sábado, 5 de fevereiro de 2011

As surpresas da semana

1 - Jovens portugueses foram os que mais compraram carros novos na Europa.

2 - UTAD desvenda idade exacta de oliveira milenar de Évora. Método de datação único no mundo não danifica as árvores.

3 - Passatempo Stylix - Gio Rodrigues: ganhe um caixa dupla de espumante Gio Rodrigues revestida a cetim de cor vermelha (participa até 10 Fevereiro 2011).

4 - De Braga até Melgaço, entre rios e o mar. O Inverno pode estar aí, mas isso não é desculpa para não apreciar o verde, a gastronomia, a hospitalidade e as novidades de um canto de Portugal mais antigo ainda do que a nossa ideia de nação e de nacionalidade.

5 - O Prémio Máxima Vida Literária distinguiu a Poesia Reunida de Maria Teresa Horta. Porque os seus poemas são a sua vida.

6 - Passatempo: a Visão Vida & Viagens oferece três fins de semana em cada um dos hotéis: Memmo Baleeira, Westin Campo Real Golf Resort & Spa, Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo.

7 - Pulseiras holográficas: placebo a preço elevado. São populares, mas não passam de “produtos milagrosos” sem fundamento científico credível. Denunciámos a situação à Direcção-Geral do Consumidor e ao Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial.

8 - Uma receita a experimentar: Bolo de Canela com Café.

9 - Passatempo: o SAPO Mulher e a Odisseias têm 4 Packs Be My Love para oferecer (participa até 10 Fevereiro 2011).

10 - Aromas em decoração.

11 - Nos próximos dias serão lançados 380 quilos de sementes de plantas endémicas para reflorestar a área destruída pelos incêndios do Verão na ilha da Madeira, anunciou o secretário do Ambiente e Recursos Naturais.

12 - Passatempo: para promover a sua nova loja online, a agência Abreu lançou o passatempo "Pixéis de diversão, Viagens com emoção". Basicamente: depois de registar-se, terá de adivinhar o mais rapidamente possível a que destinos se referem uma série de cinco imagens. Se acertar "no mínimo, em quatro" conquista um desconto de €10 para utilizar na compra de viagens na Abreu (via site ou telefone). E os cinco que mais pontuarem no passatempo candidatam-se a prémios grandes para dois: cruzeiro na Royal Caribbean International ou Celebrity Cruises, viagem a Istambul, Praga ou Madeira (voos+hotel) e fins-de-semana em Portugal continental. O passatempo decorre até 25 de Fevereiro 2011.

13 - Os resultados do Concurso Fotográfico 2010, da National Geographic Portugal, já foram anunciados e podem ser consultados no site.

14 - Pseudo-escorpião e escaravelho únicos no mundo descobertos em Portugal. Animais foram encontrados em grutas pela bióloga Sofia Reboleira.

15 - Sabia que já pode colocar os frascos de vidro de perfume no ecoponto verde (Vidro)? Fique a saber desta nova alteração e de toda a informação relativamente aos materiais que devem e não devem ser colocados nos ecopontos e colabore com a reciclagem! O Ambiente agradece!

16 - Passatempo: a CARAS Decoração e a BP têm para lhe oferecer 5 aquecedores BP Gold, no valor de €171,90/cada.

17 - O Sorriso, de Eugénio de Andrade.

18 - Para pedir gratuitamente um postal perfumado Belle D´Opium (YSL).

19 - Fruta para resistir à gripe. Porque é na prevenção que devemos investir, aproveite os benefícios da vitamina C e reforce o seu sistema imunitário.

20 - Passatempo: a Rádio Popular oferece 2 telemóveis Samsung I9000 Galaxy S 8GB. Um para um rapaz, outro para uma rapariga (participa até 14 Fevereiro 2011).

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sons

AUREA - Busy (for me)

Made in Alentejo! Absolutamente magnífico!
Para mim - Vales de Desconto
www.paramim.com.pt

Vales de Desconto para si - Obtenha vales de desconto para as suas marcas favoritas.
Só tem de nos dizer que os quer, e nós enviamos-lhe para casa, para que possa beneficiar de todos os descontos nos seus produtos preferidos.
Colocamos vales novos a cada três meses, para que possa beneficiar dos melhores produtos aos melhores preços.
Peça já os vales de desconto que temos para si!

in Para mim
Número de portugueses com diabetes está a crescer

A diabetes está a crescer em Portugal. Em 2009 foram detetados 571 novos casos por cada cem mil habitantes desta doença, que afeta 12,3 por cento da população entre os 20 e os 79 anos, revela o Observatório Nacional da Diabetes.
Há uma "correlação direta" entre o incremento da prevalência da diabetes e o envelhecimento da população: mais de um quarto da população com idade entre os 60 e os 79 anos tem diabetes, refere o relatório "Diabetes: Factos e números 2010", que será divulgado hoje.
O coordenador do estudo, Luís Gardete Correia, adiantou à agência Lusa que os serviços de saúde também estão a diagnosticar mais casos.
Segundo o estudo, a taxa de prevalência já tinha sido diagnosticada em 56 por cento dos indivíduos e em 44 por cento ainda não tinha sido diagnosticada.
Nos últimos 10 anos, a incidência da diabetes tipo 1 tem vindo a "aumentar significativamente" nas crianças e nos jovens. Em 2009 foram detetados 17 novos casos por cada 100.000 jovens até aos 14 anos, perto do dobro do registado em 2000, uma evolução semelhante à verificada no escalão etário dos 0-19 anos.
Luís Gardete Correia adiantou que a diabetes tipo dois também está a aparecer nos jovens com excesso de peso e obesos. "Esta situação é muito mais evidente nos Estados Unidos mas Portugal já está a ser contagiado", disse.
Já a prevalência da Diabetes Gestacional (anomalia do metabolismo da glicose na gravidez) em Portugal Continental foi de 3,9 por cento das grávidas que utilizaram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2009, um "acréscimo significativo comparativamente aos anos anteriores", refere o relatório, a que a Lusa teve acesso.
Os partos no SNS representaram mais de 80 por cento dos partos registados em Portugal em 2009 (81.753 de um total de 98.346).
O estudo verificou ainda que quanto mais elevado é o nível de educação menor é a prevalência da diabetes. O excesso de peso também aumenta o risco da doença: uma pessoa obesa apresenta um risco quatro vezes superior de desenvolver a doença.
Em 2009, a hiperglicemia intermédia em Portugal (níveis de glicose no sangue superiores ao normal) atingia 26 por cento da população portuguesa com idades entre os 20 e os 79 anos.
Nesse ano, encontravam-se registados na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados 2.241 utentes com diabetes.
Em praticamente todos os países desenvolvidos a diabetes é a principal causa de cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores. Constitui uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco significativamente aumentado de doença coronária e de acidente vascular cerebral.

in Jornal I

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cinema
CISNE NEGRO (Black Swan)
um filme de Darren Aronofsky
com Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder
Site oficial: www.castellolopesmultimedia.com/cisnenegro

Vencedor do Globo de Ouro para Melhor Actriz (Drama)
Natalie Portman
Nomeado para 5 Óscares
Melhor Filme
Melhor Realizador – Darren Aronofsky
Melhor Actriz – Natalie Portman
Melhor Fotografia
Melhor Montagem


CISNE NEGRO é um dos filmes mais falados do ano pela forma singular como Darren Aronofsky fundiu o thriller psicológico com o fechado mundo do ballet profissional. Estamos habituados a ver este género retratado no mundo do crime ou em casas assombradas, mas não entre sapatilhas de pontas e tutus.
Natalie Portman, já premiada com um Globo de Ouro pela sua prestação neste filme, é Nina, uma jovem bailarina que irá pela primeira vez interpretar a personagem principal na próxima produção da companhia onde trabalha. A exaustiva provação de interpretar ao mesmo tempo o Cisne Branco, puro e inocente, e o Cisne Negro, pérfido e sensual, prende a bailarina numa intrincada teia psicológica de competição e intriga que envolve também a mais recente bailarina da companhia, Lily (Mila Kunis). Enquanto Nina é ela própria o espelho da doçura e inocência, e por isso perfeita para o papel de Cisne Branco, Lily tem tudo o que a personagem do Cisne Negro exige.
Na sua incessante busca pela perfeição, Nina terá de mergulhar no seu lado mais sombrio despertando emoções e características da sua personalidade que desconhecia. A sua perturbadora, e por vezes aterradora, transformação no Cisne Negro e tudo o que ele personifica, irá levá-la numa alucinante viagem de paranóia e obsessão num mundo povoado de espelhos onde as personalidades se multiplicam.
Não foram só as múltiplas transformações interiores destas personagens que constituíram um enorme desafio para ambas as actrizes. Fisicamente, este foi sem dúvida o trabalho mais exustivo que alguma vez tiveram. Com o papel vinha a exigência de que teriam de parecer verdadeiras bailarinas, algo para que se começa a treinar habitualmente aos 4/5 anos e não aos 28 - a idade actual de Natalie Portman. No entanto, depois de 10 meses de trabalho intensivo com alguns dos maiores professores e bailarinos do mundo, tanto Portman como Kunis impressionaram até os profissionais e Natalie Portman dança mais de 90% das suas cenas no filme.
O realizador caracteriza este filme como sendo o espelho do seu filme anterior O WRESTLER. Os dois filmes estão ligados pela suas temáticas: o corpo levado ao extremo e os conflitos interiores. Mickey Rourke enquanto wrestler passa por algo muito semelhante ao que Natalie Portman experimenta enquanto bailarina. Ambos usam o seu corpo para se exprimirem artisticamente e ambos sofrem com a possibilidade de uma lesão pois o corpo é a única ferramenta que possuem.
Darren Aronofsky volta assim a afirmar-se como um dos melhores realizadores da sua geração com um filme belo e perturbador que deu a Natalie Portman a hipótese de explorar várias vertentes da sua personalidade enquanto actriz. Como O Wrestler, este é um filme a não perder, que muitos já apelidam de "obra-prima".

in Newsletter Castelo Lopes Multimédia
Dramaturgia Viva
Os Filhos de Teresa
8 Fevereiro 2011, 19h
Salão Nobre - TNDM II
Praça D. Pedro IV - Lisboa
T.: + 351 213 250 800
geral@teatro-dmaria.pt
Entrada livre
www.teatro-dmaria.pt

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

2 Fevereiro – Dia Mundial das Zonas Húmidas
www.icn.pt/dia_mundial_zonas_humidas
www.ramsar.org

O que é o Dia Mundial das Zonas Húmidas?
Nos finais de Outubro de 1996, na 19ª Reunião do Comité Permanente da Convenção de Ramsar, o dia 2 de Fevereiro foi oficialmente instituído como o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Esta data coincide com o aniversário da assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas (Convenção de Ramsar), a 2 de Fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar, nas margens do Mar Cáspico.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas é uma oportunidade dos governos, organizações e da população em geral, realizarem grandes ou pequenas, mas significativas, acções no
sentido da sensibilização das populações para as funções e valores das zonas húmidas, particularmente das Zonas Húmidas de Importância Internacional (inscritas na lista da Convenção sobre Zonas Húmidas).

O que é uma Zona Húmida?
Uma Zona Húmida é uma área de sapal, paul, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada,
incluindo águas marinhas até seis metros de profundidade na maré baixa e zonas costeiras e ribeirinhas.

Zonas Húmidas que é preciso proteger porque são muito importantes...
Controlam inundações e a erosão, porque retêm e absorvem a água de grandes chuvadas e a vegetação reduz a velocidade da corrente.
Protegem a costa contra tempestades, porque a vegetação reduz a acção do vento, das ondas e das correntes.
Purificam a água, ao reterem substâncias poluentes, que acabam por se transformar, tornando-se inofensivas.
Alimentam reservatórios naturais subterrâneos de água doce, que o homem utiliza para diversos fins.
Abrigam e alimentam aves migradoras e outras espécies, em particular durante a reprodução, sendo fundamentais para a sua conservação.
Contrariam o efeito de Estufa, uma vez que a vegetação retém o dióxido de carbono que, em excesso no ar, impede as radiações solares de se libertarem para o espaço.

E porque muitas estão ameaçadas...
Apesar da sua importância ecológica, estética e cultural, as zonas húmidas foram consideradas, durante muito tempo, áreas marginais que deveriam ser transformadas
em terra seca.
Algumas actividades recreativas, construção desordenada de casas, alteração profunda dos cursos dos rios (por extracção de água, construção de canais e barragens),
remoção da vegetação das margens, poluição e certas actividades agrícolas ameaçam actualmente as zonas húmidas pelo mundo, que por estas razões foram reduzidas a
metade da área durante o século XX.

Para as proteger existe a Convenção de Ramsar
A Convenção sobre Zonas Húmidas constitui um tratado inter-governamental adoptado em 2 de Fevereiro de 1971 na cidade iraniana de Ramsar. Por esse motivo,
esta Convenção é geralmente conhecida como “Convenção de Ramsar” e representa o primeiro dos tratados globais sobre conservação.
A Convenção entrou em vigor em 1975 e conta actualmente com 158 países contratantes em todos os continentes. Actualmente, foram designados pelas Partes contratantes cerca de 1.828 sítios de importância internacional, cobrindo cerca de 169 milhões de hectares de zonas húmidas.

Em Portugal
O Estado Português assinou a Convenção sobre Zonas Húmidas em 1980 (Decreto Lei n.º 101/80, de 9 de Outubro) e ratificou-a em 24 de Novembro de 1980.
Actualmente, são 28 os sítios Ramsar existentes em Portugal, totalizando 86.581 ha. Assim todos estes locais já integram esta lista - www.ramsar.org/doc/sitelist.doc:

* Bertiandos and S. Pedro of Arcos Lagoons 02/12/05 Região Norte 346 ha 41°45’N 008°39’W
* Caldeira da Graciosa (Furna do Enxofre) 16/06/08 Archipiélago de las Azores 120 ha 39°01’n 027°58’W
* Caldeira do Faial 16/06/08 Archipiélago de las Azores 312 ha 38°35’N 028°42’W
* Caldeirão do Corvo 16/06/08 Archipiélago de las Azores 316 ha 39°42’N 031°06’W
* Complexo Vulcânico das Furnas 16/06/08 Archipiélago de las Azores 2,855 ha 37°45’N 025°19’W
* Complexo Vulcânico das Sete Cidades 16/06/08 Archipiélago de las Azores 2,171 ha 37°51’N 025°46’W
* Complexo Vulcânico do Fogo 16/06/08 Archipiélago de las Azores 2,182 ha 37°45’N 025°28’W
* Estrela Mountain upper Plateau and upper Zêzere River 02/12/05 Região Centro 5,075 ha 40°21’N 007°37’W
* Estuário do Tejo 24/11/80 Região Lisboa e Vale do Tejo 14,563 ha 38º50’N 008º57’W
* Estuário do Sado 08/05/96 Região Alentejo 25,588 ha 38º27’N 008º43’W
* ‘Fajãs’ of Caldeira and Cubres Lagoons 02/12/05 Archipiélago de las Azores 87 ha 38°38’N 027°57’W
* Ilhéus das Formigas e Recife Dollabarat 16/06/08 Archipiélago de las Azores 7 ha 37°16’N 0242°46’W
* Lagoa de Albufeira 08/05/96 Região Lisboa e Vale do Tejo 1,995 ha 38º30’N 009º10’W
* Lagoa de St. André et Lagoa de Sancha 08/05/96 Região Alentejo 2,638 ha 38º03’N 008º48’W
* Mira Minde Polje and related Springs 02/12/05 Região Lisboa e Vale do Tejo 662 ha 39°29’N 008°38’W
* Mondego Estuary 02/12/05 Região Centro 1,518 ha 40°08’N 008°50’W
* Paúl de Arzila 08/05/96 Região Centro 585 ha 40º40’N 008º33’W
* Paúl de Boquilobo 08/05/96 Região Lisboa e Vale do Tejo 529 ha 39º23’N 008º32’W
* Paúl de Madriz (Bas Mondego) 08/05/96 Região Centro 226 ha 40º08’N 008º38’W
* Paúl de Tornada (Tornada Marsh) 24/10/01 Região Lisboa e Vale do Tejo 50 ha 39°27’N 009°03’W
* Paúl do Taipal (Taipal Marsh) 24/10/01 Região Centro 233 ha 40°11’N 008°41’W
* Planalto Central da Terceira (Furnas do Enxofre e Algar do Carvão) 16/06/08 Archipiélago de las Azores 1,283 ha 38°44’N 027°12’W
* Planalto Central das Flores (Morro Alto) 16/06/08 Archipiélago de las Azores 2,572 ha 39°26’N 031°12’W
* Planalto Central de São Jorge (Pico da Esperança) 16/06/08 Archipiélago de las Azores 231 ha 38°39’N 028°04’W
* Planalto Central do Pico (Achada) 16/06/08 Archipiélago de las Azores 748 ha 38°26’N 028°13’W
* Ria de Alvor 08/05/96 Região Algarve 1,454 ha 37º08’N 008º37’W
* Ria Formosa 24/11/80 Região Algarve 16,000 ha 37º03’N 007º47’W
* Sapais de Castro Marim 08/05/96 Região Algarve 2,235 ha 37º12’N 007º26’W


in ICNB – Departamento de Gestão de Áreas Classificadas, Zonas Húmidas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Acção de Voluntariado "Ninho d'Obra"
5 Fevereiro 2011, das 10h às 17h
Castro Verde
Inscrições
: 286328309 ou lpn.cea-castroverde@lpn.pt
www.lpn.pt

Participe nesta acção de voluntariado ajudando numa actividade fulcral para a preservação do Peneireiro-das-Torres.
Venha passar um sábado diferente. Contamos Consigo.


clique na imagem para ampliar
Crise: Violência vai generalizar-se devido à pobreza e precariedade
Observatório Permanente sobre a Produção, Comércio e a Proliferação de Armas Ligeiras


O Observatório Permanente sobre a Produção, Comércio e a Proliferação de Armas Ligeiras prevê que a violência vai generalizar-se devido à pobreza e precariedade.
O organismo acaba de divulgar, na sua página oficial na Internet, as conclusões do seminário sobre o fenómeno promovido em Dezembro de 2010, intitulado «A cidade e a violência».
Os participantes defendem uma melhor coordenação entre as instituições públicas que agem sobre o problema e apontam o dedo a políticas de habitação que esqueceram a integração social.
O texto vaticina “a prática de violência muito grave e, em muitos casos, gratuita, exercida de forma extremamente desprendida e generalizada” por parte de uma “geração mais jovem”.
Por outro lado, refere o documento, “a violência deixará de estar apenas associada a meios de pobreza, à habitação, ao habitat, ou à sua falta, tendendo a tornar-se numa questão demasiado horizontal de contornos ainda imprecisos”.
Os “contextos de precariedade” que se têm verificado, “de forma crescente, em estratos sociais não historicamente caracterizados pela pobreza, também irão contribuir para o aumento da violência”.
O texto salienta que a estratégia preventiva deve dar prioridade “à actuação sobre as crenças, os valores, as atitudes, os comportamentos”, deixando para segundo plano a “componente física”, que se manifesta numa “melhor habitação, melhores espaços públicos” e implementação da “videovigilância”.
As intervenções dos especialistas realçam o facto de “a pobreza constituir a principal violência sobre as pessoas que vivem em muitos dos territórios que compõem a cidade”.
Os peritos chamam também a atenção para “o reforço da ideia do círculo irreversível da pobreza provocado pela violência institucional, “talvez menos visível mas não menos desmoralizante”.
Um dos seus exemplos é a deficiente ou até inexistente articulação das entidades nacionais com as locais “por razões político-ideológicas dos seus responsáveis”.
Os participantes do seminário criticam também as políticas que se concentraram na atribuição de casas a quem delas precisava mas que não acompanharam “a preparação da mudança de residência” nem ouviram as populações quanto a esse processo.
Os especialistas destacam igualmente a falta de regras nos novos bairros ou o seu incumprimento, motivos que conduziram à degradação da qualidade das habitações, exercendo “uma influência negativa” sobre os seus moradores.
Nos casos em que “expectativas iniciais, em termos sociais e económicos” não se materializam, criam-se “fortes sentimentos de frustração”.
De acordo com o painel de especialistas, “os exemplos de Oeiras e, até certo ponto, de Lisboa, apontam uma via desejável, o de Setúbal com o Bairro da Bela Vista, uma solução a evitar a todo o custo”.
O texto defende a aprovação do novo Plano Estratégico da Habitação, reflexão lançada em 2008, “completada no ano seguinte e que, desde então tem estado a ser trabalhada em questões que se prendem com a sua operacionalidade”.
O observatório permanente sobre a produção, comércio e proliferação das armas ligeiras foi criado em finais de 2004 pela Comissão Nacional Justiça e Paz, organismo de leigos ligado à Conferência Episcopal Portuguesa, prestando particular atenção à proliferação das armas ligeiras, à violência urbana e aos casos de crime organizado.

RM
in Agência Ecclesia (24.01.2011)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Campanha Nacional de recolha de livros para Moçambique
Associação "Karingana Wa Karingana
"
Rua da Guiné, n.º 9, 3º Esq
1170-172 Lisboa
(+351) 919 052 986
associacao@karinganawakaringana.org
www.karinganawakaringana.org

clique na imagem para ampliar

Campanha começará no dia 5 de Janeiro e terminará no dia 28 de Fevereiro. Os livros poderão ser entregues em qualquer estação dos Correios a nível nacional, tanto em Portugal, Açores e Madeira. Poderão ser entregues quase todo o tipo de livros excepto livros escolares, uma vez os sistemas de ensino português de moçambicano serem diferentes.
Pedem-se sobretudo gramáticas, dicionários, atlas, romances de língua portuguesa, enciclopédias ou outro tipo de manuais que não escolares.
Escolheu-se o livro, fonte de inspiração para o saber, para o querer, como maior símbolo da nossa língua, do português, que é uma das maiores riquezas da lusofonia.
A Associação "Karingana Wa Karingana" tem a sua primeira acção já em curso, e que consiste na recolha de livros para serem entregues a Moçambique, seleccionados de acordo com as necessidades concretas que este país lusófono tem neste domínio.
Os livros que identificamos como fundamentais para esta campanha, em língua portuguesa, são:

- Literatura de autores de língua portuguesa;
- Banda desenhada;
- Dicionários;
- Enciclopédias;
- Atlas;
- Gramáticas;
- Livros técnicos que não sejam manuais escolares.


A campanha de recolha e distribuição dos livros por Moçambique perspectiva-se vasta e grande, pois é essa a nossa intenção, e em conjunto com a Embaixada de Moçambique, na pessoa do Sr. Embaixador, Dr. Miguel Costa Mkaima, nosso ilustre Associado, estamos neste momento a efectuar um levantamento das necessidades reais no território, designadamente quais as principais províncias para onde serão enviados os livros aqui recolhidos.
Pela sua natureza, a Associação "Karingana Wa Karingana" só poderá desempenhar as acções a que se propõe se poder contar com o apoio de instituições e outras entidades sensíveis aos nossos objectivos e que se queiram associar às nossas acções.

in Associação "Karingana Wa Karingana"

A primeira bateria de papel é portuguesa

Uma equipa de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa desenvolveu a primeira bateria de papel. A tecnologia armazena energia a partir do vapor de água existente no ar e pode servir para alimentar telemóveis e outros dispositivos electrónicos como tablets ou consolas.
O grupo, liderado por Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, criou estas baterias, nos laboratórios do Centro de Investigação de Materiais (Cenimat), a partir de um vulgar papel de escrita e para a energia ser armazenada automaticamente com o vapor basta que, no local, a humidade relativa seja superior a 40 por cento.
Os cientistas inventaram também as primeiras biobaterias, que são carregadas pelos fluidos do corpo humano, como suor e plasma sanguíneo, e que se destinam a dispositivos como pacemakers.
Elvira Fortunato foi a vencedora do maior prémio dado a um investigador português - o Prémio European Research Council 2008 - e, com a sua equipa, já tinham sido a responsável pela descoberta do transístor de papel. A equipa do Centro de Investigação de Materiais (Cenimat), dirigida por esta cientista, recebeu 2,5 milhões de euros.
A equipa do Cenimat, dirigida por esta cientista, recebeu 2,5 milhões de euros. Elvira Fortunato foi ainda escolhida pela Direcção de Ciência Hoje para receber o Prémio Seeds of Science na categoria «Engenharia e Tecnologia», em 2008, que distingue a cientista devido ao seu trabalho como co-coordenadora da equipa que produziu pela primeira vez um transístor que integra uma camada de papel na sua estrutura.

2011-01-24
in Ciência Hoje

domingo, 30 de janeiro de 2011

As imagens da semana


A cidade é um chão de palavras pisadas
a palavra criança a palavra segredo.
A cidade é um céu de palavras paradas
a palavra distância e a palavra medo.

A cidade é um saco um pulmão que respira
pela palavra água pela palavra brisa
A cidade é um poro um corpo que transpira
pela palavra sangue pela palavra ira.

A cidade tem praças de palavras abertas
como estátuas mandadas apear.
A cidade tem ruas de palavras desertas
como jardins mandados arrancar.

A palavra sarcasmo é uma rosa rubra.
A palavra silêncio é uma rosa chá.
Não há céu de palavras que a cidade não cubra
não há rua de sons que a palavra não corra
à procura da sombra de uma luz que não há.

Ary dos Santos