sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Número de portugueses com diabetes está a crescer

A diabetes está a crescer em Portugal. Em 2009 foram detetados 571 novos casos por cada cem mil habitantes desta doença, que afeta 12,3 por cento da população entre os 20 e os 79 anos, revela o Observatório Nacional da Diabetes.
Há uma "correlação direta" entre o incremento da prevalência da diabetes e o envelhecimento da população: mais de um quarto da população com idade entre os 60 e os 79 anos tem diabetes, refere o relatório "Diabetes: Factos e números 2010", que será divulgado hoje.
O coordenador do estudo, Luís Gardete Correia, adiantou à agência Lusa que os serviços de saúde também estão a diagnosticar mais casos.
Segundo o estudo, a taxa de prevalência já tinha sido diagnosticada em 56 por cento dos indivíduos e em 44 por cento ainda não tinha sido diagnosticada.
Nos últimos 10 anos, a incidência da diabetes tipo 1 tem vindo a "aumentar significativamente" nas crianças e nos jovens. Em 2009 foram detetados 17 novos casos por cada 100.000 jovens até aos 14 anos, perto do dobro do registado em 2000, uma evolução semelhante à verificada no escalão etário dos 0-19 anos.
Luís Gardete Correia adiantou que a diabetes tipo dois também está a aparecer nos jovens com excesso de peso e obesos. "Esta situação é muito mais evidente nos Estados Unidos mas Portugal já está a ser contagiado", disse.
Já a prevalência da Diabetes Gestacional (anomalia do metabolismo da glicose na gravidez) em Portugal Continental foi de 3,9 por cento das grávidas que utilizaram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2009, um "acréscimo significativo comparativamente aos anos anteriores", refere o relatório, a que a Lusa teve acesso.
Os partos no SNS representaram mais de 80 por cento dos partos registados em Portugal em 2009 (81.753 de um total de 98.346).
O estudo verificou ainda que quanto mais elevado é o nível de educação menor é a prevalência da diabetes. O excesso de peso também aumenta o risco da doença: uma pessoa obesa apresenta um risco quatro vezes superior de desenvolver a doença.
Em 2009, a hiperglicemia intermédia em Portugal (níveis de glicose no sangue superiores ao normal) atingia 26 por cento da população portuguesa com idades entre os 20 e os 79 anos.
Nesse ano, encontravam-se registados na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados 2.241 utentes com diabetes.
Em praticamente todos os países desenvolvidos a diabetes é a principal causa de cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores. Constitui uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco significativamente aumentado de doença coronária e de acidente vascular cerebral.

in Jornal I

Sem comentários: