sábado, 26 de fevereiro de 2011

As surpresas da semana

1 - Na Minha Terra, Não Há Árvores Nem Flores...

2 - A empresa holandesa OAT Shoes lançou recentemente uma coleção de ténis totalmente biodegradáveis. Aquando da sua inutilização, podem ser enterrados no jardim ou num recipiente de compostagem, sem que deixem substâncias tóxicas no meio ambiente.

3 - Passatempo Ultimate Beauty/DepilConcept: pode ganhar um dos 10 packs de sessões de depilação de axilas e uma sessão de depilação permanente de buço grátis (participa até 3 Março 2011).

4 - Cuidado com o queijo! Consumo excessivo deste alimento aumenta risco de cancro da bexiga.

5 - Apesar dos receios iniciais, o turismo conseguiu alcançar o melhor resultado de sempre em 2010. Dados divulgados ontem pelo Banco de Portugal revelam que as receitas do sector, que pesa 14 por cento nas exportações totais e 43,3 por cento nas de serviços, subiram mais de dez por cento, alcançando 7611 milhões de euros.

6 - Passatempo: a Nestlé oferece 5 exemplares do Grande Livro de Cozinha - Editora Civilização e 30 Tabletes de Chocolate para Culinária Nestlé (participa até 11 Março 2011).

7 - Os medicamentos genéricos representavam em janeiro deste ano 21 por cento dos fármacos vendidos e 20 por cento do valor do mercado, segundo dados hoje divulgados pelo Ministério da Saúde.

8 - Um livro que é uma obra de arte: Uma Mão Cheia de Amoras.

9 - Passatempo: a Relva Viva desafia arquitectos paisagistas a criarem um projecto de jardinagem. Para concorrer a este desafio será necessário ter formação na área, porque serão seleccionados três participantes e o melhor projecto ganha a possibilidade de trabalhar na Relva Viva (participa até 20 Março 2011).

10 - O padre português, Marco Gil, foi considerado o melhor jogador da «Champions Clerum» - Torneio europeu de futsal para sacerdotes católicos – que terminou nesta quinta-feira, em Kielce, Polónia.

11 - Durante três anos, Dusty furtou mais de 600 objectos da vizinhança na cidade de San Mateo, no estado americano da Califórnia. Segundo a edição inglesa do jornal Metro, durante o dia Dusty comportava-se com qualquer outro felino, mas, à noite, tornava-se num gato ladrão. Os donos do gato, Jean Chu e Jim Coleman, dizem que o recorde de Dusty são 11 objectos numa só noite. “Ele trazia desde luvas, toalhas, sapatos, brinquedos...”, contou Jean Chu.

12 - Passatempo: a Água das Pedras oferece uma viagem a Barcelona para os designers e para os fãs criativos um iphone 4 (participa até 25 Março 2011).

13 - Para a minha geração, o Manuel Hermínio Monteiro foi o herói dos editores.

14 - O livro 'Natureza, Gastronomia & Lazer - Plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares”, da editora “Edições Colibri', venceu o Prémio de Literatura Gastronómica 2010, atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia.

15 - Passatempo: a Global Viagens comemora o seu aniversário oferecendo uma viagem dupla de avião à República Dominicana, uma viagem dupla de avião a Tenerife e um Cheque Viagem Global de 100 € (participa até 11 Março 2011).

16 - O programa “Livros com Rum”, da Rádio Universitária do Minho, seleccionou “Rafael e o Segredo de Leonor” como a melhor obra de literatura infantil de 2010. Trata-se de um livro da autoria de Anik Le Ray, ilustrado por Rébecca Dautremer.

17 - Bolsinhas coração. Inspire-se com este modelo de bolsinhas em forma de coração adornadas com motivos de boa sorte. Perfeitas para o Dia dos Namorados, para oferecer aos convidados no dia seu casamento ou simplesmente para quem gosta de algo romântico.

18 - Passatempo: a Ford desafia-te a ganhar um magnífico prémio: 1 FORD FOCUS Titanium 1,6TDCi 115 CV 5 portas, seguro e manutenção por um ano; 1 viagem para duas pessoas (com passagem por Europa, África, Ásia, América e Oceania), com alojamento em hotel 5 estrelas com pequeno-almoço incluído, um Ford Focus com motorista, um jantar num restaurante escolhido pela entidade promotora e €500 em cada destino para as despesas do vencedor (participa até 7 Março 2011).

19 - A Daniela faz peças muito bonitas: Coisas Miméticas.

20 - Feira do Livro Manuseado: a Assírio & Alvim, promove a Feira do Livro Manuseado nas suas livrarias, de 19 de Fevereiro a 19 de Março 2011, há restos de stocks, fins de edição, livros com imperfeições a preços muito em conta!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pasta dentífrica Couto - Made in Portugal
http://www.couto.pt/pastamedcouto.html

A Pasta Dentífrica Couto não é testada em animais e os ingredientes principais são à base de extractos de plantas. Não contém LSS (Lauril Sulfato de Sódio). Tem propriedades antissépticas e está igualmente indicada para evitar afecções inflamatórias e infecciosas da boca.
A sua fórmula é mais concentrada, pelo que é necessário colocar menos quantidade de pasta na escova. Poderá comprar on-line na Loja do Centro Vegetariano (preço por unidade: 1.65 Euros - Fev. 2011).

Quem é que nunca ouviu falar na Pasta Medicinal Couto?
A Pasta Medicinal Couto contribuiu decisivamente para a mudança dos hábitos de higiene oral dos portugueses e foi igualmente pioneira ao apostar – há várias décadas atrás – numa actividade «chamada» publicidade, sector que, nos dias que correm, é indispensável à promoção e visibilidade de uma empresa. Desde os spots para televisão, aos outdoors e cartazes alusivos ao produto, a Pasta Medicinal Couto marcou a sociedade portuguesa do século XX.
Era a pasta que andava na boca de toda a gente. A imagem publicitária de um homem a fazer andar à roda uma cadeira presa pelos seus dentes – só possível graças à Pasta Medicinal Couto – ficou guardada no baú de recordações de todos os portugueses.
As origens
Foi na década de 30 que Alberto Ferreira Couto, auxiliado por um amigo dentista, quis desenvolver um produto para reduzir os casos de infecção gengival e limitar o fenómeno crescente da retracção das gengivas. Assim, após várias experiências, criou a primeira fórmula da pasta, registada pela primeira vez no Porto, a 13 de Junho de 1932. O sucesso foi quase imediato, a Pasta Medicinal Couto entrou nas casas portuguesas e começou a fazer parte do dia-a-dia da população. A Pasta Medicinal Couto foi o dentífrico da maioria dos portugueses, e ainda hoje é sinónimo de qualidade e reconhecida como a pasta de dentes por excelência.
Passados vários anos desde a sua criação, ainda hoje é produzida de forma semi-artesanal, sem recurso a ingredientes de origem animal, mantém o design e a famosa embalagem retro original e continua a ser recomendada para limpeza diária dos dentes e da boca. Desde Outubro de 2001, devido a directrizes comunitárias que limitavam o uso da palavra medicinal, o produto passou a denominar-se Pasta Dentífrica Couto. A Pasta Dentífrica Couto é apresentada em bisnaga contendo 60g de Pasta envolta em invólucro com literatura inclusa (Validade: 12 meses após abertura).

in Couto, S.A.

Processo do microchip vai ser alterado porque o sistema não identifica alguns animais

O sistema de identificação obrigatória de cães e gatos por microchip vai ser alterado devido a falhas na base de dados que impedem a identificação de animais com o dispositivo, nomeadamente quando recolhidos em canis.

A lei que obriga os donos a colocar o chip vigora há menos de três anos e a Direcção-Geral de Veterinária (DGV) confirmou à Lusa ter “conhecimento de algumas falhas neste processo” e que está “em análise a mudança” da legislação.
Veterinários de canis municipais e privados garantiram à Lusa que “aparecem frequentemente animais com ‘chip’ que não constam da base de dados” oficial, o Sistema de Identificação de Canídeos e Felídeos (SICAFE).
“É o mesmo que não terem chip, porque não conseguimos localizar o dono”, assumiu Manuel Godinho, veterinário no canil intermunicipal da Terra Fria, em Vimioso.
Estes centros de recolha oficial de animais têm acesso ao SICAFE, mas “o problema”, para o veterinário, é que não conseguem “encontrar na base de dados muitos dos que chegam com microchip”.
Com o mesmo problema depara-se Jorge Santos, veterinário no canil intermunicipal da Terra Quente, em Mirandela, indicando que também ali “aparecem animais com chip que não estão na base de dados”, nem na oficial, nem no sistema do Sindicato dos Médicos Veterinários, o SIRA.
Para estes profissionais, a base de dados que existe não “dá uma realidade dos animais que têm chip”.
“É impossível porque a maior parte deles não está lá”, frisou Manuel Godinho.
A mesma experiência ocorre na clínica de Duarte Lopes, em Bragança, que partilha do que tem a defendido a Ordem e o Sindicato da classe: “Deveriam ser os veterinários, que colocam o chip, a realizar o processo de registo”.
Actualmente, os profissionais só têm acesso ao SICAFE para leitura e não para introduzir dados.
A DGV admitiu à Lusa, numa resposta escrita, que “a pretensão dos médicos veterinários é válida” e adiantou que “a mudança pretendida está em análise”.
O organismo justificou que “a demora prende-se pela necessidade de alteração do diploma legal que define o SICAFE, assim como das implicações no sistema informático”.
A DGV atribui as “falhas existentes neste processo aos donos e às juntas de freguesia”.
“Existem detentores com animais identificados que nunca se dirigem à junta para proceder ao licenciamento, obrigatoriedade disposta por lei, o que automaticamente inviabiliza a possibilidade de registo dos animais no SICAFE”, explicou.
Indicou ainda que a DGV “tem conhecimento desta situação por muitos donos telefonarem a participar o desaparecimento do animal e, que, quando questionados se já se dirigiram à sua junta, dizem não terem ido por desconhecimento da obrigatoriedade do licenciamento ou por não quererem mais encargos”.
Por outro lado, “ainda existem juntas que não dispõem de capacidade logística para proceder aos registos”, nomeadamente uma ligação Internet”.
Segundo dados da DGV, encontram-se registados no SICAFE 380.905 animais, dos quais apenas 0,06 por cento são gatos e os restantes cães.

in Público

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Passatempo Descobrir Bordéus
http://passatempo.flytap.com


A TAP oferece uma viagem para Bordéus para duas pessoas (com duas noites de alojamento e pequeno-almoço) e uma visita guiada pela cidade.
Participa até 27 Fevereiro 2011.
Boa sorte!
A saúde da boca

Actualmente, grande parte da população portuguesa com mais de 40 anos não possui cerca de metade dos dentes. É também um facto que, tal como a gripe, a cárie dentária é uma das doenças mais frequentes no mundo. Não obstante a permanente evolução na área da saúde oral, as inúmeras campanhas de sensibilização realizadas e o facto de cada vez haver mais dentistas, as doenças que afectam a boca (dentes e gengivas) são ainda uma realidade do nosso tempo.
A predisposição genética é um factor a considerar, contudo, a saúde dos dentes e das gengivas depende maioritariamente da alimentação e dos hábitos de higiene.
A placa bacteriana (camada que se fixa nos dentes), é responsável por grande parte das doenças que afectam a boca, nomeadamente a cárie dentária. A placa bacteriana alimenta-se principalmente do açúcar que ingerimos e, se não for removida, transforma-se em tártaro. As toxinas produzidas pelas bactérias da placa bacteriana afectam a saúde dos dentes, causando o aparecimento de inflamações nas gengivas (gengivite), na membrana periodontal (periodontite ou piorreia) e na própria raiz do dente.
No que respeita aos sintomas podem verificar-se hemorragias durante a escovagem, gengivas inchadas e vermelhas, gengivas das quais se tenham soltado os dentes, mau hálito persistente, dor ao mastigar ou dentes que abanam ou se movem enquanto comemos, etc. Podem mesmo surgir abcessos nas gengivas originando lesões e infecções graves nas gengivas e dentes. No caso de ocorrer alguma destas situações deverá, sem demora, consultar o dentista.
O principal responsável pela formação da placa bacteriana é, como referido anteriormente, o açúcar. Por outro lado, o álcool em excesso contribui também para o aparecimento da placa bacteriana. A carência de determinadas vitaminas, nomeadamente de vitamina C, está ainda relacionada com várias doenças periodentais
Assim, em termos gerais, e no que respeita à nutrição, recomenda-se uma dieta rica em nutrientes extraídos de alimentos integrais, vegetais, fruta, peixe, etc. Devem evitar-se os alimentos ricos em açúcar, hidratos de carbono refinados, sal, álcool, gorduras, etc.
A melhor forma de evitar este tipo de doenças, é sem dúvida através da prevenção. Para além dos cuidados alimentares referidos, a higiene é também muito importante. A escovagem eficaz (três vezes ao dia), com uma escova adequada, o uso de um dentífrico com flúor e a utilização de fio dental devem fazer parte dos hábitos higiénicos diários. De acordo com alguns investigadores, o facto de mastigarmos uma pastilha elástica sem açúcar após as refeições pode ajudar a reduzir o aparecimento da placa bacteriana. Esta vantagem reside no facto de se produzir mais saliva ao mastigar, activando assim, as capacidades de defesa, de forma a inibir os resultados da ingestão de alimentos ricos em açúcar e a consequente produção de ácidos. Contudo, o uso de pastilhas elásticas em excesso pode ser prejudicial a vários níveis, especialmente se contiverem açúcar.
A visita regular ao dentista é essencial e não deve ser apenas feita para tratar os dentes que se encontram danificados. Para além do tratamento, o dentista explica a importância da saúde da boca e ajuda a prevenir o reaparecimento deste tipo de afecções.
Para além dos cuidados alimentares, dos hábitos de higiene e da visita regular ao dentista, existem alguns suplementos alimentares que podem ajudar a colmatar as doenças orais.
O suplemento mais eficaz na prevenção das doenças orais é o flúor. Este mineral, ajuda a inibir a perda de qualidade do esmalte, ao mesmo tempo que ajuda na sua remineralização. Uma das formas mais comuns de fornecer flúor aos dentes é através dos dentífricos. Porém, segundo alguns investigadores, as regiões onde a água de consumo contém 1ppm (uma parte por milhão), os habitantes apresentam muito menos cáries, chegando esta redução a ser de mais de 50% em algumas populações. Em alguns países o flúor é adicionado nas centrais de tratamento da água domiciliária, o que não acontece ainda em Portugal. A suplementação através de comprimidos de flúor que se dão às crianças até aos 12 anos de idade e também a grávidas, a partir do 5.º mês, é também uma importante forma de prevenção.
No que respeita às vitaminas, destaca-se a acção da vitamina C e a da rutina, principalmente na prevenção do sangramento das gengivas. São ainda importantes os bioflavonóides, a vitamina A (especialmente beta-caroteno), E e D, e o ácido fólico. No caso dos minerais, para além do flúor, são importantes o cálcio (desde a infância), o zinco e o selénio. Outros suplementos que beneficiam a saúde oral são a coenzima Q-10 e a l-lisina.
Quando surge mau hálito, a suplementação com acidophilus e enzimas digestivas (bromelaína, papaína) pode ser benéfica, pois estes suplementos actuam a nível do tracto digestivo. A utilização de elixires elaborados à base de clorofila, hortelã-pimenta, equinácea, entre outros pode ser ainda útil nestes casos. Mastigar salsa ou cravinho é outra opção. Maus hábitos, como fumar agravam situações de mau hálito e prejudicam a saúde dos dentes.

Pedro Lôbo do Vale (Médico)
in Celeiro

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Apresentação do livro
Do Tempo e Da Paisagem
Manual Para A Leitura De Paisagens
de Henrique Pereira dos Santos
26 de Fevereiro 2011, 18h00

Loja de História Natural
Rua do Monte Olivete, 40 - 280 Lisboa
lojadehistorianatural@gmail.com
Tel: + 351 210 998 725/+ 351 910 998 725
http://lojadehistorianatural.blogspot.com

clique na imagem para ampliar

Livros solidários - Dejá Lu
A favor da APPT21 e Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS
Contacto: idoneabibliotecaria@gmail.com
http://dejalu4ds.blogspot.com

Déjà Lu é uma página de leilões de livros já lidos. Poderíamos chamar-lhes livros em segunda mão, mas estaríamos a quebrar toda a mística que envolve um volume que em tempos fez companhia a alguém.
O valor das vendas resultante dos leilões reverterá, na sua totalidade e de forma directa para a APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21) e para o Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS.

Como Licitar
É quase tão fácil como aprender a andar de bicicleta. Abre-se a caixa dos comentários do post e escreve-se:
- item pretendido
- valor de licitação
- e.mail para contacto no final do leilão
Por exemplo: Dou 6 euritos pelo Código da Vinci e o meu e.mail é maneljoaquim@gmail.com
Para identificar o vencedor, a Idónea Bibliotecária terá como indicador o registo da data e hora do comentário

Tem livros para doar?
Tem as estantes atulhadas e não sabe o que há-de fazer? Tem três exemplares do mesmo título, de três editoras diferentes, e mais uma edição em inglês que uma prima lhe ofereceu? E aquele romance de cordel que já leu uma vez, que até lhe soube bem, mas que é pouco provável que lhe volte a pegar? Se estiver a precisar de limpar as estantes, nós oferecemo-nos para ser fiéis depositários da sua herança, agradecendo desde já a generosidade. Podem ser livros em português ou em inglês. De qualquer género, excepto livros escolares ou outros sobre temas muito específicos que não sejam de interesse geral (direito inter-comunitário, para dar um exemplo assim de repente). Venham de lá esses romances, policiais, infantis, de poesia, de arte, biografias, etc, etc. Os livros serão depois leiloados e a verba reverterá, a 100% e de forma directa, para a APPT21.
Poderá entregá-los num dos locais referidos no site.

in Dejá Lu

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

FDA limita dosagem de paracetamol

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA estabeleceu em 325mg o limite máximo de dose de paracetamol presente em medicamentos para as dores, sujeitos a receita médica, constituídos por paracetamol em associação com outra substância activa analgésica, seja em comprimido, cápsula ou outra forma de apresentação. A decisão da FDA baseia-se em vários estudos recentes que associam o consumo de paracetamol à lesão hepática grave. A agência explica que a medida visa “fornecer uma margem de segurança acrescida para ajudar a evitar falha hepática”, que é “um sério problema de saúde pública”. A FDA anunciou ainda que, no prazo de 3 anos, os medicamentos que contêm paracetamol em dosagem elevada terão de ser retirados do mercado.
Adicionalmente, a FDA passou a exigir aos laboratórios produtores que incluam nos rótulos destes medicamentos um aviso destacado sobre a possibilidade de sobredosagem de paracetamol causar falha hepática. Também passa a ser necessário incluir na rotulagem um aviso alertando para potenciais reacções alérgicas.
A FDA afirma que continua a analisar as formas de reduzir as lesões hepáticas provocadas por medicamentos que contêm paracetamol, mas destaca que “quando administrado da forma apropriada, o paracetamol é um medicamento extremamente seguro”. A agência recomenda que os doentes não excedam a dose diária máxima de 4g.
No Reino Unido, as embalagens de paracetamol à venda nas farmácias não podem exceder as 32 unidades, enquanto as disponíveis fora das farmácias foram reduzidas para 16 unidades.

in Newsletter n.º 67 da ANF – Associação Nacional das Farmácias
Início da Construção Barragem da Foz do Tua
Fortes Impactos para Curtos Benefícios

A primeira pedra da barragem da Foz do Tua simboliza a pedra que se quer colocar em cima de um defunto aquando do seu enterro. Simboliza o desejo pela morte do Turismo do Tua, da biodiversidade do Vale, do Desenvolvimento Sustentável, do Património Humano, Cultural e Arquitectónico e da Linha do Tua com mais de 123 anos de História. Demonstra ainda o desrespeito pelo passado e o “não querer saber” do futuro. O desrespeito pela identidade da região.
A Quercus lembra que a futura barragem, a ser construída, produzirá o equivalente a 0,07% da energia eléctrica consumida em Portugal em 2006 (Dados da Rede Eléctrica Nacional).
Esta barragem afectará de modo irremediável o Património Natural do Vale do Tua, um dos mais bem conservados de Portugal. Afectará também de forma irreversível a paisagem Património Mundial do Douro Vinhateiro.

A construção desta barragem:
- viola a Directiva Quadro da Água, por destruição da qualidade da água,
- acaba com a linha do Tua e com a acessibilidade ferroviária ao nordeste,
- irá afectar muito negativamente os últimos dois pilares de desenvolvimento da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro: a Agricultura e o Turismo. Recorde-se que estas duas actividades não são deslocalizáveis e de alto valor acrescentado.

Se barragens fossem sinónimo de riqueza e emprego, esta região seria uma das mais ricas e teria taxas de desemprego mais baixas da Europa. Contudo, tal não se verifica, bem pelo contrário.
A região de Trás-os-Montes e Alto Douro está a ficar cada mais pobre e despovoada, sendo que a concretização deste empreendimento só irá agravar a situação.
A estimativa do custo do Plano Nacional de Barragens é de 7.000 milhões de euros a ser pagos pelos consumidores - em vez de um investimento em alternativas energéticas que custariam somente 360 milhões de euros para obter os mesmos benefícios em termos de protecção da clima e de independência energética [1].

Vila Real, 18 de Fevereiro de 2011
O Núcleo Regional de Vila Real da
Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

[1] - As novas grandes barragens requerem um investimento de 3600 M€, implicando custos futuros com horizontes de concessão até 75 (setenta e cinco) anos. Somando ao investimento inicial os encargos financeiros, manutenção e lucro das empresas eléctricas, dentro de três quartos de século as nove barragens terão custado aos consumidores e contribuintes portugueses não menos de 7000 M€ – mais um encargo brutal em cima dos que já se anunciam por força da crise e em cima dos custos de deficit tarifário eléctrico que neste momento atinge cerca de 1800 M€.
A mesma quantidade de electricidade que as barragens viriam a gerar pode ser poupada com medidas de uso eficiente da energia, na indústria e nos edifícios, com investimentos 10 (dez) vezes mais baixos, na casa dos 360 M€, com períodos de retorno até três anos, portanto economicamente positivas para as famílias e as empresas. Estas estimativas foram feitas por :
- Madeira A, Melo JJ (2003). Caracterização do potencial de conservação de energia eléctrica em Portugal. VII Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente. APEA, Lisboa, 6-7 Novembro 2003
- Melo JJ, Rodrigues AC (2010). O PNBEPH numa perspectiva de avaliação estratégica, política energética e gestão da água. 4ª Conferência Nacional de Avaliação de Impactes (CNAI´10). APAI/UTAD, Vila Real, 20-22 Outubro 2010.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Prémio Nestlé para a Criação de Valor Partilhado
11 Fevereiro a 30 Junho 2011
Para inscrições ver aqui

A Nestlé anunciou a abertura do período de recepção de candidaturas ao Prémio Nestlé para a Criação de Valor Partilhado. Um prémio bienal, criado em 2009, que destaca projectos relacionados com a melhoria de qualidade de vida das comunidades rurais em qualquer parte do mundo. O anúncio da abertura da edição 2012 foi feito na conferência mundial do International Food Policy Research Institute (IFPRI), que decorreu em Nova Deli (Índia).
O Prémio Nestlé para a Criação de Valor Partilhado oferece um apoio financeiro até CHF 500,000 a indivíduos, ONG’s, ou pequenas empresas que desenvolvam soluções inovadoras para as questões das deficiências nutricionais, do acesso a água potável ou que, de alguma forma, se mostrem relacionadas com o progresso e qualidade de vida das comunidades agrícolas e rurais.
Em 2010, o Advisory Board da Nestlé para a Criação de Valor Partilhado atribuiu o primeiro Prémio à filial cambojana da organização sem fins lucrativos International Development Enterprises (IDE - www.ideorg.org).
As inscrições para o Prémio estarão abertas de 11 de Fevereiro a 30 Junho de 2011.
Divulgue este Prémio… Participe se tem projectos que se enquadrem neste âmbito!

in Nestlé
Workshop/Sessão
Eficiência Energética
(Como poupar energia em sua casa? Como poupar na factura de electricidade?)
Eng.ª Filipa Alves (Ecocasa – Quercus)
26 Fevereiro 2011, 15h
Auditório Bombeiros Voluntários de Sacavém
Rua de Loriga - Sacavém
Inscrições gratuitas em: www.adaloures.org
ADAL – Associação de Defesa do Ambiente de Loures

clique na imagem para ampliar

domingo, 20 de fevereiro de 2011

As imagens da semana

Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Carlos Drummond de Andrade (Os Ombros Suportam O Mundo)