sábado, 19 de janeiro de 2013

As surpresas da semana

1 - Açores em top mundial de destinos obrigatórios para 2013

2 - TAP fecha ano recorde com 10,19 milhões de passageiros

3 - Passatempo: Ganhe 1 Qosmo por mês. Para participar necessita de comprar no mínimo 2 pizzas por talão (que deverá guardar durante 90 dias) e escrever uma frase ou imagem criativa que responda à questão: “Porquê pizzas Dr. Oetker?” (participa até 31 de Dezembro 2013).

4 - O Castelo da D. Chica, Palmeira – Braga

5 - A Casa do Relógio, Foz do Douro – Porto

6 - Promoção: as perfumarias Douglas oferecem 75% de desconto até 31 de Janeiro 2013 (Limitado ao stock existente. Não se efectuam trocas de produtos intergrados em promoções).

7 - Eis os nomeados à 85ª edição dos Óscares

8 - Vencedores do Concurso National Geographic 2012

9 - Passatempo: o Turismo de Andorra, oferece uma viagem para 4 pessoas à participação mais criativa. Podem concorrer com texto, video ou fotografia (participa até 23 Fevereiro 2012).

10 - Simples e Original: Pinhas Pintadas

11 - Reciclar e ajudar os nossos animais a ficarem mais confortáveis!

12 - Vales de desconto Pizza Hut e ainda mais vales para imprimir com ofertas! Além disso, também podem ver quais as pizzarias com take away que estão em modo Leve 2 pague 1! Os vales podem ser utilizados até Março 2013. Podem imprimir os vossos vales a partir daqui.

13 - A ave que intriga os lisboetas: periquito-rabijunco, Psittacula krameri. É usual a SPEA ser contactada por pessoas intrigadas com a presença destas aves na cidade. O periquito-rabijunco é da família dos papagaios, e é uma espécie exótica original de África ou da Ásia. Surgiram na cidade devido a fugas de cativei ro ou libertações deliberadas e têm vindo a prosperar.

14 - Estudo diz que donos de gatos são mais inteligentes

15 - Passatempo: em parceria com a Rimmel, reconhecida marca de make-up, vamos sortear aleatoriamente 10 Kits da Rimmel no valor de 33,43€. Os Kits são compostos pelos seguintes produtos: Baton Lip Tint, Lápis Soft Khol, Mascara ScandalEyes Show Of, Verniz Lycra Pro (cores variadas). Participa até 25 Janeiro 2013.

16 - Seda pura com impressão portuguesa

17 - Calçada portuguesa pronta a viajar para o mundo

18 - Vales de desconto: novos vales da KFC para imprimir (válidos até 15 de Abril 2013).

19 - Australiano descobre pepita de ouro de 5,5 quilos

20 - Para experimentar: Bolachas de Cerveja da Casafina

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

'let's go crazy', shall we?

Coca-Cola Let's Go Crazy

http://www.youtube.com/watch?v=gZytIFTsQHA

Até eu que não gosto de Coca-Cola, fiquei com vontade de beber uma!

Portugal é um dos maiores produtores de alfarroba

Clique para consultar algumas receitas que pode preparar, em sua casa, com a farinha de alfarroba que poderá encontrar à venda, sobretudo, em lojas de produtos de dieta ou biológicos:
http://mundodaalfarroba.blogspot.pt
http://farinhadealfarroba.com/Farinha_de_alfarroba/receitas.html

Indústria alimentar, cosmética, farmacêutica e, até, biocombustível. As aplicações da alfarroba, também conhecida como o "ouro negro do Algarve", são infinitas. Neste momento, Portugal é um dos maiores produtores do mundo, gerando cerca de 40 toneladas por ano que são vendidas a indústrias nacionais e estrangeiras.
Terá sido durante a ocupação árabe que a Alfarrobeira chegou a Portugal e ao resto da Europa mediterrânica. O seu fruto era valioso para a cultura árabe que, aliás, se baseava no peso muito constante da sua semente para pesar diamantes, dando origem à medida que ainda hoje se usa para pesar esta pedra preciosa: os quilates.
Apesar das suas inúmeras aplicações, até há pouco tempo, os portugueses apenas usavam a alfarroba para alimentar o gado. Com o objetivo de mudar esta realidade surgiu, em 1985, a Associação Interprofissional para a Produção e Valorização da Alfarroba (AIDA). Sediada no Algarve, a principal região onde ainda hoje se produz alfarroba, a AIDA tem vindo a apostar no apoio à produção, à exportação e, sobretudo, à investigação deste fruto.
"O público em geral desconhece as utilizações mais nobres da semente e da polpa", explica ao Boas Notícias Pedro Correia, professor da Universidade do Algarve e presidente da AIDA, sublinhando que a alfarroba tem aplicações na indústria cosmética, na farmacêutica e na indústria alimentar. "O espessante E410, por exemplo, é na realidade farinha da semente de alfarroba, e é o preferido de algumas das maiores marcas da indústria alimentar por ser mais saudável do que outros espessantes do mercado", sublinha.

Culinária, biocombustível e combate a doenças
As alfarrobeiras têm ainda a vantagem de serem árvores "fáceis", já que não exigem muita água e são resistentes a elevados teores de calcário o que evita a necessidade de aplicar adubos na terra. Por outro lado, com a sua folha perene (que não cai) ajudam a "combater o efeito estufa, devido à sua elevada capacidade de sequestro de carbono", salienta o professor Pedro Correia.
A farinha da polpa da alfarroba é também muito recomendada na alimentação animal e humana devido ao seu alto teor de proteína, cálcio e fibras - funcionando, por exemplo, como um excelente e saudável substituto do tradicional chocolate na confeção de doces e sobremesas.
Há até uma investigação, premiada nos Green Project Awards de 2010, que aponta benefícios para a saúde. O estudo - realizado pelo Instituto Superior Técnico, o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), a Industrial Farense e a empresa Chorondo & Filhos -apostou na extração de poliferois (ácidos de última geração) da polpa de alfarroba para combater doenças como o colestrol e o cancro.
Além de todas as aplicações já referidas, a Universidade do Algarve desenvolveu, recentemente, uma tecnologia capaz de converter o açúcar da polpa em biocombustível, o que poderá contribuir para o desenvolvimento de uma alternativa viável, em Portugal, aos combustíveis fósseis. A mais valia da alfarroba neste processo, em relação aos outros cereais, é o facto de ser muito barata e muito rica em açúcares que são extraídos com poucos gastos de energia.

Portugal entre os maiores produtores mundiais
Com a ajuda da AIDA, efetuaram-se desde os anos 90 muitas novas plantações e investimentos nos pomares existentes. Neste momento, a região tem mais de 15 mil produtores (se incluirmos os pequenos proprietários agrícolas com terrenos com menos de 1 hectare) que produzem cerca de 40 toneladas por ano, vendidas, em média, a 0.30 cêntimos o quilo.
Entretanto, embora o consumidor comum não esteja muito sensível à sua utilização (até porque este fruto e os seus derivados não estão disponíveis na maior parte das superfícies comerciais), "a procura nacional do produto ao nível das indústrias é alta", garante Pedro Correia. Mas a alfarroba algarvia tem chegado, também, ao estrangeiro, com Portugal a exportar para a União Europeia, principalmente Reino Unido e Espanha, para os EUA e para países do Extremo Oriente.
Ainda que enfrentando as dificuldades habituais das associações sem fins lucrativos, sobretudo ao nível de financiamento, a AIDA acredita que Portugal, um dos quatro maiores produtores mundiais - ao lado de Espanha, Itália e Marrocos - poderá tirar um grande partido desta "árvore extraordinária" que, aos poucos, vai conquistando o seu lugar nos mercados e na mesa dos portugueses.

Patrícia Maia
in Boas Notícias

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pastéis de Queijo Feta, Hortelã e Batata Doce

Ingredientes (para 12 pastéis)
600 g batata doce
2 c. sopa hortelã
75g de manteiga Salsa (a gosto)
70 g de farinha
1 ovo
200 g queijo feta
óleo
Natas acidificadas ou maionese

Preparação
Ralar a batata doce e misturar com a farinha, o ovo, a manteiga amolecida, a hortelã e o queijo feta esfarelado. Misturar bem. Aquecer o óleo numa frigideira e pôr a fritar pedaços de massa (juntando e achatando, de maneira a ficar em forma de patanisca).
Pré-aquecer o forno a 160 graus e deixar os pastéis durante 15 min, cobertos com papel vegetal.
Servir com uma colher de natas ou maionese, e decorar com salsa.

in Tapas na Língua

S de Sementes de chia

As sementes de chia, quiçá pela sua origem, têm surgido ultimamente como o novo “El Dorado” da alimentação saudável. Com tremendas quantidades de fibra, proteína, ácidos gordos ómega 3 e cálcio, a fórmula parece ser de sucesso, mas... resultará mesmo?

A sua história diz que sim! Para além da sua denominação estar ligada à palavra maia para “força”, foram justamente os Maias e os Astecas que durante largos anos fizeram destas sementes a base da sua alimentação juntamente com o milho e o feijão. Existem até relatos que lhes conferem o misticismo típico nestas ocasiões onde duas colheres de sopa destas sementes seriam suficientes para “24 horas de sobrevivência”.
Para 24 horas não será seguramente, mas certo é que as sementes de chia possuem tudo o que um alimento deve ter quando o objectivo é a redução do apetite: fibra, proteína e gordura (que, neste caso, é das boas). Vale a pena fazer a análise da chia sob o prisma das suas gorduras uma vez que é uma das raras excepções que apresenta maiores níveis de ómega 3 do que de ómega 6. O balanço da ingestão destes dois conjuntos de ácidos gordos essenciais é um tópico não muito explorado na opinião pública. No entanto, o elevado ratio da ingestão de ómega 6/ómega 3 encontrado no padrão alimentar ocidental (15 para 1, quando o ideal seria menos de 6 para 1) está associado à patogénese de doenças cardiovasculares, cancro e doenças auto-imunes. Daí que adicionar à nossa alimentação alimentos que contrariem esta tendência será sempre uma opção a considerar.
Relativamente aos seus propalados efeitos na saúde, com a perda de peso à cabeça da lista, a história já não é assim tão linear. De facto, pouquíssimos estudos foram feitos com as sementes de chia em humanos e, do mesmo modo que existem trabalhos que não apresentam nenhum efeito destas sementes no peso corporal e outros indicadores de saúde, outros há que evidenciam melhorias no controlo glicémico a seguir às refeições, aumento dos níveis plasmáticos de alguns ómega 3 (sobretudo quando moída) e diminuição dos triglicerídeos e de alguns marcadores inflamatórios.
Em resumo, a ciência ainda não foi peremptória quanto ao papel das sementes de chia na perda de peso e outros efeitos na saúde, mas o seu teor de fibra, proteína, cálcio e ómega 3 ninguém lhe tira. Por isso, é outros dos “novos” alimentos que nada se perde em experimentar.

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Arrábida da Serra ao Mar - Património Mundial da Unesco

http://www.youtube.com/watch?v=qKyYvT8TU4A

Programa emitido pela SIC no dia 6 de Janeiro de 2013, com realização de Luís Quinta e Ricardo Guerreiro, produzido pela TRADIVÁRIUS e patrocinado pela AMRS (Associação de Municípios da Região de Setúbal).

Jewelry & Filigree

Projecto de divulgação da filigrana portuguesa em todo o mundo. Todos os produtos que comercializam são produzidos por artesãos portugueses
Linha de apoio: +351 932805388
geral@jewelryandfiligree.com
http://www.jewelryandfiligree.com

Já na terceira geração e com muitas ideias para concretizar, a Jewelry & Filigree surge no seio de uma família presente há mais de quatro décadas no mercado português de ourivesaria e relojoaria. A ideia de criar a loja Jewelry & Filigree nasce numa altura em que o mercado online cresce cada vez mais e a arte secular de produzir peças em filigrana em Portugal é única aliada ao gosto pelo ouro e prata portuguesa. Com a rebeldia natural de uma equipa jovem associada à experiência acumulada de know how da empresa pretende dar-se a conhecer o trabalho português por todo o mundo.

Missão: Oferecer aos nossos clientes um leque variado de peças portuguesas em filigrana de ouro ou prata.
Visão: Ser uma loja online de referência na venda de produtos portugueses nomeadamente a filigrana portuguesa.
Valores e Ética: Confiança, respeito, atitude de excelência, compromisso com resultados, trabalho em equipa, profissionalismo.

in Jewelry & Filigree

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Metade da comida produzida todos os anos vai para o lixo

Aumento da população mundial, que deverá chegar aos 9,5 mil milhões em 2075, faz temer um agravamento do problema.

Cerca de metade da comida produzida no mundo todos os anos vai para o lixo. Um estudo divulgado nesta quinta-feira revela que 30 a 50% dos alimentos disponíveis não são consumidos, o que se traduz no desperdício de 1,2 mil milhões a dois mil milhões de toneladas de comida. E o problema tende a agravar-se.
O documento intitulado Global Food; Waste not, Want not (Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira), elaborado pelo Institution of Mechanical Engineers, uma organização do Reino Unido que representa engenheiros industriais, aponta motivos para o desperdício: condições inadequadas de armazenamento e transporte, adopção de prazos de validade demasiado apertados, ou promoções que encorajam os consumidores a comprar em excesso.
Outro problema é a preferência dos supermercados por alimentos “perfeitos” em termos de formato, cor e tamanho. O estudo refere que 30% das frutas e legumes plantados no Reino Unido não chegam a ser colhidos, por causa da aparência.
Os números apurados pela instituição estão em linha com os dados da FAO (Food and Agriculture Organization, das Nações Unidas), segundo os quais os países industrializados deitam fora um terço da comida disponível, todos os anos. Isto equivale a 1,3 mil milhões de toneladas, segundo a FAO, suficientes para alimentar as 868 milhões de pessoas que todos os dias vão dormir com fome.
Só em Portugal, é desperdiçado um milhão de toneladas de alimentos por ano (17% do que é produzido pelo país), de acordo com as conclusões do PERDA - Projecto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar, apresentadas em Dezembro.
O estudo agora divulgado lembra que as previsões da ONU apontam para um aumento da população mundial até 2075, de três mil milhões de pessoas. Nesse ano, haverá 9,5 mil milhões de bocas para alimentar.
“A quantidade de comida desperdiçada no mundo é assombrosa. Esta comida poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial, além dos que estão a passar fome”, sublinha em comunicado o director do departamento de Energia e Ambiente da organização, Tim Fox.
O desperdício de alimentos envolve também o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção, como a água, os terrenos, a energia. O documento conclui que cerca de 550 mil milhões de metros cúbicos de água são usados anualmente na produção de alimentos que vão para o lixo.
E as previsões não são animadoras: o consumo de água no mundo chegará aos 13 biliões de metros cúbicos por ano em 2050, devido ao crescimento da procura de alimentos – sobretudo de carne, que exige mais água do que os vegetais no processo de produção. Este valor representa até 3,5 vezes o total de água consumido actualmente.
Por isso, os autores do documento recomendam que sejam tomadas medidas urgentes para inverter este cenário.

Marisa Soares - 10/01/2013
in Ecosfera

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Adriana Calcanhotto

Do fundo do meu coração

Gosto, gosto muito!

Durante todo o ano de 2013... Música com Lata

http://www.conserveiradelisboa.pt/pt/noticias/musica-com-lata

Em 2013 a Conserveira de Lisboa e a Inês Eva têm o prazer de apresentar Música com Lata.
Convidámos treze músicos portugueses para desenvolverem o design de uma lata de conserva à sua escolha. Cada uma será lançada em edição numerada e limitada de quinhentas latas.
Na terceira terça-feira de cada mês, às 19h30, o músico lança a sua "lata" na Conserveira de Lisboa. Música com Lata nunca antes se ouviu na Conserveira de Lisboa e ao longo de 2013 poderá ouvir uma hora antes do fecho uma pequena playlist de cada artista.
Foi com o envolvimento, ideias e disponibilidade da Inês Eva, dos We are Boq e Pedro Magalhães que começámos a desenhar um ano de 2013 com muito ritmo!

Agenda:
18 de Janeiro - Maria João
12 de Fevereiro - Camané
12 de Março - Norberto Lobo
16 de Abril - Chullage
14 de Maio - Pedro Jóia
11 de Junho - Manuela Azevedo em dueto com Sérgio Godinho

in Conserveira de Lisboa

domingo, 13 de janeiro de 2013

As imagens da semana


I
Soube-me sempre a destino a minha vida.
Por isso, ainda hoje que
todo o sal secou no fundo do mar
e o mar é uma câmara, ainda hoje a ignoro
—quando olho, surpreso, a sabedoria dos gestos
com que as crianças começam a sentir-se reais.

II
Ternamente,
as crianças vêem-se iluminadas dos dois lados,
e o que era liso acabou.
Todos nós vimos
o enrugar-se o céu para assentar na terra.

III
Viemos e crescemos
julgando que era extenso um abandono impassível.
E, mesmo julgando,
procurámos sinais de transigência,
golpes circulares e lentos num papel perdido...
Estas ruas, porém, foram encurtando com o tempo.

IV
Não é de um medo enorme que ressurge a vida?
As crianças nascem com uma coragem que perdem.
As mães provocam-nas em si com uma coragem de carne.
E os homens levam-nas consigo sem as conhecer.

Jorge de Sena