sábado, 26 de março de 2011

As surpresas da semana

1 - A Estória do Gato e da Lua (versão portuguesa).

2 - Elizabeth Taylor (1932-2011).

3 - Passatempo: o Canal Hollywood oferece uma Viagem de ida e volta para Nova Iorque para duas pessoas (inclui transferes). Com acesso VIP a um talk-show matinal (participa até 28 Março 2011).

4 - A Fábrica de Papeis Pintados da Foz, na cidade do Porto, é a única empresa dedicada ao fabrico de serpentinas e confetis em Portugal. Tendo iniciado a sua atividade há 124 anos, ainda dá lucro, contrariando a crise económica em que o país está mergulhado.

5 - Tarifários TMN "e" afinal têm limites – O slogan “sem limites” engana: há um limite de 2000 minutos de chamadas, 1500 sms e, nos pacotes com Net, 500 MB para as comunicações gratuitas. Dificilmente paga apenas os € 10 ou € 15 mensais anunciados.

6 - Passatempo: a Água Castello e o FotografiaOnline estão a comemorar o Dia Mundial da Água e oferecem uma máquina fotográfica Canon EOS 550D (participa até 1 Abril 2011).

7 - Torre de Água transformada em Apartamento.

8 - O projecto português «Mala Segura» – projecto desenvolvido pelo PIEP da Universidade do Minho, com a parceria de quatro empresas e um centro de investigação –, um sistema “inteligente” de localização e monitorização de malas, pode vir a ser usado nos aeroportos de todo o mundo, caso seja aprovado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que se reúne para falar sobre o tema na próxima terça e quarta-feira.

9 - Passatempo Toyota: Faça um test drive ao modelo da sua preferência até 31 de Maio de 2011 e escreva uma frase com as palavras “Toyota”, “Confiança” e o nome do modelo que testou: Aygo, Yaris, Auris, Avensis ou Verso. Os autores das cinco melhores frases (uma por modelo) ganham a possibilidade de conduzir um dos 5 automóveis em campanha durante 5 dias, com a oferta de estadia num Hotel de 5 estrelas. Não perca. Dirija-se ao Concessionário Toyota mais próximo.

10 - Patrick, dog starved to the brink of death.

11 - Tríade chinesa cada vez mais forte em Portugal. Chegam com um negócio na carteira e, com ajuda de outros cidadãos da comunidade chinesa em Portugal, conseguem montá-lo rapidamente. Em alguns casos aproveitam-se de um português - toxicodependente, alcoólico ou sem-abrigo - que, a troco de uma quantia em dinheiro insignificante, assina os documentos necessários para criar uma empresa, aparentemente gerida por ele, mas que na realidade é comandada por chineses. Embora se organizem numa comunidade fechada, dificultando a tarefa da polícia em matéria de investigação criminal, sabe-se que os comerciantes chineses integram normalmente associações que são vedadas a qualquer português.

12 - Passatempo saber viver/Odisseias: ganhe noites de alojamento no Parque Natural de Montesinho e ainda uma oferta especial (participa até 31 Março 2011).

13 - Hundreds of oil-soaked rockhopper penguins have now been put into ‘rehab’ by Tristan Islanders facing a race against the clock to help save the endangered species. But those assessing the impact of the disaster believe more than 10,000 birds could have been affected. Local conservationists, volunteers and now experts from the Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds and have been working tirelessly ever since to help the threatened birds.

14 - História feita de árvores.

15 - Passatempo: a La Roche-Posay oferece 1 creme de protecção solar e 1 stick labial com bolsa, num total de 100 prémios para as 10 melhores frases do dia (participa até 31 Março 2011).

16 - Winemakers Support Cork.mov. Viva a cortiça (de preferência portuguesa)!

17 - Parece ser uma delícia: Bolo de canela com cenoura e banana.

18 - Passatempo: a Mattel Portugal oferece uma festa Barbie ou um fato de fada e DVD, ou bonecas Barbie O Segredo das Fadas a crianças dos 3 aos 12 anos (participa até 15 Junho 2011).

19 - Ave do Ano 2011: A Cagarra, um barómetro do nosso mar. O Cagarro, também conhecida por Cagarra ou Pardela-de-bico-amarelo (Calonectris diomedea) é uma ave marinha identificada sobretudo pelo seu chamamento peculiar e estridente, apenas possível de escutar nos Arquipélagos dos Açores, Madeira e Berlengas. No entanto, também é possível ver esta ave de passagem ao longo da costa continental.

20 - O Museu do Carro Eléctrico, no Porto, lançou um serviço pelo qual os jovens dos 10 aos 14 anos podem organizar as suas festas de aniversário num passeio pela linha da marginal, com direito a jantar.

21 - Passatempo saber viver/Esfera dos Livros: habilite-se a ganhar 10 livros sobre educação parental (participa até 31 Março 2011).

sexta-feira, 25 de março de 2011

APEME - Painel Questionários Online
Para nós a sua opinião conta. Muito!

http://painel.questionarios-online.com

Ipsos Apeme
Av. Duque de Ávila, 26 - 3º andar
1000-141 Lisboa
Telf: 21 358 34 80
Directora Geral Ipsos Apeme
Marina Petrucci - m.petrucci@ipsos-apeme.com

Inscreva-se já no painel
Depois de se inscrever receberá convites de participação para questionários que têm a ver consigo.
Por cada questionário completo receberá um valor previamente estipulado que será creditado na sua conta pessoal painel questionariosonline.
É muito simples
Insira o seu endereço de e-mail juntamente com o código de segurança que lhe apresentamos.
Receberá, logo de seguida, no seu e-mail uma mensagem para confirmar a sua adesão e activar a sua conta.
Se já está registado
Aceda à área de utilizadores registados e conheça todas as vantagens de pertencer ao painel questionáriosonline.

in Painel Questionários Online
27 de Março – Dia Mundial do Teatro
Várias iniciativas, por todo o país, muitas delas com entrada gratuita
Informe-se na sua localidade/cidade

clique na imagem para ampliar

No dia 27 de Março, domingo, celebra-se o Dia Mundial do Teatro mas, por todo o país, as iniciativas prolongam-se por todo o fim-de-semana. Muitas delas com entrada gratuita.
"Acredito que, hoje e sempre", o papel do teatro é manter viva a memória do que fomos e do que somos, do que sofremos e ganhámos, do que podemos sonhar e construir, porque houve quem lutasse por nós, anos a fio, porque conquistámos a liberdade de falar e crescer", diz a escritora Margarida Fonseca Santos que escreveu, a convite da Sociedade Portuguesa de Autores, a mensagem do Dia Mundial do Teatro.
A mensagem internacional é, este ano, da autoria de Jessica A. Kaahwa, artista e académica do Uganda radicada em Paris, que fala do papel do teatro como mobilizador das comunidades e para ultrapassar os conflitos.

in JN

quinta-feira, 24 de março de 2011

Hora do Planeta 2011
Apague as luzes pela Hora do Planeta

26 de Março, das 20H30 às 21H30!
Vídeo oficial para ver aqui
www.wwf.pt


A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF que incentiva cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes por uma hora mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas.
Porquê apagar as luzes?
Antes de mais há que ter consciência que este apagar de luzes por uma hora é meramente um gesto simbólico, mas que pode ser representativo de um elevar da consciência de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas.
A verdade é que este simples gesto, tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos que começam a despertar para compromissos válidos e práticos a favor desta luta.

Assim, apagar as luzes:
- É mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição, influenciando e pedindo acções de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo a desflorestação e conservando os nossos ecossistemas;
- É um incentivo ao diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos e empresas;
- É um acto que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável.
Em 2010, e após três anos de edição, a Hora do Planeta obteve a maior participação voluntária de sempre. Atingiu um recorde de 128 países e territórios, dos quais 24 cidades e duas vilas portuguesas, que se juntaram nesta exibição global a favor do planeta.
Edifícios e monumentos icónicos de todo o mundo (da Ásia ao Pacífico passando pela Europa e África e ainda Américas) ficaram às escuras para iluminar esta ideia. Pessoas de todo o mundo e de todas as esferas da vida social desligaram em uníssono as luzes e uniram-se nesta celebração e contemplação da única coisa que temos em comum: o Planeta Terra.
Portugal junta-se pelo terceiro ano consecutivo a este movimento, que este ano desafia todos a um compromisso que “Vá Além Desta Hora Na Luta Contra as Alterações Climáticas”, apelando a que, quando as luzes forem novamente acesas, reflicta sobre o que pode fazer para ajudar a marcar a diferença.

in WWF Portugal

Longevidade. O casamento prolonga a vida dos homens
Estudo inédito defende que o trabalho não lhe está a roubar anos de vida e que a fé numa religião prolonga a vida das mulheres. Os investigadores destacam ainda o papel das relações sociais na longevidade de cada um

O casamento será sinónimo de uma vida longa? Sim, se for homem. Ser religioso pode ajudar? Sim, se for mulher. Investigadores da Universidade da Califórnia garantem ter chegado a novas pistas para ter uma vida longa e prometem destruir alguns mitos. Para isso, a equipa seguiu a vida de 1528 pessoas, inscritas num estudo científico quando tinham cerca de dez anos, em 1921, pelo psicólogo Louis Terman da Universidade de Stanford. Os conselhos podem não garantir uma entrada directa no clube dos centenários, mas relativizam alguns dilemas actuais: uma profissão absorvente, por exemplo, não é na opinião destes especialistas um mau prenúncio. Este e outros resultados foram publicados este mês no livro "The Longevity Project: Surprising Discoveries for Health and Long Life from the Landmark Eight-Decade Study" (14,5 dólares na Amazon). Leslie R. Martin, co-autora do trabalho, explicou ao i que nunca é tarde para se começar algumas mudanças no dia-a-dia.
A corrida aos segredos da longevidade não parece estar perto da meta, tendo em conta os sucessivos trabalhos inconclusivos - dos genes certos aos comprimidos mágicos (recorde-se a euforia em torno do resveratrol e da rapamicina), passando pelas apologias do exercício físico, da medicina alternativa ou do treino cerebral. O facto é que a melhoria do acesso a cuidados de saúde tem feito a sua parte, mesmo debaixo da nuvem de novas epidemias como a obesidade ou a diabetes.
Segundo as previsões mundiais, a nova geração - como chamou o "The Huffington Post" à cada vez mais populosa faixa etária acima dos 80 - deverá aumentar 233% até 2040, um crescimento sete vezes superior ao previsto para a população em geral.
"Quando começámos", explicam os autores no comunicado que lança o livro, "era claro que algumas pessoas eram mais propensas à doença, demoravam mais a recuperar, ou morriam mais cedo, enquanto outras da mesma idade conseguiam sobreviver. Foram propostas todo o tipo de explicações - ansiedade, pouco exercício, carreiras stressantes, tendência para correr riscos, pessimismo - mas nenhuma tinha sido estudada durante um grande período".
Duas décadas depois, e com registos dos últimos 90 anos, fizeram esse estudo. O follow up da amostra de Terman, previsto para seis meses, acabou por dar pano para mangas: os jovens participantes atravessaram as fases das suas vidas e não foram os mais optimistas a viver mais tempo, nem os que tinham os melhores hábitos. Entre eles estavam, por exemplo, a repórter de guerra Shelley Mydans [1915-2002] ou Norris Bradbury, um dos homens por trás do armamento nuclear norte-americano [1909-1997]. Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo foi perceber que as suas personalidades em criança poderiam prever o risco de mortalidade décadas depois, diz Leslie R. Martin. As crianças consideradas mais alegres e bem-humoradas pelos pais e professores "tiveram vidas mais curtas" do que as companheiras mais reservadas e prudentes. Adoptar como máxima pessoal o relaxado "vai correr tudo bem" parece ser prejudicial. Entre os que começaram a escola mais cedo, antes dos seis anos, descobriram também uma longevidade reduzida.
Outra surpresa, destaca a investigadora, foi a diferença encontrada entre homens e mulheres para o impacto do casamento. "Depois de um divórcio, para os homens é melhor voltar a casar enquanto para a mulher não importa." Homens casados vivem para lá dos 70 e menos de um terço dos divorciados apresenta uma probabilidade forte de viver tanto, adiantam. A esta sina escapam apenas os homens que nunca casaram. Já entre as mulheres, quer nunca casem, quer casem, fiquem sozinhas depois do divórcio ou voltem a casar, o nível de longevidade é o mesmo.
Ligue-se Uma das precursores mais consistentes de uma vida longa parece ser a existência de laços interpessoais, de entreajuda. Leslie R. Martin explica que não se trata de começar a procurar amigos novos, ou de obrigar os mais tímidos a sair da casca, mas de haver um esforço para cultivar relações, muitas ou poucas, ou apenas as familiares. Já a entrega ao trabalho - pasmem-se os críticos aos workaholics - não parece ser motivo para grandes receios. Os investigadores descobriram que as pessoas mais comprometidas vivem mais tempo e que o stresse e as preocupações não roubam, na prática, anos de vida.
O livro reúne ainda conclusões sobre o papel da fé e o impacto da guerra na esperança de vida, publicadas nos últimos dois anos. Os investigadores descobriram que as mulheres com crenças religiosas vivem mais, um fenómeno que não se verifica nos homens.
Aos leitores prometem quizes para avaliarem até quando vão viver com base nos seus comportamentos e personalidade, para saberem o que podem mudar. Leslie R. Martin duvida que alguma vez surja uma prescrição universal para a vida longa, mesmo que deposite as suas convicções nesta. "Muitas das coisas em que as pessoas pensam, como preocuparem-se com o rácio de ómega 3 nos alimentos que comem, acabam por ser distracções dos caminhos principais", conclui.

Marta F. Reis (24.03.2011)
in
Jornal I

quarta-feira, 23 de março de 2011

DECO: Tarifas de água: adira ao protesto por preços transparentes
www.deco.proteste.pt

Junte a sua voz à nossa e peça esclarecimentos sobre a sua factura da água. Analisámos 45 tarifários e descobrimos que as facturas são pouco transparentes.
Tarifa de disponibilidade e quota de serviço, entre outros, são designações que surgem nas facturas da água, sem justificação prévia aos consumidores. Assim, o objectivo destas tarifas não é compreensível.
Junte a sua voz à nossa e faça crescer o movimento para exigir tarifários e facturas da água mais transparentes. Se, na sua factura, encontrar uma taxa fixa para a qual não recebeu explicação, adira ao protesto. Preencha o nosso formulário. Ao fazê-lo, estará a contactar a sua entidade abastecedora e a pedir-lhe justificações. Receberá uma cópia do seu e-mail e outra será dirigida, de forma automática, para a DECO PROTESTE.
Acompanharemos as reacções. Remeta-nos depois a resposta da entidade para info@deco.proteste.pt ou para Av. Arantes e Oliveira, 13, 1.º B, Olaias, 1900-221 Lisboa. Passe a palavra a amigos e familiares. Quem não tiver Net, pode contactar o nosso serviço de informações: 21 841 08 58.

in DECO
Fica mais barato escolher comida saudável
Campanha Nacional sobre comportamentos alimentares a baixo custo
www.apn.org.pt

Uma torta com creme ou uma sopa, uma açorda de peixe e uma maçã. O que acha que é mais barato?” – assim começa o 'spot' da campanha nacional «Comer bem é mais Barato», lançada recentemente pela Fundação Gulbenkian, Fundação EDP e SIC, com o apoio da Deco e Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN). “A torta ou a refeição cheia de proteínas e cálcio?”, continua.
A verdade é que a torta custa 1,71 euros e a refeição “cheia de proteínas e cálcio” por volta de um euro. A iniciativa tem como objectivo contribuir para mudar atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas, mostrando que um equilíbrio nutricional é possível a baixo custo. De acordo com a organização, a campanha irá apresentar sete refeições completas e equilibradas – do ponto de vista nutricional – pelo valor de um euro.
Em comunicado, os responsáveis avançam que “a campanha foi motivada pelos dados que dão conta de uma progressiva deterioração dos hábitos alimentares dos portugueses, que a crise económica e social veio agravar, havendo uma relação directa entre a falta de recursos, o pouco tempo que dispõem e a falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos”.
Se as compras forem realizadas com as medidas sugeridas pelos nutricionistas, o valor não excederá um euro. A campanha fornece informações e conselhos que permitam a cada família fazer uma escolha alimentar mais consciente, responsável e económica.
Da campanha fazem parte ‘spots’ televisivos em que serão apresentadas sete refeições completas e equilibradas, do ponto de vista nutricional, pelo valor de um euro e uma carrinha viajará por sete cidades portuguesas – Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Santarém, Évora e Faro –, parando em locais públicos para confeccionar as receitas da campanha.
O tipo de cozinha sugerido é o tradicionalmente praticado na bacia do mediterrâneo – azeite, frutos e legumes frescos, consumo moderado de produtos lácteos, carne e peixe. A nutricionista Paula Veloso refere que “não podemos comer só para não ter fome ou para ter apenas energia. A alimentação é apenas o meio para alcançar o fim: fornecer ao organismo todos os nutrientes indispensáveis para que se formem, mantenham ou reparem, as diferentes estruturas orgânicas como células, tecidos e órgãos”, ou seja, “a finalidade é nutrir o nosso organismo”.

in Ciência Hoje (2011-03-17)

terça-feira, 22 de março de 2011

22 de Março - Dia Mundial da Água
www.worldwaterday.org

Dicas para Poupar Água

Por dia gastam-se muitos litros de água: 10 litros numa descarga de autoclismo, 80 litros num banho rápido, 100 litros numa lavagem de roupa na máquina e 50 litros numa lavagem de louça na máquina. O esforço para poupar água é uma obrigação. Aqui ficam algumas dicas:
- De cada vez que utiliza o autoclismo deita muita água fora, desnecessariamente. Tente regulá-lo de forma a poupar água. Se não consegue baixar a bóia, pode pôr um objecto que não flutue no depósito e os gastos de água serão reduzidos.
- Verifique se o seu autoclismo perde água. Ponha umas gotas de corante no depósito e, se vir água corada na sanita sem ninguém ter puxado o autoclismo, é porque existe uma fuga.
- O caudal de uma torneira é de 11 a 19 litros de água por minuto. Instale um compressor redutor de caudal e poderá reduzir o consumo em 50%.
- Não deixe correr a água enquanto lava os dentes ou faz a barba, pois abrir e fechar a torneira várias vezes é melhor do que deixar a correr água sem necessidade.
- Quando se está a lavar, feche a torneira enquanto se ensaboa. Poupará muita água.
- Prefira o duche ao banho de imersão.
- Uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, perde 3 litros de água, o que corresponde a mais de 1000 litros de água por ano. Verifique as torneiras e repare as fugas de água.
- Só utilize a máquina de lavar louça ou roupa quando estiverem cheias ou se possuírem programas de meia-carga.
- Para poupar água, não lave a loiça com água corrente - encha o lava-loiça.
- Proceda à rega das suas plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Nessa altura, a evaporação de água causada pelo Sol é menor, pelo que poupará este recurso.
- Antes de lavar a loiça mais suja, limpe-a com papel e, se necessário, deixe-a "de molho".
- Regue as plantas da casa com a água recuperada da chuva ou com a que sobra na panela depois de alguém ferver ou aquecer vegetais. Esta será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la arrefecer antes da rega.

in Sapo Notícias
22 de Março - Dia Mundial da Água
www.worldwaterday.org

Portugal está entre os países que mais água gastam por habitante

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que este ano tem o tema "Responder ao desafio urbano". O objectivo passa por calcular quanto vale, em consumo de água, a folha de papel que segura nas mãos neste momento. Ou a chávena de café que bebemos ao pequeno-almoço, a carne que consumimos, ou a roupa que vestimos. Em 2011, o objectivo deste dia é alertar para as consequências do crescimento das cidades e da industrialização e para as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas.
A chamada de atenção é para os governos, para as organizações e as instituições, mas é também para as comunidades e para o indivíduo. Uma chávena de café num restaurante envolve um gasto de água na ordem dos 140 litros, se incluirmos a sua produção. Um quilo de carne exige 16 mil litros de água e uma simples T-shirt de algodão exige um consumo de 2 mil litros de água.
O recurso é escasso e a pegada hídrica aumenta de dia para dia. Portugal encontra-se entre os países que se apresentam com a pegada hídrica mais elevada por habitante, ocupando o sexto lugar entre um total de 140, diz o "Relatório Planeta Vivo 2008", da WWF - World Wild Fund for Nature, que tem os EUA à cabeça. Ao lado de Portugal estão quatro países da região mediterrânica - Grécia, Itália, Espanha e Chipre. O documento demonstra que o uso insustentável da água é um problema crescente e "o declínio dos ecossistemas hídricos é mais acentuado que o declínio da biodiversidade marítima e terrestre". Os responsáveis? O aumento das captações de água para a agricultura e o abastecimento urbano, as políticas de gestão da água e a perda de habitats devido à urbanização e à construção de infra-estruturas. Ao contrário do que possa parecer, a ideia não é proibir a produção de café, de alimentos ou de vestuário, sublinha Luís Silva, um dos responsáveis pela WWF Portugal.
"De que forma a economia sustentável pode ser mais competitiva?" Luís Silva acha que a questão é o ponto de partida para que a pegada hídrica comece a regredir. Por outro lado, "o Plano Nacional da Água, que devia ter sido terminado em 2010, ainda está atrasado", explica Francisco Ferreira, da Quercus, acrescentando que "não foi implementada nenhuma medida".
Esta é uma das razões para a ONU trazer o tema para debaixo de fogo. A ideia é responder ao desafio urbano, incentivar os governos e cada pessoa a participar activamente na procura de uma solução para o desafio da gestão da água. Há um ano, Ban-ki-moon dizia que "a água é o elo que une todos os seres vivos do planeta e está directamente ligada aos objectivos da ONU". Hoje, a importância da água doce e da sustentabilidade vai estar no centro do dia.
Uma folha de papel vale 10 litros de água. Neste momento, entre os seus dedos, tem 480 litros de água. E ainda falta contar com a tinta.

in Jornal I

segunda-feira, 21 de março de 2011

21 Março – Dia Mundial da Poesia

Um poema cresce inseguramente
na confusão da carne,
sobe ainda sem palavras, só ferocidade e gosto,
talvez como sangue
ou sombra de sangue pelos canais do ser.

Fora existe o mundo. Fora, a esplêndida violência
ou os bagos de uva de onde nascem
as raízes minúsculas do sol.
Fora, os corpos genuínos e inalteráveis
do nosso amor,
os rios, a grande paz exterior das coisas,
as folhas dormindo o silêncio,
as sementes à beira do vento,
- a hora teatral da posse.
E o poema cresce tomando tudo em seu regaço.

E já nenhum poder destrói o poema.
Insustentável, único,
invade as órbitas, a face amorfa das paredes,
a miséria dos minutos,
a força sustida das coisas,
a redonda e livre harmonia do mundo.

- Em baixo o instrumento perplexo ignora
a espinha do mistério.
- E o poema faz-se contra o tempo e a carne.

Herberto Helder
21 Março - Dia Mundial da Árvore
Como Propor a Classificação de Uma Árvore
Associação Árvores de Portugal
www.arvoresdeportugal.net

A Autoridade Florestal Nacional (AFN) pode classificar como sendo de interesse público, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28 468/38, de 15 de Fevereiro, as árvores que pelo seu porte, estrutura, idade, raridade ou por motivos históricos ou culturais, se distingam de outros exemplares. Podem ser classificados espécimes isolados ou conjuntos de árvores.
A classificação de interesse público atribui ao arvoredo um estatuto de protecção idêntico ao do património edificado classificado. As árvores classificadas de interesse público beneficiam de uma zona de protecção de 50 metros em redor da sua base, estando qualquer intervenção, na árvore em si ou no seu entorno (nomeadamente ao nível do solo), condicionada a um parecer prévio da própria AFN.
Qualquer cidadão pode requerer, em qualquer altura e sem qualquer tipo de custos processais associados, a classificação de um dado exemplar. No entanto, convém sublinhar que a classificação de árvores em terrenos particulares carece da concordância do respectivo proprietário, situação que deve ser, preferencialmente, confirmada previamente a ser iniciado o processo.
Para requerer a classificação deve ser indicado, com o máximo rigor possível, a localização da árvore ou do arvoredo, de modo a facilitar a localização do(s) exemplar(es) quando, posteriormente, os técnicos da AFN se deslocarem ao terreno. Ao pedido deve ser anexa uma ou mais fotografias da árvore ou arvoredo.
Por último, no caso de estar a requerer a classificação de um ou mais exemplares situados numa propriedade privada, deverá, preferencialmente, indicar uma forma de contactar o respectivo proprietário.
O pedido deve ser feito por escrito e enviado para a AFN:

Autoridade Florestal Nacional
Divisão de Protecção e Conservação Florestal
Avenida João Crisóstomo, 28
1069-040 LISBOA

No entanto, caso tenha ficado com dúvidas acerca do processo de classificação de árvores ou, simplesmente, prefira que seja a Árvores de Portugal a coordenar o pedido junto da AFN, não hesite em contactar-nos.
Todos somos poucos para ajudar a proteger o nosso património arbóreo. Ajude as árvores de Portugal!

in Árvores de Portugal

domingo, 20 de março de 2011

As imagens da semana

Chegou a Primavera! Que possa ser bela e próspera para todos.

Ah! quem nos dera que isto, como outrora,
Inda nos comovesse! Ah! quem nos dera
Que inda juntos pudéssemos agora
Ver o desabrochar da primavera!

Saíamos com os pássaros e a aurora.
E, no chão, sobre os troncos cheios de hera,
Sentavas-te sorrindo, de hora em hora:
"Beijemo-nos! amemo-nos! espera!"

E esse corpo de rosa recendia,
E aos meus beijos de fogo palpitava,
Alquebrado de amor e de cansaço.

A alma da terra gorjeava e ria...
Nascia a primavera... E eu te levava,
Primavera de carne, pelo braço!

Olavo Bilac, in Poesias