sábado, 13 de setembro de 2008

As surpresas da semana

1 - Lista de peixes vendidos nos supermercados portugueses que podem provir de pescarias não sustentáveis e que não deve comprar/consumir por estarem em risco de desaparecer!

2 - Um dos meus fotógrafos favoritos: Sebastião Salgado.

3 - Uma tragédia: Beslan para não esquecer.

4 - Uma excelente actividade para todas as idades: “Vamos Limpar o Mundo 2008” - Vila Velha de Ródão, 20 de Setembro 2008.

5 - Não se esqueçam de espreitar o blogue com peças magníficas que as Capuchinhas fazem!

6 - Espero que este bonito livro chegue a Portugal brevemente: Brave Charlotte.

7 - Uma praga que poderá provocar a desertificação de muitas zonas verdes do nosso país: Perguntas e respostas sobre o nemátodo do pinheiro.

8 - As malas da Mariela são cada vez mais bonitas!

9 - Um espantoso Great Small Hotel na Provence (França), para mim uma das mais belas regiões francesas.

10 - Manter tradições: Curso de Gaita-de-fole.

11 - Um blogue de recordações e muita música.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Revista americana destaca queijo de Nisa como um dos 100 melhores queijos do Mundo

"A Monforqueijo, empresa produtora de queijo de Monforte, anuncia que o Queijo de Nisa D.O.P. foi distinguido pela revista americana “Wine Spectator” como um dos 100 melhores queijos do Mundo.
A “Wine Spectator”, conceituada revista norte-americana especializada no sector vinícola, lançou uma edição especialmente dedicada aos queijos - “100 Great Cheeses” -, onde apresenta uma selecção de 100 queijos, oriundos de 11 países diferentes, de onde se destaca o Queijo de Nisa D.O.P., produzido pela portuguesa Monforqueijo. Na base desta selecção estiveram os seguintes critérios: diversidade de origem e carácter, afinidade do queijo com o vinho e particularidade do seu sabor.
O Queijo de Nisa D.O.P.da Monforqueijo foi descrito como “um queijo de pasta semi-dura (...) com uma gama de qualidade a ele subjacente e com um toque final ligeiramente ácido”.
Para os editores, “os queijos portugueses são rústicos, na sua generalidade, mas alguns estão a ficar mais refinados”. Na sua opinião, “deveriam surgir, no futuro, mais queijos de ovelha de excelência”. Como sugestão de acompanhamento deste queijo, indicam um vinho tinto encorpado, como o vinho Periquita ou Porto Late-Bottled Vintage (LBV).
Os editores Sam Gugino e Owen Dugan provaram centenas de queijos até chegarem a esta selecção final, com o objectivo de providenciarem aos consumidores americanos uma listagem dos melhores queijos disponíveis para venda nos Estados Unidos.
Produzido pela Monforqueijo com leite puro de ovelha, coalho, cardo e sal, o Queijo de Nisa D.O.P. é um queijo curado de pasta semi-dura comercializado nos supermercados, grandes superfícies e lojas gourmet como merendeira e quilo com um PVP de 6.10€ e 18.70 respectivamente.Na sequência da aposta na internacionalização dos seus produtos, a empresa deu a provar aos consumidores americanos o paladar deste produto tradicional de origem protegida, que reconhecem agora a sua tipicidade.
Para Teresa Cáceres, Responsável Comercial da Monforqueijo, “foi com enorme orgulho e satisfação que recebemos esta notícia, que significa para nós mais um passo em frente na abordagem ao consumidor final. É importante que tanto os consumidores actuais como os consumidores potenciais percebam a tipicidade dos nossos queijos, reconheçam o seu paladar e fiquem fãs de sabores que não se esquecem”.

In blogue Jornal de Nisa

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

XI Festival Internacional de Órgão de Lisboa
12 Setembro a 1 Outubro 2008
Telf.: 213 573 131 (Juventude Musical Portuguesa)
Entrada livre
http://www.jmp.pt/index.php?lg=1&idmenu=3&idsubmenu=66

Programa
Basílica da Estrela - 21 Set: 12h
Missa do Festival
Sérgio Silva, órgão; Coro Solemnis.

Igreja de São Vicente de Fora
Maria Nacy, órgão
Música ibérica.
13 Set: 21h30
Concerto de Encerramento: Marcos Portugal
Teresita Gutierrez Marques, direcção.
1 Out: 21h30
Masterclasse – Correa Arauxo
Miguel Bernal, órgão
29 Set: 10h-13h/ 15h-18h

Sé Patriarcal de Lisboa
Concerto de Abertura: Música Inglesa Vitoriana
João Vaz, órgão; António Duarte, órgão; Coral Lisboa Cantat, Jorge Alves, direcção.
12 Set: 21h30
O Canto Gregoriano na Música para Órgão
Antoine Sibertin-Blanc, órgão; Coro Solemnis; João Crisóstomo, direcção.
18 Set: 21h30
J.S.Bach e os Seus Antecessores
Paolo Crivellaro, órgão.
19 Set: 21h30
Tocata e Concerto
Harald Vogel, órgão.
21 Set: 21h30
Olivier Messiaen
Hans-Ola Ericsson, órgão.
28 Set: 21h30
Masterclasse - Olivier Messiaen
Hans-Ola Ericsson, órgão.
29 Set: 10h-13h/ 15h-18h

In site Agenda LX
Para adopção - Horácio (9 Setembro 2008)

O Horácio apareceu na rua, muito provavelmente abandonado.
Estava muito assustado.
Ele é muito meigo e estamos à procura de dono para ele.
Tem à volta de dois anos.
Contactos para adopção:
962371725 ou 969201629

Lígia Santos
SOSANIMAL
www.sosanimal.com

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

As Cores

Azul
O azul, símbolo da paz, é uma cor neutra e pacífica. Foi adoptada pelas grandes instituições internacionais, com a O.N.U., a UNESCO, o Conselho da Europa e a União Europeia. É uma cor que não choca e traz a adesão de todos. É a cor preferida de metade da população europeia.
Vermelho
Associado ao amor e à paixão no Ocidente, o vermelho significa boa sorte e a celebração no Oriente. Símbolo de vida, no Extremo Oriente, esta cor acompanha os acontecimentos felizes e é percebida como portadora de força. Nos casamentos tradicionais chineses, o vermelho é a cor usada nos trajes dos noivos e nas decorações. É também a cor preferida dos japoneses.
Amarelo
Historicamente, o amarelo tem-se afirmado como a cor menos apreciada no Ocidente. Porquê? Graças à concorrência do dourado que lhe "usurpou" os significados positivos como a luz, a energia, a vida e a força. Privado desta positividade, o amarelo tornou-se uma cor mate e triste, passando a personificar o Outono e o declínio. Apesar de tudo, na Ásia e na América do Sul, o amarelo foi sempre valorizado. Na China, foi durante muito tempo a cor reservada ao imperador, estando associada ao poder e à riqueza.
Verde
A verdadeira natureza do verde é a instabilidade, pelo que a sua simbólica se organizou em torno da representação de tudo o que muda e se transforma.
O verde sempre teve a particularidade de ser uma cor quimicamente instável.
O verde é a cor do azar, do jogo, do destino, da possibilidade e, claro, da esperança.
Está nas mesas de jogo, nos relvados de futebol e nos pisos desportivos.
Outra simbologia incontornável do verde é a associação a tudo o que é natural, ecológico e biológico. O verde tornou-se a mais higiénica das cores contemporâneas, juntamente com o branco.
Preto
É uma cor globalmente associada ao mal. É a cor da morte, sujidade, da raiva e violência, da tristeza, da solidão, da melancolia e do medo. No Ocidente, o preto é irremediavelmente associado ao luto e às cerimónias fúnebres. Mas existe um preto mais respeitável, o preto da moderação, da humildade, da austeridade e da religião.
Hoje em dia, esta cor é também um símbolo de elegância e luxo.
Branco
Por todo o mundo está ligado à pureza, à inocência e à virgindade. Na Ásia, ao contrário do Ocidente, é cor do luto. Durante muito tempo, o branco foi também uma garantia de limpeza, havendo a crença de que todos os tecidos que tocavam no corpo (roupa interior, lençóis e toalhas) deviam ser brancos, por razões de higiene. Actualmente, aceitamos muito bem que o nosso corpo esteja em contacto com cores vivas, mas os nossos bisavós não teriam gostado de dormir em lençóis vermelhos, de limpar a cara a uma toalha amarela ou de usar roupa interior violeta.

In revista a`cores (CIN), n.º 8 - Agosto 2008

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Encontrou-se cão dálmata - Romeu (9 Setembro 2008)

Olá a todos,
no seguimento do apelo lançado no dia 2 de Setembro, já foi possível fotografar o cão tipo dálmata que se encontra na zona de Carcavelos,perto do cruzamento entre a estrada para o quartel da NATO, a Quinta dos Lombos e o Alto da Barra.
Descobrimos também que o seu nome é Romeu (estava escrito na coleira).
Ele está ferido e assustado. Apesar de estar a coxear, desloca-se com muita rapidez, por isso pode não estar sempre exactamente nesta zona.
Pedimos a todos que nos ajudem a ajudá-lo.
Divulguem a foto do Romeu!
Se estiver perdido, vamos encontrar o seu dono; se tiver sido abandonado, vamos encontrar-lhe a família que ele merece.
E se alguém puder, agradecemos que o acolham, para que seja tratado no veterinário e não tenha de estar na rua, correndo o risco de ser atropelado, maltratado...
Obrigado a todos,
A equipa do SOS Animal (e-mail: sosanimal@sosanimal.com)
www.sosanimal.com

clique na imagem para ampliar
Mercearia Double S. Chiado
Rua das Flores, n.º 63

1200-193 Lisboa
Telf.: 213 466 058
Fax: 213 466 058
E-mail: mercearia.doubles@gmail.com
Horário:
Segunda a sábado, das 10h às 21h (incluindo feriados).
Encerra ao domingo

"Situada em pleno Chiado, a Double S. une o melhor de dois mundos. Tal como o nome, também o conceito é duplo: alia-se a simplicidade de uma mercearia tradicional ao requinte de um espaço gourmet.
Nesta loja é possível encontrar desde os produtos mais simples do dia-a-dia, como o pão (que sai quente a todas as horas), os vegetais, o leite e a manteiga ao ..., trufas e uma excelente charcutaria e garrafeira.
Os preços não são elevados, ao contrário do que se possa pensar, e variam tanto como os produtos disponíveis. A mercearia tem sido muito procurada pelos moradores, até porque antes de ali se instalar, não havia nada do género naquela zona."

In site Myguide.Pt

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Amêndoa

"Pensa-se que a amêndoa teve a sua origem nas regiões da Ásia ocidental e norte de África. Hoje em dia a amêndoa é cultivada na maior parte dos países banhados pelo Mar mediterrâneo e também na Califórnia.
A amêndoa é encontrada de duas formas: a doce, de uso mais amplo, e, a amarga de sabor marcante que deve ser consumida com bastante moderação. Um dos componentes da amêndoa amarga, o ácido cianídrico, pode causar sérios problemas de saúde. Normalmente este tipo de amêndoa é utilizado na indústria na fabricação de aromatizantes, mas sempre em pequenas proporções.
Informação nutricional
A amêndoa é rica em proteínas (20% de sua composição), vitaminas E, B1, potássio, fósforo, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura (aproximadamente 50%) do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada, que associada a uma dieta saudável, que podem ajudar a controlar as taxas das LDL-colesterol, o conhecido 'mau colesterol'.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)
Energia (kcal) - 619
Água (g) - 4,9
Proteína (g) - 21,6
Lípidos (g) - 56
dos quais : monoinsaturados (g) - 34,5
Hidratos de carbono (g) - 7,2
Fibra (g) - 12
Potássio (mg) - 855
Fósforo (mg) - 405
Zinco (mg) - 3,1
Magnésio (mg) - 259
Vitamina B1 (mg) - 0,21
Vitamina E (mg) - 24

Vantagens e desvantagens
A amêndoa é um fruto rico em potássio, este mineral desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.
O fósforo é o segundo mineral mais abundante no organismo e cerca de 80% está localizado nos ossos e dentes. O fósforo está presente em todas células do organismo onde desempenha funções muito variáveis e todas elas da maior importância. Tem relevante papel na formação molecular do ADN e do ARN, bem como do ATP, adenosina tri-fosfato. As células utilizam-no para armazenar e transportar a energia na forma de fosfato de adenosina.
O magnésio, igualmente presente em boa quantidade na amêndoa, desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular, participa na regulação dos fluxos através das membranas celulares, coadjuva a actividade de algumas enzimas em variados processos enzimáticos, e está envolvido na replicação de ADN.
O zinco é um mineral importante para a função imunitária e reprodutiva e participa no metabolismo de inúmeros componentes no organismo.A vitamina B1 está presente em variadas reacções químicas no nosso organismo, funcionando como co-enzima. É necessária na metabolização das proteínas, lípidos, hidratos de carbono e ácidos nucleicos.
A vitamina E evita a oxidação e protege a integridade de diversos componentes celulares, nomeadamente das lipoproteínas que transportam o colesterol no sangue e ajudam, assim, a prevenir problemas cardiovasculares.
Como comprar e conservar
Ao adquirir amêndoas, observe a casca, e certifique-se que esta não se apresenta rachada, bolorenta ou com manchas. Se adquirir amêndoas descascadas prefira as que estejam em embalagens hermeticamente fechadas. Se comprar amêndoas que sejam conservadas em grandes recipientes assegure-se de que existe uma grande rotação de produto, e que este se encontra bem fechado protegido do calor, do ar e da humidade de forma a garantir a máxima frescura. Procure as amêndoas que apresentem uma cor uniforme, textura firme e cheiro adocicado.
Uma vez que as amêndoas possuem elevado conteúdo em gordura, é importante conservá-las correctamente, de forma a protegê-las da rancificação. As amêndoas descascadas devem ser colocadas num recipiente bem fechado, num local fresco e seco, protegidas da luz solar. Manter as amêndoas frescas irá protegê-las da rancificação e prolongar a sua frescura. As amêndoas refrigeradas podem ser conservadas por longos meses. Se forem mantidas no congelador podem ser conservadas por mais de 1 ano. Pedaços de amêndoa descascados rancificam mais rapidamente que amêndoa inteira descascada. As amêndoas conservadas com casca possuem um tempo de vida mais longo."

In site Nestlé

domingo, 7 de setembro de 2008

As imagens da semana

Há muito tempo que queria fazer um post sobre a esplanada Cariocas do Rio mesmo à beira do Tejo, ou seja, quase com os pés dentro do rio!
Apesar do serviço ter alguns defeitos (conforme os empregados...), os preços serem um pouco exagerados (mas esclareço: sou pobre) e, por vezes, ter demasiadas pessoas e barulho, confesso que é um dos meus locais preferidos para ver o Tejo.
Uma bebida, algumas vezes um prato de batata fritas e, em dias de festa, uma tosta de queijo, fazem do entardecer lisboeta um acto simplesmente soberbo!
Mas porquê? Porque são poucos os locais com o privilégio de estar "coladinho" ao Rio! Lisboa está de "costas voltadas" para o Tejo (apesar de na última década terem sido feitos alguns melhoramentos) e quando encontramos estes pequenos oásis que nos colocam em sintonia física e mental com a água, ficamos completamente "apaixonados" e sem forças para resistir.
Por isso, voltarei até Outubro (altura que encerra devido ao Inverno/tempo frio e chuvoso).
Desta vez, fui com a minha amiga M. e tirei poucas fotografias pois a bateria da máquina decidiu entrar em retiro... talvez não tivesse resistindo à magia do Tejo e tenha ficado em silêncio perante tamanha beleza!
Um local a não perder (mais tranquilo aos dias de semana e antes das 18 horas) e para aproveitar/descontrair numa cadeira de lona por cima da margem do Tejo!





"Deus dá-nos todos os dias - junto com o sol - um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes.
Todos os dias procuramos fingir que não nos apercebemos desse momento, que ele não existe, que hoje é igual a ontem e será igual ao amanhã.
Mas quem presta atenção ao seu dia descobre o instante mágico. Ele pode estar escondido na altura em que enfiamos a chave na porta, pela manhã, no instante de silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Mas esse momento existe - um momento onde toda a força das estrelas passa por nós, e que nos permite fazer milagres."


Paulo Coelho
in Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei