sexta-feira, 28 de julho de 2006

Paço de São Cipriano
Tabuadelo - Guimarães
Turismo - Solares de Portugal


"Nos arredores de Guimarães, bem protegido pelas árvores seculares que o rodeiam, surge, depois de uma longa caminhada, o deslumbrante Paço de S. Cipriano. Construído no século XV, foi abrigo durante gerações e gerações dos peregrinos que ali passaram a caminho de Santiago de Compostela. Esta velha tradição foi retomada pela família Santiago Sottomayor que abriu as suas portas aos viajantes de hoje. A torre que enforma a parte central do edifício esconde a magia e esplendor dum quarto com cama de docel. Um jardim de buxos, tílias, rosas, camélias e outras espécies, convidam-no a mergulhar durante horas num mundo verde e repousante.
Fica situado na freguesia de S. Cipriano de Taboadelo à saída de Guimarães na estrada de Covas para a Penha.
A construção em "U", encimada por uma torre medieval e fechada por um muro com ameias formando um pátio interior que tem ao centro uma fonte com um "Neptuno", dentro de uma cerca com jardim e horta. O jardim é de velhos buxos, murtas e camélias formando sebes maciças talhadas e ao fundo um lago. No jardim uma capela restaurada no Séc. XVII.
A casa pertence à mesma família desde meados do século XV. Tendo sempre sido habitado, foi ampliado e remodelado ao longo do tempo, sendo as últimas obras importantes feitas pelo Dr. João da Costa Santiago de Carvalho e Sousa, tio bisavô do actual senhor da Casa.
A casa tinha uma Albergaria para peregrinos que funcionou até fins do século passado. Já não correspondendo às necessidades da época foi fechada depois de um princípio de incêndio provocado por uma passante.
No entanto, esta velha tradição foi retomada pela família Santiago Sottomayor, que decidiu abrir as portas da sua propriedade senhorial proporcionando aos viajantes que por lá passam um ambiente deslumbrante.
Pertence agora a D. Maria Teresa de Morais Pimentel Seara Cardoso e D. João Santiago de Sottomayor.
Como chegar: Do Porto siga pela A3 para Braga, saindo ao km25 para Guimarães pela A7. Em Guimarães tome a N105 em direcção a Santo Tirso. Passados 2 Km, e depois da placa de Covas, vire à esquerda e logo após cruzar a linha de comboio, vire à direita. Depois é só seguir as indicações que conduzem ao Paço de S. Cipriano."

Paço de São Cipriano
Tabuadelo
4800 892 Guimarães
Email:
SaoCipriano@solaresdeportugal.pt
Alojamento:
4 alojamento(s) Duplo - 110 EUR/noite
3 alojamento(s) Twin - 110 EUR/noite
Site: http://www.solaresdeportugal.pt/PT/solar.php?casaid=18

Mais informações:
CENTER - Central Nacional de Turismo no Espaço Rural
Praça da República - 4990 Ponte de Lima - PORTUGAL
Telf: (+351) 258 931750 / (+351) 258 741672
Fax: (+351) 258 931320 / (+351) 258 741444
Email: info@center.pt
URL: http://www.center.pt/

in site: http://www.solaresdeportugal.pt/PT/solar.php?casaid=18

Sem comentários: