sábado, 18 de outubro de 2008

As surpresas da semana

1 - O leilão Mão a Mão regressou e durante o mês de Outubro o valor total das peças licitadas reverte integralmente para a Artenave Atelier - Associação de Solidariedade. Todos podemos ajudar!

2 - Atenção se alguém vir este cão pela zona do Aeroporto de Lisboa, devem informar o dono que anda aflito à sua procura!

3 - Gosto da nova colecção Outono/Inverno 2008 da Triumph.

4 - É tempo de marmelos, devemos aproveitar!

5 - Linhas, fitas, botões, alfinetes, revistas, entre outros, tudo para vender neste blogue.

6 - Fim-de-Semana “Adoro Chocolate” no Memmo Baleeira - adorava ir...

7 - Reduzir, reutilizar, reciclar.

8 - Um dos melhores filmes franceses dos últimos tempos, segundo a crítica: Le Fils de l'épicier.

9 - A 19ª edição do Festival Internacional de BD da Amadora realiza-se entre 24 de Outubro e 9 de Novembro 2008. Tecnologia e Ficção Científica, é o tema central deste ano.

10 - Um passeio a não perder: Caminhada Sintra Litoral.

11 - Em Loures existe um impressionante Palácio - Palácio do Correio-Mor - (talvez o único do género) que parece estar "em vias de" ser comprado por italianos para fazer um hotel de luxo...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
17 de Outubro 2008

Reutilizamos o que já não lhe faz falta...
Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos
Av. do Loureiro, 394
2775-599 Carcavelos
Tel. +21457 89 52 / 21 456 91 54
Fax. +21 457 67 68
email: ccpc@netcabo.pt
www.centrocomunitario.net

"Já é uma informação bem divulgada, mas vale sempre a pena relembrar, especialmente tendo em conta que se aproxima o Dia Mundial da Pobreza.
No Centro Comunitário de Carcavelos aceitamos roupa, brinquedos, livros, utensílios domésticos, equipamentos... Aqueles materiais que já não precisa mas que ainda se encontram em boas condições para que outros possam utilizar.
Estas ofertas podem ter vários destinos:
- Ser oferecidas ás famílias ou indivíduos apoiados pelo Centro
- Utilizadas no próprio Centro
- Partilhados com outras instituições
- Vendidas nas Feiras do Vende Tudo que o Centro promove periodicamente, para podermos apoiar mais e melhor as famílias que nos procuram.
Traga aquilo que não utiliza para o Centro Comunitário.
Conheça também o nosso programa de apoio às famílias, o Projecto Intervir - http://www.centrocomunitario.net."

In blogue Centro Comunitário de Carcavelos
Para ajudar - Lizzy (16 Outubro 2008)

"Amigos do Refúgio das Patinhas:

Estamos desesperadas, aconteceu um acidente terrível. :( A Lizzy ia a passear com uma de nós num dos seus momentos de lazer (a Lizzy fica fechada numa box de um espaço que nos foi cedido e precisa muito destes passeios) e ontem, dia 15 de Outubro de 2008, tivemos a infelicidade de a trela se partir e a Lizzy ser atropelada. :( Estamos nervosas e completamente desesperadas com o que aconteceu.
A Lizzy foi levada de imediato para a veterinária, onde fez um raio-X. A pata está partida e a Lizzy estava com dores horríveis. Ficou já internada e, depois de o inchaço e o abcesso passarem, vai ser operada. Ela precisa muito desta operação. A operação está marcada para dia 17 de Outubro, 6.ª feira.
O orçamento já em conta que temos para tudo isto (aproveitando para a esterilizarmos) ficará pelos 350 euros, nunca menos. Estamos sem forças... :( Quando tudo o que nos aparece é tão mau, um acidente destes agora deita-nos completamente abaixo. :(
Não sabemos como iremos fazer para conseguir este valor. Estamos de rastos com tudo o que tem acontecido. :( Pedimos do fundo do coração que nos ajudem a divulgar mais este pedido de ajuda. A nossa menina está tão em baixo. :(
Para qualquer ajuda que possam dar, podem consultar o NIB directamente no site do Refúgio: http://www.refugiodaspatinhas.org/ajudar
Pedíamos que colocassem o descritivo "Lizzy".
Desde já o nosso muito obrigada a quem puder ajudar e/ou divulgar!

Refúgio das Patinhas
www.refugiodaspatinhas.org

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro

"Cozinhar não é serviço, meu neto", disse ela. "Cozinhar é um modo de amar os outros."
Mia Couto
, in O Fio das Missangas


"Nada vai beneficiar mais a saúde da humanidade e aumentar as hipóteses de sobrevivência da vida na terra do que a evolução para uma dieta vegetariana."
Albert Einstein
(1879-1955), o autor da teoria da relatividade era vegetariano.
In Revista 100% Natural - Mar/Abr 2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blog Action Day: Let´s Talk about Poverty
15 Outubro 2008
http://blogactionday.org

Nós não somos pobres, apenas carregamos a brutalidade dos outros.
Maria Lua

Fotografia de Sebastião Salgado
(retirada do blogue
O Século Prodigioso)

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Letras
(post repetido)

Estou a ver os teus olhos
brancos de rugas,
fechados de nuvens
Ninguém os vê.

Queria eu senti-los
amá-los, fechá-los dentro de mim
para guardar
para morrer nas tuas mãos.

(28/10/2006)
Maria Lua
O que fazer em caso de desaparecimento do seu cão

"O desaparecimento de cães é infelizmente frequente e nem sempre tem um final feliz. Na eventualidade do seu animal desaparecer deve:
1 - Se ele tem microchip comunicar imediatamente o seu desaparecimento ao SIRA (Sindicato dos Médicos Veterinários, Telf.: 213 257 812, snmv.sira@mail.telepac.pt) que possui uma base de dados com o registo dos chips implantados. Se alguém encontra um animal com microchip contacta imediatamente o SIRA que contacta por sua vez a pessoa em nome da qual o animal está registado.
2 - Fazer um apelo no ENCONTRA-ME (http://www.encontra-me.org/) com uma fotografia actualizada. Imprima várias cópias e afixe no maior número de locais possíveis.
3 - Colocar os apelos feitos em todos os veterinários da localidade.
4 - Procurar no canil municipal da região e contactar, caso exista, a associação de ajuda aos animais local.
Como em tudo, a prevenção é a melhor opção. Aqui ficam alguns conselhos:
A -
coloque microchip no seu animal e confirme passada uma semana no SIRA que o registo do seu animal chegou lá;
B - faça um seguro de responsabilidade civil do seu animal após colocação do chip, para cobrir eventuais danos que ele possa provocar;
C - nunca passeie o seu animal sem trela, porque além de proibido por lei, um susto ou outro animal poderão originar uma fuga;
D - em dias de tempestade ou foguetes redobre os cuidados com o seu animal;
E - não deixe o seu animal acessível a estranhos;
F - prefira um peitoral a uma coleira normal, a probabilidade de fuga é muito menor;
G - tenha atenção redobrada em situações não familiares sobretudo se tem o animal há pouco tempo;
H - mantenha sempre portas e janelas bem fechadas;
I - esterilize o seu animal já que muitas das fugas são originadas por cios;
J - tenha sempre fotografias actualizadas do seu animal de companhia;
L - coloque uma chapinha apropriada na coleira do seu animal com um contacto."

In Blogue Animais de Barcelos

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Mel das Arábias - a primeira doçaria em Portugal dedicada a doces tradicionais árabes.
Calçada da Estrela, 187
Telf.: 21 390 4251
http://www.meldasarabias.pt

"Quem passeia pela Calçada da Estrela repara. Não é todos os dias que se vê uma fachada como a do Mel das Arábias, que nos transporta logo para uma qualquer terriola dos Emirados. Mas o importante aqui é a doçaria. Uma casa das arábias recheada de doces e decorada a rigor. E uns chás de fruta para desenjoar. Tudo digno de sultão.
Abriu há cerca de um mês e, ao que parece, quem lá vai uma vez, vai duas e vai três, porque os doces, apesar de invulgares, têm um toque de viciante. Mas, se for guloso, muito guloso, então, tenha cuidado. O essencial: frutos secos e mel. Depois os produtos variam entre a aletria a envolver pistáchios e amêndoas, ou a goma de amido de milho com consistências diferentes e aromas diversos: desde a laranja, ao limão, ao coco, à rosa e muitos mais. E sim, há mesmo doce com aroma a rosas, só para os mais aventureiros amantes da gastronomia exótica. Porque não é para todas as bocas este lokum de rosas, que é como se chama a guloseima rara.
O bolinho mais famoso, no entanto, é o baklawa, uma pequena bomba calórica feita de massa folhada, frutos secos e mel, e que pode ter uma cobertura de chocolate. Os lokum fazem também sucesso. Parecem chouriços com pistácios como recheio, que depois são cortados às rodelas e vendidos a peso na loja. Puro mel vindo das arábias directamente para a zona da Estrela."

Ana Ribeiro de Almeida
In site
Time Out Lisboa

domingo, 12 de outubro de 2008

As imagens da semana

Esta semana temos poucas imagens e uma enorme desilusão...Mas houve também uma surpresa: o Chafariz D´El Rei que me deixou perplexa com tamanha beleza e grandiosidade!
A tristeza veio com o Museu do Fado...
Depois de terem sido feitas obras de reconstrução (onde "enterraram" muito dinheiro...) e reaberto no início do mês de Outubro, o Museu é uma vergonha para quem é português, para o Fado e para os lisboetas!
Com bilhetes de entrada a três euros, não autorização de tirar fotografias, levar malas ou mochilas (desculpem, mas já estive no Louvre e Tate, e sei do que escrevo), um espólio ridículo (todo ele protegido por vidros por isso não compreendo porque não se pode levar mochilas/malas... não há nada para roubar!), falta de informação, ausência de elementos históricos, lapsos na dinâmica do espaço (não se compreende por onde a exposição começa ou termina, nomeadamente o wc não tem placas a diferenciar o dos homens e mulheres - temos de entrar nas duas e procurar vestígios como por exemplo urinóis...), funcionários irresponsáveis e sem profissionalismo, uma esplanada com um potencial enorme mas com as cadeiras e mesas vazias e sujas...
É muito moderno: temos as "maquinetas" para levar ao ouvido - em várias línguas - e entretermo-nos, uma loja repleta de produtos para vender, o quadro do Malhoa e três sofás com auscultadores para ouvir fados.
Mas em troca, uma ausência absoluta do que é verdadeiramente o património português do Fado e do que tem para transmitir.
Lamentavel...
Tenho para mim que, depois de saber que a C. Municipal de Lisboa "deu" casas e palácios "aos amigos", este museu também só existe para dar ordenados a amigos que trabalham ou façam algum tipo de serviço para o mesmo.
Não quero influenciar negativamente ninguém, apenas partilhar o meu sentimento pelo que vi, ouvi e senti neste espaço. E da profunda revolta que se instalou no meu coração.
Mas façam-me um favor, visitem-no e digam que estou a ser muito injusta e cruel. E que afinal até estava errada...
A esperança é sempre a última a morrer...