoas viverem em áreas áridas ou semi-áridas, ameaçadas pela desertificação”, salientou Pieter Vermeesch, da Universidade de Londres.
Para controlar o movimento dos grãos de areia, Vermeesch e a sua equipa mediram os níveis de urânio e chumbo da areia, para confirmar que a sua origem é o Rio Laranja, no sul do deserto da Namíbia. Os investigadores analisaram também isótopos radioactivos produzidos por raios cósmicos – partículas provindas do espaço – que lhes permitiram estimar a “idade” da areia presente naquela região. “Todas as amostras foram recolhidas no topo das dunas, o que foi um trabalho árduo”, sublinhou Vermeesch.
Os geólogos sabem há muito que a areia da costa da Namíbia é muito antiga”, mas “não havia a ideia de que os grãos de areia individuais lá estivessem há tanto tempo”, dez vezes mais do que o esperado pelos cientistas, acrescentou.
Os investigadores querem agora aplicar as técnicas de análise que usaram, para investigar o deserto Sahara. “Devido à instabilidade política da região, pouco se sabe sobre o Sahara e os seus sedimentos. Um maior conhecimento desta área poderia melhorar a compreensão da evolução humana e levar a outras descobertas importantes”, concluiu o investigador.

In Ciência Hoje

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

De Olho nas Aves
7 Novembro 2010, das 9h às 13h
Terreiro dos Radicais (por baixo do pilar da Ponte Vasco da Gama)
Parque Tejo/Parque das Nações - Lisboa
SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Avenida João Crisóstomo, 18 – 4.º Dto.
1000-149 Lisboa
Tel.: (+351) 21 3220430
www.spea.pt

Domingo, 7 de Novembro, estaremos novamente «De olho nas Aves» no Parque Tejo/Parque das Nações, no Terreiro dos Radicais (por baixo do pilar da Ponte Vasco da Gama). Esta nova sessão de observação de aves decorre entre as 9h e as 13h e, como habitualmente, teremos à sua disposição binóculos, telescópios, guias de identificação de aves e ainda o apoio dos nossos monitores especializados. Para participar basta aparecer, não sendo necessária inscrição prévia. Flamingos, garças, colhereiros, maçaricos, alfaiates e pilritos, são algumas das estrelas que esperam por si.

SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Atelier para Pais e Filhos
Animalário Universal do Professor Revillod
6 Novembro 2010, das 10h30 às 12h30
Encontro com o Autor
6 Novembro 2010, 16h30
Exposição patente até 24 Dezembro 2010
Livraria O Bichinho de Conto
Estrada dos Casais Brancos - Óbidos
Telf.: 262958610
Mail: livraria@obichinhodeconto.pt
www.obichinhodeconto.pt

clique na imagem para ampliar

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Calendário Pelos Animais 2011
Preço: 7,50 euros
www.pelosanimais.org.pt/ajudar/calendario


O Calendário Pelos Animais para 2011 é um elegante calendário de secretária de fundo preto com imagens de alta qualidade e curiosidades sobre diferentes animais.
O calendário tem uma largura de 11,5 cm e uma altura de 16,5 cm, ocupando pouco espaço numa secretária, mas tendo um tamanho generoso para permitir uma fácil leitura. É um excelente presente ou uma agradável adição para a sua secretária.
A quantidade disponível é limitada. Faça já o seu pedido no site.

Colabore e divulgue! Os animais agradecem.
Associação Pelos Animais
Azeite extra virgem é protector natural para o fígado
Artigo publicado no «Nutrition and Metabolism»


O azeite extra virgem ajuda a proteger o fígado do stress oxidativo – condição biológica em que ocorre desequilíbrio entre a produção de espécies reactivas de oxigénio e a sua desintoxicação através de sistemas biológicos que as removam ou reparem os danos por elas causados.
Os cientistas, que publicaram um artigo no «Nutrition and Metabolism», expuseram ratos a um herbicida moderadamente tóxico conhecido por reduzir antioxidantes e causar tensão oxidativa. Chegaram à conclusão que os animais alimentados com uma dieta à base de azeite ficaram com o fígado protegido.
Mohamed Hammami, da Universidade de Monastir (Tunísia) e a Universidade de King Saud, em Riyadh (Arábia Saudita), trabalharam com uma equipa de investigadores para levar a cabo uma experiência num grupo de 80 ratos. “O azeite é um ingrediente integrante da dieta mediterrânica. Existem evidências de que pode trazer grandes benefícios para a saúde, nomeadamente na redução do risco de doenças cardíacas, para a prevenção de alguns tipos de cancros e na modificação de respostas imunitárias e inflamatórias. Aqui, mostramos que o azeite extra virgem e os seus extractos protegem contra o stress oxidativo do tecido hepático", referiu.
Os investigadores separaram os ratos em grupos de controlo: um com azeite e outros seis que foram expostos ao herbicida ‘2,4-Dichlorophenoxyacetic acid’, com ou sem azeite ou com apenas duas gotas de extracto de azeite – a fracção hidrofilica ou lipofílica. Todos os animais que se alimentaram com o herbicida mostraram sinais de danos no fígado. Contudo, o azeite e o extracto acabaram por induzir a actividade antioxidante da enzima e à diminuição dos marcadores de agressão do fígado.
Sobre os resultados, Hammami disse: “A fracção hidrofílica do azeite parece ser eficaz para reduzir a tensão de oxidativa induzida pela toxina, indicando ainda que o extracto hidrofílico pode exercer um efeito antioxidante directo em células hepáticas. Mas, são necessários estudos mais detalhados sobre o efeito de compostos antioxidantes separadamente e as suas interacções”.

In Ciência Hoje

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Dia de Todos os Santos

Deve-se ao Papa Bonifácio IV a celebração deste dia que pretende recordar todos os homens e mulheres cujo nome ficou para sempre celebrizado no panteão dos glorificados.
Foi no distante ano de 609 d.C. que o Papa Bonifácio dedicou o panteão de Roma à Virgem Maria e a Todos os Santos, no dia 13 de Maio, tendo sido depois a data alterada para o dia 1 de Novembro, pelo Papa Paulo III, que dedicou a primeira capela a todos os santos na Basílica do Vaticano. A igreja ortodoxa celebra este dia no Domingo seguinte ao Pentecostes.
Em Portugal, as celebrações perderam-se um pouco ao longo dos anos, mas não há muito tempo atrás que as crianças se juntavam pela manhã para ir batendo de porta em porta a pedir pelos ‘santinhos’ e pela alma das pessoas que já morreram. Levavam uma bolsa de pano e recebiam o que as pessoas podiam dar como dinheiro, maçãs, castanhas, rebuçados, nozes, bolos, chocolates, etc.
Este costume perdeu-se bastante porque os pedidos eram feitos por necessidade devido à miséria que imperava. Nas casas, a mesa era posta com o que os donos tinham de melhor para comer e beber e quando os pedintes batiam à porta eram convidados a entrar e a sentar-se.
Em certas zonas do país ainda continua o costume de se confeccionarem broas de milho para dádivas. Uma iguaria que não faltava eram as tradicionais papas de milho divididas em pratos individuais que cada pessoa comia juntando-lhe leite e mel ou açúcar.
Em Castelo de Vide, as crianças que pediam entoavam a seguinte ladainha:
‘Senhora dê-nos os Santos
Por alma dos seus defuntos
Lá estará na Santa Cruz
P'ra sempre, ó Jesus!’
Quando as pessoas não davam nada, a canção tinha a mesma melodia, mas a letra era bem diferente.
Em Niza, o ritual era o mesmo, mas a maior atenção ia para os pedidos aos padrinhos:
‘Dê-me a sua benção padrinho!’ ao que estes respondiam: ‘Deus te abençoe e te faça um santinho!’ e entregavam aos afilhados bolos (os santinhos) no feitio de lagartos e de bonecos, com ovos e dinheiro.
Bolo típico desta festividade é o ‘Santoro’, de forma comprida e que se dá aos pedintes ou amigos em dia de Todos-os-Santos ou de finados.
Este feriado é ainda aproveitado para o arranjo das campas dos cemitérios com vista à celebração do dia de finados.

In Mulher Portuguesa

domingo, 31 de outubro de 2010

As imagens da semana


Se quiseres que eu me perca,
buscarei outra ilha.
Esperarei a sombra diante dos olhos,
o milhafre na ravina de crisântemos.
Ao longe, correndo para a primeira luz do dia,
estarei à tua espera,
acenando com a mão esquerda,
avançando sobre o mar.
Não te esqueças,
aprendi um dia como deus nos traz um sono
leve que nos cega.

Rui Cóias
in A Função do Géografo, Quasi