sábado, 26 de julho de 2008

As surpresas da semana

1 - Passatempo Fugas: a minha fuga mais feliz.

2 - Se eu vivesse na casa da Daniela pesava 200 kg! Ela só faz receitas que são uma verdadeira tentação!

3 - Quantas lendas e mistérios encerram as muralhas do Castelo de Almourol? Para ler aqui.

4 - Acampar no quintal: Lindooooo!

5 - Uma Égua a precisar urgentemente de ajuda! Como os animais sofrem nas mãos dos seres humanos...

6 - Uma boa notícia: Nova micro-reserva biológica na região de Beja.

7 - Também gosto.

8 - Capte o melhor do património natural em fotografia e participe no Concurso Rede Natura 2000 em Foto, organizado pela SPEA.

9 - Este ano houve muitas dormideiras na minha zona, talvez pelo tempo ter sido mais frio e chuvoso do que o habitual...

10 - Maria Lua, mas não sou eu!

11 - O Paulo descobre verdadeiras casas de espantar! Muitas estão abandonadas e em ruínas... É tão triste ver desaparecer o património/a história de todos nós sem podermos fazer nada... Sempre gostei de "casas com alma" e todas estas têm uma, mas parece que ninguém quer cuidar delas: uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez e onze. Somos mesmo um país pequenino e uma gentinha mesquinha que só se interessa por Centros Comerciais, Futebol e dinheiro!
Para adopção: Pepper e Anne

clique na imagem para aumentar

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Letras

"Tudo o que não cresce, decresce e arrisca-se a desaparecer. Este parece ser um princípio básico da vida. Não há meio termo, ninguém fica de fora desta realidade. Se deixo de investir numa relação, ela não se aguenta; se não dou continuidade à minha formação, deformo-me inevitavelmente, e por aí fora... E quem não continua a investir na fé e no amor, corre o risco de perder ambas as coisas."

(Padre) Vasco Pinto de Magalhães, in 'Não Há Soluções, Há Caminhos'

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Sons

MERZ - Presume Too Much

Uma estrela absolutamente espantosa, sem a fama/reconhecimento que merecia...
Para adopção: Julina
clique na imagem para ampliar
Relíquias das Montanhas Ibéricas: a Borboleta Azul
26 de Julho 2008

Parque Natural do Alvão
Montes de Encanto
Apartado 17
5451-908 Pedras Salgadas
tel: +351-259433146 +351-916165984
www.montes-de-encanto.pt

"O Parque Natural do Alvão, nos concelhos de Vila Real e Mondim de Basto, possui a maior população em Portugal e na Europa da borboleta-azul (Maculinea alcon), uma espécie ameaçada da qual foram identificados 218 indivíduos nesta área. Numa pequena parcela deste parque natural é possível presenciar uma peculiar história de vida, em que uma pequena borboleta azul tem uma relação muito especial com uma flor e uma formiga. É apenas durante o mês de Julho que se pode observar a borboleta-azul em voo. Venha apreciar tudo isto num dia bem recheado com caminhadas, piquenique e banhos de rio. Não perca!

Programa
Caminhada na Serra do Alvão
Nível de dificuldade: médio/alto
Distância percorrida: 12 km
Duração aproximada: 5 horas
09:00 – Ponto de partida na Barragem do Alvão (a 13 km de Vila Real). Início da caminhada.
14:00 – Fim do percurso, piquenique e tomar banho no rio. Observaremos a borboleta-azul durante a tarde, perto do local do piquenique, para tomar conhecimento sobre os aspectos mais interessantes sobre a espécie.
18:00 – Regresso ao carro
18:30 – Fim da actividade

Preço: 17 € por pessoa.
As crianças com menos de 12 anos têm desconto de 50%.
A actividade realiza-se com um número mínimo de 5 e um máximo de 15 pessoas.

Mais informações no site: http://www.montes-de-encanto.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=63&Itemid=7

In site Montes de Encanto

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Escrevo-te de perto, como se a mão
te fosse objecto breve aflorado,
como se da rua te chegasse
a certeza pequena para a compra
dos minutos seguintes. De perto
como o sol, como a cigarra.
Como um silêncio cheio
que te viesse aos olhos de manhã
e amar-te fosse a roupa
escolhida ao começar o dia.


Pedro Tamen (1934)
Museu Nacional do Azulejo
5ªs à noite nos museus. Verão 2008
A 24 de Julho e 21 de Agosto permanece aberto até às 23h00
Desconto de 50% nas entradas

"Integrado no projecto 5ªs à noite nos museus. Verão 2008, o Museu Nacional do Azulejo amplia o horário de abertura até às 23:00h da noite nos dias 24 de Julho e 21 de Agosto, oferecendo um programa diferente nas noites de Verão.
Pode assim desfrutar-se de uma visita à colecção ou à exposição temporária Presenças da Azulejaria e Cerâmica Contemporâneas no Museu Nacional do Azulejo (1980-2000), antes do jantar, e ouvir contar as aventuras de Ícaro, ao lado do painel de Rogério Ribeiro.
Com o restaurante aberto, o Jardim de Inverno anima-se, a partir das 21:00h, ao som do Jazz e da Bossa Nova pelos alunos do Hot Clube de Portugal.
Também a Loja do Museu estará aberta até às 23:00h da noite, dando oportunidade para compras fora de horas."

Programa
18:30h—História de Ícaro, leitura dramatizada, junto ao painel de Rogério Ribeiro, na exposição “Presenças da Azulejaria e Cerâmica Contemporâneas no Museu Nacional do Azulejo (1980-2000)
19:30h—Breves visitas comentadas à colecção do MNAZ
21:00h—Concerto de Jazz e Bossa Nova pelos alunos do Hot Clube de Portugal

Mais informações no site MNAZ ou no blogue MNAZ

In site Museu Nacional do Azulejo

terça-feira, 22 de julho de 2008

Vá para fora cá dentro: o Litoral Alentejano precisa de si!

Época balnear no litoral do Alentejo está a ser um desastre
Restauração e empresas de aluguer de apartamentos e quartos estão confrontados com uma inusitada ausência de veraneantes

"É uma sensação estranha atravessar de automóvel, em plena época balnear, as localidades costeiras do litoral alentejano de Azenha do Mar, Zambujeira do Mar, Almograve, Porto Covo ou São Torpes. As viaturas circulam sem estarem sujeitas a qualquer congestionamento de tráfego e até se consegue estacionar, logo à primeira, e em qualquer lugar. Nas praias da Zambujeira do Mar e Porto Covo, uma dúzia de chapéus de praia dispersam-se pelo areal que parece imenso, comparando-o com anos anteriores, quando os banhistas disputavam uma nesga de espaço para estender a toalha. Nas esplanadas abundam as cadeiras e mesas vazias ponteadas por meia dúzia de pessoas à volta de um pequeno prato com salada de polvo que cavaqueiam sobre o seu aborrecimento e consternação por tão fraco afluxo de turistas. Os turistas espanhóis são a ausência mais notada. Em anos anteriores, a sua presença chegou a ser superior à dos ingleses ou alemães. Desta vez, só aos fins-de-semana é que é possível ouvir o castelhano, e mesmo assim muito mitigado, a revelar que a crise também bate à porta de quem vinha a revelar-se como uma das principais fontes de rendimento dos empresários da restauração durante a época balnear na costa alentejana.
"Isto está muito mau", sintetiza a proprietária da empresa Atlântico, que negoceia no aluguer de apartamentos e quartos, na Zambujeira do Mar. A maior parte das casas "está vazia", prossegue. "Nem o tabaco se vende", diz a comerciante, que tem um quiosque para ajudar no negócio, mas que ainda não abriu, dado o tão reduzido número de turistas. É assim na primeira quinzena de Julho. "[Na segunda] tenho tudo vazio, ninguém marca quartos ou apartamentos", observa.
Na pensão Boa Esperança, em Porto Corvo, o estado de espírito não é diferente. "Este ano há pouca gente por todo o lado", comenta uma das funcionárias. No parque de campismo da ilha do Pessegueiro, a procura é boa "nos apartamentos caros", mas tendas e roulottes, "que são procuradas pelas classes mais baixas", são em muito menor número.
A escassez de veraneantes estende-se inevitavelmente aos estabelecimentos de restauração. No snack-bar O Martinho com uma excelente panorâmica para a praia da Zambujeira do Mar, a clientela "é fraca" e "pouco endinheirada", diz António Lopes. Com efeito, as escolhas dão preferência ao frango no churrasco com batata frita. Pedidos de peixe, "apenas pratos de sardinha de vez em quando" ou então "um peixito para sete pessoas para ficar mais barato". Há três anos, a clientela era muita e "até aceitava esperar pelo peixe que vinha da lota". Este ano é tão pouca que "nem dá para aquecer", apesar do calor. O mesmo acontece numa loja de recordações. A empregada queixa-se que as vendas "estão péssimas". Apenas entram turistas estrangeiros, sobretudo alemães e alguns ingleses. Mas mesmo estes torcem o nariz com os preços dos chapéus, das camisolas ou da panóplia de souvenirs. Em anos anteriores a clientela invadia o espaço. Agora e em plena hora do almoço a afluência é de um cliente de quarto em quarto de hora. As coisas pioram durante a tarde para voltarem a animar um pouco ao jantar e até à meia-noite. No entanto, "as pessoas só vão ao encontro do mais barato", afirma a jovem vendedora de recordações num ano que vai ser recordado pelas piores razões. "

Carlos Dias, 20.07.2008
In site Público

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Sons

Kd Lang - Coming Home (London, 2008)

Amazing!
Bolo Cigano

Ingredientes
2+½ chávenas de farinha para bolos (já com fermento)
2+½ chávenas de açúcar amarelo
1 colher (sopa) de canela
Raspa de 1 limão grande
3 ovos (à temperatura ambiente)
Uma chávena mal cheia de café
½ chávena de azeite suave
Opcional: 2 colheres de sopa de casca de laranja cristalizada caseira (se utilizar a laranja cristalizada reduza a quantidade de açúcar mencionado nos ingredientes)
Preparação
Bater o açúcar com os ovos inteiros durante 10 minutos. Ir juntando, a pouco e pouco, a raspa de limão, o café e o azeite (sem parar de bater).
Misture a canela com a farinha e peneire (passar pelo passador), e adicione à mistura anterior e bata bem.
Por fim, adicione a casca de laranja cristalizada e misture bem.
Deite a massa numa forma redonda e sem buraco, untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve a cozer em forno quente (180º-200ºC) durante 40 minutos, mas faça o teste do palito para ver se está pronto.

Um bolo simples, muito aromático e saboroso.
Há três semanas que ouvimos falar de ciganos em Loures, razão pela qual, após uma pequena pesquisa na internet, foi impossível não fazer este bolo!

In blogue Café com Sobremesas

domingo, 20 de julho de 2008

As imagens da semana

Uma carta para Novosibirsk (Sibéria):
Já chegaste? Segundo o plano de viagem, já deves estar !
Como é o outro lado do mundo? Muito frio ou calor? E alguém fala inglês?
Esperemos que sim, ou faz como a Daniela e o Pablo quando estiveram na Turquia, o pessoal do hotel colou um autocolante com a morada do mesmo no peito de cada um caso se perdessem ou quando tivessem de regressar ao hotel, porque não havia língua possível de se entenderem! E funcionou!
Estás muito longe... vou sentindo a tua falta, a cada minuto que passa o pensamento foge na tentativa de encontrar-te...
Por estes lados, vamos indo. Não temos novidades, o mesmo do costume: o Sócrates continua a desfazer o País!
Hoje amanheceu nublado, mas não choveu. O sol só brilhou da parte da tarde.
Segue alguns apontamentos visuais da semana:

Fiz a estreia do IPOD e estou a gostar...

Apesar de o termos lido juntos, sentados na secção da literatura infantil da Almedina, voltei a folhear "A Árvore Generosa". Gosto tanto, tanto deste livro!
Obrigado pela oferta.
Uma árvore que amava um menino...

e um menino que amava uma árvore...

mas quando cresceu tudo mudou...

Uma notícia triste: a minha orquídea está morrer...
Há três anos que ambas "batalhamos" para que fosse feliz e quando cresceu um filhote, pensamos que finalmente seria feliz! Mas morreu a mãe e agora padece o filho...
Fico triste quando as minhas plantas morrem...
Ontem, foram todos a banhos! Foi aberto oficialmente o dia de limpeza geral para miúdos e graúdos cá em casa (alguns deles verdadeiras antiguidades)! Não escapou ninguém!
A seguir, todos estendidos a secar na toalha (não de praia mas de campo)!

Nem o Cocas faltou à festa!
O mais difícil foi repor tudo à normalidade: vestir, pentear, calçar, etc...

Abrimos a minha mala do enxoval e atenção que não sou a única a ter uma sem uso!

E percorremos cada pedaço de pano, renda, bordado... como se fosse uma visita ao antiquário.

Casa tesouro tem a sua história a merecer ser recordada...

E algumas das mãos que os fizeram e já não estão presentes, também foram lembradas com saudade e emoção...

Um baú lindíssimo com muitos anos de história e à espera de um casamento!

Fomos à horta. Este ano são poucos os pêssegos e a maioria não prestam para comer...

Em contrapartida, os figos são imensos e crescem a bom ritmo!

As amoras também já apareceram, apesar de ainda estarem verdes.
Consegui descobrir seis madurinhas para comer!

Aqueço-me com isto. Ao seu calor
O nosso sangue é um e amadurece
Boa-noite meu amor.
Boa-noite, que amanhece.