sábado, 15 de dezembro de 2012

As surpresas da semana

1 - Os Chocolates para Turistas da Regina voltam a viajar

2 - As marcas portuguesas Throttleman e Red Oak estão em risco de acabar

3 - Passatempo: Este Natal quer um presente PURINA para si e para o seu Pet? Basta que nos envie uma foto do seu pet em modo natalício, juntamente com uma breve descrição da sua personalidade e habilite-se a ganhar uma sessão fotográfica para ambos.

4 - Aprovado projeto de Tripoli que criminaliza violência contra cães e gatos com penas elevadas

5 - Cadela solidária enfrenta perigo da estrada para alimentar amigos

6 - Promoção: a marca portuguesa Throttleman que está a ser noticia por dificuldades financeiras, tem 40% de desconto directo em todo (excepção Outlet) na Loja Online na compra de dois artigos ou mais. Aproveitem os excelentes preços desta campanha e ao mesmo tempo estão a ajudar uma marca portuguesa que emprega 350 trabalhadores de forma directa e muitos outros subcontratação.

7 - Portugal conquista três «óscares» do turismo mundial. A TAP e os luxos dos hotéis algarvios Vila Joya e Conrad Algarve valeram a Portugal três World Travel Awards. A gala dos "óscares" do turismo mundial, para os quais havia 15 nomeações lusas, decorreu esta quarta-feira em Nova Deli, Índia.

8 - O Governo aprovou hoje o "Programa Valorizar", que tem como objetivo combater o despovoamento do interior do país, através de incentivos ao investimento e à atividade produtiva, no valor de 256 milhões de euros.

9 - A The Body Shop oferece um vale de desconto a todos que fizerem uma wish list! Numa compra igual ou superior a 40 euros, um vale de 6 euros, que acumula com os 10% (acho que são 10%!) de desconto imediato do cartão fidelidade. O vale inclui oferta de um sabonete de 100gr (válido até 31 Dezembro 2012).

10 - As maiores árvores do planeta estão a morrer (em francês).

11 - Tartarugas americanas ameaçam cágados portugueses

12 - Passatempo: a Saúde Hoje online, em parceria com a Ach Brito, oferecem 5 kits com 2 sabonetes cada (participa até 30 Dezembro 2012).

13 - Lisandro foi caso único em Portugal. Tinha trissomia 13 com convulsões e os médicos diziam que não devia viver mais de 15 dias. A dedicação da mãe levou-o aos quatro anos

14 - Prendas para crianças em vez de luzes de natal

15 - Promoção: A CIN celebra o Natal, a cor e a decoração da casa oferecendo a todos os consumidores 50% de desconto em todos os produtos* da marca. Até 5 de Janeiro, os clientes podem assim usufruir de descontos de 50% na compra de tintas, vernizes e esmaltes*, em todas as lojas da marca em Portugal Continental e Revendedores Aderentes.

16 - Cérebro de Einstein era excepcionalmente desenvolvido

17 -   Mais de 1 milhão viram Joana Vasconcelos em Paris

18 - Passatempo: para celebrar o lançamento da página, a Fairy promove um passatempo com a assinatura “Fada do Lar”, online até dia 31 de Janeiro 2013, que tem como objetivo encontrar os 15 melhores segredos de poupança para o lar. Os vencedores ficarão habilitados a 3 Bimby, 3 trens de cozinha e faqueiros Silampos, e a oferta de 1 ano de Fairy grátis.

19 - FAQ Sobre Cabazes de Natal

20 - Morangos Pai-Natal

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Hamburgueria do Bairro e da Parada

Hamburgueria do Bairro
Travessa do Monte do Carmo, 19
1200 Lisboa
Telefone: (+351) 962215885
Horário: Segunda a quinta das 12:00 às 23:00. Sexta e sábado das 12:00 à 00:00. Domingo das 14:00 às 20:00

Abriu em Outubro deste ano mas já é um sucesso em Lisboa. A Hamburgueria do Bairro serve onze variedades de hambúrgueres artesanais (incluindo um vegetariano), em pão rústico e devidamente acompanhados com batatas fritas, também elas caseiras e cortadas à mão. Hambúrgueres com piri-piri, agrião, cebola caramelizada, bacon, queijo, ovo e tofu, são alguns dos ingredientes utilizados naquele que alguns já consideram ser “o melhor hambúrguer de Lisboa”.

*******************************************************************************

Hamburgueria da Parada
Jardim Teófilo de Braga, Campo de Ourique
1350-266 Lisboa
Telefone: (+351) 925872736 (quiosque)
Horário: Segunda a domingo das 08:00 às 02:00

Localizada no Jardim da Parada, é um quiosque onde se podem comer hambúrgueres artesanais, com uma grande variedade de ingredientes. Hambúrgueres de queijo da ilha, de borrego com molho agridoce, de curgete, ou o veggie (feito com grão) são algumas das especialidades que pode encontrar na Hamburgueria da Parada. Mas ao longo dos meses o objectivo é que outros sabores sejam introduzidos, como o tofu ou o bacalhau.

in Myguide.pt

Dez conselhos para não estragar comida em casa

Desperdiçamos 17% do que produzimos, e boa parte desse desperdício acontece em casa. Pedimos a duas organizações dez conselhos para evitar deitar comida fora.

O que fazer com a lasanha que hoje estava deliciosa mas amanhã não me apetece? Ponho-a no frigorífico ou vou oferecê-la à vizinha? Por que é que não peço mais vezes para me embrulharem os restos da dose que pedi no restaurante? E se fizesse em casa o dia dos excedentes e não deitasse fora o iogurte que passou do prazo há um dia?
No momento de decidir o que fazer com restos de comida, muitos acabam por deitar para o lixo aquilo que outros – e até nós próprios – poderíamos aproveitar.
A propósito da apresentação, esta quinta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, do primeiro estudo sobre desperdício de comida feito em Portugal, Do Campo ao Garfo - Desperdício Alimentar em Portugal, pedimos aos líderes de duas organizações que reaproveitam comida dos restaurantes para revelarem conselhos de como, em casa, não acrescentar mais gramas ao milhão de toneladas de alimentos que todos os anos se desperdiça em Portugal – o que corresponde a 17% dos alimentos produzidos, e o maior desperdício acontece na fase final do consumo das famílias.
O americano Hunter Halder fundou em Março de 2011 o Re-Food, que vai buscar as sobras dos restaurantes e as distribui por quem precisa na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa. No dia 26 de Dezembro a Re-Food organiza neste bairro o Natal feito à base de sobras. António Costa Pereira é o criador da associação DariAcordar, que lançou o movimento Zero Desperdício, com um conceito semelhante – desde Abril recuperaram mais de 70 mil refeições e 40 mil produtos de venda de máquinas automáticas para ajudar três mil pessoas em Loures, Cascais, Sintra e Lisboa.

Hunter Halder – Re-Food
“Digo o mesmo sobre o desperdício familiar que digo do desperdício comercial: não sabemos o poder que cada um de nós tem para mudar o mundo. Usar esse poder é uma decisão nossa, porque cada um tem a capacidade de evitar o desperdício de toneladas e toneladas de alimentos.”
  • Reeducar para valorizar a comida - "A comida é preciosa, mas não aprendemos a valorizá-la, o nosso comportamento não mostra isso. Os nossos avós e bisavós, que viveram a Grande Depressão dos anos 1930, diziam-nos que deitar comida fora era um pecado – viveram situações de privação em que a comida era preciosa."
  • Planeamento: preparar a quantidade de comida certa, não ter mais olhos que barriga
  • Triagem imediata dos restos, prever o futuro da lasanha - "Para mudar comportamentos, é preciso usar instrumentos que os facilitem. Por exemplo, não fazíamos a separação do lixo e hoje temos três caixotes: um para o papel, outro para o vidro, outro para o orgânico. Ou seja, temos instrumentos para apoiar o comportamento. No caso da comida tem de haver uma triagem imediata. Se sobra comida a uma refeição, normalmente ponho-a no frigorífico. Mas devemos tomar logo uma decisão: vou comê-la amanhã? Se pararmos dois minutos para pensar, se calhar pensamos que a lasanha que sobrou estava óptima, mas amanhã vai-nos apetecer comer frango. Então podemos dar o resto ao vizinho ou à família. Tenho uma vizinha que vive de comida 'reciclada'. Outra hipótese é entregá-la a uma organização local que faça a redistribuição de sobras."
  • Planeamento: pedir a dose de comida certa num restaurante, pedir meia dose em vez de uma, partilhar a dose com outra pessoa
  • Se sobra comida no restaurante, pedir para embalar o resto - "Se sobra comida dos clientes, não há nada que o restaurante possa fazer com isso. Então cabe à própria pessoa tomar a decisão do que vai fazer. Esse resto pode ser aproveitado para uma refeição mais tarde, ou ser entregue a uma entidade local que faz redistribuição ou oferecida a alguém – o que cada pessoa desperdiça num restaurante é talvez o mesmo que o nosso projecto recolhe por noite – 300 refeições diárias."

António Costa Pereira – DariAcordar
“Basicamente, estamos a falar de alterações de atitude na sociedade – recuperando alguns dos bons hábitos do tempo dos nossos pais e avós e respeitando o imenso valor dos alimentos que nos chegam à mesa, isto é, efectuando compras avulsas.”
  • Fazer uma ementa de refeições, para ser mais fácil organizar uma lista de compras (que idealmente deve ser diária ou semanal, evitando as grandes compras mensais).
  • Ter atenção aos prazos de validade na compra dos produtos, sabendo a diferença entre “consumir de preferência antes de" (menos restrito) e “data-limite de consumo” (quando não se deve mesmo ultrapassar o prazo).
  • Organização na despensa e/ou frigorífico, colocando à vista os produtos com prazos de consumo mais curtos.
  • Servir no prato menos quantidade (podendo servir mais vezes), a fim de evitar o desperdício do chamado “resto de prato”
  • Com tanta informação (muita dela na Internet) sobre receitas para aproveitamento das sobras para outros pratos (empadão, tortilhas, açorda, pão ralado, batido de frutas, etc), podemos reaproveitar esses excedentes criando em casa “o dia dos excedentes” – explicando aos filhos o que se pretende, eles aderem e tornam-se o garante futuro desses bons hábitos.

Joana Gorjão Henriques, in Público

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Árvores de Natal naturalmente legais

Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais promove, durante a quadra natalícia, a etiquetagem das Árvores de Natal provenientes de áreas autorizadas, nas quais há árvores em excesso que precisam de ser cortadas. As etiquetas utilizadas nas Árvores de Natal estão numeradas e são invioláveis, o que permite fiscalizar a sua proveniência quando são colocadas nos postos de venda. Este sistema de etiquetagem garante a proteção da floresta açoriana. Os compradores devem exigir aos vendedores que as etiquetas permaneçam nas árvores após a venda, para se certificarem que compraram uma “Árvore de Natal Naturalmente Legal”, obtida através de uma gestão florestal sustentável.

in Lifecooler

O Hobbit: Uma Viagem Inesperada

Título original: The Hobbit: An Unexpected Journey
De: Peter Jackson
Género: Aventura
Classificação: M/12
Outros dados: EUA/Nova Zelândia, 2012, Cores, 166 min
Site Oficial: http://wwws.pt.warnerbros.com/thehobbitpart1


Aqui se conta a grande aventura de 13 anões em busca do tesouro de Dale, guardado pelo terrível dragão Smaug, no coração da Montanha Solitária onde, em tempos, se situou o Reino de Erebor. Eles são relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um pequeno hobbit apreciador do conforto e quietude, pouco dado a tudo o que possa pôr em causa a normalidade da sua vida. O seu encontro com Gollum e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das provas por que Bilbo passará e que o levarão a revelar uma coragem inesperada que vai mudar o destino da Terra Média.
Realizado por Peter Jackson (saga "O Senhor dos Anéis", "King Kong") é o primeiro de três filmes que adapta a notável façanha de Bilbo Baggins, narrada no livro O Hobbit, escrito por J. R. R. Tolkien e cuja acção se situa 60 anos antes da aventura de Frodo contada n' O Senhor dos Anéis.
O argumento foi co-escrito por Peter Jackson, Fran Walsh, Philippa Boyens e Guillermo del Toro e no elenco encontramos, entre outros, os actores Martin Freeman, Ian McKellen, Andy Serkis, Richard Armitage, Elijah Wood, Hugo Weaving, Cate Blanchett, Christopher Lee.
A versão 3D em 48 fps (frames por segundo) vai estar disponível nos Cinemas ZON Lusomundo Almada Fórum, Alvaláxia, Colombo, CascaiShopping, NorteShopping, Vasco da Gama, UCI - El Corte Inglés e UCI Arrábida.

in Cinecartaz PÚBLICO

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ABRA - Gorros de Pai Natal

Preço: 4.5 euros/unidade
Os gorros podem ser adquiridos online, através do site da ABRA
Todos os gorros são enviados pelo correio após verificação do pagamento.
Os portes de envio estão incluídos.


A ABRA em parceria com uma pequena empresa de bordados criou um gorro de Natal personalizado.
Uma parte do resultado da sua venda reverte para a ABRA, no sentido de angariar fundos preciosos para ajudar a saldar as inúmeras despesas que a Associação se depara diariamente, nomeadamente encargos com cuidados médico-veterinários.
Quer ajudar a Associação comprando gorros de Natal? Veja o gorro, o preço e como os adquirir aqui.

in ABRA

Natal Ambiental – Recomendações para um Natal mais Sustentável

post repetido

Para o ajudar a contribuir para um Natal ambientalmente sustentável, a associação Quercus apresenta-lhe alguns conselhos simples que lhe permitirão usufruir de um Natal ambientalmente mais correcto e economicamente mais são.
Nos últimos anos a época do Natal tem-se tornado na época do consumo por excelência. Mais do que em qualquer outro período do ano, somos estimulados,influenciados, instigados, empurrados a comprar, comprar, comprar. Este consumo imediato e pouco reflectido provoca impactos ambientais graves, mas, pode também estar na origem de problemas económicos (endividamento excessivo).
Para o ajudar a contribuir para um Natal ambiental, aqui ficam alguns conselhos simples que pode levar em conta.

Antes do Natal
  • Pense bem sobre as prendas que vai oferecer e a quem; não ofereça só por oferecer e opte por produtos úteis: é importante privilegiar a oferta de prendas que não sejam colocadas imediatamente na prateleira ou em qualquer baú esquecido no sótão; pense bem antes de comprar uma prenda, procure aconselhar-se com as pessoas que estão próximas da pessoa a quem a quer oferecer.
  • Compre produtos duráveis e reparáveis: hoje em dia um dos principais problemas de muitos dos produtos que consumimos prende-se com a sua ideia de base de usar e deitar fora.
  • Adquira produtos educativos: sempre que possível, principalmente se estivermos a falar de prendas para os mais pequenos, procure oferecer produtos que estimulem a inteligência, a criatividade, o respeito entre os povos e pelo ambiente.
  • Se oferecer aos seus filhos brinquedos electrónicos adquira primeiro um recarregador de pilhas para que possam funcionar com pilhas recarregáveis que se tornam mais baratas do que as descartáveis e são mais amigas do ambiente.
  • Procure produtos que não integrem na sua composição elementos perigosos.
  • Escolha produtos menos complexos, que possuam menos materiais misturados pois estes são, habitualmente, mais fáceis de reciclar e reparar.
  • Resista à publicidade enganosa que nos bombardeia diariamente com produtos e funções dos quais não temos qualquer necessidade, nem nunca vamos usar. O equipamento informático e especialmente os telemóveis são talvez os que melhor se enquadram nesta categoria de produtos. Mais importante do que pensar no modelo é pensar no uso que iremos dar a cada uma das funções tão publicitadas. E não se esqueça que muitos dos novos serviços surgem agora gratuitos, mas rapidamente passam a assumir preços proibitivos para as carteiras de muitos portugueses.
  • Gaste apenas na medida das suas possibilidades: resista ao ataque cerrado das campanhas de crédito em que só começa a pagar mais tarde; nunca se esqueça é que mais cedo ou mais tarde vai ter mesmo que arranjar dinheiro para pagar. Respeitar os seus limites de endividamento irá permitir-lhe ser mais criterioso nas suas escolhas e, logo, mais sustentável.
  • Envie cartões de Natal por correio electrónico; é mais barato, não consome papel e não faz lixo. Se isso não for possível, seja mais criterioso no envio dos cartões e utilize sempre papel reciclado e envelopes reutilizados.
  • Reutilize papéis de embrulho de anos anteriores ou pequenas caixas de outros produtos para acondicionar as prendas; aumenta a surpresa, diminui as despesas e o impacte ambiental das suas compras. Sempre que tal não for possível, adquira papel reciclado para fazer os seus embrulhos.
  • Utilize os transportes públicos nas suas deslocações às compras, ou então, junte-se com amigos ou familiares num mesmo veículo e vão às compras conjuntamente, fica mais barato e sempre pode dispor de outras opiniões quando estiver indeciso.
  • Adquira produtos nacionais, pois não só a qualidade não varia como o impacte ambiental associado ao transporte dos produtos será menor.
  • Para a ceia de Natal comece a habituar-se a substituir o bacalhau por outra iguaria; se não consegue mesmo resistir, adquira bacalhau de média/grande dimensão; faça o mesmo em relação ao polvo (deverá ter sempre mais de 800/900 gr.). Se as dimensões mínimas fossem respeitadas não teríamos os problemas que hoje temos com a quase extinção do bacalhau.
  • Consuma bebidas em embalagens reutilizáveis (com tara retornável). Não originam resíduos e ainda por cima são mais baratas.
  • Não use na sua festa de Natal pratos ou copos descartáveis (em plástico ou cartão) nem guardanapos ou toalhas de papel. Não são agradáveis e dão origem a muito lixo.
  • Tenha atenção à própria embalagem do produto; ainda que seja necessária, pode assumir um grande peso no preço final, pelo que evite ao máximo o excesso de embalagem e privilegie embalagens menos complexas (que misturem menos materiais - papel, plástico, metal) porque serão mais facilmente recicláveis.
  • Adquira uma árvore de Natal sintética ou então recorra apenas a árvores vendidas com autorização (bombeiros, serviços municipais), como garantia da sustentabilidade do corte. Neste último caso, Informe-se na sua Câmara Municipal sobre a recolha das árvores após o Natal. Não vá em modas e tenha cuidado na aquisição dos enfeites de Natal para que os possa reutilizar por muitos e longos anos.
  • Pense naqueles que não têm possibilidade de oferecer prendas e mesmo de ter uma ceia de Natal; seja solidário com as várias campanhas que habitualmente se desenvolvem nesta época.

Após o Natal
  • Guarde os laços e o papel de embrulho para que os possa utilizar noutras ocasiões.
  • Separe todas as embalagens - papel/cartão; plástico; metal – e coloque-as no ecoponto mais próximo, evitando assim os amontoados de lixo que marcam o dia de Natal; é aqui que poderá verificar se foi um cidadão ambientalmente consciente nas suas compras.
  • Reflicta ao longo do ano sobre a utilidade que foi dada às prendas que ofereceu e aprenda com os seus erros.
  • Mantenha-se solidário com as diversas campanhas que se vão desenvolvendo ao longo do ano; procure a sua paróquia, junta de freguesia, associações de apoio ou os serviços de acção social do seu município sempre que tiver objectos, roupas, móveis, electrodomésticos em bom estado, mas dos quais já não necessita. O que para si pode ser um resíduo pode ser um bem muito útil para outra pessoa.

E lembre-se que nós não somos aquilo que consumimos, mas o nosso consumo diz muito sobre quem somos.

Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Historic Gorongosa 1961 Cinemateca Portuguesa

http://vimeo.com/53870924

Os primórdios da produção de documentários de vida selvagem com produção portuguesa.
Conheçam o magnífico Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique apresentado pela inesquecível voz de Fernando Pessa em plenos anos 60.

5 Tóxicos dos Cosméticos/Produtos de Higiene a Evitar

Todos os dias podemos estar a absorver cerca de 500 compostos com efeito prejudicial só através de produtos de beleza que usamos. Ficou preocupado? Temos aqui todos os esclarecimentos para que fique melhor informado e consequentemente mais atento ao que compra e usa no dia-a-dia. Vejamos alguns:

Ftalatos
Onde? A maior polémica com ftalatos surgiu pelo facto de ser utilizado em embalagens de produtos alimentares e produtos para bebés como biberões. Mas estes compostos existem também em batons, eyeliners, máscaras, vernizes, perfumes, desodorizantes. Podem fazer parte do produto ou da sua embalagem e nem sempre estão na lista de ingredientes. São exemplos de ftalatos: DEHP, DiNP e DPHP.
Cuidados a ter: Em muitos países já é proibido o seu uso em produtos para crianças (brinquedos, biberões), mas a proibição em produtos de beleza ainda não é generalizada. Escolha os seus produtos de beleza com cuidado, procure empresas/marcas que refiram que não usam ftalatos e se não tiver a certeza, questione! Evite listas de ingredientes com a referência a "fragrância” pois aí é onde estão muitas vezes escondidos os ftalatos.
Os ftalatos funcionam como alteradores endócrinos, trazendo a longo prazo muitas consequências de saúde, principalmente pelo facto de a nossa exposição ser muito vasta (são exemplos: infertilidade, diversos cancros, diabetes).

Chumbo e outros metais pesados
Onde? Chumbo e outros metais pesados estão muitas vezes presentes nos produtos cosméticos. Uma investigação publicada em 2012 pela Food and Drug Administration encontrou vestígios de chumbo em 400 batons. De cada vez que o batom é retocado estamos a intensificar ainda mais a quantidade de químicos absorvida. Mas a questão não se fica pelo batom. Uma investigação canadiana encontrou chumbo e outros metais pesados em diversos produtos de beleza como eyeliner, blush, sombras, máscaras e champô. Os metais pesados não costumam estar presentes na lista de ingredientes, por serem fruto de contaminação, quer por causa da água utilizada ou por outros ingredientes usados na elaboração do produto de beleza.
Sabe-se que a longo prazo a exposição ao chumbo pode ter consequências graves, tais como problemas de comportamento, redução na fertilidade, atraso na puberdade.
Cuidados a ter: Não deixe as crianças aproximarem-se dos seus produtos de beleza por mais engraçado/inofensivo que isso possa ser, pois elas são mais sensíveis a pequenas quantidades. Escolha marcas que refiram ter cuidados com a pureza dos produtos, ou simplesmente opte por não usar batom, ou começar a usar bálsamos biológicos que podem ter cor natural.

Parabenos
Onde? Os Parabenos são um grupo de compostos muito diversos que se distinguem pela sua solubilidade e capacidade antimicrobiana. Esta capacidade antimicrobiana é que tornou os parabenos um composto muito desejado pela indústria durante muito tempo – o produto mantem-se fresco e preservado! E por isso mesmo existem em muitos produtos diferentes: gel de banho, creme hidratante, champô, entre muitos outros (a lista seria interminável). Minutos depois da colocação na pele, os parabenos podem ser identificados na corrente sanguínea e já muitos malefícios lhe foram atribuídos pelo efeito hormonal que apresentam: efeitos na fertilidade, imuno e neurotoxicidade são os mais comuns.
Cuidados a ter: Escolha produtos que refiram na embalagem que são "sem parabenos”. Hoje em dia sabe-se que, por exemplo, óleos hidratantes biológicos feitos com girassol, coco ou menta também são capazes de apresentar um elevado período de conservação; assim como produtos com vitamina C e E. Mas atenção, o produto ser biológico nem sempre é garantia de ausência de parabenos. Confira a lista de ingredientes e evite compostos que cujo nome termine em "…parabeno”, como propilparabeno, metilparabeno, entre outros.

Formaldeído
Onde? O formaldeído é um conhecido agente carcinogénico que tem imensas consequências para a saúde. Há muito se sabe que deve ser evitado mas recentemente voltou a aparecer em força por todo o mundo por causa de um tratamento de alisamento de cabelo com queratina. O tratamento consiste na aplicação periódica (por um profissional) de produtos com queratina, sendo o cabelo submetido posteriormente a processamento com calor. Nestes tratamentos muito populares, podem ser usados produtos que não possuem formaldeído na sua lista de ingredientes mas que depois de sofrerem aquecimento (pelo uso de secadores, por exemplo), pode levar à formação e libertação deste composto.
Cuidados a ter: Poderíamos sugerir que escolham tratamentos capilares com produtos que refiram que são "sem formaldeído”, mas uma investigação da Oregon OSHA Foundation descobriu formaldeído em produtos que referiam não o ter. Esta organização refere que o maior risco é para o profissional que aplica o produto, pela frequência com que o faz. Para os utilizadores, é sugerido que nunca prolonguem estes tratamentos para evitar exposição continuada. Já existem empresas que fizeram testes para confirmar que o formaldeído não se formava.

Fragrância sintética
Onde? Os aromas sintéticos ou almíscares sintéticos (musk) são uma classe pouco estudada, mas que é adicionada a muitos produtos como perfumes, loções, colónias e sprays corporais. São produzidos a larga escala a nível mundial. Alguns destes compostos estão descritos como tendo efeito hormonal, e são também prejudiciais para a pele. Já foram identificados, no cordão umbilical e no leite materno diferentes aromas utilizados em diversas fragrâncias. Exemplos destes compostos são a galaxolida e tonalida. Estes compostos acumulam-se no ambiente (água, ar) sendo prejudiciais mesmo a longo prazo.
Cuidados a ter: Evite produtos com a indicação ou ingrediente "fragrância sintética” pois dessa forma não tem hipótese de saber que ingredientes foram realmente usados. Opte por fragrâncias/aromas naturais, de preferência com a designação da fragrância / aroma natural usado.

Agora que conhece alguns riscos, pode começar por verificar os produtos que tem em casa. E quando for adquirir novos, esteja atento, veja os ingredientes, consulte informações sobre as marcas e use as linhas de apoio para pôr as questões que precisar. Algumas marcas podem ser consultadas aqui. No acto de comprar, esteja alerta e tenha espírito crítico.

in Esmeralda Azul

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Promoção Lanidor

Agora por apenas 150 euros em compras LA Woman, ganhe uma viagem a uma das 5 Capitais da Moda
Até 24 Dezembro 2012
(limitado a 1500 viagens - sem passatempos, sem sorteios, sem low cost)
 

Após anos de luta, UE aprova Plano de Ação para proteger as Aves marinhas

Após 12 anos de campanha, a BirdLife International conseguiu que a União Europeia publique na semana em que se comemora o Dia Nacional do Mar em Portugal, um Plano de Ação que visa proteger as aves marinhas das capturas acidentais que ocorrem durante as operações de pesca.
Durante a pesca, as aves são normalmente atraídas para as proximidades das embarcações não só devido aos peixes capturados ou usados como isco, mas também pelos peixes sem interesse comercial, rejeitados durante a operação de pesca. Nessa interação com as embarcações, as aves embatem ou ficam presas nas artes de pesca, acabando por morrer afogadas. Esta é uma realidade que mata cerca de 300.000 aves por ano, sobretudo na pesca de palangre e nas redes de emalhar, mas também em menor grau, no arrasto e redes de cerco.
Após 12 anos de intensa campanha, a BirdLife e os seus parceiros europeus conseguiram a publicação deste plano, que estabelece as recomendações básicas a implementar pela frota europeia e desta forma travar os mais de 2 milhões de aves marinhas mortas nos instrumentos de pesca desde 2001.
Iván Ramírez, Coordenador do Programa Marinho da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (organização parceira em Portugal da BirdLife), afirma que “o lançamento deste Plano de Ação é uma vitória dos parceiros da BirdLife e um grande passo conquistado na proteção das aves marinhas. Contudo, é fundamental que o Plano de Ação seja incluído na reforma da Política Comum das Pescas, atualmente em curso, e que esta seja acompanhada pela investigação e aplicação de medidas de minimização e por uma maior sensibilização da comunidade pesqueira.“
A SPEA tem dedicado especial atenção ao tema das capturas acidentais das aves marinhas, no âmbito do Projecto FAME - Future of the Atlantic Marine Environment, quantificando e analisando as interações das aves marinhas com embarcações pesqueiras, ao longo da costa Portuguesa. De salientar que além de constituir a principal área de invernada da pardela-balear, a ave marinha mais ameaçada da Europa, a costa portuguesa é também uma importante zona de passagem migratória e invernada para dezenas de outras espécies de aves marinhas.

in SPEA

domingo, 9 de dezembro de 2012

As imagens da semana


A Forma Justa

Sei que seria possível construir o mundo justo
As cidades poderiam ser claras e lavadas
Pelo canto dos espaços e das fontes
O céu o mar e a terra estão prontos
A saciar a nossa fome do terrestre
A terra onde estamos — se ninguém atraiçoasse — proporia
Cada dia a cada um a liberdade e o reino
— Na concha na flor no homem e no fruto
Se nada adoecer a própria forma é justa
E no todo se integra como palavra em verso
Sei que seria possível construir a forma justa
De uma cidade humana que fosse
Fiel à perfeição do universo

Por isso recomeço sem cessar a partir da página em branco
E este é meu ofício de poeta para a reconstrução do mundo

Sophia de Mello Breyner Andresen, in O Nome das Coisas