terça-feira, 19 de junho de 2007

Homenagem a Aristides Sousa Mendes
18 e 19 de Junho 2007

Familiares recriam viagem que termina hoje em Vilar Formoso.
O cônsul português em Bordeaux (França) que salvou 30 mil judeus do holocausto é recordado 67 anos depois do feito histórico.

"Três dezenas de descendentes do cônsul Aristides de Sousa Mendes homenageiam o diplomata, desde ontem e durante o dia de hoje, recriando a viagem que 30 mil refugiados fizeram entre Bordeaux (França) e Portugal, durante a Segunda Guerra Mundial. Ontem, a homenagem ao diplomata português teve lugar em Bordeaux e hoje os seus familiares - oriundos de países como Canadá, Estados Unidos, Bélgica, França e Portugal - partem da fronteira Irun/Hendaya (entre França e Espanha), em direcção a Vilar Formoso, disse à Agência Lusa o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, que apoia a iniciativa. "Durante o trajecto entre Bordeaux e Vilar Formoso vão decorrer várias homenagens póstumas a Aristides de Sousa Mendes", explicou.
Em Bordeaux, o cônsul foi distinguido com o Grande Prémio Humanitário da França e com o título de Cidadão Honorário. Na fronteira de Irun, na antiga ponte fronteiriça entre a França e Espanha, será descerrada uma lápide de homenagem. Em Portugal, na fronteira de Vilar Formoso, onde hoje a comitiva será recebida pela RTSE e pela Câmara Municipal de Almeida, o cônsul português será condecorado como cidadão honorário do município.
Homenagem às 18H30
Na sessão, prevista para as 18h30, vai ser ainda descerrada uma lápide de homenagem na estação ferroviária da fronteira portuguesa. "Será um acto de justiça à memória de um herói na história dos povos", referiu o presidente da RTSE, admitindo que o diplomata português protagonizou "o maior acto de salvação promovido por uma só pessoa durante o holocausto nazi".
Memorial em projecto
Jorge Patrão justificou que a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), a que preside, se associou à homenagem por englobar uma Rota das Judiarias, recordando que a acção de Aristides de Sousa Mendes permitiu salvar 12 mil judeus dos 30 mil refugiados enviados para Portugal, durante a II Guerra Mundial. Por outro lado, adiantou que a RTSE irá anunciar "em breve" a instalação de um memorial a Aristides de Sousa Mendes, na Guarda e em Vilar Formoso, sem adiantar pormenores. "Será um memorial com uma estrutura física e ainda estamos a pensar noutras hipóteses", referiu.
A carreira diplomática por 30 mil vistos
Aristides de Sousa Mendes, nascido em Julho de 1885, em Cabanas de Viriato, distrito de Viseu, era profundamente católico, o que não lhe permitiu ficar indiferente aos milhares de pessoas que, fugindo aos exércitos de Hitler, procuravam chegar a Portugal para alcançar o continente americano. O cônsul português em Bordeaux, entre os dias 17 e 19 de Junho de 1940, assinou 30 mil vistos para salvar pessoas do holocausto nazi, contrariando as ordens do Governo de Salazar, situação que o levaria à expulsão da carreira diplomática. Foi julgado em processo administrativo, sem hipótese de recurso, por ultrapassar os limites fixados pela política salazarista em matéria de refugiados, e, por fim, demitido do serviço público, o que na altura significava o afastamento definitivo da vida activa. Morreu "pobre e desonrado" a 3 de Abril de 1954 em Lisboa, no Hospital da Ordem Terceira, devido a uma trombose cerebral, depois de uma intensa carreira diplomática que também incluiu países como o Brasil, Espanha, Estados Unidos e Bélgica."

In site: http://www.diarioxxi.com

Sem comentários: