sábado, 3 de novembro de 2012

As surpresas da semana

1 - Beijinho de boa noite entre casais está em extinção

2 - Uma investigadora portuguesa acaba de testar com sucesso um fármaco capaz de solucionar malformações relacionadas com o crescimento do pulmão fetal e associadas a elevadas taxas de mortalidade de recém-nascidos. A substância desenvolvida por Cristina Nogueira-Silva, da Escola de Ciências de Saúde (ECS) da Universidade do Minho, poderá vir a ser administrada em grávidas sem ter efeitos secundários na mãe ou na criança.

3 - Passatempo: a EF oferece uma viagem à antestreia de O Hobbit: Uma Viagem Inesperada com destino a Nova Zelândia ou Londres. Inclui estadias e refeições, passeios com guia e visitas (participa até 1 Dezembro 2012).

4 - Corte na despesa com medicamentos não tem paralelo na Europa

5 - O número de desempregados que anulou a inscrição nos centros de emprego para emigrar entre Janeiro e Setembro disparou 45,4% face a igual período do ano passado, de acordo com os registos do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

6 - Vales: a Pans e Company tem novos vales para fazer download e imprimir. Pode ser a preto e branco. As ofertas são válidas até 31 Dezembro 2012

7 - Route 66, maior que a vida

8 - Estocolmo vai ter museu dos ABBA

9 - Vales: a Président e a Revista de culinária Mulher Moderna na Cozinha têm para oferecer conjuntos de 16€ em vales de desconto em produtos Président e Galbani (participa até 30 Novembro 2012).

10 - Supermercados de Xangai vão vender produtos "made in Portugal"

11 - Está de volta a Mãe Natal de chocolate da Regina. Sete décadas depois a marca do grupo Imperial aposta no regresso de um produto, considerado inédito e original.

12 - Amostra: peça já a sua amostra grátis de Ariel Excel Tabs (e ainda um vale oferta de 1,50 eur).

13 - Fácil e ornamental: Grow your own pineapple.

14 - Fácil e ornamental: tomate coração

15 - Passatempo: Samsung - 30 anos, 30 dias, centenas de prémios

16 - “Serão os vegetarianos melhores amantes? Um ensaio sobre saúde e empatia” de Rita Seabra

17 - Planeta terá de ser vegetariano se quiser evitar carência alimentar

18 - Vales: a Knorr oferece 40 mil vales para os seus produtos: Sabores do Mundo, Sabores ao Minuto, Momentos Gourmet e Sabores no Forno.

19 - Uma mesa de almoço perfeita!

20 - À procura das Aldeias Históricas de Portugal

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

As Castanhas

(post repetido)

Para quem queira dedicar-se a cozinhar castanhas à moda antiga, respeitando saberes comprovados e aprendendo a viver mais ao sabor da natureza, deixamos alguns truques e sugestões.

Como descascar e tirar a pele às castanhas
Faz-se um golpe em cada castanha e depois mergulham-se em água a ferver durante uns minutos. Retiram-se do lume e vão-se descascando uma a uma, à medida que se tiram de dentro da água quente; a pele interior é muito difícil de sair depois das castanhas estarem frias.

Como congelar castanhas
Para comer fora da época, a melhor maneira de conservar castanhas é congelá-las. Depois de se tirar a casca e a pele escaldam-se durante um minuto com água a ferver. Passam-se de seguida por água fria, escorrem-se, enxugam-se com um pano e guardam-se no congelador dentro de sacos de plástico. Podem-se também congelar já transformadas em puré, temperado com açúcar ou sal.

Como apanhar e guardar as castanhas
Quando se vai apanhar castanhas não se deve varejá-las, pois as únicas que com certeza estão bem maduras são as que já se encontram caídas no chão. E se estas estiverem molhadas, é preciso ter o cuidado de as secar bem antes de as guardar, caso contrário apodrecerão rapidamente.

Receitas

Castanhas em Calda
Ingredientes
1 chávena de açúcar amarelo
1 1/2 chávena de água
1 colher de sopa de extracto de baunilha
2 colheres de sopa de vinho do Porto
500g de castanhas (previamente cozidas e descascadas)

Preparação
Preparar a calda colocando o açúcar, a água e a baunilha ao lume até espessar.
Acrescentar o vinho do Porto e deixar mais uns minutos ao lume.
Num frasco colocar as castanhas cozidas e verter sobre elas a calda.
Deixar à temperatura ambiente cerca de 6 horas.
Guardar no frigorífico pelo menos 12 horas até servir.

Gelado com Castanhas em Calda
Servir o gelado: Numa tigela colocar 5 ou 6 castanhas em calda. Cobrir com duas bolas de gelado de nata ou baunilha. Salpicar com castanhas partidas em pedaços e um pouco de calda.

Doce de Castanhas
Ingredientes
500g de castanhas
sal q.b.
500 g de açúcar amarelo
essência de baunilha

Preparação
Descascar as castanhas, cozer bem em água com uma pitada de sal e desfazer em puré.
Levar o açúcar ao lume brando com um pouco de água e ir mexendo até obter ponto de pasta.
Retirar do lume e ir juntando aos poucos o puré e a essência de baunilha.
Levar novamente a lume brando até levantar fervura.
Distribuir por frascos limpos e bem secos, que se fecham quando o doce arrefecer.

Pudim do Magusto
Ingredientes
1 kg de castanhas descascadas
100g de açúcar amarelo
100g de manteiga
5 ovos (à temperatura ambiente)

Preparação
Ferver as castanhas em água com um pouco de açúcar até cozerem bem.
Desfazer até ficar em puré, juntando a manteiga e o açúcar.
Levar ao lume mexendo sempre. Assim que começar a secar adicionar as gemas e logo a seguir envolver as claras em castelo.
Deitar numa forma previamente untada com manteiga e levar a cozer em banho-maria cerca de duas horas.

Sopa de S. Martinho
Ingredientes
1 kg de batatas
2 nabos médios
4 cebolas grandes
água q.b.
sal q.b.
azeite q.b.
300g de castanhas
1 pacote de natas
erva-doce para decorar

Preparação
Cozer as batatas, o nabo e as cebolas (descascados e cortados aos pedaços) em água e sal.
Triturar tudo até ficar em puré, temperar com azeite a gosto e mexer.
Fazer um golpe nas castanhas, levar a cozer, pelar e cortar aos cubinhos.
Juntar as castanhas ao puré e deixar levantar fervura.
Servir directamente em pratos de sopa, decorando cada dose com uma colher de sopa de natas batidas e erva-doce.

in Revista Blue Living - Novembro 2006

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hoje é dia de todos os santos

Hoje é dia de todos os santos: dos que têm auréola e dos que não foram canonizados. Dia de todos os santos: daqueles que viveram, serenos e brandos, sem darem nas vistas e que no fim dos tempos hão-de seguir o Cordeiro. Hoje é dia de todos os Santos: santos barbeiros e santos cozinheiros, jogadores de football e porque não? comerciantes, mercadores, caldeireiros e arrumadores (porque não arrumadoras? se até é mais frequente que sejam elas a encaminhar o espectador?) Ao longo dos séculos, no silêncio da noite e à claridade do dia foram tuas testemunhas; disseram sim/sim e não/não; gastaram palavras, poucas, em rodeios, divagações. Foram teus imitadores e na transparência dos seus gestos a Tua imagem se divisava. Empreendedores e bravos ou tímidos e mansos, traziam-te no coração. Olharam o mundo com amor e os homens como irmãos. Do chão que pisavam rebentava a esperança de um futuro de justiça e de salvação e o seu presente era já quase só amor. Cortejo inumerável de homens e mulheres que Te seguiram e contigo conviveram, de modo admirável: com os que tinham fome partilharam o seu pão, olharam compadecidos as dores do mundo e sofreram perseguição por causa da Justiça. Foram limpos de coração e por isso dos seus olhos jorrou pureza e dos seus lábios brotaram palavras de consolação. Amaram-Te e amaram o mundo. Cantaram os teus louvores e a beleza da Criação. E choraram as dores dos que desesperam. Tiveram gestos de indignação e palavras proféticas que rasgavam horizontes límpidos. Estes são os que seguem o Cordeiro porque te conheceram e reconheceram e de ti receberam o dom de anunciar ao mundo a justiça e a salvação.

Maria de Lourdes Belchior

in Pátio dos Gentios

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Como é que se Esquece Alguém que se Ama?

(post repetido)

Como é que se esquece alguém que se ama? Como é que se esquece alguém que nos faz falta e que nos custa mais lembrar que viver? Quando alguém se vai embora de repente como é que se faz para ficar? Quando alguém morre, quando alguém se separa - como é que se faz quando a pessoa de quem se precisa já lá não está?
As pessoas têm de morrer; os amores de acabar. As pessoas têm de partir, os sítios têm de ficar longe uns dos outros, os tempos têm de mudar. Sim, mas como se faz? Como se esquece? Devagar.
É preciso esquecer devagar. Se uma pessoa tenta esquecer-se de repente, a outra pode ficar-lhe para sempre. Podem pôr-se processos e acções de despejo a quem se tem no coração, fazer os maiores escarcéus, entrar nas maiores peixeiradas, mas não se podem despejar de repente. Elas não saem de lá. Estúpidas! É preciso aguentar.
Já ninguém está para isso, mas é preciso aguentar. A primeira parte de qualquer cura é aceitar-se que se está doente. É preciso paciência. O pior é que vivemos tempos imediatos em que já ninguém aguenta nada. Ninguém aguenta a dor. De cabeça ou do coração. Ninguém aguenta estar triste. Ninguém aguenta estar sozinho. Tomam-se conselhos e comprimidos. Procuram-se escapes e alternativas. Mas a tristeza só há-de passar entristecendo-se. Não se pode esquecer alguém antes de terminar de lembrá-lo. Quem procura evitar o luto, prolonga-o no tempo e desonra-o na alma. A saudade é uma dor que pode passar depois de devidamente doída, devidamente honrada. É uma dor que é preciso aceitar, primeiro, aceitar.
É preciso aceitar esta mágoa esta moinha, que nos despedaça o coração e que nos mói mesmo e que nos dá cabo do juízo. É preciso aceitar o amor e a morte, a separação e a tristeza, a falta de lógica, a falta de justiça, a falta de solução. Quantos problemas do mundo seriam menos pesados se tivessem apenas o peso que têm em si , isto é, se os livrássemos da carga que lhes damos, aceitando que não têm solução.
Não adianta fugir com o rabo à seringa. Muitas vezes nem há seringa. Nem injecção. Nem remédio. Nem conhecimento certo da doença de que se padece. Muitas vezes só existe a agulha. Dizem-nos, para esquecer, para ocupar a cabeça, para trabalhar mais, para distrair a vista, para nos divertirmos mais, mas quanto mais conseguimos fugir, mais temos mais tarde de enfrentar. Fica tudo à nossa espera. Acumula-se-nos tudo na alma, fica tudo desarrumado.
O esquecimento não tem arte. Os momentos de esquecimento, conseguidos com grande custo, com comprimidos e amigos e livros e copos, pagam-se depois em condoídas lembranças a dobrar. Para esquecer é preciso deixar correr o coração, de lembrança em lembrança, na esperança de ele se cansar.

Miguel Esteves Cardoso, in Último Volume

O Dia de Todos os Santos

(post repetido)

Deve-se ao Papa Bonifácio IV a celebração deste dia que pretende recordar todos os homens e mulheres cujo nome ficou para sempre celebrizado no panteão dos glorificados.
Foi no distante ano de 609 d.C. que o Papa Bonifácio dedicou o panteão de Roma à Virgem Maria e a Todos os Santos, no dia 13 de Maio, tendo sido depois a data alterada para o dia 1 de Novembro, pelo Papa Paulo III, que dedicou a primeira capela a todos os santos na Basílica do Vaticano. A igreja ortodoxa celebra este dia no Domingo seguinte ao Pentecostes.
Em Portugal, as celebrações perderam-se um pouco ao longo dos anos, mas não há muito tempo atrás que as crianças se juntavam pela manhã para ir batendo de porta em porta a pedir pelos ‘santinhos’ e pela alma das pessoas que já morreram. Levavam uma bolsa de pano e recebiam o que as pessoas podiam dar como dinheiro, maçãs, castanhas, rebuçados, nozes, bolos, chocolates, etc.
Este costume perdeu-se bastante porque os pedidos eram feitos por necessidade devido à miséria que imperava. Nas casas, a mesa era posta com o que os donos tinham de melhor para comer e beber e quando os pedintes batiam à porta eram convidados a entrar e a sentar-se.
Em certas zonas do país ainda continua o costume de se confeccionarem broas de milho para dádivas. Uma iguaria que não faltava eram as tradicionais papas de milho divididas em pratos individuais que cada pessoa comia juntando-lhe leite e mel ou açúcar.

Em Castelo de Vide, as crianças que pediam entoavam a seguinte ladainha:
Senhora dê-nos os Santos
Por alma dos seus defuntos
Lá estará na Santa Cruz
P'ra sempre, ó Jesus!
Quando as pessoas não davam nada, a canção tinha a mesma melodia, mas a letra era bem diferente.

Em Niza, o ritual era o mesmo, mas a maior atenção ia para os pedidos aos padrinhos: ‘Dê-me a sua bênção padrinho!’ ao que estes respondiam: ‘Deus te abençoe e te faça um santinho!’ e entregavam aos afilhados bolos (os santinhos) no feitio de lagartos e de bonecos, com ovos e dinheiro.
Bolo típico desta festividade é o ‘Santoro’, de forma comprida e que se dá aos pedintes ou amigos em dia de Todos-os-Santos ou de finados.
Este feriado é ainda aproveitado para o arranjo das campas dos cemitérios com vista à celebração do dia de finados.

in Mulher Portuguesa

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Arroz com frutos secos

Ingredientes
½ kg de arroz integral
2 dentes alho
100 g de caju
100 g de amêndoa
150 g de ervilhas (de preferência frescas)
1 cenoura grande
2 folhas de louro
1 colher (de sopa) de passas
azeite q.b
sal q.b

Preparação
Põe o arroz de molho durante 30 minutos. Entretanto pica as amêndoas e o caju. Aquece em lume brando um pouco de azeite e junta o alho e o louro. Adiciona ½ copo de água, o arroz, as passas, a cenoura em cubos.
Deixa cozinhar cerca de 5 minutos. Junta os frutos secos, as ervilhas, 3 chávenas de água e o sal. Deixa cozinhar até o arroz estar cozido.

Sugestão: Em vez de caju e amêndoa, também podes utilizar pinhões ou nozes.

in Centro Vegetariano

Frutos Secos

Os frutos secos estão divididos em duas categorias distintas: os frutos secos propriamente ditos ou oleaginosos, que são consumidos sempre no seu estado seco (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, pinhões, pistácios, etc.) e os frutos desidratados que podem ser consumidos frescos ou sujeitos a desidratação (passas, ameixas, alperces, etc.).

Informação Nutricional
Os frutos secos em geral são grandes fornecedores de gordura polinsaturada que representa em média 50% do seu peso e inevitavelmente muito calóricos (em média mais de 600 kcal/100g). Em geral são ainda bons fornecedores de alguns minerais como o cálcio e o ferro. Vejamos um pouco mais de alguns deles:
  • Nozes - No grupo dos frutos secos são os que contêm mais sais minerais (cobre e zinco), tão necessários para a formação da hemoglobina do sangue. São pobres em fibra e contêm poucas proteínas.
  • Amêndoas - São uma grande fonte de ferro, de cálcio e de fósforo.
  • Pinhões - Muito ricos em fósforo e potássio são das sementes mais ricas em proteínas.
  • Avelãs - Possuem uma grande quantidade de fibras que actuam como laxante. As avelãs são dos frutos secos mais ricos em vitamina A e vitamina C, sendo a quantidade de magnésio também muito significativa.
  • Pistácios - Muito ricos em ferro e em fibra podem considerar-se um óptimo laxante natural. São ainda ricos em fósforo e cálcio.
  • Amendoins - É um dos frutos secos mais popular embora curiosamente não seja um fruto mas sim um legume que cresce na raíz de um pequeno arbusto. São muito ricos em proteínas e açúcares, sendo a quantidade de magnésio também muito significativa. A vitamina PP é encontrada nestas sementes em maior quantidade que em todos os outros frutos secos. Neles podemos ainda destacar uma quantidade razoável de potássio.
Por seu lado, os frutos desidratados, devido à perda de água a que são sujeitos, apresentam uma elevada concentração de glícidos (açúcar), o que os torna muito mais calóricos do que os equivalentes frescos. Por exemplo, enquanto 100 g de ameixas frescas fornecem 50 kcal, o mesmo peso de ameixas secas fornece cerca de 4 vezes mais calorias! Também alguns minerais se encontram em maior proporção na fruta desidratada como é o caso do potássio e do cálcio.
Os frutos secos são ainda uma excelente fonte de fibra. No damasco seco é de realçar a riqueza em ferro e no figo seco a riqueza em cálcio.

Vantagens e Desvantagens
Pela sua riqueza em hidratos de carbono, constituem uma excelente fonte de energia. São excelentes fontes de fibra, muito benéfica na função intestinal. Fornecem quantidades apreciáveis de gordura polinsaturada, benéfica em situações de doença cardiovascular, colesterol e triglicéridos aumentados. Por serem muito calóricos não estão indicados em situações de obesidade e excesso de peso.

Como comprar e conservar
Para conservar em casa, devem ser guardados em local fresco e seco. Devido ao seu teor em gordura polinsaturada, os frutos oleaginosos (sobretudo as nozes) podem deteriorar-se (rancificação).

in Nestlé

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Livro Guia de Campo das Aves de Portugal e da Europa

Compre o seu guia online: http://www.spea.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=351

O Guia de Aves regressa mais completo que nunca

O mais completo Guia de Campo das Aves de Portugal e da Europa vai estar à venda nas lojas SPEA a partir de dia 4 de outubro. Se não fez já sua reserva, compre o seu guia online, ou dirija-se à nossa sede em Lisboa, Madeira e centro Ambiental do Priolo a partir de 4 de out. Se já fez a sua reserva, deve ter recebido um contacto e deverá aguardar instruções.
A versão revista e aumentada do Guia de Aves, revela-se cada vez mais um instrumento essencial para todos os interessados no Birdwatching — uma atividade que move, atualmente, milhares de pessoas de norte a sul do país.
Este Guia disponibiliza toda a informação necessária para identificar qualquer espécie em qualquer época do ano. O texto é detalhado e cobre aspetos do habitat, da área geográfica, da descrição e dos cantos de cada espécie. Inclui mapas de distribuição para as espécies de Portugal e da Europa, com informação rigorosa sobre as áreas de distribuição, de migração e de invernada.
O Guia inclui mais de 3500 ilustrações com todas as plumagens representativas de cada espécie, pintadas pelos melhores artistas de ilustração de aves do mundo. A tradução e a revisão estiveram a cargo de uma equipa técnica da SPEA .
Com a sua compra, está a contribuir diretamente para um dos projetos de conservação da SPEA, muito obrigada.

in SPEA

Atlas de áreas importantes para aves marinhas inclui 18 regiões portuguesas

O primeiro Atlas mundial das áreas importantes para as aves marinhas, que ficou disponível online, identifica 3000 regiões prioritárias para a conservação de várias espécies, e 18 delas são em Portugal.
A Sociedade para o Estudo das Aves (SPEA) disse que, para Portugal, foi realizada uma actualização relativamente à anterior lista, datada de 2008, tendo sido acrescentada uma área nos Açores, importante para as migrações da ameaçada freira-do-bugio.
Do total de áreas listadas para Portugal, somente uma, nas Berlengas, está protegida legalmente, o que representa “um grave atraso do Governo português nesta matéria”, segundo a SPEA.
“As aves marinhas são o grupo de aves mais ameaçado de extinção em todo o mundo, e pouco se sabia das áreas mais importantes para a sua conservação em pleno oceano”, relevantes porque muitas espécies viajam milhares de quilómetros em águas internacionais e vão para terra, em época de reprodução, explica a SPEA.
No decorrer da 11.ª Conferência da ONU sobre biodiversidade, em Hyderabad, na Índia, realizada na semana passada, a BirdLife International lançou o primeiro inventário global de áreas importantes para aves marinhas. Este inventário é considerado “uma valiosa contribuição” para alcançar o objectivo de proteger 10% das áreas marinhas e costeiras até 2020.
O Atlas online abrange 3000 áreas marinhas prioritárias identificadas para 350 espécies de aves em 150 países, e resulta de seis anos de trabalho de vários especialistas.
O documento fornece informações a públicos tão diversos como ambientalistas, decisores políticos, sectores de planeamento energético, parques eólicos, exploração de gás ou de petróleo, gestores das pescas e da poluição marinha e seguros.

in Ecosfera

domingo, 28 de outubro de 2012

As imagens da semana


Mergulha nos Sonhos
 
mergulha nos sonhos
ou um lema pode ser teu aluimento
(as árvores são as suas raízes
e o vento é o vento)
 
confia no teu coração
se os mares se incendeiam
(e vive pelo amor
embora as estrelas para trás andem)
 
honra o passado
mas acolhe o futuro
(e esgota no bailado
deste casamento a tua morte)
 
não te importes com o mundo
com quem faz a paz e a guerra
(pois deus gosta de raparigas
e do amanhã e da terra)
 
E. E. Cummings, in "livrodepoemas"
Tradução de Cecília Rego Pinheiro