sábado, 25 de junho de 2011

As surpresas da semana

1 - De Novo, o Ódio à Solta Nas Escolas.

2 - Novo Trailer: "Harry Potter e os Talismãs da morte (parte 2)".

3 - Passatempo: a The Body Shop oferece um cesto com 35 produtos da The Body Shop® no valor de 315 euros (participa até 30 Junho 2011).

4 - Qual diferença entre um livro novo e um livro usado?

5 - Museu do Douro distinguido pelo European Museum Forum.

6 - Ofertas: escreva uma frase de Parabéns à Nivea e receba em sua casa uma latinha NIVEA Creme.

7 - Alternativa ecológica para tratamento de águas residuais. Fito-etar instalada pela primeira vez em unidade de turismo.

8 - Festival Belga torna-se vegetariano por Morrissey.

9 - Passatempo: Ganha viagem para 4 pessoas à Disneyland Paris. O desenho considerado mais criativo (feito por crianças entre os 5 e 12 anos), será premiado com uma viagem para 4 pessoas ao Mundo Mágico Disney em Paris (participa até 29 Julho 2011).

10 - O vestido mais famoso do cinema foi a leilão e rendeu mais de 3 milhões de euros. Usado por Marilyn Monroe no filme O Pecado Mora ao Lado, o figurino fazia parte da vasta colecção da actriz Debbie Reynolds (Serenata à Chuva).

11 - De 21 Junho a 21 de Setembro, por cada litro de CIN Woodtec que comprar nas nossas lojas, contribui com 1 euros para a compra de Fire Shelters, equipamentos que podem salvar a vida dos bombeiros no combate aos incêndios. Preencha os seus dados e vote na corporação de bombeiros da sua zona. Eles agradecem e as florestas também. Todas as regiões de Portugal serão contempladas.

12 - Oferta: na compra de 2 produtos Galbani oferecem 1 prato principal na compra de outro num restaurante italiano (participa até 13 de Agosto 2011).

13 - Gosto: Pintura - Graça Morais.

14 - A convite da Fundação do Gil, o Serviço Educativo do Museu Nacional dos Coches integra desde 2004 o programa anual da “Hora da Descoberta”, levando (mensalmente) algumas das suas actividades junto de crianças e jovens internados nos serviços de Pediatria de 14 hospitais da área da Grande Lisboa, incluindo o Hospital de Almada, Barreiro, Setúbal, Alcoitão, Amadora e ainda no Estabelecimento Prisional de Tires (Casa das Mães).

15 - Passatempo Compal: o concurso tem por objectivo a atribuição de 50 prémios, a serem entregues de forma faseada em 4 sorteios e 1000 prémios imediatos. 5 iPhones 4 32 Gb com cartão da operadora Optimus; 5 Cartões Unigift de 200 Euros; 5 Cartões Unigift de 100 Euros. E ainda prémio final: 5 Viagens duplas: 1 viagem ao Quénia, 1 viagem à Costa Rica, 1 viagem à Índia, 1 viagem aos EUA e 1 viagem à Tailândia (participa até 30 Setembro 2011).

16 - Vinho da Beira Interior previne cancro do estômago. Alta concentração de resveratrol inibe formação de tumores.

17 - As florestas, rios, lagos, animais e plantas do Reino Unido dão todos os anos ao país benefícios estimados em 34 mil milhões de euros, revela hoje o relatório realizado por 500 especialistas para, pela primeira vez, tentou pôr um preço nos ecossistemas.

18 - Passatempo: Saber Viver/SchwarzkopfProfessional. Ganhe 5 mudanças de visual com a nova coloração IgoraSenea (participa até 30 de Junho 2011).

19 - Borboletas elegantes. Graça e vivacidade neste bonito individual bordado a ponto de cruz com elegantes borboletas. De grande beleza, esta peça é perfeita para adicionar cor à sua mesa na próxima estação.

20 - Uma receita a experimentar em tempo de alperces: Bolachas de Cereais com Alperces.

21 - Registe-se no site da Adagio e ainda recebe uma oferta!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

MONSTRA - Sessão Premiados 2011
25 Junho 2011, às 21h00
Ar livre no Jardim da Estrela (Lisboa)
Entrada livre
Inês Freire: 00 351 918682115

Melhor Curtíssima - Agobago's Dream, Borbála Tomp, Hungria, 2’00’’
Melhor Curtíssimas Portuguesa - A Pele que há em mim - Teresa Cortez
Melhor Curta de Estudante - Viliam, Vronika Obertova, Eslováquia, 2009, 7’19’’
Melhor Curta de Estudante Portuguesa - Cozido à Portuguesa, N. Andrade, Portugal, 2010,05’30’’
Menção Honrosa - Life without Gabriella Ferri, Pritt Pärn, Estónia, 2008, 45’00’’
A sessão contará com a presença do Director do Festival, Fernando Galrito, e da realizadora Teresa Cortez.

clique na imagem para ampliar
Esclarecimento do Ministério das Finanças: Indicação do NIF nas facturas das farmácias não é obrigatória
ANF - Associação Nacional das Farmácias
www.anf.pt

A Direcção-Geral dos Impostos (DGI), do Ministério das Finanças e da Administração Pública, emitiu uma informação vinculativa, através do documento anexo, que esclarece que, no caso das pessoas singulares, adquirentes de bens e/ou serviços nas farmácias, que sejam particulares, não é obrigatória a indicação do NIF na factura, podendo essa indicação ser feita facultativamente.
Segundo a DGI, basta a identificação, na factura, do nome do sujeito passivo ou do membro do agregado a que a despesa se reporte.
Para ver documento.

in Newsletter ANF - Associação Nacional das Farmácias, 76 - 24.06.11

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Convite
Clínica de Segurança no Jardim - Saiba prevenir os acidentes com crianças
Junho e Julho 2011, das 10h às 19h30
Concelho de Cascais
APSI - Associação para a promoção da Segurança Infantil, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais


clique na imagem para ampliar
Conservar os ovos

São um auxiliar fundamental nas nossas cozinhas. Contudo, há que saber cuidar bem dos ovos. Algumas regras para os conservar.

  • Regra geral os ovos conservam-se bem e durante um tempo considerável a temperaturas baixas. Contudo, como é difícil saber quando decorreu a postura do ovo o ideal será conservá-lo, no máximo, duas semanas;
  • Os ovos mantidos a uma temperatura próxima dos 18ºC devem conservar-se apenas uma semana;
  • Um ovo cozido conserva-se 4 dias sem ser descascado, 2 dias se descascado. Uma gema de ovo crua conserva-se 24 horas, uma clara de ovo entre 6 a 12 horas (uma sobremesa de ovos crus, mesmo batidos, como, por exemplo, uma mousse não deve esperar mais de 24 horas).
  • Os ovos devem ser guardados com a extremidade mais larga para cima, seja na caixa, seja no frigorífico;
  • A casca deve ser mantida afastada de cheiros intensos;
  • As claras e gemas podem ser guardadas num recipiente hermético, durante alguns dias, no frigorífico;
  • As claras e gemas podem ser congeladas. Às gemas deve ser misturado um pouco de sal ou açúcar antes da congelação.
in Sabores Sapo

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Número solidário 760 303 160 (custo 0,60 eur + IVA)
Sempre que ligar, está a ajudar!
ALAAR - Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua
Sede provisória: Rua S. Gonçalo n° 80 - Arcozelo
4990-150 Ponte de Lima
Tlm: 962 323 356 / alaarpl@gmail.com

Caros Amigos,

Há gestos simples que marcam a diferença e que representam muito, para quem nada tem….
Para além do simples gesto que Lhe peço e que está ao alcance de um dedo - marque e divulgue – aqui lhe faço um pedido!
Imprima, coloque na caixa de correio dos seus vizinhos, distribua pelo seu bairro, pelo seu café ou confeitaria, por onde passar e lembre-se que está ajudar quem nada tem e tudo precisa!
Todos juntos, podemos contribuir para melhor as condições dos nossos protegidos… Um bem haja!

Zulmira Marinho - ALAAR
Emissões mundiais de CO2 atingiram recorde histórico em 2010

As emissões de dióxido de carbono (CO2) ligadas ao consumo de energia em 2010 foram as mais elevadas de sempre. A Agência Internacional de Energia avisa que limitar o aumento da temperatura aos 2ºC, considerado um limite de segurança, poderá estar fora de alcance.
Depois de uma diminuição durante o ano de 2009, causada pela crise financeira global, “as emissões terão aumentado para um recorde de 30,6 Gigatoneladas (Gt), uma subida de cinco por cento em relação a 2008, o ano recorde anterior, com níveis de 29,3 Gt”, informa a Agência Internacional de Energia (AIE) em comunicado.
Além disso, 80 por cento das emissões do sector da electricidade previstas para 2020 já estão garantidas, uma vez que serão da responsabilidade de fábricas já em funcionamento ou em construção.
“Este aumento significativo das emissões de CO2 e as emissões futuras já garantidas representam um sério revés para as nossas esperanças de limitar o aumento global da temperatura a não mais de 2ºC”, comentou Fatih Birol, economista principal da AIE.
No ano passado, os líderes mundiais aceitaram a meta de limitar o aumento das temperaturas em 2ºC. Para que este objectivo seja alcançado, a concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera, a longo prazo, deve ser limitada ao equivalente a 450 partes por milhão (ppm) de CO2; apenas um aumento de cinco por cento em relação às estimadas 430 ppm registadas em 2000.
De acordo com as estimativas da agência, para chegar à meta dos 2ºC, as emissões devem subir na próxima década menos do que subiram entre 2009 e 2010.
"Estou muito preocupado", admitiu Birol ao jornal britânico "The Guardian". "Está a tornar-se extremamente difícil continuar abaixo dos 2ºC. É isso que os números dizem".
De acordo com a agência, em 2010 o carvão foi responsável 44 por cento das emissões de CO2, o petróleo por 36 por cento e o gás natural por 20 por cento.
“As nossas estimativas mais recentes são um aviso, um sinal de alarme”, disse Birol. “O mundo já chegou incrivelmente perto do nível de emissões que só deveria ser alcançado em 2020, se quisermos cumprir a meta dos 2ºC”, acrescentou o especialista.
“Tendo em conta que temos cada vez menos espaço de manobra até 2020, e a menos que sejam tomadas decisões ambiciosas muito brevemente, será extremamente difícil conseguir os 2ºC.”
John Sauven, director-executivo da Greenpeace no Reino Unido, disse ao "The Guardian" que "esta notícia deveria chocar o mundo. Mas mesmo agora, os políticos das grandes potências estão a tentar encontrar formas arriscadas para estrair as últimas reservas mundiais de combustíveis fósseis, mesmo no Árctico. Não se apaga um incêndio com gasolina. Agora, cabe-nos a nós pará-los".

Helena Geraldes
in Ecosfera

terça-feira, 21 de junho de 2011

Solstício - 21 Junho, o primeiro dia de Verão e o dia maior do Ano!

Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).
Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno do hemisfério norte, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.

in Wikipédia
Crianças que vivem com animais têm menos alergias

As crianças que convivem com animais de estimação são menos propensas a desenvolver alergias, segundo um estudo de uma equipa de investigadores norte-americanos publicado na edição de junho da revista Clinical and Experimental Alergy.
Coordenado por Ganesa Wegienka, do Departamento de Saúde Pública do Hospital Henry Ford o estudo reuniu os dados clínicos, incluindo o historial de alergias, de 566 crianças e dos seus pais que estiveram expostos à presença de animais domésticos.
Quando as crianças completaram 18 anos, os cientistas analisaram amostras de sangue e os anticorpos presentes no sistema imunológico que lutam contra alergias de cães e gatos.
De acordo com o estudo, todas as crianças que cresceram em lares com gatos tinham menos 48 por cento de probabilidades de contraírem alergias. Em relação aos cães, as crianças do sexo masculino que crescem perto do amigo mais fiel do homem, têm menos 50 por cento de probabilidades de contraírem alergias.
Este número não se verifica para as meninas. Segundo suspeitam, as meninas não desenvolvem a mesma imunidade que os rapazes porque interagem de forma diferente com os cães.
Os cientistas suspeitam que esta resistência às alergias surge porque a exposição precoce a alergénios e bactérias relacionadas a animais domésticos fortalece o sistema imunológico. O corpo acabará por se habituar aos alergénios o que ajuda a criança a construir uma imunidade natural.

in Boas Notícias

segunda-feira, 20 de junho de 2011

FIA Lisboa - Feira Internacional do Artesanato
25 de Junho a 3 Julho 2011
FIL - Parque das Nações
Horário: 15h00 - 24h00
Gastronomia: 12h30 - 24h00
Preço de Entrada: Individual: 5,00 Euros
Estudantes, Cartão Jovem, Seniores (+65 anos): 2,00 Euros
e-mail: clienteFIL@aip.pt
Tel: (+351) 218 921 571 / 2 / 3


Clique na imagem para imprimir o folheto e com a sua apresentação na compra de um bilhete, receberá outro de oferta
Programa Voluntariado Jovem para as Florestas
Tens entre 18 e 30 anos? Inscreve-te!!
Inscrições até 30 de Setembro 2011
Todo o país
Linha da Juventude: 707 20 30 30
Mais informações e formulários: Jovens e Entidades Promotoras

O Programa abre candidaturas para:
entidades promotoras - de 1 de Maio a 15 de Setembro
jovens voluntários - de 1 de Maio a 30 de Setembro

Como provavelmente já sabes, o Programa tem como objectivos: incentivar a tua participação no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular; reduzir, assim, o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção.
São as seguintes as áreas de actividade em que podes colaborar: a sensibilização das populações para o risco de incêndio; a vigilância; a limpeza do lixo das áreas florestais e dos perímetros urbanos, garantindo assim uma menor probabilidade de ocorrência de incêndios florestais; a participação nos trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências, de modo a que em colaboração com a a Autoridade Florestal Nacional consigamos reunir dados, também para programação de acções futuras.

Que entidades se podem candidatar
Qualquer instituição pública ou privada ou organismo sem fins lucrativos poderá ser promotor de um projecto a nível local ou regional, nomeadamente: Câmaras Municipais; Juntas de Freguesias; Associações Juvenis; Associações de Produtores Florestais; ONGA - Organizações Não-governamentais Ambientais.

Jovens voluntários
Podem participar jovens entre 18 e 30 anos de idade.
Podes inscrever-te Junto da Loja Ponto JA do IPJ da tua área de residência.
As candidaturas decorrem de 1 de Maio a 30 de Setembro, inclusivé.
Para te inscreveres precisas preencher um formulário específico e entregar uma Declaração de Honra em como não cometeste nenhum crime contra a natureza, sendo que ambos os modelos são disponibilizados pelas Lojas Ponto JA do IPJ e estão disponíveis neste Portal, na área formulários.
Não há custos de inscrição neste Programa.
O IPJ garante aos jovens participantes nos projectos: uma bolsa diária no montante de de 10€; um seguro de acidentes pessoais; equipamento; um certificado de participação a emitir pela Direcção Regional do IPJ.

Colabora connosco: protege a floresta e ajuda a na sua preservação.

in Portal da Juventude

domingo, 19 de junho de 2011

As imagens da semana


Todas as opiniões que há sobre a Natureza
Nunca fizeram crescer uma erva ou nascer uma flor.
Toda a sabedoria a respeito das cousas
Nunca foi cousa em que pudesse pegar como nas cousas;
Se a ciência quer ser verdadeira,
Que ciência mais verdadeira que a das cousas sem ciência?

Fecho os olhos e a terra dura sobre que me deito
Tem uma realidade tão real que até as minhas costas a sentem.
Não preciso de raciocínio onde tenho espáduas.

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa