quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cinema
CISNE NEGRO (Black Swan)
um filme de Darren Aronofsky
com Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder
Site oficial: www.castellolopesmultimedia.com/cisnenegro

Vencedor do Globo de Ouro para Melhor Actriz (Drama)
Natalie Portman
Nomeado para 5 Óscares
Melhor Filme
Melhor Realizador – Darren Aronofsky
Melhor Actriz – Natalie Portman
Melhor Fotografia
Melhor Montagem


CISNE NEGRO é um dos filmes mais falados do ano pela forma singular como Darren Aronofsky fundiu o thriller psicológico com o fechado mundo do ballet profissional. Estamos habituados a ver este género retratado no mundo do crime ou em casas assombradas, mas não entre sapatilhas de pontas e tutus.
Natalie Portman, já premiada com um Globo de Ouro pela sua prestação neste filme, é Nina, uma jovem bailarina que irá pela primeira vez interpretar a personagem principal na próxima produção da companhia onde trabalha. A exaustiva provação de interpretar ao mesmo tempo o Cisne Branco, puro e inocente, e o Cisne Negro, pérfido e sensual, prende a bailarina numa intrincada teia psicológica de competição e intriga que envolve também a mais recente bailarina da companhia, Lily (Mila Kunis). Enquanto Nina é ela própria o espelho da doçura e inocência, e por isso perfeita para o papel de Cisne Branco, Lily tem tudo o que a personagem do Cisne Negro exige.
Na sua incessante busca pela perfeição, Nina terá de mergulhar no seu lado mais sombrio despertando emoções e características da sua personalidade que desconhecia. A sua perturbadora, e por vezes aterradora, transformação no Cisne Negro e tudo o que ele personifica, irá levá-la numa alucinante viagem de paranóia e obsessão num mundo povoado de espelhos onde as personalidades se multiplicam.
Não foram só as múltiplas transformações interiores destas personagens que constituíram um enorme desafio para ambas as actrizes. Fisicamente, este foi sem dúvida o trabalho mais exustivo que alguma vez tiveram. Com o papel vinha a exigência de que teriam de parecer verdadeiras bailarinas, algo para que se começa a treinar habitualmente aos 4/5 anos e não aos 28 - a idade actual de Natalie Portman. No entanto, depois de 10 meses de trabalho intensivo com alguns dos maiores professores e bailarinos do mundo, tanto Portman como Kunis impressionaram até os profissionais e Natalie Portman dança mais de 90% das suas cenas no filme.
O realizador caracteriza este filme como sendo o espelho do seu filme anterior O WRESTLER. Os dois filmes estão ligados pela suas temáticas: o corpo levado ao extremo e os conflitos interiores. Mickey Rourke enquanto wrestler passa por algo muito semelhante ao que Natalie Portman experimenta enquanto bailarina. Ambos usam o seu corpo para se exprimirem artisticamente e ambos sofrem com a possibilidade de uma lesão pois o corpo é a única ferramenta que possuem.
Darren Aronofsky volta assim a afirmar-se como um dos melhores realizadores da sua geração com um filme belo e perturbador que deu a Natalie Portman a hipótese de explorar várias vertentes da sua personalidade enquanto actriz. Como O Wrestler, este é um filme a não perder, que muitos já apelidam de "obra-prima".

in Newsletter Castelo Lopes Multimédia

Sem comentários: