segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Mel das Arábias - a primeira doçaria em Portugal dedicada a doces tradicionais árabes.
Calçada da Estrela, 187
Telf.: 21 390 4251
http://www.meldasarabias.pt

"Quem passeia pela Calçada da Estrela repara. Não é todos os dias que se vê uma fachada como a do Mel das Arábias, que nos transporta logo para uma qualquer terriola dos Emirados. Mas o importante aqui é a doçaria. Uma casa das arábias recheada de doces e decorada a rigor. E uns chás de fruta para desenjoar. Tudo digno de sultão.
Abriu há cerca de um mês e, ao que parece, quem lá vai uma vez, vai duas e vai três, porque os doces, apesar de invulgares, têm um toque de viciante. Mas, se for guloso, muito guloso, então, tenha cuidado. O essencial: frutos secos e mel. Depois os produtos variam entre a aletria a envolver pistáchios e amêndoas, ou a goma de amido de milho com consistências diferentes e aromas diversos: desde a laranja, ao limão, ao coco, à rosa e muitos mais. E sim, há mesmo doce com aroma a rosas, só para os mais aventureiros amantes da gastronomia exótica. Porque não é para todas as bocas este lokum de rosas, que é como se chama a guloseima rara.
O bolinho mais famoso, no entanto, é o baklawa, uma pequena bomba calórica feita de massa folhada, frutos secos e mel, e que pode ter uma cobertura de chocolate. Os lokum fazem também sucesso. Parecem chouriços com pistácios como recheio, que depois são cortados às rodelas e vendidos a peso na loja. Puro mel vindo das arábias directamente para a zona da Estrela."

Ana Ribeiro de Almeida
In site
Time Out Lisboa

Sem comentários: