sábado, 29 de julho de 2006

Amanhã que é domingo.
havemos de encontrar-nos
mais uma vez no adro,
dando pontapés
na imaginária bola
redonda, do futuro,
correndo, e não sabendo
qual de nós
chegará primeiro,
tendo, em vez de dedos,
nas mãos.
estrelas, muitas estrelas,
e adormecendo em cima do Sol...

Raul de Carvalho
(Poeta português, natural do Alvito. 1920-1984)
Informações sobre este poeta em: http://www.astormentas.com/din/biografia.asp?autor=Raul+de+Carvalho

sexta-feira, 28 de julho de 2006

Paço de São Cipriano
Tabuadelo - Guimarães
Turismo - Solares de Portugal


"Nos arredores de Guimarães, bem protegido pelas árvores seculares que o rodeiam, surge, depois de uma longa caminhada, o deslumbrante Paço de S. Cipriano. Construído no século XV, foi abrigo durante gerações e gerações dos peregrinos que ali passaram a caminho de Santiago de Compostela. Esta velha tradição foi retomada pela família Santiago Sottomayor que abriu as suas portas aos viajantes de hoje. A torre que enforma a parte central do edifício esconde a magia e esplendor dum quarto com cama de docel. Um jardim de buxos, tílias, rosas, camélias e outras espécies, convidam-no a mergulhar durante horas num mundo verde e repousante.
Fica situado na freguesia de S. Cipriano de Taboadelo à saída de Guimarães na estrada de Covas para a Penha.
A construção em "U", encimada por uma torre medieval e fechada por um muro com ameias formando um pátio interior que tem ao centro uma fonte com um "Neptuno", dentro de uma cerca com jardim e horta. O jardim é de velhos buxos, murtas e camélias formando sebes maciças talhadas e ao fundo um lago. No jardim uma capela restaurada no Séc. XVII.
A casa pertence à mesma família desde meados do século XV. Tendo sempre sido habitado, foi ampliado e remodelado ao longo do tempo, sendo as últimas obras importantes feitas pelo Dr. João da Costa Santiago de Carvalho e Sousa, tio bisavô do actual senhor da Casa.
A casa tinha uma Albergaria para peregrinos que funcionou até fins do século passado. Já não correspondendo às necessidades da época foi fechada depois de um princípio de incêndio provocado por uma passante.
No entanto, esta velha tradição foi retomada pela família Santiago Sottomayor, que decidiu abrir as portas da sua propriedade senhorial proporcionando aos viajantes que por lá passam um ambiente deslumbrante.
Pertence agora a D. Maria Teresa de Morais Pimentel Seara Cardoso e D. João Santiago de Sottomayor.
Como chegar: Do Porto siga pela A3 para Braga, saindo ao km25 para Guimarães pela A7. Em Guimarães tome a N105 em direcção a Santo Tirso. Passados 2 Km, e depois da placa de Covas, vire à esquerda e logo após cruzar a linha de comboio, vire à direita. Depois é só seguir as indicações que conduzem ao Paço de S. Cipriano."

Paço de São Cipriano
Tabuadelo
4800 892 Guimarães
Email:
SaoCipriano@solaresdeportugal.pt
Alojamento:
4 alojamento(s) Duplo - 110 EUR/noite
3 alojamento(s) Twin - 110 EUR/noite
Site: http://www.solaresdeportugal.pt/PT/solar.php?casaid=18

Mais informações:
CENTER - Central Nacional de Turismo no Espaço Rural
Praça da República - 4990 Ponte de Lima - PORTUGAL
Telf: (+351) 258 931750 / (+351) 258 741672
Fax: (+351) 258 931320 / (+351) 258 741444
Email: info@center.pt
URL: http://www.center.pt/

in site: http://www.solaresdeportugal.pt/PT/solar.php?casaid=18

quinta-feira, 27 de julho de 2006

Plátano lunar

"Além dos astronautas, há hoje na Terra outros seres vivos que viajaram até à Lua: árvores que o astronauta Stuart Roosa da missão Apollo 14 (Janeiro de 1971) transportou num saquinho como relíquia. A cada astronauta era permitido levar um pequeno número de objectos pessoais: Al Sheppard levou bolas de golfe; John Young preferiu uma sanduíche; Roosa escolheu centenas de sementes de várias espécies de árvores: liquidâmbares, pseudotsugas, pinheiros (Pinus taeda), sequóias (Sequoia sempervirens) e plátanos bebés que viveram alguns dias sem a acção da gravidade. De volta à Terra, cresceram e são hoje homenageadas em inúmeras placas, como aquela onde se lê «Este plátano cresceu de uma semente que viajou até à Lua. Que ele possa suscitar a vossa atenção para a importância passada e futura das árvores e dos recursos florestais.»
O entusiasmo de Roosa pelas árvores começou na sua juventude, como bombeiro de fogos florestais. Uma dezena de anos mais tarde é convidado pela NASA para o programa espacial. A algumas das árvores que carinhosamente transportou será talvez permitido viverem milhares de anos; serão nessa altura os únicos testemunhos vivos das primeiras missões tripuladas à Lua."

Fotos e mais detalhes em:
http://arboretum.arizona.edu/heritage_trees.html
http://www.siec.k12.in.us/cannelton/moontree/moontree.htm

posted by Maria Carvalho @ 31.7.04
in site: http://dias-com-arvores.blogspot.com/2004/07/pltano-lunar.html
Hoje, recebi este poema, como se fosse um raio de sol que ilumina o coração sombrio de quem espera...

Chove...
Mas isso que importa!,
se estou aqui abrigado nesta porta
a ouvir a chuva que cai do céu
uma melodia de silêncio
que ninguém mais ouve
senão eu?

Chove...
Mas é do destino
de quem ama
ouvir um violino
até na lama.

de José Gomes Ferreira
(Escritor, poeta e ficcionista português, natural do Porto. 1900-1985)

quarta-feira, 26 de julho de 2006

SAL Sistemas de Ar Livre
Melhor Empresa de Turismo Activo 2005 - Troféu Publituris
Consulte o site em
www.sal.pt

Sábado 12 Agosto
SALuar - Lua de Navegantes Cabo Espichel "A Costa Negra"Uma luz cintilante e compassada - o farol que nos saúda. Começar uma jornada pelo planalto do Cabo Espichel e preparar a descida até às ondas, numa plataforma segura e aconchegante. E eis a visão de uma lua de prata, um enorme disco redondo que reflecte nas águas o seu brilho. Ouvir os sons das aves que sobrevoam os rochedos e olhando para o alto avistar as fragas recortadas no céu estrelado. Do lado do mar, ao longe, pontos de luz podem ser barcos de pesca ou contrabandistas à espera de algum desembarque. Finalmente deixar este lugar mágico e rumar ao topo em direcção à luz hospitaleira do Farol. Informações e Inscrições.

Domingo 30 Julho e 13 Agosto
Cruzeiro SAL - Baía dos Golfinhos
A oportunidade económica, rápida e fácil de se sentir um conquistador a bordo de um Galeão do Sal. Um percurso por uma das Baías Mais Belas do Mundo na tentativa de avistar as enigmáticas alforrecas e os brincalhões Roazes Corvineiros, conhecidos por Golfinhos do Sado. Por apenas 8,00Euros (considerando vale oferta). Inscrições

Sábado 29 Julho - COMPLETO
Sábado 26 Agosto - Inscrições abertas

Cruzeiro SAL "Costa da Arrábida" Sair de Setúbal navegando pela Baía de Setúbal, passando pela Costa da Arrábida e retornando pela Costa de Tróia, onde haverá tempo para mergulhos refrescantes enquanto se acende o fogareiro e se prepara a mesa de um verdadeiro banquete sobre as ondas. Um cenário de sonho numa das Baías mais Belas do Mundo. Inscrições

Cruzeiros SAL - Toda a informação completa no site da SAL. Organize o seu grupo e marque a data. Participe individualmente num dos Cruzeiros SAL agendados. E veja a loucura que fizemos ao nível de promoções e ofertas, de forma a ter Cruzeiros SAL com valores a partir de 8,00Euros (considerando o desconto do valor real dos vales de oferta).

SAL Sistemas de Ar Livre
Av.Manuel Maria Portela 40 1ºEsq 2900-478 Setúbal Portugal
Telf (+.351) 265.227.685
Fax (+.351) 265.221.334
E-mail sal@sal.pt Internet
Web Site http://www.sal.pt

terça-feira, 25 de julho de 2006

Hoje, descobri um tesouro que dizia assim:

"É proibida a entrada a quem não estiver espantado de existir"

de José Gomes Ferreira
(escritor, poeta e ficcionista português, natural do Porto. Nasceu em 1900 e morreu em 1985) Mais informações: http://www.astormentas.com/din/biografia.asp?autor=Jos%E9+Gomes+Ferreira

Acho que vou escrever, este tesouro, em todas as portas por onde passar!
Fotografia, Beleza e Poesia - Ashes and Snow

"My heart is like an old house whose windows have not been opened for years"

Um site onde pode ver as mais belas fotografias do trabalho de Gregory Colbert: "Ashes and Snow".

Beautiful photograpfhic work by Gregory Colbert: "Ashes and Snow".

Web site: http://ashesandsnow.org/

Clicar em Explore para ver as fotografias e em Vision para aceder a mais informações.

segunda-feira, 24 de julho de 2006

Prémios de Inovação e Sustentabilidade Alentejo (Fundação Alentejo - Terra Mãe)

O CIDESA, (Centro de Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Alentejo), órgão da Fundação Alentejo - Terra Mãe, coordenado pelo Prof. Tiago Farias, e de acordo com a sua missão, decidiu criar os Prémios de Inovação e Sustentabilidade 2006.
Os Prémios destinam-se a todos os Estudantes Universitários, de qualquer área, nascidos no Alentejo ou descendentes de alentejanos que estudem em instituições do ensino superior no Alentejo, cujo trabalho contribua para promover a Inovação e Sustentabilidade no Alentejo.
Estes trabalhos devem ter como tema preferencial a sustentabilidade ambiental, a água, a energia, a agricultura e a mobilidade.
Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 29 de Setembro de 2006 na Sede da Fundação - Alentejo Terra Mãe, sendo que os resultados do concurso serão anunciados no dia 31 de Outubro de 2006.

Para mais informações, contacte:
Fundação Alentejo Terra Mãe
Rua dos Penedos nº13-B
Páteo da Fundação
7000-531 Évora
Telefone: 266 746 754
Fax: 266 703 040
E-mail:
fundacao@alentejo-terramae.pt
Site:
www.alentejo-terramae.pt

Ou consulte o Regulamento do Prémio no site.

domingo, 23 de julho de 2006


"A felicidade cai no lado errado da sorte
a felicidade cai longe das minhas mãos
a felicidade despenha-se entre as árvores
Toda a gente se queixa."

Sam Shepard