sábado, 23 de junho de 2007

As surpresas da semana

1 - Sem palavras! Só mesmo sons para ouvir pela Vegetable Orchestra

2 - Via Bloesem, descobri estes espantosos candeiros em crochet, para ver em: http://www.thorstenvanelten.com/products/?category_id=17&product_id=58

3 - Um delicioso Bird Bag para ver em: http://sweetnellie.blogspot.com/2007/06/bird-bag.html

4 - O mobbing em Portugal para ler em: http://combustoes.blogspot.com/2007/05/mobbing.html

5 - Também eu conheço a estirpe dos filhos da puta! Esses parasitas que sugam o sangue dos verdadeiros homens e mulheres que ainda existem no nosso país, para ler em: http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2007/06/estirpe-do-filho-da-puta.html

6 - Pela Rosa Pomar, descobri que a máquina de costura Singer que tenho, da minha avó materna, não é só um tesouro quase centenário, como também é um dos modelos mais antigos fabricados por essa marca conforme consta em: http://www.singerco.com/support/model_number.html

7 - Um livro feito pelos alunos da Helena com magníficas ilustrações e que merece ser lido! Mais informações em: http://2zai.blogspot.com/2007/06/2-em-1.html e http://www.flickr.com/photos/zai-zai/546650192/

8 - Ninguém consegue parar esta vergonha de "negócio" que frutifica demasiado em Portugal, entrevista dada ao JN, por Paulo Morais (ex vice-presidente e ex vereador do urbanismo, da C.M.Porto) para ler aqui

9 - Via Mimi-Chocolat, uma das melhores duplas de sempre: Moda e Fotografia, para ver em: http://community.livejournal.com/foto_decadent/

10 - A Arquivo - a mais interessante CASA de Leiria, exceptuando a da minha amiga Inês - está a promover o concurso "Ilustra o teu Moleskine" como explica a Helena: http://2zai.blogspot.com/2007/06/ilustra-o-teu-moleskine.html

11 - A bonita e meiga Xari precisa de uma família que a acolha e trate muito bem. Poderá ver fotografias dessa menina e mais informações em: http://www.refugiodaspatinhas.org/adopcao/meninas/xari

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Restaurante Sete Pecados
Av. Luís Bívar, 7A, Picoas
1050-141 Lisboa
Telf.: 213 160 529
Horário: Segunda-feira a sábado, das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30
Categoria: Tailandês
Preço: 15 a 24€

"Nada sabemos quanto aos restantes, mas o pecado da Gula pode aqui ser amplamente praticado. Dona de um sabor suave, perfumado e exótico, a cozinha tailandesa começa a dar a conhecer-se ao comensal português e facilmente cria dependência.
Aberto há cerca de um ano, o restaurante Sete Pecados dedica grande parte da sua ementa aos sabores tradicionais tailandeses. Na origem da escolha deste conceito está o interesse da proprietária, Teresa Coelho, por esta cultura e a sua ligação a responsáveis de outros restaurantes tailandeses – Bagkok, em Cascais, e Supatra, nas Caldas da Rainha – que a entusiasmaram a embarcar neste projecto. A sustentar esta opção está ainda uma esmerada e criativa cozinheira tailandesa, conhecedora da gastronomia típica das várias regiões do seu país. É da sua mão que saem as criações servidas ao almoço dos dias de semana, os chamados pratos do dia que são uma amostra mais adaptada aos gostos diurnos daquilo que se serve à noite. Dessa carta nocturna mais sofisticada e rigorosa destacam-se especialidades como: os crepes ao vapor com legumes; wan ton de carne de porco; legumes salteados com erva príncipe; ananás recheado com legumes e arroz salteado; massa frita com galinha, marisco e amendoim; robalo cozido ao vapor com molho de limão e coentros; várias derivações de caril verde ou vermelho, e muito, muito mais.
Para quem prefere ficar em casa, o serviço de take away proporcionado pelo No Menu leva a casa qualquer uma destas especialidades."

In site: http://www.myguide.pt/home.aspx?accao=detalhe&destinoid=12&objturid=2765&objturtipoid=5

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Divirta-se a recordar: Bom-Bokas!

Coisa Doce tão Fofinha
"Eram elas, as Bom-Bokas, uma delicia quando comia uma, aquele sabor inconfundível a chocolate e creme.
As embalagens eram de papel com 3 ou 6, e avulso havia nas mercearias caixas com grandes quantidades.
Marca criada em 1978 pela Imperial, teve enorme sucesso, assim como o seu spot natalício "Só há estas são para mim". A imperial já admitiu uma reedição destas deliciosas Bokas.
E quem não se lembra das de morango?
Vejam os spots que passavam na TV na década de 80, entre eles o Natalício, o mais famoso e que ficou na memória de muita gente."
Ver spot em: http://www.misteriojuvenil.com/piratas_bombokas.htm

In site: http://www.misteriojuvenil.com/piratas_bombokas.htm
Plante Uma Árvore


quarta-feira, 20 de junho de 2007

CÃOCERTO: União Zoófila e "Os Pequenos Violinistas da Metropolitana"
Aula Magna (Lisboa)
24 de Junho 2007 - 16h00

"O Grupo “Os pequenos Violinos da Metropolitana”, alunos da Orquestra Metropolitana de Lisboa e a União Zoófila, associaram-se num concerto que se irá realizar no próximo dia 24 de Junho na Aula Magna em Lisboa às 16 horas.
Esta iniciativa visa ajudar a União Zoófila, através da venda dos bilhetes, cujas receitas reverterão na totalidade a favor da Instituição. Este espectáculo contará com nomes sonantes do mundo do espectáculo, entre eles:
- Actuação do grupo de violinistas com crianças e jovens dos 4 aos 18 anos;
- Actuação da Actriz Eunice Munhoz.
Os bilhetes estarão à venda, após o dia 01 de Junho no Canil da União Zoófila, Alto do Bairro das Furnas em Sete-Rios, das 14h às 17h, na Clínica da Associação Zoófila Portuguesa na Avª Conde Valbom nº 82-r/c dtº em Lisboa, e no dia do concerto na Aula Magna.
O valor dos bilhetes é de 10,00 euros por pessoa.
Compareça, venha assistir a um espectáculo fantástico e colabore revertendo a totalidade da venda do seu bilhete para ajudar os animais da União Zoófila - os animais agradecem."

In site: http://www.uniaozoofila.org/index.php?option=content&task=view&id=74&Itemid=105#2007.06.05

terça-feira, 19 de junho de 2007

Homenagem a Aristides Sousa Mendes
18 e 19 de Junho 2007

Familiares recriam viagem que termina hoje em Vilar Formoso.
O cônsul português em Bordeaux (França) que salvou 30 mil judeus do holocausto é recordado 67 anos depois do feito histórico.

"Três dezenas de descendentes do cônsul Aristides de Sousa Mendes homenageiam o diplomata, desde ontem e durante o dia de hoje, recriando a viagem que 30 mil refugiados fizeram entre Bordeaux (França) e Portugal, durante a Segunda Guerra Mundial. Ontem, a homenagem ao diplomata português teve lugar em Bordeaux e hoje os seus familiares - oriundos de países como Canadá, Estados Unidos, Bélgica, França e Portugal - partem da fronteira Irun/Hendaya (entre França e Espanha), em direcção a Vilar Formoso, disse à Agência Lusa o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, que apoia a iniciativa. "Durante o trajecto entre Bordeaux e Vilar Formoso vão decorrer várias homenagens póstumas a Aristides de Sousa Mendes", explicou.
Em Bordeaux, o cônsul foi distinguido com o Grande Prémio Humanitário da França e com o título de Cidadão Honorário. Na fronteira de Irun, na antiga ponte fronteiriça entre a França e Espanha, será descerrada uma lápide de homenagem. Em Portugal, na fronteira de Vilar Formoso, onde hoje a comitiva será recebida pela RTSE e pela Câmara Municipal de Almeida, o cônsul português será condecorado como cidadão honorário do município.
Homenagem às 18H30
Na sessão, prevista para as 18h30, vai ser ainda descerrada uma lápide de homenagem na estação ferroviária da fronteira portuguesa. "Será um acto de justiça à memória de um herói na história dos povos", referiu o presidente da RTSE, admitindo que o diplomata português protagonizou "o maior acto de salvação promovido por uma só pessoa durante o holocausto nazi".
Memorial em projecto
Jorge Patrão justificou que a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), a que preside, se associou à homenagem por englobar uma Rota das Judiarias, recordando que a acção de Aristides de Sousa Mendes permitiu salvar 12 mil judeus dos 30 mil refugiados enviados para Portugal, durante a II Guerra Mundial. Por outro lado, adiantou que a RTSE irá anunciar "em breve" a instalação de um memorial a Aristides de Sousa Mendes, na Guarda e em Vilar Formoso, sem adiantar pormenores. "Será um memorial com uma estrutura física e ainda estamos a pensar noutras hipóteses", referiu.
A carreira diplomática por 30 mil vistos
Aristides de Sousa Mendes, nascido em Julho de 1885, em Cabanas de Viriato, distrito de Viseu, era profundamente católico, o que não lhe permitiu ficar indiferente aos milhares de pessoas que, fugindo aos exércitos de Hitler, procuravam chegar a Portugal para alcançar o continente americano. O cônsul português em Bordeaux, entre os dias 17 e 19 de Junho de 1940, assinou 30 mil vistos para salvar pessoas do holocausto nazi, contrariando as ordens do Governo de Salazar, situação que o levaria à expulsão da carreira diplomática. Foi julgado em processo administrativo, sem hipótese de recurso, por ultrapassar os limites fixados pela política salazarista em matéria de refugiados, e, por fim, demitido do serviço público, o que na altura significava o afastamento definitivo da vida activa. Morreu "pobre e desonrado" a 3 de Abril de 1954 em Lisboa, no Hospital da Ordem Terceira, devido a uma trombose cerebral, depois de uma intensa carreira diplomática que também incluiu países como o Brasil, Espanha, Estados Unidos e Bélgica."

In site: http://www.diarioxxi.com

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Prémio Internacional de Fotografia
Niemeyer 100 Anos

"A Comissão para as Comemorações dos 100 Anos de Oscar Niemeyer está a promover um concurso internacional de fotografia sobre as obras deste arquitecto brasileiro que em 1966 concebeu aquele que é o seu único projecto em Portugal: o conjunto de edifícios do Pestana Casino Park, no Funchal. Os interessados em participar neste concurso deverão enviar as suas obras até ao dia 30 de Outubro.
Podem participar fotógrafos de qualquer nacionalidade ou país. Cada participante poderá apresentar várias fotografias, com técnica livre, mas sempre tendo por tema obras de arquitectura de Oscar Niemeyer. No Funchal, é possível fotografar os edifícios do Pestana Casino Park (Hotel, Casino e Sala de Congressos). Nos outros países, em que Niemeyer tem obras construídas, os participantes poderão escolher qualquer uma delas. O tamanho total das fotografias não deverá exceder os 200x200 cm nem deverá ser menor do que 30x40 cm. As fotografias deverão ser totalmente inéditas e apresentar-se montadas sobre um suporte rígido (não deverão estar encaixilhadas com vidro). Os autores devem assinar as suas obras no verso (indicando o nome e os apelidos do artista, o título da fotografia, bem como o local e a obra de Niemeyer que ela retrata).
As obras participantes deverão ser enviadas para:
Concurso para o Prémio Internacional de Fotografia«Niemeyer 100 Anos»
Bairro de Belém - Rua 5, nº 6
1400-060 Lisboa
Serão atribuídos dois prémios: o Grande Prémio "Niemeyer 100 Anos" no valor de 5.000 euros e o Prémio "Funchal 500 anos" no valor de 3.000 euros.
O Júri será constituído por cinco elementos, sendo quatro deles reconhecidas personalidades das áreas da fotografia, arquitectura e design, e o quinto um membro da comissão Executiva das "Comemorações Niemeyer 100 Anos - Funchal, Madeira". As suas deliberações serão tomadas até ao dia 30 de Outubro e os nomes dos premiados serão publicados em www.niemeyer-madeira.com.
As fotografias seleccionadas irão integrar uma exposição a realizar no Funchal pela Organização do Concurso."
Mais informações: mop12531@mail.telepac.pt e no site http://www.niemeyer-madeira.com/

In site: http://www.iartes.pt/news/newsletter_05_84_08fulltext.html

domingo, 17 de junho de 2007

Esta semana foi difícil... provavelmente agravado pelo mau tempo! Não é por acaso que o Sol é alegria, está mais que comprovado os benefícios para o nosso bem estar físico e emocional do astro rei.
Mas o importante é manter a calma, resistir, dormir bem e acordar com vontade de ir em frente, porque atrás vem gente!
Encontrei uma frase bonita: Home is where the heart is e pensei em outra que ouvi há muitos anos (não lembro de quem ou onde) A Minha Casa és Tu. E entenda-se que Casa é mais do que um simples espaço físico com paredes, é Protecção, Conforto, Cuidado, Amor.
Psicologicamente falando (baseando-me em centenas de estudos), a Casa que todos procuramos encontrar é o ventre materno, o "mundo" perfeito que sentimos e que desejamos retornar... Salvo excepções, infelizmente também existem e em quantidades verdadeiramente assustadoras, a barriga de uma mãe, e o tempo que um bebé nela vive, deixam profundas marcas para a nossa existência futura.
Lembro de analisar algumas dezenas de desenhos de crianças, englobados em baterias de testes psicométricos, e sentir as aterradoras diferenças entre aquelas que tinham uma CASA e as outras que também tinham uma casa (com paredes e porta) mas que não era uma CASA onde se sentiam amadas, protegidas, cuidadas...
Afinal, o ser humano é tão fácil de compreender... só quer amar e ser amado.

Bolo de Noz

Ingredientes
100 gr. de manteiga (utilizei manteigal vegetal - menos gordura, mais saudável)
2 chávenas de chá de açúcar amarelo
2 chávenas de chá de farinha para bolos (já com fermento)
1/2 chávena de chá de leite
6 ovos (à temperatura ambiente)
1 chávena de chá de nozes picadas (grosseiramente)
Raspa da casca de 1 limão
Preparação
Bater a manteiga (previamente derretida ao lume) com o açúcar (durante 10 minutos). Juntar as gemas, a farinha, o leite, a raspa de limão e bater tudo muito bem.
Juntar as nozes (envolvidas em farinha para não irem ao fundo).
Bater as claras em castelo e envolver, cuidadosamente com uma colher de pau, no preparado anterior.
Levar ao forno (pré-aquecido), em forma de chaminé, untada com margarina e polvilhada com farinha, a 180º-190ºC, mais ou menos uma hora (fazer o teste do palito para ver se o bolo está cozido).
Sugestão: este bolo tem cobertura de molho de chocolate, coco e nozes (não fiz para não aumentar as calorias!), mas que poderá fazer conforme consta no respectivo blogue onde a receita foi retirada.

In blogue: http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/

**********************************************************
Queques de Limão

Ingredientes
100g de manteiga (utilizei manteigal vegetal - menos gordura, mais saudável)
150g de açúcar amarelo
Raspa de 2 limões
2 ovos batidos
300g de farinha para bolos (já com fermento)
0,50 dl de leite
sumo de 3 limões pequenos (ou 2 grandes)
Preparação
Colocar a manteiga (previamente derretida ao lume), o açúcar e a raspa dos limões num recipiente e bater até ficar cremoso (durante 10 minutos).
Adicionar os ovos (previamente batidos).
Incorporar a farinha, o leite e o sumo dos limões alternadamente.
Colocar a massa em formas untadas com manteiga e levar ao forno (pré-aquecido) cerca de 30-40 minutos (a 180ºC).
Os queques devem ser retirados das formas logo após sairem do forno.
Sugestão: pode substituir os limões por laranjas e terá Queques de Laranja!

In Revista Blue Living (só tenho fotocópia da receita não sabendo qual a data e número da respectiva revista em que foi retirada)