segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Após anos de luta, UE aprova Plano de Ação para proteger as Aves marinhas

Após 12 anos de campanha, a BirdLife International conseguiu que a União Europeia publique na semana em que se comemora o Dia Nacional do Mar em Portugal, um Plano de Ação que visa proteger as aves marinhas das capturas acidentais que ocorrem durante as operações de pesca.
Durante a pesca, as aves são normalmente atraídas para as proximidades das embarcações não só devido aos peixes capturados ou usados como isco, mas também pelos peixes sem interesse comercial, rejeitados durante a operação de pesca. Nessa interação com as embarcações, as aves embatem ou ficam presas nas artes de pesca, acabando por morrer afogadas. Esta é uma realidade que mata cerca de 300.000 aves por ano, sobretudo na pesca de palangre e nas redes de emalhar, mas também em menor grau, no arrasto e redes de cerco.
Após 12 anos de intensa campanha, a BirdLife e os seus parceiros europeus conseguiram a publicação deste plano, que estabelece as recomendações básicas a implementar pela frota europeia e desta forma travar os mais de 2 milhões de aves marinhas mortas nos instrumentos de pesca desde 2001.
Iván Ramírez, Coordenador do Programa Marinho da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (organização parceira em Portugal da BirdLife), afirma que “o lançamento deste Plano de Ação é uma vitória dos parceiros da BirdLife e um grande passo conquistado na proteção das aves marinhas. Contudo, é fundamental que o Plano de Ação seja incluído na reforma da Política Comum das Pescas, atualmente em curso, e que esta seja acompanhada pela investigação e aplicação de medidas de minimização e por uma maior sensibilização da comunidade pesqueira.“
A SPEA tem dedicado especial atenção ao tema das capturas acidentais das aves marinhas, no âmbito do Projecto FAME - Future of the Atlantic Marine Environment, quantificando e analisando as interações das aves marinhas com embarcações pesqueiras, ao longo da costa Portuguesa. De salientar que além de constituir a principal área de invernada da pardela-balear, a ave marinha mais ameaçada da Europa, a costa portuguesa é também uma importante zona de passagem migratória e invernada para dezenas de outras espécies de aves marinhas.

in SPEA

Sem comentários: